Música para música. Isso é elogio ou menosprezo?

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13


    Existe muita música para idiota, música para quem não curte música. Existe música para promulgar ódio, para relaxar. Existe música para lutador, para bailarina. Música para endemoniado e para espirituais.

    Qual o problema de ter música para músico?

    As pessoas querem usar essa expressão como algo menosprezador: “Isso é música para músico”.

    Ué! Músico não pode ouvir música? Ou então não pode ouvir um tipo de música que agrade especificamente o seu gosto?

    Em qualquer coisa que mergulhamos começamos a nos distanciar do que é padrão. Seja na literatura, na música ou em qualquer área do conhecimento.

    Meu filho de 6 anos de idade não tem condições intelectuais para compreender o mesmo tipo de literatura que leio, ouvir o que eu ouço, rir do que eu rio e fazer o que eu faço. Mas num processo de imersão natural nas muitas áreas do conhecimento humano ele em breve terá conhecimento menos superficial das coisas e poderá, por si só, decidir o quer ler, ouvir, fazer e seguir.

    O problema é que as pessoas estão cada vez mais superficiais em suas buscas, o que dizer então sobre o interesse na arte!

    Músico gosta de música e é bem natural que no processo de imersão ele se distancie do que é comum a pessoas não dedicadas a apreciar música. O músico precisa apreciar música.

    Com o emburrecimento coletivo e a depreciação musical dos nossos tempos, será cada vez mais comum ouvirmos que determinado estilo musical é música para músico, pois vivemos num momento onde o que é acessível é algo que beira o patético e esse padrão de fácil assimilação se encontra em alta.

    Portanto, se alguém tentar rotular a sua música como “música para músico” leve isso como um baita elogio.

    Deus te abençoe.

    Mateus Starling.


    Fonte: http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/191-voce-toca-musica-para-mus ico

    guizimm
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Não precisa ser músico para se dedicar a apreciação musical, gostar de um tipo de música complexo não é exclusividade de quem sabe tocar um instrumento ou ler uma partitura.

    Mas o problema é que a maioria das pessoas não se interessam por música, e acabam se limitando, por isso nasceu essa separação, a maioria das pessoas que acabam se aprofundando na música ou já tocam alguma coisa, ou começam a tocar e aprender a arte, e por isso o público de certas coisas na maioria das vezes são músicos.

    Eu, por exemplo, rotulo música para músico uma coisa técnica, sem nenhuma sensibilidade lírica, apenas para a ''pagação de pau'', como as fritações sem sentido na guitarra.
    O que ficou conhecido como música para não músicos também é uma coisa sem sensibilidade, mas sem técnica e com a utilização de recursos simples e de fácil assimilação para quem não tá afim de viajar muito na coisa.

    Essa é a minha opinião

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    mateusstarling

    O conceito no sentido de "música para músico" ao meu ver, não é no sentido arte, composição, criatividade.

    Eu pelo menos, vejo no sentido técnico. O que "entendo" como música para músico é aquela coisa de exibição técnica movido principalmente pela vaidade de fazer melhor, ou fazer mais rápido.

    O fato de o cara ser um instrumentista absurdo não garante que ele faça música boa ou agradável.

    Ainda que, como já disse num tópico, ache válida essas exibições técnicas, porque bem ou mal elas empurram a evolução técnica no instrumento.

    Particularmente, a maioria dos trabalhos que ouço, principalmente de instrumentistas solos, são muito ruins... é claro que exceções existem aos montes, mas de forma geral não gosto.

    Prefiro não citar nomes para exemplificar, para não gerar polêmicas, mas têm muito guitarrista famoso que admiro em termos técnicos mas acho seus trabalhos uma bosta.

    Música para músicos para mim tem esse conceito.


    Usando exemplos clássicos, Mozart, Chopin e etc, apesar de instrumentistas monstros, não faziam "música para músicos"....faziam apenas música para quem quiser ouvir.

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    guizimm Valeu por deixar sua opnião. Eu não disse que apenas musicos gostam de apreciar música, só quis contextualizar dentro do segmento musical, certamente existe muito entusiasta que curte ouvir musica até mais do que muitos musicos.

    Lelo Mig Valeu o comentario irmão. Com certeza existe muito musico que é tecnica sagaz mas não compõe bem e não faz um disco bacana, tem muito musico querendo fazer disco solo como se fosse cartão de visitas, querendo mostar que toca todos os estilos.
    As pessoas estranham o meu cd porque o sax dobra os temas comigo e elas dizem que parece que o meu cd é de saxofonistas, isso vai muito em encontra a mentalidade de que cd de guitarrista tem que ter a guitarra na cara o tempo todo.
    Enfim, mas existe muito o fato de que música instrumental de uma forma geral é musica para músico, seja ela boa ou não.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling


    Hummm...com relação a música instrumental, aí eu não concordo com o rótulo "música para músicos".

    Música instrumental boa, é apenas música........como deve ser.

    Aí entra o cultural......meu pai não tocava nem apito e só ouvia Erudito e Choro. Não precisa ser músico para apreciar instrumental.

    Will_NSNTP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Já aconteceu várias vezes comigo de eu achar algo interessante na música, como uma variação de tom ou de tempo, e começar à gostar dela por isso.
    Se eu não fosse músico eu nunca iria perceber e aquela música perderia completamente o sentido.

    Mulambojr.
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling
    Enfim, mas existe muito o fato de que música instrumental de uma forma geral é musica para músico, seja ela boa ou não.

    Não concordo. Há (ou havia, pelo menos) bandas que fazem sons instrumentais, e eram bandas populares. Como o The Shadows, nos anos 60.

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig Bem, não é o que eu gostaria que fosse, é apenas um fato. É como a maioria da população mundial vê hoje a musica instrumental. Com certeza é questão cultural porque musica instrumental já foi musica poular nos EUA.
    Nos anos 50 a pessoas iam para os bailes dançar ao som das big bands de jazz, era o que tinha de mais popular naquele momento, as big bands de Count Basie, Duke Ellington, Benny Goodman e mais tarde Frank Sinatra eram a música das rádios FMs, mas isso é apenas um passado muito distante, não existe música instrumental sendo tocada em FM, portanto, é um fato de que a musica instrumental virou um gênero segmentado para músicos ou entusiastas, o publico em geral não consome musical instrumental, as estatisticas mostram isso muito claramente.

    Will_NSNTP Bacana o comentario.

    Mulambojr. Acredito que respondi sua indagação acima. Valeu pela contribuição.

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Mulambojr. Você citou o the shadows que é uma banda que teve origem mais ou menos na mesma época em que a musica instrumental era bombastica nos EUA, fim dos anos 50 e inicio dos anos 60, portanto, é um periodo distante, de qualquer maneira eles se popularizaram bastante por suas parcerias com o vocalista Cliff Richard quando gravaram o cd "Established 1958".

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling

    O nível de exigência da população para com a arte em geral era maior nesta época, devido ao alto nível de educação. A educação era restrita a uma minoria, mas era de nível infinitamente superior. Hoje ela é acessível à todos, mas de qualidade abaixo do satisfatório. E essa democratização agregada à depreciação educacional é fenômeno mundial.

    Li uma pesquisa recente, que aprovados nos melhores vestibulares de 2010, nos anos 60 não passavam nem na primeira fase. Os erros médicos e cagadas profissionais em geral estão aí todo dia prá se comprovar.

    Mas amigo, aí é aquela coisa chata que sempre vira polêmica no FCC.... e eu nem discuto mais... não dou minutos para alguém aqui vir me fuzilar e dizer que isso é saudosismo ou apego ao passado...e mimimis.

    Rednef2
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Existem musicas que um determinado publico, "entende" mais. Musica instrumental mesmo, é mais facilmente digerida por musicos.

    É igual a livros, eles estão la para quem quiser ler, mas há livros que um determinado publico irá entender mais facilmente.

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig Estou contigo e não acho saudosismo não, as pessoas tem perdido o habito de ler de ouvir musica com calma, ja escrevi sobre isso, audição de má qualidade. As pessoas andam mais anciosas, baixam milhões de materias, musicas e filme e nem da tempo para consumir 2% disso tudo. O cenário atual esta muito confuso, muita disseminação de futilidade.

    Rednef2 Exatamente.

    Vinnas
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    O único problema que detecto é que muitas vezes a música para músicos é muito hermética e experimental, distanciando-se do elemento capaz de emocionar, de comover o ouvinte.

    Como um bom solo do Gilmour, do Timmons, do Frampton.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Vinnas
    O único problema que detecto é que muitas vezes a música para músicos é muito hermética e experimental, distanciando-se do elemento capaz de emocionar, de comover o ouvinte.
    Concordo plenamente; e, isso que vc falou É o conceito atual de ARTE. Nesse sentido, quando alguém usa o termo "música para músicos", usa um neologismo meio sem sentido. Por acaso Bach ou Mozart compunham só para músicos?
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig
    Observações mui pertinentes...
    Abç

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Se formos analisar o sentido da expressão "música para músicos" a gente percebe que é, nessa forma pura, um elogio.
    Mas do jeito que é usada por todos, inclusive aqui no fórum, não é um elogio. Só quer dizer que o seu som é chato, não traz nada de novo e não diverte nem entretém.

    Portanto, se alguém disser que a sua música é "música para músicos" não fique muito feliz, provavelmente essa pessoa não gostou nem um pouco do seu som.

    Vinnas
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    O balanço é delicado e a fronteira, tênue.

    E entra tb o elemento bom gosto, atitude, visão artística etc.

    P ex.: tem um cara que toca muita nota, cujo som deve desagradar muita gente, inclusive músicos, mas que eu aprecio muito: Michel Leme. Muita gente ouve aquilo e pode pensar que é nota jogada fora, isso e aquilo. Mas eu consigo ver muita diferença no que ML toca. Pra mim aquele bolo de notas servem a um fim muito maior, e por falta de recursos (falha minha) vou recorrer ao clichê: um soco no estômago.

    guizimm
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mateusstarling
    saquei o que vc quis dizer, muito legal o texto, por falar nisso
    eu só postei porque eu queria dizer minha opiião sobre o assunto mesmo

    odion
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    os jet blacks são músicos que fazem música para músicos e acho muito legal. pra mim, guitarrista bom nao é aquele que frita, mas o que tira uma melodia, um ritmo dançante, um som diferente...etc. se não existissem músicos, enter sandman não existiria. uma musica para todos os gostos.

    Will_NSNTP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Música só para músico é tanto elogio/menosprezo quanto música só para o povo. O ideal seria achar um meio termo entre músicas para músicos e músicas para o povo, o problema é que isso é mais difícil de fazer do que quaisquer outra coisa na minha opinião.

    Will_NSNTP
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    E na minha opinião só esse meio termo que faz sucesso e fica na mídia, música só para músico não vai pra mídia e música para o povo vai mas não fica.

    josecelso
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Mateus, achei muito interessante seu texto.

    Agora, eu nunca ouvi essa expressão, pelo menos não de forma pejorativa.

    Uma vez eu ouvi um disco do Hermeto Pascoal e pensei: "isso é música para músicos."

    Pensei isso não de forma pejorativa ou menosprezando, de modo algum. Pensei isso por que eu tinha que fazer um esforço constante para entender a linguagem dele (uma lógica bem diferente da tonal). Era realmente cansativo (intelectualmente falando) ouvir e compreender as músicas.

    Eu gostei da experiência, por que sou músico. O músico, por definição, é um ser que gosta de se esforçar no mundo das notas musicais.

    Se eu fosse definir "música para músicos", eu diria que é uma música de difícil compreensão, só quem tem o hábito de se esforçar para entender a música iria apreciar.

    Eu não sei como as pessoas usam a expressão, imagino que queiram dizer que é uma música "que não faria sucesso comercialmente", por ser de difícil absorção.

    A música é um instrumento, que pode ser utilizado diversos fins. Não existe música "boa" ou "ruim", o que existe é música "adequada" e "inadequada" para cada objetivo.

    Ópera para uma festa dançante ?
    Dance music para um funeral ?
    Heavy Metal em um casamento ?
    Valsa em um show de headbangers ?
    New Age como fundo de um filme de ação ?
    Um coral de crianças cantando músicas de natal em um filme ficção científica ?

    Criar "música para músicos" é criar uma música desafiadora, música que "testa" os limites, que desafia a capacidade de quem toca e quem ouve. Esse tipo de música tem seu objetivo, entre outros:

    - Se destacar no meio musical: é fato que outros músicos respeitam quem toca e domina músicas desafiadoras.
    - Estímulo intelectual: para quem cria e para quem ouve.
    - Exploração de novas estéticas e desenvolvimento da música em geral: que aparecem futuramente como influências em diversas trilhas sonoras. Se você analisar o cinema atual, perceberá diversas influências de música para músicos do passado.

    E com certeza outras que não sei dizer no momento.

    Se alguém reduz a importância de uma ou várias músicas ao seu "sucesso comercial", certamente a pessoa está tendo a mentalidade muito pequena.

    Se ninguém fizesse "música para músicos", se preocupasse em evoluir a "teoria musical", ou tentasse coisas novas, a música não teria nem surgido da forma como a conhecemos.

    É natural do ser-humano querer explorar todas as áreas do conhecimento, assim como o cientista quer descobrir coisas novas na ciência, o músico que descobrir coisas novas na música. Essa característica do ser-humano, no grande esquema das coisas, é muito mais importante em sua história do que "sucesso comercial", o dinheiro e comércio são reflexo da ordem social vigente, mas o desejo do ser-humano por conhecimento e auto-aprimoração independem de qualquer ordem social e levam à evolução.

    Eu adoro música para músicos, mas tem o momento certo para isso, claro. Não poria na festa de aniversário da minha vó, rsssssssssss. (imagine a cara dos velhinhos, rssssssssssss).

    -Dan
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Curiosamente tava pensando nisso hoje.

    Vinnas
    O único problema que detecto é que muitas vezes a música para músicos é muito hermética e experimental, distanciando-se do elemento capaz de emocionar, de comover o ouvinte.

    Como um bom solo do Gilmour, do Timmons, do Frampton.


    Isso é tão relativo. A capacidade de se emocionar varia de pessoa para pessoa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música para música. Isso é elogio ou menosprezo?