Qual foi o seu primeiro aparelho de som?

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Adler3x3

Sacanagem sua pergunta... Não ia responder, ia fazer de conta que não vi.

Mas que eu me lembre, foi uma vitrolinha da turma da Monica dessa. huahuahuahuahua

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

Eu não lembro o primeiro vinil que comprei. Lembro o primeiro que ganhei dos meus pais (ainda tenho esse guardado, pois é especial):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465946407-lp-vinil-vinicius-de- moraes-a-arca-de-noe-com-encarte-_JM

O legal dele é que até a capa era uma brincadeira, pois a gente recortava os bichos e colava à vontade na capa vazia. Esse eu digitalizei antes de vender meu toca discos.

Acho que ganhei esse vinil em 1981 ou 1982. Lembro que foi pouco depois do lançamento dele no mercado.


Lembro do último vinil que comprei, que foi esse aqui, do Megadeth:

http://i.ebayimg.com/00/s/MTIwMFgxNjAw/$(KGrHqF,!oEFBcnY9tlpBQpkTDNHgQ ~~60_35.JPG

Acho que comprei em 1996 ou 1997, depois não comprei mais nenhum vinil, só CD.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


MMI

Cara, eu não tive vitrola portátil, mas como sei que você é chegado em traquitanas eletrobugingas em geral, lembro que meu tio, fã do Beatles, era moço quando eu era criança e ele tinha uma vitrola portátil que trouxe dos EUA que era o máximo. Era um "case" grandão, + ou - uns 80 cm de altura por uns 40 de largura, que você abria e eram duas caixas grandes de 3 vias e a vitrola ficava encaixada num rebaixo no meio das caixas, aí vc abria, tirava a pick up de dentro, colocava em cima de um móvel, tinha uns 2 metros de cabo para cada caixa....hehehe...ele dava "bailes" com esse trambolho...kkkk...a bicha falava alto!!


makumbator

Esse "Vinil" do Megadeth é a prova que em pelo menos uma coisa o Vinil é superior ao CD, "apreciar arte de capas"...essa capa é fora de série...e só tem graça no Vinilzão!

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Lelo Mig

É, na parte das capas o vinil é incrivelmente superior ao CD. Eu ainda tenho esse vinil, e também a versão em CD do mesmo álbum. Nem se compara o impacto visual e a apreciação aos detalhes.

Mas atualmente já acho os encartes de CD até bons se a gente comparar com Mp3, que nem isso tem!!!

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Meu primeiro "som" foi a vitrolinha da Mônica, só que a minha era amarela só para não ser igual a do MMI

mas depois meus pais evoluíram, e compraram o 3 em 1 Sharp SG-12b de sacanagem fui para o ML e tem um maluco vendendo este modelo por 40 conto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458899793-toca-discos-sharp-mod elo-sg-12b-_JM

Mas crescendo e chorando muito, ganhei algo parecido, mas muito mais tosco do que o do Fernando, estes mini systems doble Deck, irado, o meu virou e comeu muiiiiiitas fitas

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


Edson Caetano
MMI

As de vocês eram muito cheias de frufrus. A minha primeira vitrola é que era coisa de macho, não tinha Cascão, Moniquinha e nem essas frescuras:

http://farm4.static.flickr.com/3463/3191642492_4284f9823c_o.jpg

:)

Edson Caetano
e tem um maluco vendendo este modelo por 40 conto

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458899793-toca-discos-sharp-mod elo-sg-12b-_JM

Nossa, quanta velharia! Meu pai tinha um daquele rádio Philips que tem no final do anúncio (o com tela toda preta na frente).

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Até hoje me emociona lembrar do LP do Pink Floyd - The Wall, duplo. Além de ter capa e contra-capa, tinha encarte para cada LP com todas as letras. Sem muitas firulas e imagens, mas esse LP mudou minha vida.

makumbator

Mas atualmente já acho os encartes de CD até bons se a gente comparar com Mp3, que nem isso tem!!!

Graças a "evolução"... rs

Edson Caetano

Turma da Monica rulez!!!! hahahaha

Olha, ainda um pingo de gente, descobri que dava para tirar de ouvido no piano da sala as musiquinhas da Turma da Monica que veio junto! :)

Casper
Veterano
# fev/13
· votar


Meu primeiro equipamento foi esse:

Vitrola Eletrofone Philips Modelo 133

http://blogs.estadao.com.br/radar-tecnologico/wp-content/blogs.dir/221 /files/2012/09/bau_sonataphilips_blog_1.jpg

Meu primeiro equipamento mais "sério" foi esse:

Kenwood KA 2002

http://bilder.hifi-forum.de/medium/227785/kenwood-ka-2002_34881.jpg

com um sintonizador Kenwood que eu não lembro a série
e um tape deck gradiente + um toca discos Garrard preto
que eu não lembro também qual era.

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


makumbator

Eu tinha esse vinil do Steve Vai...hehehe!

Hehehe. Pior que eu nem sabia quem era Steve Vai. Eu achava que o título do álbum era o nome da banda, kkkkkkkkk. Quando For The Love Of God ficou mais popular, eu já estava cansado de ouvir aquela melodia, kkkkkkk. Depois que ganhei esse vinil eu comecei a pesquisar alguns anos depois sobre ele.

Aí descobri que ele havia feito uma participação no filme Crossroads, aí assisti uma participação dele no programa "Headbangers Ball" da MTV (que na época pegava na TV aberta na frequência UHF). Pior foi a maneira que eu me desfiz do vinil. Aqui no RJ no bairro de Madureira tinha uma "galeria do rock", no shopping Polo I. Fui lá e troquei o disco por duas camisetas de banda, hehehehe!

renatocaster
Moderador
# fev/13 · Editado por: renatocaster
· votar


EDIT: Double post.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Falando de equipamento sério, depois de muitos anos consegui pegar meu primeiro Receiver, Gradiente claro, modelo 1060

Este daqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458781028-receiver-gradiente-mo del-1060epoca-polyvoxcygnus-quasar-_JM

Nem sabia que estava valendo tanto ( ou o cara é louco )
ainda tenho e está funcionando, comigo a pelo menos 20 anos

Por incrivel que pareça nunca liguei nada nele, de receiver só recebeu FM hehe que saudades daquela época, pelo que me lembre as FMs ainda eram muito boas

Adler3x3
Veterano
# fev/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Eu estava meio saudoso e por isto criei o tópico.

Não importa o tipo de aparelho por mais simples que seja sempre estará na nossa lembrança.
O primeiro aparelho é difícil esquecer.
Mesmo os com motivos...

rsss....

Muito legal ver as fotos postadas.

Outro dia liguei o DVD num gradiente e ficou bem legal assistir o filme com o som.
Mas ninguém vai perguntar sobre o meu rádio de galena?
Será que existe mais alguns usuários aqui no fórum que teve este tipo de rádio caseiro.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


renatocaster
makumbator
Adler3x3

Há uns 15 anos estou com este aparelho (ligados no PC):

Pioner VSX

e um par de caixas:

Caixas Polyvox 3 vias

O som é de muito boa qualidade..

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Adler3x3
Radio Caseiro?

E este?
http://curso-eletronica-radio-tv.institutouniversal.com.br/EAD/curso_a _distancia.php?curso-CursodeEletronica,RadioeTV

Eu fiz o curso, refiz, soldei quase tudo e não é que com muito, muito, muito, sacrifício fiz funcionar Hehe, muito tosco, o chique era a minha carteirinha do instituto de técnico de eletrônica ( que mal sabe usar o multimetro e ainda faz muitas soldas frias hehehe )

Mas não deixa de constar como som Hehe

Outra historia muito interessante, com meus 18 anos, minha mãe vendeu o carro e eu tirei o som, um toca fita da hora com equalizador externo tojo, potência, na época coisa chiquérrima, ia ficar encostado, consegui fazer um gabinete de Madeira, fonte 12v, caixas caseiras, e voilá... Pronto uma mega gambiarra

Depois de um tempo acrescentei isso
http://en.wikipedia.org/wiki/Discman

D121 ou algo extremamente parecido... Pirei e entrei de vez no mundo digital, primeiro cd, The Keeper of The Seven Keys I e II mais bônus.... DEMAIS

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Pioneer é coisa boa! Lembro que tinha um toca-fitas Pioneer no Chevettão do meu pai, hehehe. Mais uma boa marca que deu uma sumida do mercado.

Estava me esquecendo, do meu companheiro inseparável, por anos! Meu guerreirão, Walk-Man! \o/

http://4.bp.blogspot.com/-lownWvr-ov8/TkFK6rzPFgI/AAAAAAAAAOo/0tcy0jfc 6bk/s1600/Walkman+amarelo.jpg

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Edson Caetano
renatocaster

Isso que vou mostrar não é de meu tempo, mas como o assunto virou "sons antigos", meu tio tinha um automóvel "Studebaker", devia ser anos 50, com um toca fitas de cartucho. Que era uma "fita K7 tamanho GGG".

Toca Fitas de Cartucho

Jeff.gomes
Veterano
# fev/13
· votar


mp3 - m4 - Ipod ^^

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo

Eu não cheguei a ter um deste.
Tinha um tio de uma amigo meu que tinha.
Era muito bom.

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


Edson Caetano

Então deve ter ficado bom as suas ligações de gambiarra.

Meu pai que tinha mania de inventar.
Sabe estes selecionadores de entrada e saída de áudio, ele usando o plástico das embalagens de kits de barbear e perfumes e montava todas as conexões possíveis.

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


Droga, me sinto tão inferior quando vejo o tópico desses caras que foram de uma época tão legal, hoje me sinto mal escutando música por celular/computador, tudo tão digital e "perfeitinho".
Ainda vou ser rico e comprarei um toca vinil desses e terei meus Vinis, hahaha.

renatocaster
Moderador
# fev/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Lelo Mig

Isso que vou mostrar não é de meu tempo, mas como o assunto virou "sons antigos", meu tio tinha um automóvel "Studebaker", devia ser anos 50, com um toca fitas de cartucho. Que era uma "fita K7 tamanho GGG".

Parece um cartucho de Atari, kkkkkkkkk.

Felippe Rosa

hoje me sinto mal escutando música por celular/computador, tudo tão digital e "perfeitinho".

Hoje eu me sinto é muito bem! Época que tinha que ficar rebobinando fita K7 na caneta, vinil tinha que cair com a agulha certinho se não arranhava, etc. Dava muito trabalho, agora é melhor, hehehehe. O saudosismo é legal, foi uma época boa mas é passado, a qualidade das mídias atuais nem se compara. Hoje em dia não tenho a mínima vontade de ouvir música de fita K7 ou de vinil, sinceramente.

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Sinceramente... Seria legal se eu achasse uma caixa de sapatos velha, mas carregada com as minhas fitas Basf, como suei chorando para colegas e primos abastados para poder copiar estas fitas de seus bolachões

Nunca tive grana para comprar discos e fitas originais, então era tudo K7 copiado de alguém, primórdios da cópia ilegal Hehe, quando passei a trabalhar e ter bufanfa já era Cd valendo

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


renatocaster

Hoje eu me sinto é muito bem! Época que tinha que ficar rebobinando fita K7 na caneta, vinil tinha que cair com a agulha certinho se não arranhava, etc. Dava muito trabalho, agora é melhor, hehehehe. O saudosismo é legal, foi uma época boa mas é passado, a qualidade das mídias atuais nem se compara. Hoje em dia não tenho a mínima vontade de ouvir música de fita K7 ou de vinil, sinceramente.

Concordo em parte.
Mas por outro lado hoje:
- os aparelhos de som são baseados em chips;
- estes chips mascaram o som;
- os aparelhos parecem todos iguais, poucos fabricantes;
- você escuta um aparelho Samsung que soa muito mal, e é a empresa líder na fabricação destes chips, que estão embutidos em aparelhos de outras marcas;
- os equalizadores são horríveis, com poucas opções de bandas, e os presets são horríveis também;
- as músicas estão sendo masterizadas de forma errada, com excesso de efeitos;

Por exemplo:
Escutar o Jimi Hendrix nos aparelhos atuais é horrível.
O som de vinil num bom aparelho fica muito superior, o problemas são os riscos no disco, desgaste da agulha, desgaste da fita cassete etc...
O cd no inicio diziam que era uma mídia que não estragava, mas não é verdade, estraga também.
Já o som puramente digital pode ser copiado facilmente, em celulares, mp3, mp4 e mpmais, pendrives etc...
Mas a qualidade do som deixa a desejar.
O som digital não é real.
Hoje em dia tá difícil comprar um bom aparelho de som.

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


renatocaster
Pois é né, hahahaha
Mas, me sinto mal principalmente quando veja declarações de caras como o Neil Young(é assim que se escreve ???) e Jimmy Page, falando que é decepcionante ouvir a qualidade do Mp3, que não recomendam nem um pouco que escutem suas músicas em mp3 porque é horrivel em relação ao vinil...
Sem contar que se perde em 80 % da qualidade original quando se converte músicas para MP3...

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


Adler3x3

- estes chips mascaram o som;
- os equalizadores são horríveis, com poucas opções de bandas, e os presets são horríveis também;
- as músicas estão sendo masterizadas de forma errada, com excesso de efeitos;

Poxa amigão, infelizmente eu não tenho a mesma sensibilidade e conhecimento que vc para sacar dessas coisas, hehehe. Para o meu ouvido leigo, realmente a sensação de ouvir uma música digital é bem melhor que ouvir de um LP antigo, por exemplo.

Eu sinto que tem mais qualidade, é mais limpo. Embora na prática não seja bem assim como vc mesmo disse. Exceto o mp3, se comparado a outros formatos de áudio digital, pois ele comprime e com isso tem a perda na qualidade.

O cd no inicio diziam que era uma mídia que não estragava, mas não é verdade, estraga também.
Já o som puramente digital pode ser copiado facilmente, em celulares, mp3, mp4 e mpmais, pendrives etc...
Mas a qualidade do som deixa a desejar.


Isso é verdade, mas eu acredito que não existe nenhuma mídia no mundo até hoje que seja 100% confiável. Todas elas podem estragar, tanto as analógicas como as digitais. Até pen drive tem um tempo de vida útil, eles suportam até um determinado número de "espetadas."

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


renatocaster

eu acredito que não existe nenhuma mídia no mundo até hoje que seja 100% confiável. Todas elas podem estragar, tanto as analógicas como as digitais.

Por aí... Eu sou um que não concorda com essa hype de som analógico, fitas e LPs. Tem alguns detalhes que levam vantagem sim, mas não dou esse valor todo. Tive muitos LPs, aquilo acumulava energia estática, atraía poeira, ela se chocava com a agulha e dava um estalo, chiava. A agulha se desgastava. O disco riscava. A velocidade de rotação do prato descalibrava. Não tenho mais nenhum LP nem como tocar um, só me deixa saudade os encartes, capas, etc.

Compra um bom sistema Bose, Onkyo, Denon... Põe um CD ou DVD nele, que não seja essas remasters porcarias, já vai dar um baita som, melhor, mais prático, mais fiel que aqueles aparelhos antigos. Digo isso inclusive colocando no saco uns aparelhos toca-discos valvulados que tivemos em casa...

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


MMI

Concordo...apesar de ter vivido essa época não vejo com tanto saudosismo não, e tem muitos inconvenientes nessas midias antigas....falta praticidade, muito frágeis e etc. Fita K7, por exemplo, é a pior merda que já vi na vida, apesar de eu ter umas 300...kkkk

Meus Vinis eu guardo por uma questão de colecionador mesmo...não me desfaço deles nem é por questão sentimental, mas eu coleciono e se acho coisa interessante com bom preço e estado de conservação ainda compro.

O que não me impediu de aderir aos CDs e algumas bandas eu tenho tudo em Vinil e tudo em CD....algumas até 2 Vinis, porque eu tinha a edição nacional e achei o original americano e etc, etc. Exemplo, se acho num sêbo o Deep Purple Machine Head, primeira prensagem inglesa ou americana, eu compro!...mesmo tendo a edição nacional (primeira prensagem), em CD e o box da edição comemorativa em CD.....kkkkk. Mas isso é coisa de coleção mesmo.

Até porque, meus vinis estão todos perfeitos e acondicionados e grande parte deles digitalizados, então raramente ouço um na pick up.....prá não correr o risco de estragar....kkkk

Mas acho o som levemente melhor, um pouco mais brilhante e "quente", mas não tenho, ainda, o sistema ideal para ouvi-los, que seria uma pick up de braço fixo (só agulha anda), com fechamento à vacuo e refrigeração da câmera do toca discos (resfria o Vinil à 3 ou 4 graus)e saída em caixas planas.

Sonho de colecionador....mas confesso, bastante distante de minha realidade.

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


MMI
Por aí... Eu sou um que não concorda com essa hype de som analógico, fitas e LPs. Tem alguns detalhes que levam vantagem sim, mas não dou esse valor todo. Tive muitos LPs, aquilo acumulava energia estática, atraía poeira, ela se chocava com a agulha e dava um estalo, chiava.

Eu também nunca fui ligado a isso, e sempre odiei esses contras do vinil (que são muitos) . Eu tinha vinis pois era o padrão na época, a época mudou e eu fui junto. Por isso vendi ou doei a amigos quase todos, e só fiquei com alguns em especial (acho que menos de 10).

renatocaster
Moderador
# fev/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Lelo Mig
MMI
makumbator
Adler3x3

Quando eu comecei a ouvir música com mais frequência já era CD. Cheguei a ouvir muitas vezes o vinil, e como eu era garoto na época não tinha muita paciência para ficar trocando de música naquela agulha, hehehe. Então quando saiu o CD, eu praticamente aboli o vinil, hehehe.

Por um outro lado, o vinil te "induzia" a ouvir o disco inteiro, na sequência. Prática essa que não é muito comum hoje em dia, na era dos downloads digitais. Ainda falando dos analógicos, eu era mais usuário de fita K7 do que de vinil. Eu tinha muitas fitas, que eu comprava avulso para gravar os meu programas de rádio favoritos.

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Que bom que não sou só eu! Tem gente que fala tanto de LPs que eu acho que estou louco... hehehehe

Nada como apertar, por exemplo, o 6 no visor e a música 6 começar a tocar... ;-)

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual foi o seu primeiro aparelho de som?