Frequência Vs. Amplitude

    Autor Mensagem
    Tarara_Leo
    Veterano
    # mai/08


    Galera, seguinte: Estava discutindo com um amigo meu guitarrista pelo msn sobre o fato de ao deixar o volume do computador muito alto para reprodução ou gravação percebe-se que o som fica saturado. Ele falou que o som não fica saturado, e sim distorcido. Mas ele falou que aumentar o som você aumenta a frequência. No meu conhecimento, você aumenta a amplitude, e a frequencia não tem nada a ver com isso. Vejam:

    Meu amigo:

    Pra mim segue como distorção de som e não saturação, pois como disse, as caixas provavelmente estão recebendo uma frequência acima da escala suportada pelo amplificador delas, isso caracteriza distorção e não uma saturação do som.


    Eu

    Hora que você disse que as caixas recebem uma frequencia maior, esta enganado não ? Acho que seria amplitude, pois a frequencia tem a ver com a tonalidade. A "altura,volume" do som tem a ver com amplitude, se foi isso que quis dizer.

    Amigo:

    Acontece que ao elevar o volume, você altera a escala de frequência. A amplitude no caso está relacionada em sí com o volume, mas isso por si não define um som fora de escala. Em um quadro onde a frequência acaba elevada, acaba por impedir que a amplificação do sinal de entrada de forma correta (mais uma vez, fora de escala), o que resulta em som distorcido.


    Estou enganado ou ele esta errado ?

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    aumenta a amplitude, e a frequencia não tem nada a ver com isso.

    Exato. Fim.

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Tanto é que a freqüência de 440Hz ( mais usual ) indica um Lá e não um volume...

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    aumenta a amplitude, e a frequencia não tem nada a ver com isso.

    Exato. Fim. (2)

    Bog
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Bog
    · votar


    Tarara_Leo

    Seu amigo está falando abobrinhas.

    Para começo de conversa, como já disseram, aumento no volume = aumento na amplitude, ao menos em princípio. Em equipamentos com comportamento não-linear (ex: amps valvulados) podem existir sim mudanças em certos harmônicos, mas nada parecido com "aumenta o volume, aumenta a frequência". Fosse assim, qualquer show de rock soaria como um apito. E não é o tipo de coisa que você espera de uma caixinha de som de PC.

    Outra coisa: originalmente, distorção e saturação são exatamente a mesma coisa! O som de guitarra distorcida nasceu exatamente porque o pessoal saturava as válvulas ligando o amp no talo. A distorção feiosa muitas vezes associadas aos amplificadores transistorados é exatamente por conta da saturação "quadrada" (hard clipping) desses amps. Existem também circuitos que simulam distorção, mas a idéia é sempre a mesma.

    Dá uma olhada aqui:
    http://users.sa.chariot.net.au/~gmarts/ampovdrv.htm

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: james_the_bronson
    · votar


    Na realidade existe a tal da "Curva de Fletcher e Munson". Que fala que diferentes freqüências provocam diferentes sensações de volume...

    Exemplo: Para ter a mesma sensação de volume que se tem a 1kHz e 20 dB-SPL, uma freqüência de 10Hz precisaria de uns 17dB a mais, 37dB-SPL no total...

    EDIT: Mas como se refere à "sensação auditiva", creio estar mais relacionada com a percepção de cada pessoa do que com a propriedade da onda...

    ( Até parece que sei alguma coisa hein?!?! )...

    Bog
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    james_the_bronson

    O ponto é: nada disso é remotamente parecido com "aumenta o volume, aumenta a frequência", hehehe. O amigo do cara estava falando abobrinha e pronto.

    Ou, como você mesmo disse: Exato. Fim.

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: james_the_bronson
    · votar


    Bog

    Uhum, o amigo do cara falou besteira sim. Aumentar o volume não aumenta a freqüência. Mas tipo, "aumentar" a freqüência pode provocar a sensação de aumento de volume...

    \o/ !!!

    Bog
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    james_the_bronson

    Exato! Fim! =P

    shoyoninja
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    besteiras.

    Controle de volume = controle de amplitude.

    Frequencia nao tem nada a ver com isso.

    Saturacao eh uma situacao de funcionamento de valvulas, bjts e jfets. Mas eh um termo usado tmb para som pois gera a distorcao comum usada em guitarras. Existem muitos outros tipos de distorcao que nao sao gerados por saturacao.

    Edit: soh adicionando, no fet a saturacao acaba tendo outro significado, mas a distorcao ocorre da mesma maneira ao ultrapassar os limites do circuito.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Tarara_Leo
    Saturação = distorção
    Acontece que convencionou-se chamar de "saturação" o que acontece nas válvulas (e que é distorção, só que de um jeito DIFERENTE da que a contece em transístores), e distorção é saturação, mas o nome é aplicado inclusive a pedais. Nada mais.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Frequência Vs. Amplitude