Música que vai "descendo" os graus?

    Autor Mensagem
    23DouglasP
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: 23DouglasP


    Como pelo título não dá pra entender nada, vou explicar o que eu quero dizer. Quero saber músicas que seguem um padrão de acordes que vão "descendo", como em Comfortably Numb do Pink Floyd por exemplo:

    Bm A G F# E Bm


    Ou em Basketball Jones de Cheech and Chong:

    Em D C Bm


    Queria ouvir mais músicas assim, se vocês conhecem alguma postem aí.

    =)

    waltercruz
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Hit the road Jack!


    makumbator
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Odeon (Ernesto Nazareth):

    http://www.youtube.com/watch?v=J7DPA2-8Okc




    http://www.ernestonazareth150anos.com.br/files/uploads/work_elements/w ork_136/odeon_piano.pdf

    http://www.ernestonazareth150anos.com.br/files/uploads/work_elements/w ork_136/odeon_cifra.pdf

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    homem mau do roberto carlos




    trocentas com cara espanhola:


    Santa Esmeralda Dont let me be misunderstood


    vinibassplayer
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    tem uma gospel, q se chama Consagração, e é um SACO de tocar...

    gizvanni
    Veterano
    # mar/13
    · votar




    renatocaster
    Moderador
    # mar/13
    · votar




    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    feelings
    http://www.youtube.com/watch?v=CyBcHUe4WeQ

    não a harmonia, mas a linha de baixo
    A Whiter Shade Of Pale
    http://www.youtube.com/watch?v=Mb3iPP-tHdA

    23DouglasP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gostei de todas as músicas. Em "A Whiter Shade Of Pale" o baixo faz parecer mesmo que a música vai descendo.
    Se alguém tiver mais alguma pode botar aí.

    tecladogospel
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Em Feelings e A whiter Shade of Pale são muito parecidas as linhas de baixo, porém em feelings a tonalidade da música é menor e em A Whiter Shade of Pale é maior, mas nas duas é bem forte a marcação da linha do baixo.

    gpeddino
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: gpeddino
    · votar


    "Identikit", do Radiohead, tem duas sequências desse tipo:

    Fm Eb C# C7 / B A G F# Em

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/13
    · votar




    ALF is back
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    23DouglasP
    cara, tem uma q vc vai curtir...rs

    ela desse em intervalos cromaticos, e em cada acorde o solo de guitarra interpreta algo diferente, hora bem melodico, hora bem agressivo na pentatonica...enfim, uma obra prima!

    confira aos 2:50!



    23DouglasP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    ALF is back
    Quando vi o nome da banda já fui ouvir com preconceito ahhashusha
    Mas gostei da parte nos 2:50, e até da música em geral. =)

    Lembrei de outra música assim também, uma das que eu mais gosto do Pink Floyd:


    mvrasseli
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    makumbator
    Odeon (Ernesto Nazareth):
    Só a linha melódica/baixos vão decrescendo, os graus da harmonia não.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    23DouglasP
    auhhuASuhAS
    é uma musica conhecidissima do Dream...pelo seu "naipe", supus q vc nao conhecesse mesmo e porssivelmente q nao curtisse DT...mas de fato, esse solo é uma referencia em feeling e expressão, ao menos para os guitarristas! rs
    Pink Floyd é demais! outro bom exemplo mesmo!

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    mvrasseli

    Mas o importante dessa música é justamente a descida da linha do baixo. Ela se sobrepõe à ideia dos acordes. O efeito é até mais interessante.

    23DouglasP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mvrasseli
    makumbator
    A linha do baixo leva a música toda, na minha opinião. "Odeon" eu achei bastante parecida com "Hit the Road Jack" e "Homem Mau", na parte do baixo/tônica. Pra mim, também, o importante dessa música é justamente a descida da linha do baixo.

    mvrasseli
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    23DouglasP
    A linha do baixo leva a música toda, na minha opinião. "Odeon" eu achei bastante parecida com "Hit the Road Jack" e "Homem Mau", na parte do baixo/tônica.
    Os baixos são a melodia somente na parte principal, Odeon não é como a música de Bach que na maioria das vezes se desenvolve em dois planos, uma melodia nas notas mais altas e outra nas mais baixas. Tônica na música é o primeiro grau da escala, acho que você acabou se expressando mal ou eu tou ficando maluco.

    Pra mim, também, o importante dessa música é justamente a descida da linha do baixo.
    Porque ela é a melodia, e a melodia é a parte mais importante da música.

    23DouglasP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mvrasseli
    Porque ela é a melodia, e a melodia é a parte mais importante da música.
    Então, cara. É dessa parte da música que eu to falando, é o que eu quis dizer com "descendo os graus", o baixo, que dá a impressão de que a música toda vai descendo.
    =)

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mvrasseli
    A melodia sempre é mais importante que a harmonia. Se ela já pressupõe uma descida, a harmonia implícita é descendente também, mesmo que haja um acompanhamento fazendo outra coisa - o caso do Odeon, o efeito tão característico dessa música.

    Odeon não é como a música de Bach que na maioria das vezes se desenvolve em dois planos, uma melodia nas notas mais altas e outra nas mais baixas
    Desculpe, mas aqui você falou merda. Bach tem música assim também. O que você citou é uma textura, não uma forma ou estilo. Bach usa bem mais texturas polifônicas, enquanto Odeon é homofônica. Mas, nada impede Bach de ter uma homofonia em alguma obra (tem nas obras de canto).

    É uma questão de pensar em camadas.

    23DouglasP
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Up


    Rednef2
    Veterano
    # abr/13
    · votar




    MenteSuja
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Esse aqui é bem clássico, tinha a transcrição em uma Cover Guitarra...
    Na primeira parte: Cm Bb Ab G
    No refrão: Fm Eb Db C



    MesterBlues
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Jogar um blues em cima dessas musicas ai antes de entrar no refrão..
    hummmmm.. bom demais!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música que vai "descendo" os graus?