Um maestro pode dar aula?

    Autor Mensagem
    anderson9227
    Membro
    # fev/13


    Olá pessoal!

    A dúvida é esta mesmo: Um maestro pode dar aulas de música?

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Bom, geralmente, quem se especializa em regência, tem aulas com um maestro regente na faculdade de musica.

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    anderson9227
    Um maestro pode dar aulas de música?
    onde?

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    anderson9227

    Se você se refere ao ensino acadêmico formal reconhecido pelo MEC(estas escolas de música informais não se enquadram), escolas públicas, particulares, técnicas e especializadas, para lecionar música é preciso cumprir as mesmas exigências de qualquer outra discilina.

    Para o ensino médio e técnico, basta ter graduação, ou seja, bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

    Para lecionar na graduação, precisa, além da própria graduação, o título de pós-graduação, MBA ou mestrado e doutorado, dependendo da universidade, e se ela é pública ou particular. Você pode concorrer a uma vaga de professor substituto em universidades públicas, apenas graduado ou pós-graduado (também chamado de especialização).

    Após a graduação, você pode ainda fazer um curso para habilitá-lo para a docência superior, que em média dura 6 meses.

    anderson9227
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Outra dúvida...

    No caso da licenciatura, a gente tem que ser MEGA ULTRA bom no instrumento pra passar nas habilidades específicas?

    Eu vejo que temos que ser muito bons no instrumento que vamos prestar, mas e no caso da licenciatura que o instrumento é de livre escolha? Será que preciso ARREBENTAR no instrumento, assim como quem vai prestar pra instrumentos mesmo?

    anderson9227
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Up

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    anderson9227
    Licenciatura não precisa nem saber tocar...

    Ano passado fui tutor em Licenciatura em Musica pela Universidade Metropolitana de Santos, era sacanagem, bastava empunhar um violão e fazer acordes básicos, só isso

    Agora é obrigatório musica nas escolas, então pipocou cursos desses, de péssima qualidade a maioria, mas que te possibilitam dar aulas na rede publica a um custo muito baixo

    O que eu era tutor custava 190 reais/mês e sai fora porque pagavam 35 hora/aula... Tem que ver se é isso mesmo que quer heim

    ....

    anderson9227
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Edson Caetano[u][/u]

    Tem certeza?

    Acho que deve saber tocar bem sim, mas será que isso que vc falou não varia de uma facul pra outra?

    Eu tô pensando na Unicamp...

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    anderson9227
    Com certeza devem existir faculdades muito mais complexas e SÉRIAS, com grades mais completas, professores renomados como a Unicamp, como a Unifesp

    Mas para dar aulas de música, em escolas só precisa de um diploma técnico de LICENCIATURA EM MÚSICA, que inclusive pode ser obtido em cursos online, afirmo, não precisa saber tocar um instrumento bem, pedem o mínimo de conhecimento, que seria tocar o básico do básico em um violão

    Ter algo mais como Composição, Regencia, Instrumento, vão te permitir dar aulas tambêm, mas acredito que o caminho da licenciatura seja mais rápido e fácil, se o intuito for dar aulas de música

    Olha o link para a Universidade em que eu era o Tutor Presencial
    http://server1.unimesvirtual.com.br/curso_ed_musical_ead.php
    Leia a título de curiosidade o que se pode com isso

    A Unifesp promove um cursinho pré-vestibular Gratuito para a licenciatura de música que é EXCELENTE, tente se informar quando abrir as vagas, pois é muito bacana mas tem vagas limitadas

    Mas você quer dar aulas do jeito que estou pensando?

    anderson9227
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Edson Caetano

    Sim, pretendo dar aulas. Eu já tô começando a fazer a preparação pro teste de aptidão da Unicamp com um professor. Eu já toco, mas preciso me aprofundar mais na teoria (partituras, etc).

    Será que se eu estudar nesse restante de tempo, consigo estar bem preparado pro vestiba do fim desse ano?

    O que vc acha?

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    anderson9227
    Acredito que tire de letra, é um curso como qualquer outro, estude que vai se dar bem, mas é para Licensiatura em Música ou Bacharel em Música ?

    anderson9227
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Edson Caetano

    Eu vou prestar pra licenciatura em música mesmo.

    Mas me diga, futuramente as escolas terão aulas de música mesmo, né? (conforme a nova lei. Será que com isso, vão valorizar quem tiver formação na área?

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    anderson9227
    Valorizar tanto quanto um professor de matemática ou português, mas como vai ser obrigatório em LEI, todas as escolas vão ser obrigadas a ter um professor de música, acredito sim que existir demanda desse tipo de profissional

    Mas aulas de música em escolas, não é ensinar a galera a tocar um instrumento, o foco é outro, focamos no desenvolvimento de festas populares e folclore, isso acaba sendo o tema principal...

    Mas certamente você como profissional habilitado vai ter todas as ferramentas na mão para desenvolver seu trabalho com os alunos

    anderson9227
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Edson Caetano

    Obrigado, ajudou bastante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um maestro pode dar aula?