Frequência de um acorde

Autor Mensagem
Spiderpoison
Veterano
# set/12
· votar


shoyoninja - Fiz umas pesquisas na documentação específica e vi que não é possível porque o hardware é lento. Todos os métodos para gerar sons polifônicos com o Arduino usam algum hardware externo.
Infelizmente colocar mais peças no projeto aumentaria o custo, mas muito obrigado pela ajuda.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/12
· votar


Spiderpoison
Essa de sinal preto e branco não rola, qualquer onda quadrada ai ter muitos harmônicos, é mais ou menos assim, a somatória infinita de vairas senoides gera uma onda quadrada, faz a seguinte experiencia no excel, vai somando senoides e depois de umas 6 ou 7, você vai ver isso

Tenta ir pelo caminho que falei, pega um CI 741, CA3140, TL071...faz um conversor A/D com ele e mande os numeros binarios de 8 bits, para a entrada do A/D.
esse site é legal tmb: http://www.peterstone.name/Maplepgs/fourier.html

Spiderpoison
Veterano
# set/12 · Editado por: Spiderpoison
· votar


Luiz_RibeiroSP - legal, valeu as dicas, o método utilizando um conversor A/D é uma das possibilidades. Infelizmente eu quero reduzir custos do meu projeto, então eu vou ver se estudo mais para conhecer mesmo.
No final deste texto tem todas as formas de geração de som possíveis.
http://www.uchobby.com/index.php/2007/11/11/arduino-sound-part-1/

abraços ....

Scrutinizer
Veterano
# set/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Eu pensei numa solução pra seu caso... Use impulsos (um sample por período com valor 1 e o resto 0) no lugar de ondas quadradas, gere 3 sinais com freqüências diferentes e some, para garantir que não haja um overflow você tira (mod 2) e o resultado vai ser 0 ou 1, daí vai introduzir uns sub-harmônicos e não fica muito bom, mas se você só pode usar um bit é o jeito.
Aqui uma implementação com base no que você mostrou (mas com um sample rate de 44.1 khz):

(pn é o período em samples)

void toca(int p1, int p2, int p3, int duracao)
{
for(int i=0; i<duracao*44100; i++)
{
if(i%p1==0 || i%p2==0 || i%p3 == 0)
{
digitalWrite(3,HIGH);
delayMicroseconds(23);
}
else
{
digitalWrite(3,LOW);
delayMicroseconds(23);
}
}
}

Spiderpoison
Veterano
# set/12
· votar


Scrutinizer - Opa valeu, vou testar para ver o resultado depois te falo

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/12
· votar


Spiderpoison
um A/D vai custar uns 5R$, o 741e 60 centavos!

Spiderpoison
Veterano
# set/12
· votar


Luiz_RibeiroSP - Estou tentando reduzir cada centavo do projeto, a idéia é um aparelho que possa ser comprado por pessoas de baixo poder aquisitivo que se interessem em estudar para ter um ouvido absoluto.
Hoje o custo de produção está girando em torno de 20R$, estou pesquisando para trocar o microprocessador e reduzir o custo para menos de 10R$ cada.
Mais para frente eu pretendo fazer uma versão mais aprimorada do projeto, com mais recursos, ai sim usarei o A/D.

shoyoninja
Veterano
# set/12
· votar


Qualquer celular android baixa o perfectpitch de graça...

Eh mais viável vc desenvolver uma solução similar em português. Enfim, boa sorte.

Spiderpoison
Veterano
# set/12
· votar


A sim, eu uso alguns programas para treinamento, com o black market você consegue baixar os mais pro de "graça" (para nao dizer piratear) também.
A grande diferença é que um cel com Android vai custar uns 400 reais ... meu projeto eu não quero passar de 20 R$ .
A metodologia também é diferente, eu estou trabalhando em um método mais direto que facilite o aprendizado, o protótipo está pronto, estou fazendo os testes com os músicos cobaias para ver a aceitação e a eficacia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Frequência de um acorde