Equipamento: Onde deixa de ser "necessidade" para virar "vaidade"

Autor Mensagem
Jeff.gomes
Veterano
# out/12


Estava pensando e conversando com uns amigos, e tudo mais, e durante esta semana aqui no FCC lendo algumas coisas, indaguei: "O que é necessário para fazer um bom som proficional"? E o que é um equipamento proficional?

Aquela coisa, eu tenho uma epiphone, mas "preciso" de uma GIBSON...

Como falar, isso é proficional e isso nao?

Exemplo:
Um Alien EVO custa 3500 reais, tem 2 canaise 100w.... agora por "vaidade ou necessidade" eu não quero um Alien e sim um Blackstar/Mesa/Marshall e pago bem mais..

Ah.. mas eu curto um som mais calmo, mas na onde do U2 etc... Dai tem um Vox AC30 por cerca de 4mil reais... agora por "vaidade ou necessidade" eu não quero ele, e sim um Matchless que custa uns 10mil reais.

Guitarra qual?
Eu queria uma Les paul, de luthier não, custa só uns 4mil uma feita como eu quero, mas eu quero pagar mais por uma Gibson Std, mas ela não me serve mais, agora eu sou "proficional" já preciso de uma Gibson 'custom'

O que eu quero falar é o seguinte, porque alguns querem sempre ter o melhor? Se o diferença de preço não vale apena?
Obviamente eu entendo que para uma Epiphone Standard para uma Gibson Standard a diferença não fica somente no preço e sim na qualidade também, na mesma forma na construção de um amplificador feito em série como Vox para um feito com o maior cuidado possivel como um Matchless.

Iiiii.... ficou louco, na musica nao tem pior ou melhor, e sim gostos...

Agora eu quero saber ... porque o cara está super feliz com a guitarra dele, e começa a fazer shows e mesmo gostando do som dele, "sente necessidade de comprar outra mais cara, ou melhor que seja...

Estas diferença, é necessidade de buscar cada dia um timbre melhor, que nos agrade mais, ou isso é totalmente vaidade nossa?
Outra coisa, até para gravação... para que microfonar o amplificador para fazer apenas uma demo para guarda ideia, se pode usar um plugin rapido e prático, ah mais eu tenho que ouvir meu som para ter ideias boas...

Guitarrista de quarto que tem equipo bom, já é vaidoso, isso nem preciso falar...
Agora quem é proficional, até onde vale o investimento e onde começa ser vaidade como comprar uma roupa rara é ter uma guitarra bonita e com nome Fender/Gibson ao inves do Luthier zé?


tem muita coisa para falar, eu quero abrir uma discução, para vermos onde estamos e como somos vaidosos.

TiagoB
Veterano
# out/12
· votar


Só avisando que profissional de se escreve com 2 s.

E eu acho que equipamento não é por merecimento, e sim pelas condições financeiras, se você quer uma Gibson e tem dinheiro para pagar, não vejo nenhum problema, mesmo que esteja comprando a guitarra para aprender, por exemplo.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


TiagoB
Velho eu quiz falar, até onde preciso de algo?
Tipo tem equipamentos que limitam o som, e outros nao, mas mesmo os que nao limitam o som, tem gente que quer mais sacas? Muitas vezes por marcas e vaidades

tenho que começar a ler que escrevo :P

TiagoB
Veterano
# out/12
· votar


Ah, mas por exemplo, tem equipamentos que tem um som bem característico, se eu tenho dinheiro suficiente pra bancar um Marshall e uma Gibson Les Paul porque eu quero aquele timbre em específico, eu não vejo por que não comprar, se eu quero AQUELE timbre, talvez isso me limite a tocar, já que eu vou tocar com menos "gosto" .

E daí dá pra aplicar a mesma lógica pra gravações também, se eu quero um timbre específico, que eu já tiro com meu amp e eu tenho tempo pra gastar com isso, (e imaginando que a pessoa saiba/tenha como microfonar um amp direito também) pra que ficar nos simuladores?

Não sei se era esse o "foco" do tópico, mas tá aí minha opiniao haha

sebber
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes, para poder dizer o que acho terei que fazer uma comparação que não é com instrumentos musicais, então lá vai: ninguém "precisa" de uma Ferrari nem de uma mansão de 100 milhões de dólares, mas tem gente que compra...

Muitas coisas favorecem isso, como vaidade, ego, capitalismo, autopromoção, etc.

O que digo sempre em discussões como esta é:

"Tem muitos fatores envolvidos, é viagem demais, não vou falar mais que isso..."

Flw

Del-Rei
Veterano
# out/12
· votar


Que atire a primeira pedra aquele que nunca foi seduzido por algum tipo de equipamento, mesmo não precisando, hehe. GAS domina.

Sinceramente, não acho crime o cara comprar uma Gibson mesmo se não tiver necessidade. Desde que tenha dinheiro pra isso, tudo bem.

Esse é o tipo da discussão em que há muitos fatores pra avaliar.

Um aceno de longe!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/12
· votar


Qualquer equipamento de média qualidade serve muito bem para a maioria das aplicações e dentro de certos parâmetros. Para alguém que é musico profissional, aí a coisa fica mais exigente mesmo, mas esse não é o caso da grande maioría aqui.
Ademais, a grande quesão não é o equipo em sí, mas aquilo que o músico extrai dele.
Abçs

juninholiveira
Veterano
# out/12
· votar


TiagoB

tu não conhece a história do Renato..... ele escreveu profiCional de propósito mesmo.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Galera é bem isso que eu quiz falar...

De o que precisamos e o que queremos comprar...
Tipo já estou satisfeito com meu som, mas compra algo simplesmente por que queria ter tal coisa, dai já vaidade, como comprar um determinada roupa sacas?

Eu queria que vocês falassem assim:
Para mim, tal equipo estaria bom, mas eu tenho tal ou coisas do tipo...

O caso de ser 'profissional'(nem reli meu texto) é a história de busca do timbre, mas se meu timbre está numa guitarra de 3mil, porque nos deixamos levar por uma marca? vaidade?

Calime
Veterano
# out/12
· votar


Kra, não sei a dizer que é vaidade é o correto....não se pode generalizar, cada caso é um caso.

Se vc tiver uma experiencia mto boa com algo e de repente que repeti-la? Qdo compramos nosso primeiro carro no inicio achamos uma maravilha, ate que começamos a entender disso, daí conseguimos ver a diferença entre um carro de 30k e outro de 50k...entendo o que quero dizer? Padrões diferentes, motivos diferentes, BOLSOS diferentes....

ogner
Veterano
# out/12
· votar


eu tinha uma SX tunada e um Peavey bandit. E achava meu timbre meu som bacana. Comprei fenders e valvulados bem mais caros e percebi q meu som nao era tããão legal assim.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Calime
Sim cada caso é um caso...

O que quero falar, é tipo para um cara que toca em casa em seu quarto, tu acha que ele vai sentir a diferença de qualidade de uma Gibson Std para uma custom? talvez de timbre sim, mas em qualidade, é dificil de perceber, principalmente em baixos volume, ai já vaidade... entende?

Muitas vezes tem gente que gosta o que não precisa... entende?
Exemplo:
Eu mesmo as vezes sou meio vaidoso, ao comprar pedais de 600 - 800 reais, se um por valor menor, as vezes da um som que curto... Isso é a questão da "vaidade" fo tal do timbre, que sempre buscar o melhor timbre entende?

Calime
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes

O que quero falar, é tipo para um cara que toca em casa em seu quarto, tu acha que ele vai sentir a diferença de qualidade de uma Gibson Std para uma custom? talvez de timbre sim, mas em qualidade, é dificil de perceber, principalmente em baixos volume, ai já vaidade... entende?

E se o kra simplesmente gostar e tiver MTA grana? Não entendo isso como vaidade. E mtas vezes esses kras são criteriosos...é dificil vc ver gurizada já panhando coisas mto tops, geralmente ele já conseguindo pegar um Gibson e um Mesa Boogie ou Marshall já se dão por satisfeitos. Dps disso, se o kra persiste e tem grana, aí sim ele passa a querer Soldano, Dumble, Gibson Custom, PRS Private Stock, Pensa Suhr. Daí esse mesmo kra já tem ouvidos e uma noção de timbre legal.

Muitas vezes tem gente que gosta o que não precisa... entende?

Relativo. O que vem a ser precisar? Na verdade se vc tiver olhar crítico, ninguém iria precisar de uma Gibson Custom Shop. Apenas uma Gibson Standart mto boa e mto bem regulada atenderia qualquer tipo de critério "proficional" (uaohuahuo, galera loka). Mas pra quem não está satisfeito, existem as Custom...

Calime
Veterano
# out/12
· votar


ogner

eu tinha uma SX tunada e um Peavey bandit. E achava meu timbre meu som bacana. Comprei fenders e valvulados bem mais caros e percebi q meu som nao era tããão legal assim.

Disso que to falando tbm qdo citei os carros como exemplo.

vinibassplayer
Veterano
# out/12
· votar


vc falou mto e ficou td embolado e confuso.

Ramsay
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes

Mesmo que vc já tivesse tudo o que queria em termos de guitarras, pedais e amps, a G.A.S vai fazer com que vc sempre queira comprar algo novo, mesmo que seja inferior, basta que seja diferente do que você já tem, simples assim.

Recentemente, eu tive um ataque de GAS por guitarras semi-acústicas (não tenho nenhuma desse tipo) e quase comprei uma.

Mas, como praticamente eu só toco sons High-Gain, depois de ler um monte de tópicos aqui e em fóruns gringos, sobre o raio da microfonia incontrolável que as semi-acústicas dão com sons High-Gain, eu conseguí controlar a maldita GAS e desístí de comprar, porque simplesmente, seria jogar dinheiro no lixo!!

Led Zé
Veterano
# out/12 · Editado por: Led Zé
· votar


Em se tratando de FCC e outros foruns , o esquema é muita vaidade mesmo. Claro que tem uns ou outros profissionais e que a profissão às vezes exige um equipo top . Mas tem muito fera profissa com equipo considerado "meia boca" . Tem aqueles que tocam por hobby também , há mais tempo, e resolveram comprar equipos melhores porque podem. Só que aqui e nas redes sociais rola muita vaidade e gente querendo exibir . É só ver os tópicos de " Comprei isso", "comprei aquilo", " Finalmente, meu sonho", etc...São tópicos às vezes meio exibicionistas e em muitos deles os caras nem o equipo na mão têm ainda. Ou o cara mandou fazer, encomendou, importou, etc e já rende um tópico de 20 paginas. Já um cara que aparece tocando muito bem num video precisa de up diário pra ser visto. Não estou julgando quem gosta de mostrar o que compra , afinal comer uma mulher muito gostosa e não falar pra ninguém é chato pacarai. Mas enfim, só acho que a galera tem que dar uma segurada no consumismo, na vaidade, no que os outros vão pensar. Sejam mais originais. Tem gente aqui que precisa de aprovação do FCC pra comprar tudo, pra não fazer feio ,pra não parecer que comprou errado, etc..ISSO É RIDÌCULO, GALERA! Eu vejo gente aí torrando uma nota em coisas que os outros escolheram pra ele ele. Chega a dar dó a falta de personalidade do cara.

Bom, isso é mais um desabafo mesmo hehehehe. To cansado desse consumismo desenfreado e nego achando que é fodão porque o equipo é caro.

sebber
Veterano
# out/12
· votar


Sempre que posto algum pedido ajuda sobre timbre eu não tenho vergonha de dizer meu equipamento:

Guitarra Squier Afinnity Strato Canhota (sem customizações)
Pedaleira Boss ME 25
Cubo Stanner Kute 25
Cabos Santo Angelo
Corgas Nig 0.11

Se alguém vier com algo do tipo "troca de amp e passe para pedais" eu corto logo e digo que quero tirar o melhor do meu equipamento hoje. Não tem como salvar o mundo, então cada um que cuide de si.

Se um moleque insiste em querer gastar com equipamento que realmente não "precisa" é problema dele, ele que aprenda com os erros. Nós damos apenas toques.

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jeff.gomes

O problema não é o equipo, nem o preço dele.

O problema é que a grande maioria não sabe extrair o melhor de seu equipo e espera que a marca X com efeitos Y resolva seu problema.

Existem guitarristas profissionais consagrados entre os top 100 da lista da Rolling Stone, que usa uma guitarra e um ampli e mais nada. Equipo que alguns aqui no fórum podem comprar igual sem grandes esforços.

Só existe uma regra: Ouvir o som produzido, identificar o que falta e saber onde mexer para conseguir.

Isso se aprende com a primeira guitarra, que pode ser uma Gibson Custon ou uma Tonante.

Então, onde o guitarrista se perde, durante este caminho?

No mesmo "buraco" em que se perdem as mulheres quando compram uma bolsa, os bad boys quando compram um carro, uma patricinha quando quando compra uma calça jeans... Grife que remete a Status que remete a poder.

As pessoas, empurradas pelo consumismo, idéias equivocadas, falta de espírito crítico e etc... acham que ter algo mais caro, significa ser melhor.

Guitarrista ruim é ruim de Tonante e ruim de Gibson. (Entenda bem não estou dizendo que as guitarras se equivalem, isso é outra conversa)

Estou dizendo que eu aposto Um Milhão de Reais, que se vc der uma Tonante para o Steve Vai ele toca e toca bem.

Justamente por isso, ele têm condições de saber qual é e quanto esta disposto a pagar na guitarra que julga o melhor para ele.

Finalizando, um guitarrista de verdade, inverte a lógica. A pergunta não é:

Posso pagar 10 mil reais nessa guita?

A pergunta certa é:

Tenho condições técnicas de avaliar se essa guita vale 10 mil?

Garanto que a grande maioria, num teste cego, não diferencia uma da outra.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Calime
É isso que falo que começa a ser vaidade, o cara está feliz com seu som, e começa a procurar coisas novas, e começa a virar consumidor.
Isso não é errado, e sim, uma vaidade que muitas vezes pode ser controlada....
Só queria discutir isso mesmo.

vinibassplayer
Foi mal, estou tentando melhorar meu português.

Ramsay
Isso é um exemplo de vaidade, e talvez você compre uma, somente para tocar as vezes outra coisas, e deixar pindurada na parede... eu acho muito legal isso, mas entra na vaidade... Você foi alguem que soube o que precisava e notou que comprar determindado equipamente (no caso a guitarra) seria desnecessário.

Led Zé

Velho você foi muito pontual, e concordo muito com você...
Tem gente que nem pesquisa nada e já sai perguntando nos foruns... ao menos aqui no FCC é bem assim...
Duas coisas que ocasiona isso aqui no FCC, primeira a obsessão de querer determinadas coisas, para satisfazer seu ego, e sendo que os mesmo nem tem um estilo definido, um tipo de música que seguem e nem nada... Quer dizer que tem um equipo top...
As vezes a galera procura muito as coisas realmente por falta de pesquisa e para dizer para o amigo que o que ele tem, e não o que ele toco...

Eu ficaria bem mais feliz, se tivesse, mais videos demonstrando como está a tecnica do pessoal, e transmitindo conhecimento, teorico e técnica, ao inves de equipamento... Guitarra/pedais/ampli, podem mudar, e pode ser qualquer um... mas a técnica do cara tem que ter a pegada dele, para ser considerado um músico.

sebber
Se você está bem assim... otimo, tira o melhor som que você puder do teu equipo e se gosta do seu som, para que mudar?
Tem gente que vive mudando e comprando coisas e o som continuar ruim, porque o problema nao está no equipo, mas entre a guitarra e a correi. =]

Lelo Mig
Bem fato isso velho,...
Mas da questão da guitarra, eu acho que técnica e virtuosidade do músico é o papel mais importante a se pensar, a guitarra e equipo é importante, mas não o mais importante,,.... obviamente que o Steve não iria tirar o mesmo som com uma Ibanez/Gibson etc... que com uma tonante, mas ele iria tirar o "melhor" de ambas guitarras e fazer um bom som...

O que quiz trazer para discução foi exatamente isso...
O que precisamos para ser um bom músico?
Um equipo honesto e uma otima técnica e ser inspirados sempre... Enquanto pensarmos mais em equipo que estudarmos, vamos permancer onde estamos,...Eu mesmo pesquiso muito sobre equipo e tudo mais, porque ainda estou descobrindo o meu timbre, e estou muito perto, não estou na busca "do timbre dos meus sonhos", mas apenas algo que "não me limite" e crescer....

O mais interessante é sempre tentar tirar o melhor do que temos, e no momento que aparecer algo melhor para comparar, porque não comprar? É ótimo sempre melhorarmos nosso som, mas o maior erro "ocasionado" pela "vaidade" é ficarmos o maior tempo, pensando no que comprar e nunca crescer...

Se me entendem, comentem, se não entender, discutem õ/

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Às vezes penso que 95% do FCC não enxerga/foca na música em si, mas em marcas famosas e pedais fofinhos, reluzentes, cheios de knobs...

Na boa, isso tá por fora. O bom da coisa, é ser bom na coisa! hehe

:P

ps. "praticidade" é uma benção! "O menos é mais" é um ditado fantástico. Ambos, podem "caber" no contexto do tópico, mas pra isso o músico ou "futucador" de equipos tem que entender do assunto...

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia
Os que pergunto... que estilo devo tocar? deve ver o video kkk'

Mas o menos é mais é fato, da para conhecer mais os pedais, e o Pot da guitarra é foda né?!
Poxa pegar um peda e usar ele, é um bom tambem ao inves de ter 10 pedais de drive no set.
Enfim, espero que mude um pouco lol

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Acho que vou escrever muito, mas é que eu vou desabafar também, hehehe!

Del-Rei

Que atire a primeira pedra aquele que nunca foi seduzido por algum tipo de equipamento, mesmo não precisando, hehe. GAS domina.
Sinceramente, não acho crime o cara comprar uma Gibson mesmo se não tiver necessidade. Desde que tenha dinheiro pra isso, tudo bem.
Esse é o tipo da discussão em que há muitos fatores pra avaliar.
Um aceno de longe!!!


Cara, faço coro contigo! Acho que foi a coisa mais verdadeira que disseram aqui nesse tópico. E vou além: Eu duvido e muito que a maioria dos que postaram aqui compraram todos os equipamentos que possuem pela extrema, ou até mesmo, mínima necessidade. Duvido muito!!!

TODOS

Eu não acho errado o cara abrir um tópico para falar que comprou um gear novo. Vejo como uma maneira de o camarada compartilhar a sua felicidade por adquirir aquele equipo novo. Claro que tem uma pitada de vaidade, mas é uma vaidade que eu até considero "normal", nada exagerado. Alguns casos é para se aparecer um pouco mesmo, mas esses podem notar que pouca gente comenta, nem dá muita bola porque percebe que o cara tá de palhaçada.

Mas um fato curioso é que a galera gosta de aproveitar esses tópicos para postar coisas "politicamente corretas", como pregar o minimalismo, coibir o exagero, e etc, quando na verdade estão socados de equipamentos dentro de casa, e creio eu que muito provavelmente com algun itens subutilizados, guardados no fundo do armário. Isso é que eu não consigo entender, fica uma coisa do tipo "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço?" Não sei...

Também concordo que há exageros sim, quando se trata de equipamento. Um deles, se não o maior que vejo por aqui, é o cara que NEM COMPROU A GUITARRA AINDA e já pensa em fazer upgrade. Isso é uma prática que eu condeno. Não sou contra o upgrade, mas poxa vida, toque no instrumento primeiro, sinta-o, veja o que ele tem a oferecer primeiramente e aí sim com o tempo vc faz uma análise crítica do seu som e consegue perceber o que pode melhorar. Comprar sem saber o que está comprando, só para seguir tendências, nesse caso eu acho exagero, consumismo puro, GAS latejando.

Sobre a parte musical, também concordo com o que alguns amigos disseram. Tem gente que posta som aqui e tem que praticamente implorar para ser ouvido, ser avaliado. Isso eu também acho uma pena, pois eu sei que tem muita gente que só comenta tópicos que tem a ver com equipamentos.

Eu mesmo já comprei muita coisa sem necessidade, meti o pé pelas mãos, me enrolei feio. Não porque não tinha grana, mas não era o momento certo de comprar porque tinha outras prioridades, aí juntou tudo e me estrepei. Não tenho vergonha de falar isso não, a gente aprende com os erros. Agora estou aprendendo a duras penas ser mais controlado com a GAS, e com o dinheiro de maneira geral.

Para vcs terem uma ideia, hoje em dia eu nem tenho amp. Mas já tive SS Fender, 2 valvulados...No momento eu não tenho grana pra comprar outro, mas mesmo se tivesse, seria um caso a se pensar. Porque hoje eu sou guitarrista de quarto, não estou tocando em canto nenhum. Então um VST me atende, para praticar e gravar umas bobagens de vez em quando. Pro meu gosto não é o ideal, mas para o momento atual, atende.

E falando a verdade, sendo sincero mesmo. Eu só não tenho mais equipo porque sou um duro, pé rapado. Se eu tivesse mais grana eu ia comprar uma porrada de guitarra, uma porrada de pedais, amplificadores...Tudo depende do ponto de vista, porque tem gente por aí que gasta muito mais com coisas muito mais fúteis.

Desculpem o testamento, hehehehe! o/

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


renatocaster
Cara eu mesmo sou vaidoso, e por ser tanto, e notei isso quando eu fui comprar uns equipos e gastei o que podia para ficar feliz com meu som, eu vi e putz, nem precisava de tanto, eu sou vaidoso, e fui tentar corrigir isso, com muito esforço ensaiando e estudando.

Agora como disseram, a caso e casos.
No caso de comprar uma guitarra e querer fazer um UP, tem gente que nem sabe como a guitarra é e quer comprar a porra dos caps SD alnico slash por que o velho usa e etc... isso sim nao tem nada a ver, como voce disse, seguir tendencias e maldito Gas latejando.

Quando eu comprei minha guitarra, já comprei pensando em mudar o caps da ponte, pois não achei nenhuma "que meu dinheiro pudesse pagar" que eu curtisse, e agora 2 meses depois ainda não mudei e já que vou mudar um, já compro um par até o final do ano, sem pressa, sem estresse.

Mas um fato curioso é que a galera gosta de aproveitar esses tópicos para postar coisas "politicamente corretas", como pregar o minimalismo, coibir o exagero, e etc, quando na verdade estão socados de equipamentos dentro de casa, e creio eu que muito provavelmente com algun itens subutilizados, guardados no fundo do armário. Isso é que eu não consigo entender, fica uma coisa do tipo "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço?" Não sei...
Velho uma coisa que começa a doer e fica dificil, é um guitarrista de quarto (nada contra) dar dicas para o cara que toca em banda.
Putz, vão ser volume diferentes, o equipo vai se portar de uma forma muito diferentes... é legal a pessoa que já vive o que o outro vive para dar uma "dica" legal.
O FCC tem que ser uma central de dicas e aprender sobre os equipos, mas a palavra final, eu preciso de disso, quando se vive aquilo, tem que ser nossa...

Controlar GAS, vaidade e a influencia do FCC, para saber, eu curto isso aqui, isso me da o som que quero, estão vou por aqui.


E falando a verdade, sendo sincero mesmo. Eu só não tenho mais equipo porque sou um duro, pé rapado. Se eu tivesse mais grana eu ia comprar uma porrada de guitarra, uma porrada de pedais, amplificadores...Tudo depende do ponto de vista, porque tem gente por aí que gasta muito mais com coisas muito mais fúteis.
Eu quero ser colecionador e dai? Sou vaidoso... Mas devemos saber o que precisamos não?
Tem gente que não se controla pelo gás, acha que precisa de uma gibson para tirar um bom som....


eu acho que devemos saber eu preciso disso e daquilo, mas sem ter medo de ir a frente e gastar o que puder.

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Jeff.gomes

Não sou contra a troca de captadores (eu mesmo já fiz muitas), desde que seja planejada. Mas o que eu vejo muito é o cara que ainda vai comprar a guitarra, sei lá, um Cort, ou uma Epiphone da vida, ou qualquer uma outra que seja.

Aí tudo bem, o cara me abre um tópico, pra perguntar quais captadores colocar na sua futura guitarra. Daí vc pergunta pro cara porque ele quer trocar os caps da guitarra que ele nem comprou ainda, aí ele responde dizendo que os caps originais são chineses e são ruins. Como pode dizer que uma coisa é ruim se vc nem experimentou, testou? É a mesma coisa dizer que jiló é ruim sem nunca ter comido antes. Isso é agir de maneira equivocada, seguir tendências.

Velho uma coisa que começa a doer e fica dificil, é um guitarrista de quarto (nada contra) dar dicas para o cara que toca em banda.

É, eu sou guitarrista de quarto hoje, mas há alguns anos atrás eu fui guitarrista de rua, hehehehe. Já toquei em bandas, acompanhando cantores. Claro que de forma amadora, nada de profissional. Mas uma coisa ou outra eu me sinto apto a dar palpites.

Tem gente que não se controla pelo gás, acha que precisa de uma gibson para tirar um bom som....

Eu sinceramente quando comprei minha Gibson não tinha necessidade alguma. Mas não comprei ela única e exclusivamente com o intuito de ter um som melhor, até porque guitarra nenhuma sozinha faz milagres. Comprei porque quis comprar, era uma guitarra que eu sempre quis ter. Foi sonho de consumo, quem nunca teve ou não tem um?

wotafok
Veterano
# out/12
· votar


muito proficional o seu texto ..

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


wotafok
Eu sei que é profiSSional o seu mané, sou engenheiro e escrevo relatórios todos dias, mas se liga, eu nem leio o que escrevo porque estou no trabalho e tenho algumas manias por causa do maldito MSN, não acrescentou nada aqui.

renatocaster
As coisas são mais difíceis que aparentam ser...
A questão da vaidade é longa, eu mesmo confesso que não preciso de uma Gibson a manda nem está gravando Cd e nem nada, mas se eu tivesse grana agora, eu iria correndo comprar uma Gibson USA Supreme, e estou em busca de um som perto dela...
Minha guitarra é em mogno, e tampo em zebrawood, parecido com o mogno, é super fechado o som, e tem muito brilho, lindo, e queria algo mais quente na ponte, o caps da Supreme é o 498T, em alnico V o mais próximo dele é o 59’ model da seymour, mas eu precisaria de mais médios, e o Vox AC15 não tem knob para médios,e eu fico num dilema atrás de caps e não estou afim de trocar guitarra, estou casado com ela..
Eu curto o meu som, mas ouvi algo que curti mais e estou atrás, pura vaidade, guitarrista quando fala de “timbre” é vaidade até no tutano do osso. Rsrsrsrs

Só acho legal, nós sabermos de nossas necessidades e ver o que podemos comprarmos e se precisamos realmente daquilo, com calma para não fazer as merdas que vemos aqui no FCC. Putz, comprei o OCD que todo mundo fala bem, mas não curti nada e agora? Gosto é gosto não da para ir sempre pelo o papo do amigo.
Eu fiz uma música e minha namorada sempre curti minhas músicas, ela disse, poxa Jeff nada ver está ai, mostrei para a galera, e é a que mais trabalho encima hoje. E agora? Virar vaidoso e ir pelos outros? Como vão por marcas e etc?

Não vejo nada demais em realizar um sonho de consumo, mas pés no chão. =]

fernando tecladista
Veterano
# out/12
· votar


Às vezes penso que 95% do FCC não enxerga/foca na música em si, mas em marcas famosas e pedais fofinhos, reluzentes, cheios de knobs...

acho que essa parte "músical" ele foca na aula com o professor que é a praticamente a mesma teoria da época do alaude, cravo e da rabeca

teoria, não muda muita coisa
não precisa criar um outro tópico sobre pentatônica que deve ter 500 por aqui que citam ela, então é ler e pronto

equipo cada dia tem uma novidade, então o povo posta aqui
----------------------------------

eu não vejo problema algum em sonhar em ter tal equipamento foderoso

o problema é o músico que se acomoda e não vai debulhando ele com o tempo, não adianta ele ter um som legal com 3 pedais e comprar uma super GT e continuar fazendo a mesma coisa dos 3 pedais, o interessante é comprar e começar a entender o equipamento e tirar mais coisas de lá

como ele sonhar sonhar em ter uma floyd rose, mas ao mesmo tempo ele não é chegado em usar alavanca

equipamento bom pode ser um incentivo pra aprender coisas novas da parte tecnica de tocar, a tal super GT vira com wah-wah, coisa que ele não tinha nos 3 pedais, então é bom ele aprender como se usa

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


fernando tecladista

Velho se o cara quer ser musico de estúdio seria muito legal que saiba teoria a fundo, já eu como quer ter minhas próprias coisas, minhas composições, se der certo ótimo, se não der continuo trabalhando e feliz tocando. Acho que a virtude e técnica imposta num bom instrumento resultando num bom timbre seria o mais ideal.
Mas a questão da vaidade muitas das vezes é imposta do cara ter uma mão de merda e sempre querer um equipo melhor e melhor e não ser que o problema está na mão dele. Sacas?
Eu quero ter o melhor equipo que puder desde que tire um bom som dele. Isso é muito relativo do que eu preciso e para o que o próximo precisa, mas abri o tópico para uma discussão e troca de ideias a para saber que somos vaidosos e isso é bom ser cuidado para não gastarmos dinheiro a tua muita das vezes.

Tem gente aqui no FCC que as vezes está com uma guitarra honesta e legal, e diz que ta ruim o som, ao invés de perguntarem para o cara o tempo que toca, como ele toca, como está a técnica dele, para talvez o problema ser ele e não o equipo, mandam trocar de vez a guitarra. Com aquela ideia quanto mais caro melhor, e nem sempre é assim. Eu estou muito melhor com um Condor Clp Set que qualquer Epiphone Custom e Ltd Ec1000, só troco por uma de uma bom Luthier e Gibson.


Às vezes não sou muito claro e as opiniões são divergentes entre a maioria da galera aqui, espero que chegamos num consenso ou apenas entendemos as opiniões adversas.

edalko
Veterano
# out/12
· votar


Acho que não é vaidade o termo certo, mas sim de realização pessoal do ego.

E isso não ocorre só com instrumentos, mas com todos os objetos de uso.
Vc pode assistir o jornal numa TV de 14" de tubo.
Porque vc quer uma LED de 42"???

Vc pode ir trabalhar num fusca, mas porque vc quer o último lançamento do mercado?

Vc pode comprar um pacote de camisa no Lojão do Queima e usá-la, mas vc prefere comprar uma de grife numa loja do shopping.

Além dos ideais do capitalismos a que somos expostos todos os dias, ninguem é monge budista ao ponto de conseguir viver apenas com sua roupa e uma tijela de comida.
A própria sociedade nos impõe um padrão de comportamento.

Com relação a equipos, há uma diferença de qualidade, que passa a ser mais perceptível quando vc já tem uma certa tarimba.
para um iniciante, uma gibson ou uma Condor, uma Memphis ou uma Fender podem não ter diferença alguma.
Mas no momento em que o instrumento começa a ser mais exigido, vc notará grandes diferenças em pequenas coisas.
E essas diferenças custam caro.

E isso, como eu disse, ocorre em todos os segmentos.
Para vc ter uma TV com tela maior, vc precisa mais definição, melhor som, e para ela ser mais fina, os componentes são menores, etc, etc, etc. E isso tem um custo.

É uma questão que não tem consenso.

Eu tenho equipamentos mais por pesquisa, e para tirar a cisma em relação aos mitos e verdades sobre eles.
Já tive muita coisa, e hoje possuo um setup bacana e para minhas condições financeiras top.
Mas uma coisa tenho plena consciência: instrumento mais caro tem qualidades que valem o preço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamento: Onde deixa de ser "necessidade" para virar "vaidade"