show com Autotune

Autor Mensagem
alv2707
Veterano
# out/12
· votar


Autotune é usado como efeito sim, quem "popularizou" o efeito dele inclusive foi a Cher que canta bem por sinal. Eu concordo que tem muitos cantores que não sabem merda nenhum de canto e que tão fazendo sucesso graças ao Autotune. Mas virou moda agora falar que fulano usa Autotune.

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O assunto "auto-tune", pra quem não sabe, já foi muito debatido por aqui:

Autotune nas músicas atuais - Vc é contra ou a favor?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/274263/p3

Sparley: amanhã vou fazer um show pra umas 2 mil pessoas,gostaria de saber se posso usar o auto tune ao vivo na voz por um pc? e se como faço isso ?

E aí? Como foi?

Conta pra gente. ;)

JJJ
Veterano
# out/12 · Editado por: JJJ
· votar


Bom... o debate, apesar de acalorado, está, na maior parte, respeitoso (como sempre deveria ser...).

Eu também respeito a opinião de todos, mas continuo não achando nada de mais em usar o auto-tune ou qualquer aparato tecnológico para seja lá o que for.

É normal sermos meio resistentes às novidades. Já houve passeata contra a guitarra elétrica (!) no Brasil, por se achar que som de 6 cordas de verdade tinha que ser de violão... Enfim, não estou comparando uma coisa com a outra, mas deu pra entender, né? rs

Podemos até ser tão radicais quanto eles (os da passeata), mas não dá pra sermos ingênuos... Correção de pitch, de notas, emendas, cortes e armações de todo tipo acontecem há décadas. E muuuuuuito antes do Melodyne, AutoTune e coisas do gênero! E muita banda que neguinho baba por aqui já usou e abusou de expedientes como estes, MESMO EM DISCOS SUPOSTAMENTE AO VIVO...

Então... Sparley, na minha opinião, você pode usar o que você quiser, cara... Eu não iria embora do seu show porque você usou um pedal qualquer na voz. Mas iria, se você fosse totalmente desafinado e começasse a doer meu ouvido! hehe

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


249 dólares o autotune para uso live :)

http://www.antarestech.com/products/auto-tune_live.shtml

Lembro de uma utilização extrema do Lil-Wayne no MTV Awards do ano passado.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


JJJ
Cara eu canto também e tenho muita vontade de comprar um processador de voz, na minha banda ninguém alem de eu canta, dai como fazer os backs, mas vai ser a minha voz, com meus deslizes e tudo mais de um humano, mas dai a sair cantando sem esta nem ai para nada porque sei que o Autotune ta consertando e palhaçada.

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


Bom, EU usaria apenas se fosse necessário como ferramenta artistíca - em estilos como pop moderno (Rihana, esse tipo de coisa que eu nem sei os nomes direito) onde a vox metalizada característica do auto-tune é parte da estética do som, mas não usaria ele como forma de garantir a afinação do artista não

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


eu acho que sempre inventam tecnologias que facilitam o trabalho, mas no momento que elas mechem na execução do artista já atrapalha

JJJ
Veterano
# out/12 · Editado por: JJJ
· votar


guizimm
mas no momento que elas mechem na execução do artista já atrapalha

Mas, num sentido mais amplo, qualquer coisa que fique entre o instrumento (ou a voz, no caso) e as caixas de som, altera a parada...

Quando eu fiz a comparação com a distorção (que alguns acharam esdrúxula), foi nesse sentido: com uma guitarra direto num bom ampli e uma boa pegada, dá pra tirar um puta som pesado sem precisar do "artifício" do pedal de distorção.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


JJJ

o debate, apesar de acalorado, está, na maior parte, respeitoso (como sempre deveria ser...).

Isso se deve ao fato de você ser usuário sério e respeitado aqui, com opiniões sempre pautadas pelo bom senso e conhecimento.

Você "rebateu" meus argumentos de forma respeitosa e principalmente com argumentos válidos.

Ainda que não concorde, com algumas de suas colocações, elas não são de forma alguma "chutes" nem opiniões sem base.

Se é para ser contestado, que seja por alguém que tenha argumentos que nos façam pensar: "Peraí, este cara até que têm razão, não tinha visto por este ângulo!"

Abç!

JJJ
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig

Valeu, camarada! Pena que, de vez em quando, aparecem uns e outros que só conseguem discutir na base da ignorância.

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Só aprendi algo de fato na minha vida, com pessoas que pensavam diferente de mim, os que pensam igual apenas concordam...

Apesar de ter 50 anos, e ser teimoso feito uma mula, não desisti de aprender, e só consigo isso, quando presto realmente atenção no que o outro tem a me dizer...heheh

Confesso que exercito diariamente, porque tenho uma tendência ducaraleo em ter sempre razão! Mas juro que me esforço...

renatocaster
Moderador
# out/12 · Editado por: renatocaster
· votar


JJJ

Quando eu fiz a comparação com a distorção (que alguns acharam esdrúxula), foi nesse sentido: com uma guitarra direto num bom ampli e uma boa pegada, dá pra tirar um puta som pesado sem precisar do "artifício" do pedal de distorção.

Eu fui um que discordou da sua comparação, falei que ela não fazia sentido, e não quis dizer com isso que foi esdrúxula. Se pareceu isso, peço sinceras desculpas. A gente tá sempre trocando ideias aqui pelo forum, não teria motivo para eu chamar sua comparação de esdrúxula. Novamente, se o que eu falei soou esdrúxulo, peço desculpas quantas vezes for necessário, pois não foi essa a intenção.

Mas de qualquer forma, eu entendi o que vc quis dizer, porém ainda sim não concordei. Porque o cerne da grande discussão aqui que girou em torno do autotune foi o que popularizou ele, o fato dele corrigir imperfeições nas vozes, desafinações e tudo mais, e não como um complemento para usar como efeitos. Ele tem essa função também, beleza.

Se eu pegar a situação que vc citou da distorção e analisar em cima disso que eu acabei de falar, fica estranho. Se eu tocar mal e desafinado, com ou sem pedal, em amp valvulado ou não, vai soar mal e desafinado no final das contas, do mesmo jeito. Agora, se eu cantar mal e desafinado, o autotune está lá para "salvar minha vida". Vai ficar "quadrado", mas vai ficar perfeito.

Eu não sou nenhum xiita anti-efeitos e seja lá do que for, o que me incomoda mesmo é o cara cantar desafinado propositalmente (ou "planejadamente"), sabendo que tem um recurso à sua espera que vai resolver os seus problemas vocais. Sei lá, eu acho que o cara fica numa zona de conforto e ninguém se preocupa mais em cantar com esmero.

P.S.: Agora eu fiquei realmente preocupado se fui deselegante ou desrespeitoso com vc, tomara que eu não tenha sido, de verdade. Se fui peço desculpas mesmo, de coração.

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


JJJ
num sentido mais amplo, qualquer coisa que fique entre o instrumento (ou a voz, no caso) e as caixas de som, altera a parada...
o que seria ''a parada''?
Qualquer que seja o efeito que o cara estiver usando, é ele quem vai estar tocando e controlando a música, o que vai mudar vai ser o timbre(to falando no caso de voz oude guitarra, já que isso entrou no assunto), e o cara vai tocar de acordo com isso.
Mas se for usar o auto tune ou qualquer coisa que corrija, não vai mais ser o instrumentista ou o vocalista que vai controlar a música, mas sim um programa de computador, e isso tira a ''coisa artística''(desculpe o termo), que é o improviso, as nuances, o repentino, vai ser um programa tocando notas, e se for assim não precisa nem de músicos para executar as músicas.

SpectrosGuitarman
Veterano
# out/12
· votar


JJJ
Aeow, eu sou um cara da pamonha que acha esses pedais maravilhosos. Sem eles eu n sou ninguem brow. Rsrs


Pra quem ficou mais de ano procurando vocalista e não achou, esses pedais começam a ser bem interessantes. Eu sou um desastre cantando, assumo a plenos pulmões e vejo nesses pedais uma solução barata e rapida. Tem uns efeitos bem legais, recomendo pra galera conhecer o vocalist da boss.

Concordo que o ideal seria eu ser um canário, mas prefiro ser um canalha. Deixa a autenticidade pra guitarra.

E eu sou backing vocal, não principal, por isso tenho essa opinião. O vocal principal usar isso 100% do tempo porque não consegue soar afinado pra mim é um relaxado ou não achou o tom corretamente.
Outra coisa: baixar tom de musica pra adequar a tessitura da sua voz não é nenhum pecado, é harmonia.

Del-Rei
Veterano
# out/12
· votar


É... Obviamente, cada um na sua. Mas eu sinceramente não sei qual a diferença entre um 'cantor' que usa auto-tune e a Britney que faz playback. Os 2 são falsos.

Qual o mérito do cantor que usa auto-tune.............?

JJJ
Já houve passeata contra a guitarra elétrica (!) no Brasil, por se achar que som de 6 cordas de verdade tinha que ser de violão

Mas acho que essa não é muito bem uma analogia válida. A guitarra elétrica surgiu como uma outra proposta em relação ao violão. São instrumentos diferentes. Ok, realmente não tem comparação, já que o auto-tune corrige deficiências da voz.

Um aceno de longe!!!

SpectrosGuitarman
Veterano
# out/12
· votar


Del-Rei
Cara, até imagino o naipe das coroas nessa passeata kkkkkkk

JJJ
Veterano
# out/12 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster

Que isso, cara... Não achei que você foi desrespeitoso, você só discordou. E tem todo o direito de achar que eu estou 101% errado. Eu mesmo acho que falo besteira de vez em quando! kkkkkkkk (eu sou bipolar... gêmeos... rs)? E se quisesse achar esdrúxulo, também não teria problema nenhum...

SpectrosGuitarman

"deixa a autenticidade pra guitarra" foi ótimo! kkkkkkk

Del-Rei

Mas eu não falei que era a mesma coisa... Só quis usar como exemplo de como algumas pessoas são extremamente resistentes a mudanças.

JJJ
Veterano
# out/12 · Editado por: JJJ
· votar


guizimm

Cara, sei lá, eu respeito, mas acho que seu ponto de vista é um tanto exagerado (talvez baseado no vídeo comédia do Sagan e outros cientistas, onde o efeito foi usado de forma totalmente não-natural). O auto-tune ou o melodyne ou o v-vocal, etc., se usados de forma natural, não alteram tanto assim um vocal como você coloca. Só alteram muito se forem usados como vocoder, mas aí é efeito.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


JJJ

"se usados de forma natural, não alteram tanto assim"

Isso é verdade, porque outro dia mandei um take de um arranjo que fiz para uma música antiga nossa, (com "um pouquinho de Melodyne...heheh") para o vocalista de minha antiga banda e ele entre alguns comentários falou:

"Tá afinadinho, hein? andou estudando rapá? Ou tá trapaceando?"

kkkkkkkkk

gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


Arrogante é a postura de querer usar autotune para se apresentar para 2 mil pessoas e querer sair bem dessa.

fernando tecladista
Veterano
# out/12
· votar


não sei como funciona no pc
sei que existe de rack e também esses pedais da boss e escuto esses trecos de voz desde os vocalist

se saber usar deixa o show interessante
entenda o "saber usar" como um guitarrista usa seus pedais, colocar algo proposital no refrão de uma música, usar outros efeitos destes pedais da boss.... vi a demostração disso na expomusic e quem souber tirar proveito será feliz

agora:
usar pra encobrir erro
não fica legal, você toda hora vai ter que ativar/desativar o efeito porque na hora que você falar um

"boa noite galera!!!!!"
tira o pé do chão""""

esse fala vai sair afinada tão chato de ouvir como texto do google tradutor

e outra coisa chata
guitarra desafina, baterista perde o beat e você igual a um big ben cantando

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


JJJ

Que isso, cara... Não achei que você foi desrespeitoso, você só discordou. E tem todo o direito de achar que eu estou 101% errado. Eu mesmo acho que falo besteira de vez em quando! kkkkkkkk (eu sou bipolar... gemeos... rs)? E se quisesse achar esdrúxulo, também não teria problema nenhum...

Pô, cara! Que bom que vc não achou isso, realmente depois eu fui ler o que escrevi e achei que peguei um pouco pesado. Poderia ter discordado da sua opinião de maneira um pouco mais sutil. Mas tá de boa, vamo que vamo! :)

P.S.: Bipolar, gêmeos... tudo isso é tenso, kkkkkkkkk!

JJJ
Veterano
# out/12 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster

Discordar, mesmo que de forma veemente, eu não vejo problema nenhum. Duro é quando te xingam... Outro dia, sugeri um troço aqui e um cara só faltou querer me dar porrada e xingar minha mãe...

---

Quanto ao efeito de pitch correction, eu acho que tudo é questão de bom senso. O vídeo do Carl Sagan e outros cientistas é o cúmulo do exagero! Eles nem estavam cantando, estavam falando. Mas não dá pra "entender" o uso do autotune, melodyne, etc. só no "talo", como é o vídeo. A coisa pode ser sutil, só dando uma ligeira melhorada em vogais longas, por exemplo.

Aos que gostam de Pink Floyd (como eu): vocês viram o último mini-show deles juntos, no Live 8 (2005, se não me engano)? Pois é... eu vi na hora (ou pouco depois) pela web, sem "ajustes". O Gilmour e, principalmente, o Waters deram umas desafinadas meio feias lá. Recentemente, vi no YouTube e percebi "algo" diferente... Tinham acertado as desafinadas! Como eu havia visto o original, percebi. Mas se não tivesse ouvido (e feito careta antes...) nem notaria nada. Ficou pior? Não. Ficou melhor! Mudou muito? Não, só um pouquinho, pra não "arder" o ouvido! É um robô cantando? Não... continua sendo a voz do Gilmour e do Waters...

Outro exemplo? Recentemente, na entrevista sobre o "novo" filme do Led Zeppelin, um cara lá perguntou se eles haviam feito alguns fixes (consertos...) nas tracks. Plant, Page e Jones se olharam, riram um pouco e tal... e assumiram que fizeram pequenos consertinhos aqui e ali. Isso diminui a importância do Led Zeppelin? Piora o show? Pra mim, não; só me poupa de torcer a cara em alguns pontos onde provavelmente um ou outro deu uma deslizada.

Eu poderia citar outros casos, mas tá bom, né? Britney Spears ou Lady Gaga (como falaram aí - eu não sei se elas realmente usam correção) ou outras cantoras e cantores podem usar esses efeitos de forma exagerada para compensar deficiências graves. Mas esse não é o uso recomendável. Eu tenho um pedalzinho da TC que, entre outras coisas, faz uma ligeira compensação de pitch. É sutil, não muda em rigorosamente nada a minha voz, só acerta detalhes mínimos, para o bem do resultado final. E se eu desafinar um pouquinho mais (tipo sair mais de 50% de uma nota) EU É QUE ME FERRO! Ele passa para a outra nota mais próxima! Então eu não posso me dar ao luxo de cantar tudo desafinado, como alguns pensam.

Então, fora o caso absurdo do vídeo do Sagan (que, diga-se de passagem, não deve ter sido fácil fazer!) ou em vocoders (voz robotizada, de propósito), a coisa não é tão extrema. Pode ser usado de forma bem de leve, natural, sutil e sem alterar timbre e personalidade da voz.

joaormrt
Veterano
# out/12
· votar


O cara pediu ajuda sobre uma coisa, se souberem algo ajudem o cara. Não julguem ele, cada um sabe o que faz.

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


JJJ
Não sei que vídeo é esse aí não(ou eu vi e não tô lembrando)
Realmente, eu não conheço tanto assim pra saber o quanto muda, mas se não muda tanto, não há necessidade de usar, e daí se não sair perfeito?música não é sobre perfeição(desculpa parecer piegas, mas é isso que eu acho)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/12
· votar


alv2707
Na verdade esse efeito "robotizado" é pura "estética" . Dá pra corrigir a voz sem dar essa metalizada na voz.

Em 99% dos casos onde há mais do que um semitom fora da afinação, fica metalizado. Mesmo ajustando os formantes no melodyne.

JJJ
Veterano
# out/12
· votar


guizimm
música não é sobre perfeição

Isso dá outro tópico... Nas últimas décadas, os ouvidos se acostumaram a uma música "perfeita" com os midis, sequencers, compressores e demais requintes de gravação, para o bem ou para o mal...

(desculpa parecer piegas, mas é isso que eu acho)
Não é piegas... é a sua opinião. Beleza.

Christhian
Em 99% dos casos onde há mais do que um semitom fora da afinação, fica metalizado. Mesmo ajustando os formantes no melodyne.

Por isso que (a menos que se queira o efeito robô, de propósito), deve-se usar com moderação... (ou não usar, pra quem abomina).

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


JJJ
os ouvidos se acostumaram a uma música "perfeita"
não os meus ouvidos, mas eu entendi o que vc ta falando
esse cenário musical ao qual os ouvidos se acostumaram está sofrível, com o nível dos artistas que fazem sucesso hoje, é claro que eles usam auto tune, se a gente quiser coisa melhor, os ouvidos tem que se acostumar a outras coisas(e pelo que eu vi nos últimos anos, os ouvidos são bem adaptáveis).
Enfim, dependendo de onde vc quer chegar, nem é tão ruim usar auto tune, mas na minha opinião não há a menor necessidade de usar

Spect
Veterano
# out/12 · Editado por: Spect
· votar


Não sou contra o uso de retoques do tipo, mas também não sou a favor.

Aos que gostam de Pink Floyd (como eu): vocês viram o último mini-show deles juntos, no Live 8 (2005, se não me engano)? Pois é... eu vi na hora (ou pouco depois) pela web, sem "ajustes". O Gilmour e, principalmente, o Waters deram umas desafinadas meio feias lá. Recentemente, vi no YouTube e percebi "algo" diferente... Tinham acertado as desafinadas!

Nesses casos, eu acho válido - apesar de mesmo assim não gostar do fato. Não apenas por esse ser o formato comercial aceitável atualmente, mas quando é algo gravado, inevitavelmente a experiência na hora de ouvir vai ser outra totalmente diferente do que é estar lá no show, então você acaba as vezes racionalizando demais aquela nota comida ou aquele refrão que saiu um pouco do tom enquanto ouve a gravação na sua casa.

Aí entra outro ponto, que é uma coisa que acho que é bem pessoal minha: algumas músicas eu gosto que sejam tocadas de forma "sloppy", outras acho insuportável.



Recentemente os Stones lançaram uma série de bootlegs, e a gravação dessa apresentação foi a que eu mais gostei, mesmo sendo a que foi tecnicamente pior: todos sob influência de (muitas) substâncias legais e ilegais, por assim dizer; errando em vários momentos, saindo do tempo, etc; mas foi justamente toda essa sonoridade caótica e desleixada que eu achei mais interessante. E é justamente por esses momentos que eu sou contra o uso em tudo, ouvir algo que soa certinho sempre me deixa entediado em pouco tempo.

JJJ
Veterano
# out/12
· votar


Spect

Ah... Stones... eu sabia que eles iam aparecer nesse papo! rsrs

Cara, Stones estão acima da lei, acima do bem e do mal, acima de qualquer padrão estabelecido... Eles fazem o que der na telha. E sempre fica bom! kkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a show com Autotune