Analisando Cadências Harmônicas - "Volto na primavera" por Blindagem

    Autor Mensagem
    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12


    Depois de ler o tópico do LeandroP sobre Cadência Harmônica, eu resolvi tentar usar o que eu aprendi em uma música que eu curto bastante, e obviamente compartilhar com vocês pra poder saber onde eu acertei e principalmente onde errei.

    Bom, então vamos lá! Me baseando na seguinte cifra http://www.cifraclub.com.br/blindagem/volto-na-primavera/ (lá tem o vídeo da música pra quem quiser ouvir também) eis o que eu consigo dizer sobre ela:

    A música começa com uma intro com os acordes: C - Em - F - G, assim a intro teria uma cadência de IV - VI - VII (AEM) - I no tom de G, o que nós dá uma cadência plagal seguida de uma cadência perfeita. Lembrando que o acorde de F é um Acorde de Empréstimo Modal (AEM) e vem do tom de Gm.

    Nos primeiros versos temos C - Em repetido 4 vezes o que no nos dá uma cadência de IV - VI ainda em G, ou seja, novamente uma cadência plagal.

    Depois disso a música modula pra D, fazendo uma progressão Bm - F#m - G - D, ou seja, VI - III - IV - I, o que é uma cadência plagal, iniciada por duas tônicas seguidas.

    No final dessa sequência temos o acorde C que faz a ligação com a próxima sessão fazendo a sequência C - F (V - I), uma cadência perfeita no tom de F, mais adiante temos um acorde de G# seguido de um Bb, onde o G# que seria a tônica (III° de Fm), ele funciona apenas para criar tensão e seguimos para o subdominante Bb, que será resolvido na próxima sessão.

    E esta sessão é composta pelos acordes F - C - Bb, no tom de Dm (III° - VII° - VI°), a qual eu não soube identificar.

    Bom, foi assim que eu observei a música, mas provavelmente há erros ai, então gostaria da opinião de vocês.

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Up

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker

    A música começa em Dó maior

    C Em F G
    I III IV V

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Modula para D maior usando o Em como acorde pivô

    Depois volta para dó maior e quando faz o Ab Bb, o Bb é o acorde modulante, vai para fá maior.

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Jabijirous
    Valeu pelas correções cara!

    Endurance
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    E esta sessão é composta pelos acordes F - C - Bb, no tom de Dm (III° - VII° - VI°), a qual eu não soube identificar.

    Na real esse trecho tá em Fá maior mesmo, fazendo I - V - IV.

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Endurance
    Na real esse trecho tá em Fá maior mesmo, fazendo I - V - IV.
    E teria algum nome especifico pra essa cadência?

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    2Humbucker

    Plagal

    Quando vc começa a fazer análise, vc tem que ver e ouvir as cadências, só assim vc sabe em qual centro tonal está.

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Plagal
    Não entendi bem porque é Plagal, se plagal seria Subdominante+Tônica e ali temos Tônica+dominante+subdominante. Mas vou dar uma pesquisada melhor no assunto.

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    é aí que vc não está pegando o jeito da coisa

    I V IV

    ou seja

    F C Bb

    Do Bb volta pro F não é???

    IV I é plagal!

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Jabijirous
    Ahhhhhhhhhhh, agora entendi!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Analisando Cadências Harmônicas - "Volto na primavera" por Blindagem