Compondo (Idéias se esvaem)

Autor Mensagem
OverZakk
Veterano
# nov/12


Pessoal estou aqui para compartilhar com vocês minha frustração.

Quando eu estou no trabalho, ou em qualquer outro lugar, tenho varias idéias para compor alguma coisa, então assim que chego em caso coloco em pratica, gravo tudo bonitinho coisa e tal, ma chega num ponto onde eu estanco.
Por exemplo eu faço um intro legal, mas quando chego no 1° verso é como se ele não estivesse a altura da intro entendem?

Resultado tenho varias intro legais que não tem o resto.

Alguém alem de mim no forum também tem este problema?


Abraços a todos.

OverZakk
Veterano
# nov/12
· votar


UP!!

juninholiveira
Veterano
# nov/12
· votar


eu sou tipo assim, tenho varios riffs legais que eu compus, mas não consigo compor o resto, não consigo fazer uma continuação pra música, algo legal pra dar continuidade na musica, aí acaba que fica por akilo, akele riff legal que eu compuz mas sem nada, puro. É triste...

dibass
Veterano
# nov/12
· votar


OverZakk
encontre algum amigo que compõe o resto menos as itros e seja feliz hehe

OverZakk
Veterano
# nov/12
· votar


dibass
Acontece que já tentei fazer isso só que o resultado não fica do meu agrado, dai eu penso se nem a mim ta agradando como eu vou querer que agrade os outros, entende?

OverZakk
Veterano
# nov/12
· votar


Conheço gente que compõe varias musicas na semana, o guitarrista da minha banda por exemplo, ele faz muita coisa, só que não me agrada sabe, eu prefiro fazer algo bom para caral... Qualidade não quantidade, dai acaba que não consigo fazer nada, porque não esta me agradando.

Finus_SuperBarulhento
Veterano
# nov/12
· votar


OverZakk
Além da idéia acima que funciona, procure pensar de forma estrutural a música.
As idéias fluem mas vc precisa de um direcionamento.
Tipo pense na música por partes, exemplo:
Intro-parte1-solo-parte2-final

Ai vc vai variando de acordo com a complexidade das músicas, com pontes, pausas, e assim vai. E as pontes entre os trechos são a chave principal de mudanças entre riffs, e tema.

Só assim consigo montar as coisas e bolar temas independente do estilo e sem nada ter um rótulo. Prezando assim minha criatividade.

OverZakk
Veterano
# nov/12
· votar


Finus_SuperBarulhento
Uma boa ideia tu me destes, vou escrever o corpo da musica num papel, e vou tentar direcionar melhor minhas ideias, acho também que eu jogo todas as ideias e possibilidades logo no inicio, coisa de momento, mas vou da uma organizada.

Mas e o fato de não conseguir criar apos?

Como se não tivesse mais nenhuma ideia de como continuar?

juninholiveira
Veterano
# nov/12
· votar


huuum vou tentar essa idéia de estrutar a musica e cria em cima.

Um dica que acabei de pensar vai ser por exemplo, no final da Intro eu pego as ultimas ntoas e emendo com a proxima parte, tipo criando a 'ponte' entre cada parte pra fluir mais. E fazendo assim vou ter mais facilidade de compor o resto, seguidindo o padrão da minha intro.

mas aí ja entra teoria tb, a harmonia da musica, e eu to estudando isso ainda, pra eu saber uq tocar e uq encaixa na hora de compor.

OverZakk
Veterano
# nov/12
· votar


Alguém poderia me dizer uma Harmonia, tipo, estranha por assim dizer?
Tipo que deixa a pessoa que esta escutando agoniada de tão esquisita que é!

Filippo14
Veterano
# nov/12
· votar


OverZakk
Tritono, tenta trabalhar com acordes meio diminutos e diminutos, sugiro dar uma olhada em menor harmônica, tem vários diminutos.

Abraço

cafe_com_leite
Veterano
# nov/12
· votar


OverZakk
Tritono
procure também pelo acorde do satanás, sinistro também

gpeddino
Veterano
# nov/12
· votar


Dica: não comece pela introdução. Comece pelo verso. Pense em introdução, solos e finais como adornos, e não como alicerce da canção (a não ser que você faça música instrumental).

Uma coisa que me ajuda é fazer uma letra tosca só pra ter alguma coisa. E aí eu vou lapidando a melodia, a harmonia, as palavras, aí encaixo uma ponte, uma introdução, etc. É difícil tentar criar a música em ordem cronológica (primeiro a intro, depois o primeiro verso, etc)., então busque fazer isso de outra maneira.

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/12 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


Hoje eu tenho alguns projetos de composições, assim como você. Eu costumo gravar tudo no guitar pro. Mas as vezes a ideia para continuar aquela música vem quando menos esperamos. Então desencana, que uma hora você vai encontrar a continuação.
Tenho uma música que eu fiz a letra, uma das minhas favoritas, fiz uma putaa melodia, um solo de arrepiar, mas travei no refrão. Ficou zuado mesmo, fui "terminar" a música alguns anos depois.

Adler3x3
Veterano
# nov/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


O processo tem que ser natural não pode ser forçado.
É normal o que acontece.
Até os compositores consagrados sofrem disto.

Mas estudar e aprender técnicas ajuda muito.
Quando você consegue acertar uma melodia ou uma sequência de acordes a inspiração volta.
Muita vezes faço a introdução somente no final.
Pois ao meu ver uma boa introdução deve ter pontos do todo.
É importante deixar as idéias registradas não importa que seja até num guardanapo.
E de tempos em tempos tem que voltar para o projeto inacabado.
A inspiração não vem toda hora, e para sair do lugar temos que buscar motivação.
E concentração no que esta fazendo.
E as idéias se esvaem mesmo, vão embora como uma nuvem.

OverZakk
Veterano
# nov/12
· votar


Opa obrigado pelas dicas galera, em questão de por onde começar a compor, eu realmente prefiro fazer na ordem, sei lá acho que me atrapalharia se não o fizesse assim, mas vou tentar fazer pelo verso.

Uma coisa que eu não me preocupava, é a letra, vou fazer o que o amigo dicou, fazer uma coisa tosta e ir encaixando.
Obrigado pelas dicas gente.

O que vocês acham de pegar uma ideia de uma musica e aplicar em outra totalmente diferente?

Tipo uma ideia que eu tinha para uma musica, colocar em outra?

Adler3x3
Veterano
# nov/12
· votar


Overzakk

O que vocês acham de pegar uma ideia de uma musica e aplicar em outra totalmente diferente?

Tipo uma ideia que eu tinha para uma musica, colocar em outra?

Sim!
Aqui se comprova como é importante guardar bem o material, que mesmo incompleto pode ser utilizado em outra música com pequenas adaptações.
Muitas vezes se encaixa direitinho.

OverZakk
Veterano
# nov/12 · Editado por: OverZakk
· votar


Exato, pois eu tenho uma porrada de coisas gravadas, ideias que eu tenho e gravo, problema, é que eu não tenho assim uma identidade musical, tipo, não componho somente um estilo de musica, ontem mesmo eu fiz um Thrash Metal, sendo que na semana anterior eu estava trabalhando num rock prog, e por assim vai. Dai é complicado, no meu caso pegar uma ideia de uma musica e colocar em outra, mas vou tentar vai que da certo hehe!

Adler3x3
Veterano
# nov/12
· votar


Overzakk

Sobre composição:
- existem aqui no fórum muito mais material, com muitas dicas;
- e na internet tem também alguns livros virtuais que complementam muito bem, com mais detalhes;
- uma boa opção e visitar o site da Universidade de bekerley, que tem cursos em inglês, com muito material divulgado de acesso livre;

Mas o mais importante é a música, e cada um tem o seu estilo.

carlcarl
Veterano
# nov/12 · Editado por: carlcarl
· votar


composição musical não é arranjo.
introdução,solinho e outros são adicionados depois que a musica existe.
contar com a inspiração tambem é complicado e se ela não baixar nem com reza forte?
no(meu)mundo amador,é possivel esperar a lua cheia ou outros motivos para se inspirar para compor porem no mundo profissional não da tempo.exemplo:um produtor ou cantor famoso solicita uma musica inédita ou uma musica para a propaganda de algum produto,filme,ou peça teatral,claro que ele não vai ficar esperando a inspiração do compositor chegar para receber a musica e tambem o compositor não devera apresentar uma unica musica porque correra o risco desta musica não agradar,o melhor é apresentar no minimo 3 musicas com o mesmo tema.
compor é como tocar um instrumento,a gente aprende a compor em qualquer situação e momento,com ou sem inspiração.
na maioria das vezes as musicas são compostas por frases musicais tipo perguntas e respostas.
exemplo bobo:
a musica que todos nos conhecemos desde pequeninos:
"Parabens"
parabens pra voce(pergunta)
nesta data querida(resposta a pergunta anterior)
muita felicidade(outra pergunta)
muitos anos de vida(resposta e conclusão)
verifiquem que a maioria das musicas que ouvimos possuem esta estrutura,mesmo as musicas instrumentais e classicas.ouçam a 5° sinfonia de Beethoven.
quando desejo compor algo com letra,é bom não ter ninguem por perto porque coloco um monte de palavrão e coisas do genero,quando a musica esta de pé,vou trocando os palavras de baixo nivel pelo tema escolhido.
esta é a minha maneira de compor.
abç
Carl

OverZakk
Veterano
# nov/12
· votar


A letra eu coloco depois que ta tudo pronto, pois assim eu escuto e vejo em que ambiente a musica pronto me coloca, dai eu escrevo escutando a musica!

fernando tecladista
Veterano
# dez/12
· votar


eu faço um intro legal, mas quando chego no 1° verso é como se ele não estivesse a altura da intro entendem?

usa uma ideia como intro e outra ideia como verso
:)))

gpeddino
Veterano
# dez/12
· votar


http://beatlessongwriting.blogspot.com.br/

Esse blog acima é MUITO interessante pra quem compõe. O dono do blog é compositor e resolveu analisar TODA a obra dos Beatles do ponto de vista das composições, incluindo letra, melodias, harmonias, ritmo, etc. Aprendi muita coisa ao ler os artigos.

As notas que ele chama de "Tickets to Write", por exemplo, trazem ideias para melhorar suas canções ou para exercitar a criatividade. Pra quem sabe inglês, vale a pena a leitura.

myiamoto
Veterano
# dez/12
· votar


Com letra é difícil compor mesmo(pelo menos pra mim), eu chego a passar meses trabalhando na letra, quanto ao instrumental eu penso num tema e vou acrescentando de acordo com o que vai sendo feito, comecei a fazer assim depois que vi um workshop com um músico chamado Diego Venancio no Youtube.

OverZakk
Veterano
# dez/12
· votar


Eu assisti uma vez o WorkShop do Rafael Bittencourt (Guitarrista do Angra), quando ele lançou o álbum solo dele, e ele disse isso, que quando ele ta compondo ele tipo cantarola a melodia, e grava dai ele sai fazendo a harmonia, e depois no final, quando ta tudo pronto que ele escreve a letra, pois assim a musica pronta cria um ambiente que ele escreve a letra dentro deste ambiente.

Dai comecei a usar este método, e realmente é muito melhor, a musica fica mais firme sabe, mais dentro da musica, vejo gente fazer tudo ao mesmo tempo, tipo quando faz o primeiro verso já faz a letra e encaixa, dai vai fazendo tudo ao mesmo tempo e acaba que a musica começa de um jeito e termina de uma forma nada a ver com o que avia começado, não que seja ruim, mas eu prefiro uma musica mais reta.

Ken Himura
Veterano
# dez/12
· votar


carlcarl
introdução,solinho e outros são adicionados depois que a musica existe.
Na verdade, não. Isto aí é estrutura, forma, é inerente à composição. Arranjo é outro lance. Não existe música sem forma - assim como não existe prédio sem estrutura.

OverZakk
Cara, te falar que isso é normal pra quem compõe só por inspiração. =P

Você precisa estudar algumas poucas técnicas de composição pra se dar melhor com estes pequenos problemas - pra se concentrar nos grandes. Existe uma técnica chamada variação (na verdade, um conjunto de transformações) que possibilita você pegar uma ideia e transformá-la em infinitos outros materiais, muito parecidos ou até muito diferentes do original.

Como disse o jabijirous pelo fórum uma vez:

Primeiro: Compor não é só sentimento, existem técnicas, ou seja, não é só fechar o olho e esperar a inspiração bater e bum! sai uma composição!

Segundo: pra compor eu acho fundamental saber as seguintes ferramentas:

Harmonia – se não souber BEM harmonia, não adianta querer compor algo mais rebuscado, pois quase tudo depende dela!

Melodia – existem algumas técnicas onde pode-se fazer milhões de variações sobre um único tema; se você tem uma frase e não está conseguindo criar mais é ai que seu problema acaba!

Fraseologia – isso é fundamental pro compositor, pois o estudo de fraseologia vai ajudar e muito na construção de uma frase! Vai entender o que é um período etc;

Morfologia – é aqui onde você estuda as formas das musicas, é muito importante, pois o que eu vejo muito hoje é a galera tocando um tema, improviso e volta pro tema. É legal, mas só isso? O improviso é uma composição, só que você cria na hora! Se puder escrever o que você tocou é melhor ainda!

Análise – isso é o básico! Pra você entender melhor sobre composição, e qualquer tipo de teoria, você tem que analisar músicas, escutar com a partitura de preferência! Analisar tudo que eu falei ai em cima!


É isso aí.

OverZakk
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Himura
Muito bom cara, obrigado pela dica hehe

carlcarl
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Himura
por favor,seria possivel dar um exemplo com uma composição tua?
valeu!
Carl

Ken Himura
Veterano
# dez/12
· votar


carlcarl
Claro! Mas um exemplo de quê?

carlcarl
Veterano
# dez/12
· votar


Ken Himura
gostaria de ouvir uma composição musical tua e se possivel em poucas palavras que fosse detalhado o processo que foi utilizado para compor. pra ver se entendo o que voce quiz dizer com:
Na verdade, não. Isto aí é estrutura, forma, é inerente à composição. Arranjo é outro lance. Não existe música sem forma - assim como não existe prédio sem estrutura.

valeu
abç
Carl

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compondo (Idéias se esvaem)