Dúvidas sobre Lutheria

    Autor Mensagem
    BOA_VIAGEM
    Veterano
    # mar/12


    Oi pessoal,eu tive algumas ideias com meu pai,sobre nós(eu e ele),começarmos a fazer instrumentos musicas tipo violões,guitarras e baixos e alguns acessórios também.Então resolvi postar algumas dúvidas aqui no fórum para ver se vocês podem me ajudar.Então aqui vão as dúvidas:
    *Qual é a melhor madeira para se fabricar corpos,braços e escalas de instrumentos?
    *Onde encontro peças(knobs,captadores,e etc)para vender?Em lojas de instrumentos eu encontro?
    *Eu posso fabricar instrumentos de modelos já existentes?Como SG's,Les Paul's e Stratocaster's?
    *Existe algum curso de lutheria?E se existe,existe idade minima para cursar?
    Por enquanto essas são minhas dúvidas.Espero que possam responder.

    kiki
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    BOA_VIAGEM
    *Qual é a melhor madeira para se fabricar corpos,braços e escalas de instrumentos?
    isso nao existe.
    existem diversas madeiras boas, mas nao existe A MELHOR.
    cada madeira tem caracteristicas diferentes - sonoras, mecanicas, esteticas - e preços diferentes de acordo com o local.
    sobre isso, pesquise mais no forum que tem MUITA informação postada.

    *Onde encontro peças(knobs,captadores,e etc)para vender?Em lojas de instrumentos eu encontro?
    vende em loja, no varejo. e existem lojas mais especializadas. pesquise no google. e pesquise no fórum que tem informações.

    *Eu posso fabricar instrumentos de modelos já existentes?Como SG's,Les Paul's e Stratocaster's?
    poder, pode. muitos luthieres fazem.
    mas se for pra criar uma fabrica e vender, tem algumas restrições legais.
    se voce reparar, em geral mesmo que o modelo seja copiado, algumas coisas são diferentes. por exemplo o headstock.

    *Existe algum curso de lutheria?E se existe,existe idade minima para cursar?
    existe.
    tem um curso em SP numa escola chamada B&H luthieria
    tem uma faculdade em curitiba
    e parece que tem uma faculdade nor io, nao tenho certeza.

    Por enquanto essas são minhas dúvidas.Espero que possam responder.
    tentei responder o que posso.
    mas suas duvidas estao muito primarias. quase tudo que voce perguntou voce conseguiria responder só com a busca do forum (e com paciencia pra ler).
    se voce nao tiver mais iniciativa nao vai conseguir ir muito longe.

    Alexandre.M
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    o kiki disse tudo, mas vou complementar:
    *Onde encontro peças(knobs,captadores,e etc)para vender?Em lojas de instrumentos eu encontro?
    vc pode tb fexar um quantidade boa e comprar de outros paises pela net.
    *Eu posso fabricar instrumentos de modelos já existentes?Como SG's,Les Paul's e Stratocaster's?
    tem que mudar algumas coisas, pra ser sua marca registrada, diga-se de passagem. ví uma empresa, não me lembro o nome q tomou um pu&* processo por "xerocar" modelos da fender
    *Existe algum curso de lutheria?E se existe,existe idade minima para cursar?
    cursos existem, mas vc tb pode fazer amizades e começar a trabalhar com luthiers da tua cidade

    mas umas dúvidas, seu pai toca algum instrumento, tem noção de marcenaria,luthieria ,já tem algum maquinário?
    flws...

    BOA_VIAGEM
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: BOA_VIAGEM
    · votar


    alexandremilitao1
    Meu pai não toca nada,só tem algumas noções básicas de música,mas trabalhou com marcenaria por um bom tempo,e eu e ele conhecemos bastante gente que trabalha ou faz algo relacionado a música.
    Vou dar uma pesquisada melhor,essas duvidas eram só o que eu precisava saber para "começar".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre Lutheria