Autor |
Mensagem |
23DouglasP Veterano |
# mar/13 · Editado por: 23DouglasP
Como pelo título não dá pra entender nada, vou explicar o que eu quero dizer. Quero saber músicas que seguem um padrão de acordes que vão "descendo", como em Comfortably Numb do Pink Floyd por exemplo:
Bm A G F# E Bm
Ou em Basketball Jones de Cheech and Chong:
Em D C Bm
Queria ouvir mais músicas assim, se vocês conhecem alguma postem aí.
=)
|
waltercruz Veterano |
# mar/13
· votar
Hit the road Jack!
|
makumbator Moderador
|
# mar/13 · Editado por: makumbator
· votar
Odeon (Ernesto Nazareth):
http://www.youtube.com/watch?v=J7DPA2-8Okc
http://www.ernestonazareth150anos.com.br/files/uploads/work_elements/w ork_136/odeon_piano.pdf
http://www.ernestonazareth150anos.com.br/files/uploads/work_elements/w ork_136/odeon_cifra.pdf
|
fernando tecladista Veterano |
# mar/13 · Editado por: fernando tecladista
· votar
homem mau do roberto carlos
trocentas com cara espanhola:
Santa Esmeralda Dont let me be misunderstood
|
vinibassplayer Veterano |
# mar/13
· votar
tem uma gospel, q se chama Consagração, e é um SACO de tocar...
|
gizvanni Veterano |
# mar/13
· votar
|
renatocaster Moderador
|
# mar/13
· votar
|
fernando tecladista Veterano |
# mar/13
· votar
feelings http://www.youtube.com/watch?v=CyBcHUe4WeQ
não a harmonia, mas a linha de baixo A Whiter Shade Of Pale http://www.youtube.com/watch?v=Mb3iPP-tHdA
|
23DouglasP Veterano |
# mar/13
· votar
Gostei de todas as músicas. Em "A Whiter Shade Of Pale" o baixo faz parecer mesmo que a música vai descendo. Se alguém tiver mais alguma pode botar aí.
|
tecladogospel Veterano |
# mar/13
· votar
Em Feelings e A whiter Shade of Pale são muito parecidas as linhas de baixo, porém em feelings a tonalidade da música é menor e em A Whiter Shade of Pale é maior, mas nas duas é bem forte a marcação da linha do baixo.
|
gpeddino Veterano |
# mar/13 · Editado por: gpeddino
· votar
"Identikit", do Radiohead, tem duas sequências desse tipo:
Fm Eb C# C7 / B A G F# Em
|
Ken Himura Veterano |
# mar/13
· votar
|
ALF is back Veterano
|
# mar/13
· votar
23DouglasP cara, tem uma q vc vai curtir...rs
ela desse em intervalos cromaticos, e em cada acorde o solo de guitarra interpreta algo diferente, hora bem melodico, hora bem agressivo na pentatonica...enfim, uma obra prima!
confira aos 2:50!
|
23DouglasP Veterano |
# mar/13
· votar
ALF is back Quando vi o nome da banda já fui ouvir com preconceito ahhashusha Mas gostei da parte nos 2:50, e até da música em geral. =)
Lembrei de outra música assim também, uma das que eu mais gosto do Pink Floyd:
|
mvrasseli Veterano
|
# mar/13
· votar
makumbator Odeon (Ernesto Nazareth): Só a linha melódica/baixos vão decrescendo, os graus da harmonia não.
|
ALF is back Veterano
|
# mar/13
· votar
23DouglasP auhhuASuhAS é uma musica conhecidissima do Dream...pelo seu "naipe", supus q vc nao conhecesse mesmo e porssivelmente q nao curtisse DT...mas de fato, esse solo é uma referencia em feeling e expressão, ao menos para os guitarristas! rs Pink Floyd é demais! outro bom exemplo mesmo!
|
makumbator Moderador
|
# mar/13
· votar
mvrasseli
Mas o importante dessa música é justamente a descida da linha do baixo. Ela se sobrepõe à ideia dos acordes. O efeito é até mais interessante.
|
23DouglasP Veterano |
# mar/13
· votar
mvrasseli makumbator A linha do baixo leva a música toda, na minha opinião. "Odeon" eu achei bastante parecida com "Hit the Road Jack" e "Homem Mau", na parte do baixo/tônica. Pra mim, também, o importante dessa música é justamente a descida da linha do baixo.
|
mvrasseli Veterano
|
# mar/13
· votar
23DouglasP A linha do baixo leva a música toda, na minha opinião. "Odeon" eu achei bastante parecida com "Hit the Road Jack" e "Homem Mau", na parte do baixo/tônica. Os baixos são a melodia somente na parte principal, Odeon não é como a música de Bach que na maioria das vezes se desenvolve em dois planos, uma melodia nas notas mais altas e outra nas mais baixas. Tônica na música é o primeiro grau da escala, acho que você acabou se expressando mal ou eu tou ficando maluco.
Pra mim, também, o importante dessa música é justamente a descida da linha do baixo. Porque ela é a melodia, e a melodia é a parte mais importante da música.
|
23DouglasP Veterano |
# mar/13
· votar
mvrasseli Porque ela é a melodia, e a melodia é a parte mais importante da música. Então, cara. É dessa parte da música que eu to falando, é o que eu quis dizer com "descendo os graus", o baixo, que dá a impressão de que a música toda vai descendo. =)
|
Ken Himura Veterano |
# mar/13
· votar
mvrasseli A melodia sempre é mais importante que a harmonia. Se ela já pressupõe uma descida, a harmonia implícita é descendente também, mesmo que haja um acompanhamento fazendo outra coisa - o caso do Odeon, o efeito tão característico dessa música.
Odeon não é como a música de Bach que na maioria das vezes se desenvolve em dois planos, uma melodia nas notas mais altas e outra nas mais baixas Desculpe, mas aqui você falou merda. Bach tem música assim também. O que você citou é uma textura, não uma forma ou estilo. Bach usa bem mais texturas polifônicas, enquanto Odeon é homofônica. Mas, nada impede Bach de ter uma homofonia em alguma obra (tem nas obras de canto).
É uma questão de pensar em camadas.
|
23DouglasP Veterano |
# abr/13
· votar
Up
|
Rednef2 Veterano |
# abr/13
· votar
|
MenteSuja Membro |
# abr/13
· votar
Esse aqui é bem clássico, tinha a transcrição em uma Cover Guitarra... Na primeira parte: Cm Bb Ab G No refrão: Fm Eb Db C
|
MesterBlues Veterano |
# mai/13
· votar
Jogar um blues em cima dessas musicas ai antes de entrar no refrão.. hummmmm.. bom demais!
|