As Frequências Solfeggio

Autor Mensagem
Spiderpoison
Veterano
# out/12


Se você ainda não conhece e é músico não sabe o que está perdendo.
Se você já conhece, qual seria a melhor forma de afinar um violão nesta frequência? Não vale vídeos que ensinam, quero saber as relação das frequências para cada corda.

Ken Himura
Veterano
# out/12
· votar


Spiderpoison
Cara, agora fala de maneira clara o que você quer.

Filippo14
Veterano
# out/12
· votar


O que viria a ser isso?

Scrutinizer
Veterano
# out/12
· votar


Tudo o que achei sobre isso envolve misticismo e pseudo-ciência...

fernando tecladista
Veterano
# nov/12
· votar


já tinha ouvido falar e nunca fui atras de saber o que era
mas lendo agora só entendi que é algo que certas frequencias fazem bem para o corpo humano ou para o espirito ou para outra coisa nessa linha

http://despertandodeuses.blogspot.com.br/2012/03/as-frequencias-de-sol feggio.html

se eu ando com medo é só ficar ouvindo um Dó em 396 Hz que ele vai me deixar mais confortavel

---------------------------------------------------------------------- -----

não entendi o que afinar violão tem a ver com isso

--------------------------------------------------------------------------

qual seria a melhor forma de afinar um violão nesta frequência?
afinador eletrônico?

Spiderpoison
Veterano
# nov/12
· votar


Opa, faz tempo que não passo por aqui.
Bom o que tem a ver o violão, deixa explicar.
Normalmente você afina o lá do violão com 440 Hz certo? Então você pode afinar o Lá com 417 Hz, o ré Solfeggio, mas e as outras cordas?

Ken Himura, claro está, só faltou a interpretação correta: "qual seria a melhor forma de afinar um violão nesta frequência?"

Scrutinizer, existem duas formas de interpretar as frequências, "misticismo e pseudo-ciência" como você diz ou "conhecimento oculto" como a maior parte dos estudiosos na área interpretam pois as notas musicais antes de ter esta classificação que temos hoje (Lá 440 Hz) já teve outras frequências, o Lá era 432 Hz. Lembre-se que as notas como como conhecemos hoje foram formuladas pela igreja e esta sempre foi mestre em esconder a verdade das pessoas para dominá-las com mais facilidade, basta lembrar que ter uma prensa para divulgar suas idéias era crime na idade das trevas (idade média com foco na caça as bruxas).

Filippo14, o link do fernando tecladista, mata a pau o que são estas frequências

fernando tecladista, o efeito das frequências são fantásticos, faça testes com as outras, os efeitos são legais.

Para quem interpreta o uso de frequências como ocultismo, vale lembrar que o uso de laser hoje em dia é aceito na medicina assim como existe aparelhos na medicina como o Meniette que trabalham com baixas frequências e o Aimants Eporec que é usado na medicina ortomolecular, ainda existem estudos com a utilização de frequências em diversos tratamentos, basta buscar trabalhos acadêmicos de faculdades de medicina que usam frequências. Então ocultismo e misticismo nada mais são do que ignorância sobre os conhecimentos e a aceitação de outras culturas.

makumbator
Moderador
# nov/12
· votar


Spiderpoison
pois as notas musicais antes de ter esta classificação que temos hoje (Lá 440 Hz) já teve outras frequências, o Lá era 432 Hz. Lembre-se que as notas como como conhecemos hoje foram formuladas pela igreja

Não "eram" em outras frequências, elas são em qualquer frequência que se quiser ter como padrão. No mundo se usa vários padrões ainda hoje (440, 442, 445, 447, 449, e para música antiga ainda se usa 415, 418, 430...). Caso você não saiba, na música erudita brasileira praticamente só se usa o 442, quase nunca 440.

O que o padrão de base de afinação tem em relação à uma possível dominação por parte de igreja ou qualquer outra instituição? Esses padrões tem como origem necessidades técnicas de instrumentos e estética de uma época e lugar, não são "para esconder a verdade" de ninguém...

o efeito das frequências são fantásticos, faça testes com as outras, os efeitos são legais.

Placebo e pseudo ciência. Isso é quase tão fantasioso quanto a teoria da música dos corpos celestes.


Mas independente disso tudo, pode-se afinar essas frequências como os valores do link através de gerados de senóides (coisa que qualquer programa de edição de áudio faz), ou com afinadores eletrônicos que permitem mudar o padrão de frequência em passos de 1 hertz .

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


existem duas formas de interpretar as frequências, "misticismo e pseudo-ciência" como você diz ou "conhecimento oculto"

Não, existe um terceiro modo, usando bom senso e lógica.

Freqüência é um conceito abstrato matemático, pode ser relacionado a som, ondas eletromagnéticas e menstruação, não quer dizer que essas coisas estão relacionadas.
Sobre essa afinação, essas freqüências não fazem parte da escala cromática padrão, você estaria trabalhando com microtons aleatórios, é isso exatamente o que você quer? Se for, deixe de lado esse misticismo e vá estudar algo verdadeiro, pegue um livro sobre oscilações harmônicas, acústica, sei lá.

fernando tecladista
Veterano
# nov/12
· votar


Normalmente você afina o lá do violão com 440 Hz certo? Então você pode afinar o Lá com 417 Hz, o ré Solfeggio

o lá deixa de ser lá e vira ré
o mais logico seria pegar o Lá solfeggio
LA - 852 Hz e dividir por 2 que dá 426, mas não sei se em 426 vai dar o mesmo ou metade do barato que dá essa frequencia


só lembrando que o violão ele soa uma oitava abaixo do que é escrito em partitura
o "lázão" é na real 110 Hz, o lá da segunda casa da corda sol é 220 Hz (e não 440 como muita gente pensa) e o lá que fica na 5ª casa da mizinha é que soa 440 Hz

e também acho que não é só afinar um instrumento assim e sair tocando qualquer coisa que faz algum resultado
tem também o fato dos harmonicos, cada instrumento tem um que se destaca mais ou menos
então estrariamos no assunto de senoides

---------------------------------------
fora isso tem muito gente falando merda na internet
achei vários vídeos assim:
http://www.youtube.com/watch?v=tZrBRQn6K0A
nesse o cara diz "528" que é um "mi" mas começa dó e sol comendo solto no e outras notas pelo meio
fora o timbre new age que faz bem pra qualquer um seja qual for o diapasão

victorhb
Veterano
# nov/12
· votar


Scrutinizer

Se ele afinar o Lá em 420 Hz, ou em 410, ou em 441, e de acordo com isso afinar as outras cordas respeitando os intervalos cromáticos que conhecemos como "oficiais" (que é o que está sendo proposto) não haverá nada de estranho, e de "microtons aleatórios" como vc disse. Apenas soará , para ouvidos atentos, como uma suave transposição de tonalidade.

makumbator
Moderador
# nov/12
· votar


victorhb

O que ele se referiu é que essas frequências não se encaixam em um único padrão de afinação. Resumindo, não dá para afinar as notas de acordo com os valores do link dentro do mesmo sistema de temperamento igual, pois os valores não se encaixam.

Spiderpoison
Veterano
# nov/12
· votar


"Scrutinizer" se preza o bom senso e lógica não entre em discussões sobre assuntos que não compreende, senão será um poço de irracionalidade. Pegue alguns livros de história da música e leia alguns estudos sobre utilização de frequências em tratamentos médicos, sei lá, ou melhor ... se intrua ... O Meniette que citei, gera uma frequência de 10Hz e serve para ser usada no tratamento de labirintite. Já sei vai falar que não ouvimos esta frequência, não perca tempo, eu já sei.

Resolvi ignorar a "inteligência" dos makumbator da vida para eliminar o estresse ... se ele quiser que leia sobre a história da música.

fernando tecladista - Cara se matou a pau o que eu precisava, não tinha me tocado que o Lá do violão eram três oitavas abaixo, por isso que quando eu liguei o violão a um osciloscópio a frequência dele afinado estava na metade. Agora ficará mais fácil usar o aparelho para afinar o violão como eu quero.
Eu notei que afinando o violão perto das Frequências Solfeggio seguindo alguns vídeos na net, estes tem um efeito diferente se tocar perto de algum animal como cachorro ou pássaros, testei com os meus bichos . Mesmo no nosso corpo as notas ressonam de uma forma diferente do normal.

victorhb é justamente o que eu não quero "uma suave transposição de tonalidade" ...

Scrutinizer
Veterano
# nov/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


victorhb
Tô falando das freqüências solfeggio, cara.

Pegue alguns livros de história da música e leia alguns estudos sobre utilização de frequências em tratamentos médicos

Peraí, sua fonte para pesquisa científica na medicina é livros de história da música?
Sim, eu sei que ondas mecânicas de vários tipos são utilizadas na medicina, mas, como disse, freqüência é um conceito matemático abstrato e pode ser uma característica de um objeto físico, não um objeto, por isso que lasers e aparelhos de ultra-sons não possuem praticamente nada em comum.
E ainda assim isso não valida as afirmações místicas sobre propriedades terapêuticas dessas freqüências, que nem sequer foram encontradas por algum processo rigoroso, mas sim apenas uma "brincadeira" com números.

não entre em discussões sobre assuntos que não compreende

Engraçado, num outro tópico seu você pergunta pela freqüência de um acorde e eu e outras pessoas gastamos um tempo te explicando como sua concepção sobre ondas sonoras estava errada e depois de três páginas eu ainda tenho minhas dúvidas se você conseguiu entender...

Spiderpoison
Veterano
# nov/12
· votar


Scrutinizer - "Peraí, sua fonte para pesquisa científica na medicina é livros de história da música?" - como disse não vou perder mais tempo desvirtuando o fórum e perdendo tempo discutindo. não sabe interpretar as palavras volte a pré.

Sobre o outro tópico já ouviu falar em retórica, não?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%B3rica

boa leitura ...

makumbator
Moderador
# nov/12
· votar


Spiderpoison
Pegue alguns livros de história da música e leia alguns estudos sobre utilização de frequências em tratamentos médicos

O uso que se faz de frequências em medicina envolve as propriedades físicas das ondas, e não características "ocultas" das mesmas. Obviamente há uma boa dose de efeito placebo nessas "curas" e tratamentos "new age". Isso é plenamente documentado.



Resolvi ignorar a "inteligência" dos makumbator da vida para eliminar o estresse ... se ele quiser que leia sobre a história da música.

Mas eu leio(conheço as obras que formam o arcabouço tradicional da matéria). Já li boa partes dos grandes livros de história da música, acústica, estética, filosofia musical e até assuntos mais científicos e menos musicais (como a matemática na música). Em nenhum deles havia algum crédito a esse tipo de teoria ocultista sem fundamento.

Mas já li livros de "ocultismo musical", material de segunda categoria que realmente apresentam tais conceitos como verdadeiros. Obviamente o papel aceita qualquer bobagem...

Vamos ficar assim: você continua acreditando nesses "conceitos" e eu continuo com o conhecimento tradicional e comprovado.

Ken Himura
Veterano
# nov/12
· votar


Spiderpoison
Cara, eu mesmo acredito em muita coisa religiosa/esotérica. Mas tem coisa que não dá, não desce. Geralmente, essas não têm raiz em canto nenhum e se utiliza duma estratégia de pegar um pouco de cada cultura diferente e se abrigar no teto do New Age.

É tão fácil ser um "charlatão" nessa onda de New Age, que eu posso enganar muita gente dizendo que a água que sai da bica do meu banheiro é sagrada e criar toda uma justificativa em cima disso usando o Rio Ganges, Atlântida e o Shintoísmo.

Ken Himura
Veterano
# nov/12
· votar


Spiderpoison
Cara, eu mesmo acredito em muita coisa religiosa/esotérica. Mas tem coisa que não dá, não desce. Geralmente, essas não têm raiz em canto nenhum e se utiliza duma estratégia de pegar um pouco de cada cultura diferente e se abrigar no teto do New Age.

É tão fácil ser um "charlatão" nessa onda de New Age, que eu posso enganar muita gente dizendo que a água que sai da bica do meu banheiro é sagrada e criar toda uma justificativa em cima disso usando o Rio Ganges, Atlântida e o Shintoísmo.

Spiderpoison
Veterano
# nov/12
· votar


BUUUUU ... ocultismo na USP ...

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1808-86942011000600005&script=sci _arttext

Também nunca devem ter ouvido falar de litotripsia extracorpórea.

Bom assunto encerrado, minhas dúvidas já foram sanadas por alguém mais compreensivo.

Spiderpoison
Veterano
# nov/12
· votar


Ken Himura - Como ter certeza de algo se não estudar exaustivamente, geralmente eu avalio quase tudo que encontro. Pode sim ser balela mas por enquanto ainda não vi nada que contradiga nem que confirme.

Como gosta de pesquisar acho que vai gostar de saber que dentro da acupuntura as frequências já eram usadas como forma de tratamento e diagnóstico. O conceito está não só na medicina chinesa, que tem mais de 5 mil anos de tradição e dentro de outras culturas antigas também.

Dentro de alguns sites de faculdade de medicina hoje é possível achar estudos sobre o uso de frequências em tratamentos mas as conclusões são as mesmas. Sabem que funcionam e não sabem explicar os mecanismos, por isso é um assunto tão pouco abordado.

Se alguém por ai questionar o uso da acupuntura, lembre-se que hoje ela é admitida como especialidade médica pela ANS.

Atom Heart Mother
Veterano
# nov/12
· votar


Scrutinizer

você distorce as coisas.

makumbator
Moderador
# nov/12 · Editado por: makumbator
· votar


Spiderpoison
Se alguém por ai questionar o uso da acupuntura, lembre-se que hoje ela é admitida como especialidade médica pela ANS.

Acupuntura realmente funciona, mas exatamente através do efeito placebo. Tanto que os estudos não conseguem diferenciar de maneira ampla as melhoras ou curas entre a acupuntura real e a falsa (em que o paciente acredita estar sendo tratado com a técnica, mas é apenas enganação com agulhas que perfuram fora dos pontos tradicionais e em profundidade menor que a recomendada na técnica real).

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL993393-5603,00-ACUPUNTURA+E +IGUAL+A+PLACEBO+PARA+TRATAMENTO+DA+DOR+REVELA+ESTUDO.html

Spiderpoison
Veterano
# nov/12
· votar


viu na globo azar o seu ... hahaha ... devia se informar mais sobre jornalismo

Spiderpoison
Veterano
# nov/12
· votar


http://www.medicalnewstoday.com/releases/88792.php
Mais som na medicina, sem ser acupuntura. Viu, usar o google não dói

Spiderpoison
Veterano
# nov/12
· votar


Nossa heim, como somos atrasados no Brasil ...
http://soundmedicine.iu.edu/

makumbator
Moderador
# nov/12
· votar


Spiderpoison
viu na globo azar o seu ... hahaha ... devia se informar mais sobre jornalismo

Não vi na Globo, vi no site do Lancet há muito tempo. Aliás, sou formado em jornalismo, e sei bem como ele funciona.

Ken Himura
Veterano
# nov/12
· votar


Spiderpoison
Acupuntura fora do restante do tratamento da medicina tradicional chinesa quase não funciona. Se a pessoa já fez alguma cirurgia então, não vai funcionar mesmo.

Acupuntura não tem nada de frequência. O que tem é um que usa um pêndulo e é outro método chinês de tratamento; verifica com o pêndulo onde há desequilíbrio de chi. E só.

Onde se usa o som pra determinado efeito físico é na Índia, mas é um conhecimento passado oralmente, não há praticamente nada escrito sobre isso. Eu só achei menções quando tava fazendo um trabalho de etnomusicologia sobre música clássica indiana.

E, falar mal da Globo assim é feio: ad hominem e falacioso. Por que você não argumenta de forma racional?

makumbator
Moderador
# nov/12
· votar


Spiderpoison

Ninguém aqui nega as propriedades físicas do som, e seu eventual uso terapêutico (ou mesmo outros, como o militar). Mas isso é muito diferente de querer afinar um violão em determinadas frequências X ou Y e obter resultados parecidos com o de equipamentos médicos e de pesquisa científica aplicada.

É como comparar um canhão de laser de um laboratório de física com uma caneta de laser para conferências.

E o efeito placebo tem que ser levado em conta em todos os tratamentos ou procedimentos que devem provocar reações nos usuários (mas ele é sempre omitido como possível causa para os crentes cegos do misticismo).

Spiderpoison
Veterano
# nov/12
· votar


makumbator - Ser formado não significa que fez uma boa faculdade e que assimilou tudo o que passaram lá.

Ken Himura - dica de leitura, "Princípios de medicina interna do imperador amarelo" (http://compare.buscape.com.br/principios-de-medicina-interna-do-imper ador-amarelo-bing-wang-8527406268.html). Vai entender que acupuntura não é apenas agulhas e moxa. Acupuntura não funciona no Brasil porque não temos muitos profissionais competentes na área. Mas se parar para observar ainda existem chineses, 90% deles se tratam com acupuntura.
Falar mal da globo com um excelente argumento conta? http://pt.wikipedia.org/wiki/Beyond_Citizen_Kane

Pronto tudo desvirtuado ... a pergunta original ninguém se lembra né?

Spiderpoison
Veterano
# nov/12
· votar


makumbator - Eu disse que "eu" usaria para tratamento terapêutico? Disse que quero afinar o violão nessas frequências. Agora se eu quero para estudar o som e ver se é possível criar alguma música com ele ou se eu quero usar para espantar animais de perto ou usar para terapia é um ponto de vista seu =o)

makumbator
Moderador
# nov/12 · Editado por: makumbator
· votar


Spiderpoison


Ser formado não significa que fez uma boa faculdade e que assimilou tudo o que passaram lá

Bem, eu fiz em uma boa universidade federal (com um dos melhores cursos de jornalismo). E acho que aprendi bem tudo o que foi ensinado por lá.

Pronto tudo desvirtuado ... a pergunta original ninguém se lembra né?

Eu lembro! E já foi respondido não foi? Você pode usar um programa de áudio para criar a frequência senoidal de base e afinar conforme sua vontade. O Sound Forge faz isso, assim como Adobe Audition, Wavelab, etc... basta abrir o gerador de frequências de um desses programas e digitar o valor que deseja. Simples e funcional.

Pode-se até gravar o som criado para usos diversos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a As Frequências Solfeggio