Distribuidor de AC - by Lelo Mig - Útil, Seguro e Barato!

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig


    Sugestão de Distribuidor de AC... by Lelo Mig

    Caseiro, Barato e Seguro

    Galera, nesse tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/302527/, surgiu uma dúvida com relação a ligar equipos da banda em palcos pequenos, bares e espeluncas em geral, onde há só uma ou poucas tomadas, ou redes elétricas com aquela cara de "Ihhh, acho que vai dar merda!".

    Se, houver, empresa de som/iluminação, os técnicos irão fornecer um ponto de força para a banda, normalmente confiável, puxados de um Main Power.

    Mas se a "parada" é a banda no palco, com seu equipo e se virem, sugiro ter um Distribuidor de AC, conectado direto ao Quadro de Força Principal do Estabelecimento.

    Este Distribuidor AC, rateado pela banda, sai uma merreca.

    (Criei um tópico sobre isso, não me limitando a responder lá, porque acho que será mais acessível e pode ser útil a mais pessoas)

    Desenho!

    Distribuidor AC

    - Usem disjuntores de Curva B Unipolar para 110 e Curva B Bipolar para 220 V (pode ser mini disjuntores para ocupar menos espaço).

    - Não é muito fácil encontrar disjuntores abaixo de 5 amperes no mercado, mas existem. Encontrando use de 3 A para o 110 Volts e de 2 A para os 220V.

    Com isso você tem cada tomada suportando em torno de 200/250W (com folga) se distribuir as fases e ligação como mostradas no desenho.

    Isso é muita coisa e bastante seguro... em torno de 2 amplis de 100V e 2 pedaleiras ou set de pedais por tomada.

    O disjuntor Geral, não é necessário, mas facilita a distribuição das fases e "concentra" todo o circuíto, aumentando a proteção... Um Bipolar Curva B de 10A dá com folga para aguentar todas as tomadas sendo usadas no "talo".

    Observem que a primeira fileira de tomadas são 220V e a segunda 110V. Não havendo Neutro na caixa de entrada, você só terá 220V. Sem ligar o Neutro, se você medir com um multimetro, provavelmente ele mostrará 110V, mas não LIGUE, porque não é um 110 real. (Não existirá "força" para suportar a tensão).

    Repare no desenho a distribuição das fases, isso equilibra o conjunto e não sobrecarrega uma fase em detrimento de outra.

    - Usem Conectores tipo Garra (Pinça ou Jacaré) direto nas barras de cobre de entrada da Caixa de Força do estabelecimento/espelunca em questão, de preferência antes do Disjuntor Geral do local.

    - Neutro "Não é Terra" - NUNCA utilize-o como tal...é melhor não Aterrar do que aterrar no neutro!!
    - Deixe o circuíto de Terra pronto na caixa, havendo Terra no quadro geral...aproveite e ligue, não havendo....não ligue o fio terra em NADA.... amarrar em canos d´água, no chassi da caixa de força e etc, não só não adianta nada, como pode ser pior do que não ligar. (ah, mas o cara que instalou a máquina de lavar da minha mãe, amarrou o "fiozinho verde" no cano!! - Acredite em mim!! ele fez cagada!).

    Para o cabo que vai do quadro ao nosso "mega power distribuidor" aconselho usar cabo PP 3 vias 4mm + Terra (4 vias) de 50 mts. É útil, também, dividir este cabo PP de 50 mts em duas partes de 25. Use tomada Steck para unir essa emenda. Assim se a distância do palco para o quadro força for menor/igual a 25 mts, você não precisa usar tanto cabo. Lembre-se, sobra de cabos, principalmente enrolados, aumentam a possibilidade de ruídos.

    Qualquer dúvida....só dar um berro!


    Obs: Se você fez seu Distribuidor de AC, ficou beleza, bonitinho e bem feito, escreva na caixa "By Lelo MIg" e depositem 1.000 reais na minha conta!

    mvrasseli
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig
    - Usem Conectores tipo Garra (Pinça ou Jacaré) direto nas barras de cobre de entrada da Caixa de Força do estabelecimento/espelunca em questão, de preferência antes do Disjuntor Geral do local.
    Com o quadro energizado? Tem também o detalhe que o padrão é primeiro passar pelo DJ geral do quadro pra depois ir pro barramento, e provavelmente o único ponto vivo antes do barramento é no medidor. Minha sugestão seria achar um disjuntor livre no quadro do estabelecimento/espelunca, DESLIGAR ANTES DE TUDO, VERIFICAR QUE ESTÁ DESENERGIZADO( lembrando que você pode fazer isso com um chave de teste que custa em torno de R$2,00, mais barato que a conta de uma UTI caso você leve um baita choque) e ligar o cabo de alimentação do distribuidor nesse disjuntor, lembrando que a corrente nominal dele tem que ser maior ou igual a do disjuntor geral do distribuidor.

    - Neutro "Não é Terra" - NUNCA utilize-o como tal...é melhor não Aterrar do que aterrar no neutro!!
    Segundo a NBR 5410 existe um sistema de aterramento conhecido como TN-C, em que é utilizado um condutor chamado PEN(Proteção e Neutro), que acumula as funções de proteção e neutro, caso a instalação do local tenha esse perfil não vai ter nenhuma diferença entre neutro e terra.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    mvrasseli

    lembrando que você pode fazer isso com um chave de teste que custa em torno de R$2,00, mais barato que a conta de uma UTI caso você leve um baita choque)

    E também menor que a conta da funerária, pois coroa de flores, caixão e tudo mais está pela hora da morte!


    Lelo Mig

    Bom tópico! Não é minha área, mas vou acompanhar.

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig
    ae, grande lelo!
    não entendi metade, mas do que entendi gostei.
    é sempre bom saber disso, alguma hora pode ser util!

    makumbator
    está pela hora da morte!
    merecia ser suspenso pela piada infame nivel hard

    tchedovollosky
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig
    ae, grande lelo!
    não entendi metade, mas do que entendi gostei.
    é sempre bom saber disso, alguma hora pode ser util!
    2


    belo tópico, é mais do que esperava.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: renatocaster
    · votar


    kiki

    não entendi metade, mas do que entendi gostei.

    Eu entendi menos da metade, rsrsrs.

    Mas entendi que é um excelente tópico! Lelo Mig fazendo jus à medalhinha que recebeu! o/

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    mvrasseli

    Com o quadro energizado?
    Obviamente garras jacaré de hastes com isolamento!

    Minha sugestão seria achar um disjuntor livre no quadro do estabelecimento/espelunca
    Sem dúvida uma opção sempre utilizada.

    aterramento conhecido como TN-C
    Conheço a norma NBR 5410 e ela não se aplica/recomenda no caso de aparelhos eletrônicos. Elas são uma solução (ainda que não ideal) principalmente para equipamentos indutivos (motores, bombas, transformadores e etc).

    A utilização do fio neutro como terra é condenada pelos eletricistas mais rigorosos porque este tipo de ligação tem problemas que a deixam longe do ideal, poderia listar inúmeros fatores, mas citarei apenas alguns:

    a) A tensão do neutro pode ser elevada, caso exista queda de tensão muito grande ao longo da fiação. Em média 2,8 volts, mas em instalações ruins, já medi tensões maiores. (*)

    b) Quando existem interferências na rede elétrica, que são sobrepostas ao fase e ao neutro, essas interferências são automaticamente transmitidas para o terra, portanto termos um terra “contaminado” por interferências.

    c) Se um eletricista distraído inverte as posições da fase e do neutro, ou "curto circuita o sistema" teremos um "terra" com tensão.

    d) Este tipo de conexão não é recomendável quando precisamos conectar equipamentos em rede, extensões, pois a diferença entre as tensões dos neutros resultará em diferença entre os terras.

    e) A eficiência dos filtros de linha será reduzida por contaminação de interferências.

    f) O mais importante. Se caí um raio no transformador do poste (o que é bem comum) uma banda vira "torrada", ou no mínimo perde todo equipo.

    (*) 2,8 V no terra de uma pedaleira ou teclado, com certeza trará danos ou enlouquecerá os circuítos e presets. Além de gerar ruído em amplis e poderá dar choques desagradáveis no microfone em contato com a boca.

    FDG
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Ae rapaziada,bela ajuda (mais uma vez do grande Lelo)
    Neutro não é Terra,pelo amor do que vocês acreditarem,
    e se possível,na utilização do disjuntor geral,utilizar um DDR,um disjuntor que já tem um sistema de proteção melhor,segurança em instalações elétricas nunca é demais...
    Pra deixar mais seguro também,não esquecer de verificar se tem fio desencapado visível,qualquer vacilo besta é só encomendar o paletó kkk

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig
    A ideia é boa, mas na maioria dos lugares que toquei tinha disponível apenas uma tomada antiga(aquela que parece focinho de porco) ou uma extensão com o fio todo descascado, aterramento inexistente. Muitos lugares são meio com cara de garagem.
    Nessa situação acho legal usar os disjuntores e as tomadas com um filtro de linha, mas o aterramento eu posso fazer com uma garra jacaré e prender numa viga metálica ou cano?

    Acho que ficaria legal aproveitar e montar um filtro de linha para o distribuidor,montei um seguindo este roteiro e ficou muito bom => http://www.phrep.com.br/filtro_de_linha.pdf

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    na maioria dos lugares que toquei tinha disponível apenas uma tomada antiga


    É justamente para esses casos Luiz. Você vai ligar seu distribuidor de AC, direto no quadro de força de entrada do estabelecimento e desprezar as tomadas do local.

    "mas o aterramento eu posso fazer com uma garra jacaré e prender numa viga metálica ou cano?"

    Acredite, é melhor não ter terra que fazer uma loucura dessas......

    É simples de entender se você imaginar algo fluindo em um sentido (como água numa mangueira)..Eletricidade só existe quando há diferença de potencial. Por exemplo, se temos dois fios, um com potencial 12 e outro com potencial 0, então temos uma diferença de potencial de 12 V.

    O terra é um sinal que contém zero volt absoluto. Ele é usado para igualar o potencial elétrico entre equipamentos elétricos....um Neutro ou qualquer outra coisa que não seja um terra absoluto, poderá conter, reter, acumular, contaminar com alguma tensão e desequilibrar essa variante.

    Supondo que o Terra é um "escape" quando algo dá errado, qualquer sobrecarga irá fugir por ele, e teoricamente nenhuma tensão irá entrar por ele.

    Ao usar Neutro ou Gambiarra como terra, além de não garantir o fluxo de saída, se necessário, você "abre" uma porta de entrada para tensões oriundas de outros meios...raios, curtos, estática, etc....

    A maioria dos aparelhos são desenhados para suportar algum excesso pelas fases e neutro, e dispõem de fusíveis. Porém nenhum aparelho é feito para suportar excesso pelo terra (seria um contra senso), então correr o risco de "alimentar" o terra é "Manézice".

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    kiki
    tchedovollosky
    renatocaster

    Digam o que não entenderam que eu "desenho"...kkkk, ou seja, explico de forma bem simples usando exemplos como o da mangueira de água na resposta para o Luiz_RibeiroSP

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig
    Entendi, da pra fazer uma montagem legal usando uma caixa dessas de automação.
    Não trabalhei com instalação elétrica por isso tenho certo receio de mexer. No caso do aterramento ja vi muitos ligados em lugares inadequados eu nem existirem e são os aterramentos que previnem choques elétricos. Lembro que ha um tempo atras um cantor de musica Sertaneja morreu eletrocutado na estrutura do palco! e eu ja tomeis uns choques no microfone.
    Ja chegou a ver algum acidente destes ou ja escutou estorias a respeito, nos lugares que montou a sonorização?

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Excelente tópico! É importante lembrar aos incautos que este esquema só serve para regiões com tensão de linha de 127Vac (o popular 110V). Se alguém daqui de SC por exemplo tentar fazer isso vai tomar um baita prejuízo ligando seus equipamentos 220V em tomadas de 380V...

    Abraços.

    brunowebguitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    zaqueu_grunge
    Mas chega alimentação 380v em qualquer lugar?? Pensei que só chegasse 220v...

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig
    Digam o que não entenderam que eu "desenho".
    já tá desenhado, fica sossegado!

    falta conhecimento de elétrica mesmo (e olha que eu até já estudei um pouquinho, mas beeeeem pouquinho). nessa hora o tempo a mais de vida e experiencia que voce tem jogam muito a favor!
    mas se eu precisar de um desses algum dia eu juro que corro atras de me inteirar dos detalhes, o basico eu saquei!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    Lelo Mig
    Ao usar Neutro ou Gambiarra como terra, além de não garantir o fluxo de saída, se necessário, você "abre" uma porta de entrada para tensões oriundas de outros meios...raios, curtos, estática, etc.... verdade, não da pra garantir que uma viga, apesar de cravada na terra, esteja com baixa resistência elétrica. Mas proteção contra raio e estática, meu prof falou que só com uma gaiola de Faraday. Mas ai é ir longe demais senão a gente vai ter que e tocar assim

    odion
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    e se for acústico?

    mvrasseli
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig
    Obviamente garras jacaré de hastes com isolamento!
    Pois é, eu sei que são com isolamento, do contrario o choque era certo, mesmo assim deve-se seccionar o circuito porque só pode realizar uma atividade em circuito energizado uma pessoa com treinamento em NR-10 e anuência da empresa e que tenha conhecimento na área de elétrica, ou seja, se você levar um choque nessa brincadeira você pode processar o dono do estabelecimento/espelunca. Mas eu falei que tem que ser energizado mais por preucaução, afinal ninguém quer que a mão escorregue num barramento por acidente.

    Conheço a norma NBR 5410 e ela não se aplica/recomenda no caso de aparelhos eletrônicos. Elas são uma solução (ainda que não ideal) principalmente para equipamentos indutivos (motores, bombas, transformadores e etc).
    Eu sei disso, só estava querendo dizer que o neutro pode ter função de terra, e provavelmente você vai acabar achando muitas instalações assim por aí afora, mas obviamente não se deve ligar nenhum equipamento que necessite de aterramento funcional numa instalação dessa.

    FDG
    e se possível,na utilização do disjuntor geral,utilizar um DDR,um disjuntor que já tem um sistema de proteção melhor,segurança em instalações elétricas nunca é demais...
    Ai você pode dar o azar( 99% de chance) de ir tocar numa espelunca com o padrão TN-C, ou seja, o DDR não vai te servir de nada, mas de qualquer forma é uma boa sugestão.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Lembro que ha um tempo atras um cantor de musica Sertaneja morreu eletrocutado na estrutura do palco! e eu ja tomeis uns choques no microfone.

    Tem um estúdio aqui em Juiz de Fora que se você está tocando um instrumento elétrico conectado no sistema deles e encosta em um ponto específico da parede da sala técnica toma um choquinho (eu já até conheço o ponto de choque). Não é nada forte, mas bem perceptível. Imagino que tenha algo bem sério de errado no sistema elétrico deles para causar esse tipo de problema.

    Na primeira vez que levei esse choque lá no estúdio me lembrei de uma antiga máquina de choque para diversão que havia no hotel Brasil, em São Lourenço-MG. Nesse aparelho a gente pagava para tomar pequenos choques! E dava para ir regulando a força do choque...hsahsahsa! Pior que eu gostava dessa máquina!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Luiz o que teu professor falou, esta certo....mas, a questão aqui, não é o excesso de voltagem ou a quantidade de tensão ou voltagem e sim a forma como essa tensão percorre a linha. Se uma voltagem excedente entra pelo neutro ou pela fase, ela teoricamente ou derruba o disjuntor ou queima o fusível do aparelho ou vaza pelo terra.

    Se entra pelo terra não há nenhuma proteção, torra o equipo e quem estiver ligado à ele.

    mvrasseli
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    makumbator
    Tem um estúdio aqui em Juiz de Fora que se você está tocando um instrumento elétrico conectado no sistema deles e encosta em um ponto específico da parede da sala técnica toma um choquinho (eu já até conheço o ponto de choque). Não é nada forte, mas bem perceptível. Imagino que tenha algo bem sério de errado no sistema elétrico deles para causar esse tipo de problema.
    O problema é o dono mão-de-vaca que não quer gastar 1 centavo com uma instalação elétrica decente.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    mvrasseli
    O problema é o dono mão-de-vaca que não quer gastar 1 centavo com uma instalação elétrica decente

    É, o cara gasta em mic, racks e tudo o mais, entretanto a energia (que alimenta tudo aquilo) fica relegada a último plano.

    O engraçado é que não dá choque meramente tocando na parede. Precisa estar com o instrumento conectado e com a mão nas cordas dele. Aí você encosta em um ponto específico da parede (não é a parede toda) e toma o choque. Se nessa posição você tira a mão da corda o choque para, mesmo sem desencostar da parede.

    Imagino quanta gente não já se assustou ali (principalmente baixistas, que gravam na técnica com frequência).

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    makumbator

    Se você pegar somente numa fase, de sapato isolado ou fora do chão, você não toma choque, porque a energia não flui... Um fio é sempre uma "mangueira de torneira fechada" e essa torneira só abre quando damos vazão, seja ligando um aparelho ou colocando algo que faça ela fluir, nosso corpo no caso, se tocando o chão, outra fase, neutro, etc.

    Então, provavelmente, se o dono do estudio quebrar a parede no ponto exato onde vocês sentem o choque, aposto que haverá uma fase descascada encostando numa viga, cano, prego, parafuso etc. Ao encostar nessa fase e dar vazão no terra do instrumento você toma o choque.

    Porque o choque é fraquinho? Porque o contato do fio descascado e sua mão não esta sendo direto, há algum fator resistivo, reboque, massa, madeira....então a tensão que chega não é total.

    Ou então, na pior das hipoteses, é o neutro que esta encostado, e nesse caso, se dá choque, o neutro esta com alguma tensão...

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig

    É, eu falo sempre para o cara arrumar, mas ele desconversa e diz que "vai ver", mas nunca conserta o problema.

    Nas casas noturnas/bares em que toquei os proprietários tratam a energia elétrica com muito descaso. Em uma ocasião tocando em uma casa específica a energia geral caiu duas vezes, pois o sistema não aguentava banda + luzes de palco + energia do restante (luzes da casa, cozinha, caixa, etc...).

    Tem umas que não te deixam ir no quadro geral. Provavelmente deve ser uma visão do inferno lá, e talvez tenham outras ilegalidades no local que gostariam de esconder (comida guardada de maneira irregular, lixo, etc...)

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    makumbator

    "vai ver"...hehehe, conheço...é o famoso slogan da Nike "aprimorado"

    Just Do It.....Tomorrow

    edalko
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig

    Excelente tópico!!!
    Contudo:
    1) daria para vc fazer um desenho explicando no desenho o que é cada um dos componentes?

    2) li uma vez um guitarrista, não sei se nao era o Richie Kotzen, que ele falava que fazia umas ligações, puxando o terra para uma entrada de amp que não estava sendo usada, para não tomar os famosos choques na boca pelo mic (não lembro bem qual era a ligação).
    Mas enfim, digamos que eu não tenho como instar um distribuidor da AC num bar. O que eu posso usar (filtro, estabilizador, etc), para não tomar choque no mic, e não ter os equipos torrados por raio ou curto circuito?

    3) Geralmente em estudio, vemos umas 3 tomadas para uso geral, e nelas várias réguas de tomadas. Na verdade, tudo está ligado numa mesma fiação, o que pode gerar um excesso. Como eu posso me precaver para que não haja problemas no meu equipo ligando eles numa tomada dessa???

    Abraços

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    edalko

    Por partes......

    1) - Vou legendar o desenho, assim que sobrar um tempinho e recolocar.....foi mancada minha!

    2) - Jogar o terra para "entrada" do Amp, nunca vi....Existem umas gambis que eu não conheço, mas funcionam...heheh.
    Quanto a filtros de linha, eles só irão "limpar" filtrando frequências indesejadas que causam ruídos, mas têm que ser filtro de linha bom, 90% do que tem no mercado é inútil. Contra sobrecargas, um bom filtro de linha com fusível, teoricamente protegeria seu equipo. Estabilizador não recomendo...só se a voltagem do local for muito fora da especificação, fora isso, eles não servem prá nada a não ser gerar ruídos. (Contudo lembre-se, equipos 110 Americanos, são 110 mesmo e não 127 como no Brasil, aí recomendo "transformador para 110V".

    3) Os equipos de som (não confundirem com iluminação), puxam muito pouca corrente, não há problema em ligar tudo em 2 ou 3 tomadas se elas estiverem bem dimensionadas. Mas eu aconselho sempre, a pelo menos um na banda colocar um multimetro na bolsa e checar se a voltagem não esta muito acima ou abaixo do aceitável, para não prejudicar os equipos.

    FDG
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mvrasseli
    Ai você pode dar o azar( 99% de chance) de ir tocar numa espelunca com o padrão TN-C, ou seja, o DDR não vai te servir de nada, mas de qualquer forma é uma boa sugestão.

    Verdade,aliás,a maioria dos lugares mesmo não tem padrão nenhum,chama o "aleccista" e seja o que Deus quiser hahaha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Distribuidor de AC - by Lelo Mig - Útil, Seguro e Barato!