Uma única música com duas tonalidades diferentes

    Autor Mensagem
    Carioca Smart
    Veterano
    # jan/13


    Antes de mais nada, a última vez que criei um tópico o moderador fechou e me deu uma advertência sem motivo, sendo que eu tinha procurado e não tinha nada haver com meu problema. A moderação tem que ser mais flexível e entender que cada um tem problema diferente.

    http://forum.cifraclub.com.br/?q=M%C3%BAsica+com+dois+tons&sa=Buscar&d omains=forum.cifraclub.com.br&sitesearch=forum.cifraclub.com.br&cx=par tner-pub-7284698113143250%3A7103296851&forid=1&action=buscagoogle&ie=U TF-8&oe=UTF-8&cof=FORID%3A11&hl=pt

    Dei uma olhada e não achei nada do tipo.

    Aqui vai a dúvida:

    Estava eu meio inspirado e compus uma música (gospel). Fui escrevendo, fazendo o arranjo e anotando, ficou legal até, guitarra com wah e tal. Só que quase no final da música eu fui pensar num solo e olhei para os acordes para checar o campo hamônico ai que fui olhar tinhas uns acordes meio fora assim (mas a melodia tá bonita) e fiquei na dúvida

    Acompanhem comigo:

    Estrofes: Dm7 E7 Am7

    Pré Refrão: Gm7 C7/9 Am7/9 F7+ -> F#° -> Gm7 C7/9 Am7/9 Bb7+
    ** -> = passagem

    Refrão: Am7 F7+


    Primeiro achei que era Lá Menor (com empréstimo modal no E7) mas ai o Bb7+ ia ficar de fora do campo harmônico e a 7 menor de do C7/9 não ia bater também. Então pensei em Ré Menor, mais ai o E7 não entraria nem como empréstimo modal (Ré maior -> D Em F#m G A Bm C#m7/5- D --- Ré Menor -> Dm Em7/5- F Gm Am Bb C Dm)

    A música tá maneirinha, mas fiquei confuso... Qual o tom Am ou Dm? ou ambos (por que a harmonia muda bastante da estrofe para o pré-refrão, parece até outro tom mesmo)? Preciso saber uma escala legal para poder encaixar no solo

    ViniciusBorges
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Carioca Smart
    Cara, o campo harmônico é uma referência para composições, não uma obrigação. Podem ocorrer vários acordes que são considerados dissoântes mas que o compositor achou que ficou legal(como provavelmente é o seu caso). Quanto ao solo, acho que vai depender de qual momento da música você irá utilizar. Caso use o prérefrão, você provavelmente poderá utilizar o campo harmônico de C(ou Am, como você disse), com modulações nos acordes que estão fora, ou se quiser usar F(ou Dm), também é uma pesquisa que você deve fazer. Mas sei lá, se você quiser mudar o tom na hora do solo também vale, tudo depende da sonoridade que você deseja alcançar.
    Aliás, tem como você gravar essa base com o ritmo que você fez? Achei realmente interessante a sequência.

    Carioca Smart
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pretendo fazer tipo um funk (americano, pelo amor de Deus), soul, sei lá...

    Já ouviu Arde Outra Vez do Thalles, não tem aquele "refrão" que ele toca mais agitado? tipo isso

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Carioca Smart
    Cara, só de olhar sem nem pensar pra sua cadência, dá pra ver que tá polarizando em Am. E7 não é empréstimo em Am, é a dominante (V7) - o campo harmônico menor principal é montado sobre a menor harmônica, não se esqueça disso. Não tem bitonalidade aí...

    Bitonalismo/politonalismo é isso aqui:


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma única música com duas tonalidades diferentes