show com Autotune

Autor Mensagem
Sparley
Veterano
# out/12


Gente se eu coloquei no local errada perdão mas,tipo
amanhã vou fazer um show pra umas 2 mil pessoas,gostaria de saber se posso usar o auto tune ao vivo na voz por um pc? e se como faço isso ?

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


Sparley
Acho que dá pra usar sim. Nunca mexí com autotune, mas acho que deve ser o mesmo esquema de um VST de guitarra, então vai precisar de uma interface pra ligar o mic, ligar ela no pc, e o out dela vai pro PA. Tenta assim, mas como eu disse, nunca mexi com isso, então pode ser que eu esteja falando besteira.

nick33omori
Veterano
# out/12
· votar


Auto tune? É sério isso?

Não é recomendável nem em casa, imagine ao vivo então. Agpra eu te pergunto: Por que você quer usar esse recurso?(Insegurança na voz? Se for isso, tente cancelar, ou fazer o menos feio possível)

Sparley
Veterano
# out/12
· votar


não não a questão de usa o auto tune,é em virtude de ajusta talvez alguns erros da hora do canto mas é apenas um estudo..

Sparley
Veterano
# out/12
· votar


alguém pode me add no msn? mandar o msn gostaria de tirar uma duvida

guizimm
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

out/12

canta de verdade porra

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Sparley

Que eu saiba Autotune e Melodyne só fazem correções em gravações e não em tempo real.......(cantoras como Britney, Kate Perry, Lady Gaga etc, usam em playback)

Desculpa, com todo respeito:

Tu é cantor ou mais um enganador?

Sparley
Veterano
# out/12
· votar


cara isso foi uma duvida minha eu não conheço esse programa li uma artigo na internet e quiz saber,pois tudo que ajuda nunca é demais.não entendo o comentário arrogante.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Sparley

Desculpe cara, não quis ser arrogante. Apenas acho, e é opinião pessoal, que cantor que se utiliza de corretores de afinação são enganadores.

Prefiro ouvir um desafinado honesto.....

Não se sinta ofendido, mas é como penso.

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


Sparley
não entendo o comentário arrogante
não era pra ser arrogante, mas o auto tune estraga qualquer coisa

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


guizimm

mas o auto tune estraga qualquer coisa

Estraga não, corrige. Mas isso não quer dizer que o uso dele é uma coisa boa, pois deixa o cantor acomodado.

kiki
Moderador
# out/12
· votar


Sparley
dá pra fazer
depende de ter um bom computador que seja estavel pra nao travar, uma interface de audio e um bom esquema de enviar e devolver o som (via mesa, tipo um auxiliar).

mas nao recomendo fazer "só um estudo" diante de 2 mil pessoas. se der pau voce ta pego.
se for pra testar, teste em ensaios, e em apresentações pequenas.

mas eu desrecomendo.
eu acho impossivel voce chegar a fazer uma apresentação desse tamanho sem ter feito pelo menos algumas dezenas de outras menores. se voce se garantiu ate agora, se garante nessa.

renatocaster
guizimm
Lelo Mig
ele corrige, mas ao mesmo tempo deixa mais quadrado, tira personalidade, pasteuriza.
depende muito pra que finalidade se aplica.
a principio eu tambem sou contra.

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


kiki

ele corrige, mas ao mesmo tempo deixa mais quadrado, tira personalidade, pasteuriza.
depende muito pra que finalidade se aplica.


Para a principal finalidade que ele se aplica, cai como uma luva. Cantoras de pop e cantores de rap que cantam desafinados o tempo inteiro, entubam efeitos para dar um ar "robotizado" na voz, tudo para encobrir os defeitos vocais. Hoje em dia para ser um cantor dessas vertentes não precisa saber cantar, por incrível que pareça. Eu conto nos dedos essas cantoras/cantores que cantam pop e R&B verdadeiramente bem.

alv2707
Veterano
# out/12
· votar


renatocaster
Na verdade esse efeito "robotizado" é pura "estética" . Dá pra corrigir a voz sem dar essa metalizada na voz.

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


alv2707

Na verdade esse efeito "robotizado" é pura "estética" . Dá pra corrigir a voz sem dar essa metalizada na voz.

Sim, sim, claro. Eu só citei o efeito robotizado porque além do autotune, eles usam isso a maior parte do tempo. Então, resumindo: autotune + efeitos = não passa nada batido, hehehe.

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


kiki
renatocaster
mas ao mesmo tempo deixa mais quadrado, tira personalidade, pasteuriza
isso que eu quis dizer com ''estraga''

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


guizimm

mas ao mesmo tempo deixa mais quadrado, tira personalidade, pasteuriza
isso que eu quis dizer com ''estraga''


Isso é um aspecto para se refletir e pensar bem no tema. Dependendo do caso, como vc vai estragar uma coisa que já é ruim? É melhor ouvir um som pasteurizado, quadrado, sem personalidade, ou desafinadas, rouquidão, entonação de voz comprometida, entre outras coisas?

O autotune ao meu ver é um recurso de CORREÇÃO, a princípio não deveria ser aplicado num resultado vocal onde vc não encontra tais defeitos. Agora, se usam ele em TODOS OS CASOS, aí já é putaria. Ou não, né. Eu posso estar redondamente enganado quanto ao uso desta ferramenta.

Adler3x3
Veterano
# out/12
· votar


É mais uma ferramenta a disposição dos músicos.
Que deve ser bem utilizada, principalmente para criar efeitos.
Mas ao vivo acredito que o autotune não rola muito bem.

Existem hardwares que fazem isto, criando até backing vocals, tudo controlado por pedais..

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


renatocaster
é verdade, mas mesmo assim discirdo do uso, porque se em alguma música se compensa fazer isso, essa música nem deve valer a pena de ser gravada, prefiro ouvir uma coisa de qualidade sem correção, mesmo que tenham uns errinhos, é assim que impressiona

JJJ
Veterano
# out/12
· votar


Tem umas opiniões radicais demais aqui. Eu vejo esses pedais como efeitos, como se usa em guitarra, baixo, etc... Use com moderação (ou não - se quiser robotizar a voz) e pronto.

Só que alguns veem como "enganação". Eu não vejo assim. Seria enganação se o "cara da pamonha" cantasse e saísse a voz do Freddie Mercury. Mas não é assim que funciona. Pra mim, é um recurso, mas continua sendo a voz da pessoa.

Quem critica, deveria criticar também, por exemplo, o uso de um pedal de distorção na guitarra no amplizinho de casa ao invés do som saturado de válvula de um puta Marshallzão, que seria a "coisa real". O pedal de distorção é um recurso, assim como esses efeitos de voz.

Adler3x3
Veterano
# out/12
· votar


JJJ
Você escreveu tudo o que eu queria dizer e não consegui.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


JJJ

Respeito sua opinião, mas não concordo, porque, ao contrário de um efeito de guiitarra o Autotune ou Melodyne fazem pessoas que não são afinadas cantarem afinados.

Há exemplos de monte no mercado Pop e além, no Youtube, com Joel Santana ou o cientista Carl Sagan cantando. Acho válido, nestes casos, criar algo com os cientistas, por exemplo, é muito criativo.

Mas um guitarrista, com distorção ou não, precisa tocar. Se inventarem algum aparelho que o cara toque errado e o efeito corrija, passa a ser "enganação", sob meu ponto de vista.

Eu uso Melodyne, porque canto mal, e quando quero registrar minhas canções, corrijo meus deslizes vocais, mas apenas para registrar o que imagino que deva ser cantado por um cantor de verdade.

Contudo, um suposto cantor, usar um "corretor de afinação", não vejo com honestidade.

Opinião pessoal, claro.

Symphony of Science - Discursos de cientistas transformados em música com eles "cantando" via correção por Melodyne.




OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


JJJ
Quem critica, deveria criticar também, por exemplo, o uso de um pedal de distorção na guitarra no amplizinho de casa ao invés do som saturado de válvula de um puta Marshallzão, que seria a "coisa real". O pedal de distorção é um recurso, assim como esses efeitos de voz.

Veja bem, é um efeito é e esta a disposição porem um Marshall não é nada na mão de quem não toca direito, é a mesma coisa, esses cantores atuais vendem uma coisa totalmente modulada, se fosse uma correção em uma musica ou outra era uma coisa, mas dai a usar em tudo, dai qualquer um pode ser cantor!

renatocaster
Moderador
# out/12 · Editado por: renatocaster
· votar


JJJ

Quem critica, deveria criticar também, por exemplo, o uso de um pedal de distorção na guitarra no amplizinho de casa ao invés do som saturado de válvula de um puta Marshallzão, que seria a "coisa real". O pedal de distorção é um recurso, assim como esses efeitos de voz.

Tudo bem, eu posso ter entendido errado o conceito do autotune. Eu tinha entendido basicamente que a principal função dele era de corrigir imperfeições nas vozes, tais como desafinações. Se ele não serve só pra isso, beleza.

Agora se for, a sua comparação com pedal de distorção não faz o menor sentido. Eu pelo menos, nunca usei um pedal de distorção para encobrir ou corrigir eventuais erros de execução na guitarra, e nem conheço alguém ou algum outro recurso que faça isso, para guitarra. Lembrando que o vídeo daquele Phoenix que andou circulando por aí é fake, hehehe.

Se eu tiver errado ou equivocado mais uma vez, por favor me corrijam. Estou aqui para aprender, e trocar ideias, e não para ficar apenas criticando sem fundamento.

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


acho que o JJJ se referiu a quem sabe cantar e bota efeitos na voz, como um eco, por exemplo, e não a quem não sabe cantar e corrije com esses efeitos

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Quem usa autotune para colocar efeitos, se eu quero delay, uso um delay, se eu quero reverb, uso reverb, chorus, phase, e tremolo, e outras coisas, uso os respectivos, mas se eu quero corrigir a voz uso auto tune ou melodine!

Adler3x3
Veterano
# out/12
· votar


É uma ferramenta.
O bom ou mal uso depende do músico.

Agora é sabido que grande parte dos astros mantidos pela mídia são fabricados.
Um grupo empresarial investe no suposto artista que tem boa pinta, ou é uma mulher muito bonita.
A maioria dos shows deste pessoal é tudo artificial quando não é puro playback. (Madona, Michel Jackson e muitos outros...)
O Cantor corre pelo palco e canta, e nunca fica com a voz atrapalhada e ofegante.
Milagre?
E assim o(a) artista fica sempre presa ao grupo de empresários, pois o talento é fabricado e mantido por outros músicos (feios, carecas e barrigudos, que ficam na retaguarda)
O artista neste caso não passa de um mero produto, que tem prazo de validade.
Para o grupo empresarial é muito mais fácil manipular e controlar um fabricado, do que um músico de verdade, que preza a liberdade.

Assim como um pedal de guitarra serve para gerar até notas (harmônicos) que não são tocadas (e fica parecendo que o guitarrista é super rápido), assim um programa ou hardware voltado para a voz pode fazer o mesmo, adicionando cores e melhorando a voz.

Agora quem é músico sabe quando estes recursos estão sendo utilizados além da conta.
Mas o povão não entende, se fixa muitas vezes mais no visual do que no áudio.

O que vale é a ferramenta como recurso.
Toda novidade no início sempre causa controvérsias.
Por exemplo:
Existem os afinadores digitais.
Gosto de afinar por ouvido, mas quando estou cansado e de tempos em tempo afino o violão usando o digital, e depois faço os ajustes no ouvido.
No início a maioria atacava este recurso.
Hoje é normal.

Na verdade estamos falando sobre a mesma coisa sob pontos de vistas diferentes.
Para um músico talendoso estes recursos só ampliam os horizontes.
E quando surgiu o microfone.
Não bom cantor não precisa disto, diziam os antigos.
A enganação existe e deve ser combatida, mas não sejamos radicais.
Posso ao escrever ter errado em algo, ou deixado uma brecha para críticas.
Mas o sentido que o JJJ quis dar é o da ferramenta em si.
Claro que o pedal melhora, e nem tudo pode se comparado.
Tem muito guitarrista por aí que abusa dos efeitos e parece um grande virtuoso, graças ao uso de pedais.
Um guitarrista de verdade ao escutar vai perceber, mas a maioria não percebe nada.

Os recursos não substituem o talento (neste casos de cantores (as) desafinados tenham em mente que tem o pessoal do suporte do produto que ajuda. (vejam só o tamanho das equipes que acompanham.)

Del-Rei
Veterano
# out/12
· votar


Sparley
Com todo o respeito amigo, o cantor que usa auto-tune ao vivo perde meu respeito como músico.

Se forem leves derrapadas na afinação, deixa desafinar. Se cantar muito mal, vai estudar.

Apenas minha opinião, claro. Respeitadas as diferenças.

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu acho o uso desse "artifício", o auto-tune, pra voz, sem graça. Perde muito da "vida" e/ou expressividade do vocal, ainda mais se usado em excesso. Mas é uma ferramenta como outra qualquer e usa quem quer.

Pior é o cara que chega no Fórum de Canto e pede pra ser avaliado, sendo que usa auto-tune. E o pior é que isso acontece!! Pra mim, isso é enganação e aí que tá o problema. A coisa acaba virando enganação ou melhor auto-enganação! Não sei se isso é bom hein...

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Adler3x3

Existem efeitos, pedais, muito bons para vocalistas como o VE 20 da boss.

Isso é um recurso muito interessante, se eu fosse vocalista teria um. Cria reverbs, ecos, efeitos vocais diversos, incluindo segundas e terceiras vozes.

Mas, pressupõe que o cara cante de verdade.

O Autotune e o Melodyne NÃO são efeitos vocais. São programas criados por essência e a própria descrição principal do produto os define como "Corretores de Afinação Vocal".

Como disse, acho-os ferramentas válidas, e eu mesmo, faço uso de Melodyne... mas uso para corrigir meus vocais, justamente porque não sou cantor e não disponho de um em tempo integral para utilizar em minhas canções.

Cantores profissionais, bons, que conheço, coincidência ou não, NENHUM usa Autotune nem Melodyne. Usam efeitos para vocalistas, como o VE 20, para suprir necessidades, como criarem backs vocals, ambiências e etc, para enriquecerem seu potencial.... assim como faz um guitarrista.

Ok, talvez eu esteja sendo radical, careta e esteja errado... não quero entrar nesse mérito, não me julgo o certo. Mas a princípio, só conheço o uso de Autotune e Melodyne para corrigir imperfeições. E isso não acho honesto.




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a show com Autotune