Gravadora cobra da banda?

    Autor Mensagem
    Daniel_rsf
    Veterano
    # ago/12


    Olá galera, eu queria fazer uma pergunta para vocês.
    É que eu tava lendo o contrato de uma banda que ia entrar, e me deparei com essa cláusula perturbadora.

    Como remuneração pelos serviços contratados, o CONTRATANTE deverá depositar a quantia de R$1.000,00 (Hum Mil Reais) na conta de [nome da empresa e número da conta], todo dia 10 (Dez) de cada mês, iniciando sua responsabilidade a partir da assinatura deste contrato. O CONTRATANTE também se declara ciente que o CONTRATADO ficará com 30% de todos os lucros provenientes da imagem, nome ou produto com a marca [nome da banda], da qual o CONTRATADO trabalhará para valorizar, pegando sua parte no ato de cada fechamento ou venda.

    Agora eu pergunto, isso é normal, é aceitável? Uma banda pagar 1000 reais por mês para uma gravadora?

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Daniel_rsf

    Cara,

    Qualquer absurdo vindo de um contrato de gravadora ou empresário é comum.

    Fica esperto, se não pode vender até a mãe...

    Daniel_rsf
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lelo Mig

    Pooo véi valeu! Mas bandas pagam isso? Principalmente bandas que tão começando? tem que ser banda bem grande pra ganhar cachê de mais de 1000 né?

    Figonzalez
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    A princípio, o contrato faz "lei entre as partes", porém nesse caso, talvez a banda possa pleitear a nulidade da cláusula por ser abusiva. Explico: Como o Lelo Mig disse em contratos de empréstimos, financiamentos, serviços de telefonia e etc, é comum as empresas colocarem esses tipos de cláusulas abusivas, pois querendo ou não, em cada 10 pessoas que assinam esses contratos, 2 entram na justiça pra discutir a abusividade das cláusulas e 8 pagam quietos. Claro que a gravadora tem tambem que arrecadar grana pra se manter né, mas acho que isso deve ser feito apenas cobrando uma porcentagem (pequena) do lucro que a banda conseguir. Uma gravadora que impõe esse tipo de obrigação a uma banda, que eu suponho que esteja começando, com certeza não é uma gravadora séria, que quer apoiar os artistas, mas sim um bando de oportunistas querendo ganhar dinheiro fácil em cima do sonho de pessoas. Oriente essa banda a não assinar esse contrato e/ou procurar um advogado, pois isso pode dar dor de cabeça mais pra frente.

    Daniel_rsf
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Figonzalez

    Pois é cara acho estranho... eu não vou assinar contrato assim. Meus amigos não sei se eles vão me escutar.
    Ainda mais que, tem que ser uma banda foda pra conseguir se manter pagando isso tudo né... não deve ser fácil ganhar mais de 1000 de cachê...

    Figonzalez
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ih cara já me ferrei tanto com esse negócio de produtor/gravadora que investe em bandas novas. Claro que tem muita gente com boas intenções no mercado, que pretende apoiar mesmo o pessoal que tá começando, mas tambem tem uma galera que promete mil coisas, aí você assina contrato e tal e no final acaba praticamente pagando pra tocar. Vê com os caras aí, eu achei bem estranho essa cláusula no contrato. De qualquer forma, como eu disse, mesmo depois de assinado se eles perceberem que foi furada, nem tudo está perdido pois dá pra discutir isso na justiça. O problema é que vai gerar um pouco de dor de cabeça...

    Daniel_rsf
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Figonzalez

    Fora que depois de discutir na justiça e talz... os caras da gravadora ainda podem ficar doidos porque tu não deixou eles te fazerem de otário, e proporcionarem um serviço porco pra banda...

    Figonzalez
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Exato! O melhor a se fazer mesmo é pular fora enquanto há tempo....

    ao meu ver, é claro

    Daniel_rsf
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Figonzalez

    hehehehehe valeu cara, é o que eu vou fazer...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravadora cobra da banda?