"Ó, a música é meio velha mas é boa"

    Autor Mensagem
    Jeps
    Veterano
    # ago/12


    Ouvi essa frase hoje na rua. Era um grupinho de moleques voltando da escola com seus celulares, aparelhos mp3 e o escambau em suas maõs.

    As vezes ouço alguns amigos dizerem isso também. Mas dessa vez foi diferente. Aquela entonação de voz que passa a sensação de desprezo com qualquer coisa que não esteja na boca de todos no momento.

    Claro, eram apenas crianças, sem gostos definidos e que fazem qualquer coisa parecer antiga. Mas que, indiscutivelmente, vão definir o futuro de tudo.

    Também sou praticamente uma criança. 17 anos não querem dizer muito coisa. Não quero fazer algo do tipo "i'm 17 years old but know true music", "my generation don't know...". Pra mim não existe música "certa" de se escutar. Cada um na sua e ouvindo o que lhe faz bem. Então, não quero entrar no mérito de música ruim ou boa. Apenas na frase dita acima.

    Os tempos de hoje exigem sempre coisas novas, melhores, mais rápidas, precisas e tudo. Mas o entretenimento deveria entrar nessa história? Mais precisamente a música.

    Falando por mim. Gosto, principalmente, de blues e rock. Simplesmente tive que voltar várias décadas pra encontrar o que me agrada. Essas distorções no máximo e velocidade insana a todo o momento não são pra mim. Tive que estacionar nos anos 60, 70 pra encontrar o que mais gosto. Puro gosto pessoal.

    Mas, ao que me parece, os futuros da música não querem sentar a bunda no computador e pesquisar qual é realmente seu estilo, não importando genêro, época ou qualquer outra coisa. Apenas engolem o que enxergam. Não fazem questão de buscar o novo (velho) pra dar, ao menos, uma chance aos ouvidos.



    Acho que isso reincide na educação que o país dá aos mais jovens. Afinal, se um moleque não dá mínima para conhecer quem foi Da Vinci ou qualquer outro nome histórico, pra que vai querer saber como o pop explodiu nos 80's?

    A grande questão da filosofia entra aí. "Por que?". "Por quê meu grande ídolo na guitarra tem aquele vibrato?". "Quem começou com os cabelos longos e bagunçados?". "Por que Beatles foi a maior influencia de Reginaldo Rossi?", essa eu ainda tenho que entender melhor.

    A internet é um instrumento fantástico. Pode responder essas perguntas em poucos segundos e sem ouvir o "aprendeu comigo esse aí!". Liberdade total!

    Enfim, você mesmo decidir o que gosta. Não importando idade ou barreiras de gênero.

    Acabei me alongando e desviando um pouco do foco. Mas é isso aí.

    O que vocês acham da música ser tratada como um dispositivo eletrônico?



    Spect
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Sabe o que é pior? Essa "meio velha" provavelmente não tinha nem 1 ano desde que foi "sucesso" nas rádios.

    A internet é um instrumento fantástico. Pode responder essas perguntas em poucos segundos e sem ouvir o "aprendeu comigo esse aí!". Liberdade total!

    Pois é. E mais do que isso: poderia ser usada como uma nova fonte cultural totalmente diferente e livre. Mas não, o que mais se vê são pessoas que usam ela apenas como uma extensão para o que é passado na TV e nas rádios.

    Jeps
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Spect

    Exatamente. Uma vez li em algum lugar (talvez aqui mesmo) um garoto que tinha "vergonha" de ser da "geração internet". Foi uma das maiores besteiras que já li. O que você pode aprender por aqui é algo absurdo. Somos grandes sortudos em ter essa oporunidade. Mas é a mesma história de dar uma Gibson 58' a um iniciante. O grande instrumento está ai, basta saber usá-lo.

    Leronér
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    É aquela sensação de ver crianças de sete anos com aparelhos da Apple ouvindo funk e outras músicas do povão... Sem conteúdo nem criatividade, só com uma batida rápida e pronto. E do nada ela começa a ouvir algo como Sweet Child o' Mine ou The Final Countdown, deixando-as no mesmo patamar do "meu nome é Valeska e meu apelido é Quero Dá". Lamentável.

    The_Kingstom
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    De 1 à 10 pessoas, 7 só entram no "Facebook" e "MSN" da vida; a internet pra elas(eu acho) é isso, e isso basta pra elas. E pra não ficar tão chato conversar com os amigos online, colocam uma música que está top na rádios pra agitar o bate-papo. Enfim, parece que quanto mais fácil a informação e a diversidade bate à nossa porta, mais restritos a um certo grupo queremos ficar, mais desinformados, etc. É até engraçado isso :/

    Jeps
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ninguém mais afim de expor opniões??

    MothaFoka
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Reflexo da regressão, até a música mais xucra de antigamente era melhor, modão de viola, sertanejo raiz, franguinho na panela!

    gpeddino
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pra mim isso é só mais um reflexo do comodismo da sociedade pós-moderna, aliado a uma mídia sempre disposta a emburrecer as pessoas. A grande maioria está condicionada a aceitar o que toca na rádio e no Faustão e considerá-la como padrão. E aí tudo que foge da regra (Arcade Fire vencendo o Grammy de 2011, por exemplo) é taxado na hora de coisa de gente esquisita ou "hipster".

    Pra mim a culpa não é da internet e do uso que se faz dela, mas da cabeça limitada da população em geral mesmo. Até porque não é interessante para um país que a música e as artes causem reflexão, porque reflexão pode levar à transgressão (leiam Noam Chomsky) e isso pode ser nocivo.

    One In A Million
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Vou usar o tal do sertanejo universitário como exemplo: acho que a música "nova", da onda, só faz tanto sucesso e tem o público que tem, pq esse mesmo público acha que ouvindo isso e estando por dentro disso tudo, acha que é o descolado, divertido e legal que todos querem envolta.

    Pra mim isso é mais questão de socializar, pertencer a um grupo e, quem sabe ampliá-lo.

    Mas fazer parte e "gostar" dessa porcariada toda só pra ser aceito por pessoas que não sabem de nada também, pra mim é um pouco idiota demais.

    FerpaM
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu sou um adolescente de 16 anos e infelizmente vivo essa situação. Sou muito diferente dos meus amigos quanto ao gosto musical, mas por sorte ainda tem alguns que foram bem educados. Eu agradeço muito ao meu pai por isso, por essa educação (a melhor que alguém já pôde me dar).

    Hoje mesmo todos os meus amigos se juntaram e foram a um "show" de música sertaneja (nem sei o nome do cantor, mas é um daqueles que canta onomatopéias). Eles já nem me convidam mais para esses programas pois sabem que eu não gosto. Aliás, tenho certeza que muitos amigos meus que vão não gostam também, mas fingem curtir a música só para fazer parte da roda. Eu me recuso a fazer isso. Podem me chamar de anti-social ou do que quiserem, mas eu não vou fazer algo que não gosto só para ser legal.

    Esse é o pensamento da maioria dos adolescentes de hoje em dia. A mídia define o que é legal e os idiotas sem opiniões e ideais seguem esse conceito e acabam dando corda para os artistas sem talento, que cada vez mais se espalham por aí. O problema é que se você não gosta, muitas vezes você é excluído desses círculos de amizade (ainda mais quando você é como eu e discute e não cansa de xingar esses lixos musicais).

    Eu ainda espero que a verdadeira música boa nesse país volte algum dia, e sonho em fazer parte dessa mudança.

    Viva o rock brasileiro!

    suitsu
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Doors é a melhor banda de Rock Psicodélico de todos os tempos, não tem pra ninguem Morrison era um genio....

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Doors é a melhor banda de Rock Psicodélico de todos os tempos

    há controvérsias.

    é muito boa, mas pink floyd e jefferson airplane >>>

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Querido camarada, eu tenho 50 anos. Vivi a geração 70. Rock não tocava em rádio, não aparecia na TV (preta e branca de minha infância), tudo era distante e difícil.

    Isso de certa forma era mágico. Era como se meus ídolos vivessem na "terra média", um mundo lendário e inacessível.

    Uma vez por mês havia "show de rock" num cinema ao lado do Shopping Iguatemi em SP. Nada mais era que os shows filmados nos EUA, Inglaterra e Japão e passados na íntegra na tela grande.

    Para mim, era como se eles lá estivessem em carne e osso e era a vitrine que me fazia conhecer as bandas e escolher o próximo vinil que eu iria comprar.

    Este romântismo acabou, tudo se nivelou por baixo a enxurrada de hits à cada 15 minutos se tornou frenética. Mas há um consolo e uma esperança...

    Cada vez que entro aqui no FCC e vejo um "garoto de 16, 18, 20 anos" falando em The Doors, Beatles, Creedence, Jimi Hendriz e etc, eu fico feliz, muito feliz.

    Vocês são a salvação da música ou pelo menos a perpetuação da boa música. Por isso o Rock nunca vai morrer, porque bandas mágicas acabam, mas sua magia não.

    E olha, fique sossegado. Eu conheço TODAS as bandas e TODOS os álbuns tops dos 60 e 70. Mas é tanto material e tanta banda boa, que o "segundo escalão" (não em qualidade, mas em fama), ainda fornecerá infinito material para você ouvir e se deliciar.

    Tenho 50 anos, e até hoje, sempre conheço uma banda dos 60 ou 70 "novinha em folha"... rs. Fica sussa, têm um banquete prá você se deliciar até morrer, sem perder tempo com a merda que nos rodeia...rs

    Um aperitivo de banda "desconhecida"...espero que curta:



    Se quiser te passo um "cardápio" com mais de 1000 bandas só dos 60 e 70.

    Jeps
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lelo Mig

    Obrigado pela grande contribuição ao tópico.

    Mas é tanto material e tanta banda boa, que o "segundo escalão" (não em qualidade, mas em fama), ainda fornecerá infinito material para você ouvir e se deliciar.

    Isso é uma das coisas que acho mais impressionante. Escuto algumas bandas mais desconhecidas e penso "como esses caras não fizeram sucesso?". O nível era tão alto que cometia várias injustiças. Mas como você mesmo disse "Por isso o Rock nunca vai morrer, porque bandas mágicas acabam, mas sua magia não."

    Infelizmente não dá pra escutar a música que você postou agora. Vou ouvir mais tarde e tenho a confiança que vou gostar.

    Se quiser te passo um "cardápio" com mais de 1000 bandas só dos 60 e 70.

    Orra...ficaria imensamente agradecido! Mas como tu me passaria isso?

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Jeps

    Vou fazer uma lista, quando sobrar um tempo. Quando tiver pronta, te aviso no email do fórum, aí vc me passa teu email particular e te mando um anexo em word em seu email.

    Led Zé
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lelo Mig
    Cara, quero essa lista aí também hehehehe. Tem muita coisa que eu quero conhecer no estilo rock dos anos 60 e 70.

    Spect
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lelo Mig
    Vou fazer uma lista, quando sobrar um tempo. Quando tiver pronta, te aviso no email do fórum, aí vc me passa teu email particular e te mando um anexo em word em seu email.

    Crie um tópico com ela, cara. Tenho certeza que muita gente vai se interessar.

    Jeps
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Jeps
    · votar


    Lelo Mig

    Beleza. Mas também acho melhor criar um tópico, senão os caras vão te encher de PM pedindo a lista hehe. Seria de utilidade pública!

    EDIT: Ouvi a música. Foda. Essa mistura acústica com valvulados é sempre muito bacana.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Ó, a música é meio velha mas é boa"