Ouvido Treinado + Graus de cada acorde

    Autor Mensagem
    ForumClub
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: ForumClub


    Me ajudem.. Quero tocar de ouvido e tenho duvidas que nao achei no forum
    Isso é certo?...


    Aumentar som/voz - Vamos supor a escala de C
    C Dm Em F G Am Bm

    <strike>Se uma musica esta em C, e começa em C( 1º grau ) , ai a proxima nota depende da altura da voz do cara que ta cantando?

    Ex: Começando em C(1º grau) e se ele aumentar/subir a voz so um pouco, a proxima nota seria o 2º grau(Dm)
    se ele aumentar/subir a voz razoavelmente seria o 4º ou 5º grau(F ou G)
    se ele aumentar/subir a voz muito a proxima nota seria o 7º grau( Bm ) </strike>

    Ou seja, o quanto o cantor aumentar/duminuir a altura da voz eu farei o mesmo com os graus da escala ou tem nada a ver?
    EDIT: ACHO QUE FIZ CONFUSAO, EU PENSEI QUE O ACORDE DO 1º GRAU É QUANDO A ALTURA DA VOZ DE QUEM TA CANTANDO ESTA BAIXA E OS OUTROS GRAUS IRIA SUBINDO DE ACORDO COM ESSA ALTURA DA VOZ, EU FIZ MESMO ESSA CONFUSAO?


    Outra coisa, existe uma quantidade de tempo apropriada pra treinar o ouvido absoluto?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Cara, você está fazendo uma confusão danada aí... entenda graus como os sete intervalos (as sete notas) da escala diatônica.

    Utilizando a situação que você descreveu, o cantor poderia passear por todos os graus da escala e você continuaria em C, não precisa acompanhá-lo. Acredito que você esteja confundindo melodia com harmonia. Melodia é feita de notas, harmonia é feita de acordes. Enquanto a harmonia está num determinado acorde, o cantor pode passear por várias notas.

    Quanto ao ouvido absoluto, não se preocupe em treinar. Com o tempo, estudo e prática você vai começar a identificar as notas naturalmente.

    ForumClub
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Obg em respondet, bom eu sei perfeitamente o que sao graus e intervalos, mas eu quis saber se em modo geral o que eu disse acontece ou nao

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Rachmaninoff
    Com o tempo, estudo e prática você vai começar a identificar as notas naturalmente.

    Mas é muito pouco provável que não vá desenvolver ouvido absoluto. Ao que me parece, isso é algo que exige predisposição.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Um exemplo prático que me ajudou muito:

    Faça um acorde de C e em sequencia um Dm. Repita várias vezes, preste atenção. Depois faça do D para o Em. E assim sucessivamente. Você vai começar a reconhecer esse intervalo. Depois faça com todos os intervalos.

    Ex. G para Em... G para Bm... G para Am... em geral, quando você precisar tirar uma música, vai reconhecer os intervalos entre os acordes. Pode ser que não saiba o tom, mas saberá qual a sequencia de acordes da música.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Ao que me parece, isso é algo que exige predisposição.

    Ouvido absoluto exige sim uma predisposição, da mesma forma que natação, por exemplo. Você pode treinar todos os dias durante horas, isto vai fazer de você um excelente nadador, mas você só vai se tornar um campeão olímpico se tiver uma predisposição natural.

    E eu não vejo muita vantagem em ter ouvido absoluto. Aliás, pode ser até uma desvantagem, se os instrumentos estiverem afinados fora do diapasão. Também é mais difícil para alguém que tem ouvido absoluto transpor uma música de um tom para o outro, uma vez que ele não transpõe a escala, transpõe nota por nota. Ouvido relativo é muito mais útil: com um referencial, você consegue tocar ou transpor qualquer coisa rapidamente.

    ForumClub
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: ForumClub
    · votar


    ah sim obrigado, o que eu mais busco no momento é tocar de ouvido uma musica que eu conheço a letra menos as notas.

    Voces fazem como o sandroguiraldo disse? Ou voces antecipam e imagina o melhor acorde que caira bem no proximo trecho da musica?

    EDIT: ACHO QUE FIZ CONFUSAO, EU PENSEI QUE O ACORDE DO 1º GRAU É QUANDO A ALTURA DA VOZ DE QUEM TA CANTANDO ESTA BAIXA E OS OUTROS GRAUS IRIA SUBINDO DE ACORDO COM ESSA ALTURA DA VOZ, EU FIZ MESMO ESSA CONFUSAO?

    OBS: quem puder responder essas minhas 2 perguntas em negrito eu ficaria muito grato.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    sandroguiraldo
    Pode ser que não saiba o tom, mas saberá qual a sequencia de acordes da música.

    Cifras analíticas tão aí pra ajudar com isso. Muito melhor tocar por elas, vc troca

    Rachmaninoff

    Tem gente que nasceu pra coisa rsrsrs

    Ah e escrevi errado! Queria dizer que era muito pouco provável que vá desenvolver ouvido absoluto (exatamente por ser preciso, pré-disposição para).

    ForumClub
    voces antecipam e imagina o melhor acorde que caira bem no proximo trecho da musica?

    Um pouco dos dois. Dominar progressões te faz encontrar coisas em comum nas músicas de um mesmo estilo.

    alguem entendeu o que eu quis dizer com a relaçao entre subir a voz e subir os graus do acorde?

    Eu não.

    ForumClub
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    obrigado gIsmah
    um pouco dos dois que vc disse, mas algum deles e mais importante?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # out/15
    · votar


    ForumClub
    mas algum deles e mais importante?

    Como o Ismah falou, dominar as progressões te permite identificar padrões que são comumente encontrados nas harmonias das músicas. Uma vez que você identifica o tom, e identifica a progressão, você consegue tocar todo (ou quase todo) o resto. Claro, existem músicas complexas e músicas simples.

    Eu diria que experiência é o que te dá o domínio sobre progressões. De tanto você aprender músicas, uma hora você começa a perceber os padrões que se repetem, e pegar novas músicas vai ficando cada vez mais simples. A prática leva à perfeição.

    ForumClub
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    sim Rachmaninoff eu percebo essas cadencias em musicas, mas o mais importante seria antecipar e imaginar o melhor acorde que caira bem no proximo trecho da musica? ou estudar os intervalos na troca de acorde como o sandroguiraldo disse

    Soultunes
    Membro
    # out/15
    · votar


    ForumClub

    Concordo com os colegas acima, pelo teu texto, a impressão é que há uma grande confusão de entendimento.

    Fórum é um lugar para bater papo, mas também para aprender.

    O problema é que sua duvida parece tão grande, que o melhor conselho que posso te dar é buscar um professor, ou adquirir bons livros de harmonia e iniciar um estudo um pouco mais formal do assunto.

    Sobre esta tua frase em especial:

    Voces fazem como o sandroguiraldo disse? Ou voces antecipam e imagina o melhor acorde que caira bem no proximo trecho da musica?

    Tem uma definição básica em harmonia que diz que musica é tensão e relaxamento.

    Não dá para explicar em posts de um fórum, mas há muito material disponível na internet sobre o assunto, sugiro algumas horas de leitura.

    A harmonia esta muito baseada nisto e é dai o principio para entender os graus e encadeamento de acordes.

    Uma outra forma também, é entender alguns standards, por exemplo, no JAZZ e na MPB há muito desta sequencia harmônica:

    II -> V -> I

    No Blues vemos basicamente esta formula:

    I -> IV -> V


    Este é um bom caminho para você começar sacar como ligar um acorde ao outro, mas tudo resume-se a tensionar e relaxar.

    ForumClub
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: ForumClub
    · votar


    eu sei de tds essas coisas que vcs falaram, é que ngm ate agr entendeu o que eu quis dizer mas obg, ja fui esclarecido pessoalmente hj de tarde

    sim Soultunes estou ciente dessas progressões, acordes de tenção e ritmos e tipos de musica que ajuda a saber o proximo acorde..

    obrigado gente :D

    Rachmaninoff
    Veterano
    # out/15
    · votar


    ForumClub
    ngm ate agr entendeu o que eu quis dizer mas obg, ja fui esclarecido pessoalmente hj de tarde

    Então retribua a gentileza e explique aí pra gente... outras pessoas podem ter a mesma dúvida que você.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    ForumClub
    algum deles e mais importante?

    Pre-disposição... Isso que difere Hendrix, de todos os milhares de guitarristas virtuoses existentes no u2b.

    ForumClub
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: ForumClub
    · votar


    o que é essa Pre-disposição?
    Rachmaninoff, vou explicar, eu fiz confusao ''EU PENSEI QUE O ACORDE DO 1º GRAU É QUANDO A ALTURA DA VOZ DE QUEM TA CANTANDO ESTA BAIXA E OS OUTROS GRAUS IRIA SUBINDO DE ACORDO COM ESSA ALTURA DA VOZ ''

    ForumClub
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    pra complementar , achei que o 1º grau tinha o som mais fraco/grave em relaçao á altura , e a partir do 2º ia subindo, por isso kk

    Ismah
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    ForumClub

    Pré-disposição é quando a sua genética ajuda para um objetivo. Por exemplo, eu sou um cara grande. Tenho mãos grandes. Naturalmente a execução de um baixo, ou o tocar piano, me é mais fácil. Mas tocar um cavaco, banjo ou ukulele, é algo deveras complicado.

    Um exemplo maior: Michael Phelps!

    O nadador tem o corpo particularmente propício para a natação. A proporção da altura de uma pessoa para a medida do comprimento da cabeça até o umbigo é, normalmente, 1,618 (a razão áurea). Michael Phelps apresenta-a superior a 1,7 — tronco longo, linha de cintura baixa e pernas curtas. Ele tem braços excepcionalmente compridos, com envergadura de 2,01m, desproporcionais para sua altura de 1,93m. Seus pés têm 29,8 cm aproximadamente, equivalente a calçados número 43. Além disso, Phelps é portador de hipermobilidade — sua flexibilidade de braços e pernas é comparável à de um bailarino clássico.

    De acordo com um artigo publicado em The Guardian, a alimentação diária de Phelps é tal que ele ingere alimentos que lhe dão um aporte energético de cerca de 12 000 kcal por dia, equivalente a cinco vezes a de um homem adulto médio.

    Altura: 1,93 m
    Envergadura: 2,01 m
    Peso: 84 kg
    Pés: 29,8 cm - Nº43 (BRA)

    O cara é mais largo, que alto, e tem pés enormes, que atuam como um remo...

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/15
    · votar


    mas eu quis saber se em modo geral o que eu disse acontece ou nao

    Não, o cara pode comecar cantando qualquer notada triade de C (do mi sol)
    Mesmo que ele comececantando um Dó, ele pode "descer" para um nota SI e o acorde ser um G

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ouvido Treinado + Graus de cada acorde