Autor |
Mensagem |
Black Fire Gato OT 2011 |
# set/12
· votar
Primeiro passo pra acabar cortando grama no Texas.
|
carlcarl Veterano
|
# set/12
· votar
sem querer ser um estraga prazer mas se eu estivesse nesta situação a primeira pergunta que eu faria a mim mesmo seria: por que até hoje rarissimos foram os casos de artistas nacionais cantando em ingles e tocando musicas que os americanos sabem tocar desde pequenos que conseguiram ser respeitados no exterior? torço imensamente para que dentro de pouco tempo voce inverta esta tendencia e consiga um resultado positivo. boa viagem. abç Carl
|
Its Fucking Boring To Death Veterano |
# set/12
· votar
dilwko
só por curiosidade: pq vc e sua banda querem tentar a sorte no exterior? Não existe uma possibilidade de tocar a banda por aqui msm?
agora eu lembrei de uma banda que tinha muito potencial pra se dar bem por aqui, mas decidiu ir para os EUA. Já ouviram falar do Diesel? Eles venceram uma seletiva pra tocar no palco principal do Rock in Rio III, em 2001. Eles cantavam em inglês e, logo depois do festival, se mandaram para os EUA. Algum tempo depois, mudaram de nome(Udora)e de estilo. Até que, finalmente, voltaram pro Brasil e passaram a cantar em português. A banda é ruim? Nem um pouco. É melhor que muitas bandas gringas que fazem sucesso por lá. Mas, e daí?
Não tô dizendo que é o seu caso, mas muita gente sofre dessa mentalidade de povo colonizado, de achar lá fora melhor que aqui, que consegue mais reconhecimento lá e bla bla bla. Não é bem assim. Mas, enfim, planejamento é tudo. Não caia nesse papinho de "acredite nos seus sonhos". Isso é coisa de quem assistiu muito programa da Xuxa e não conhece a realidade. Ah, pelo menos, faça um som de responsa, não vá nos envergonhar lá fora. Já tem muita gente fazendo isso.
|
BraulioLanger Veterano |
# set/12
· votar
Its Fucking Boring To Death, eu ia citar essa banda, li o tópico até o fim só pra ver se alguém ia comentar deles. Que bom que você lembrou. Acho o som deles muito bom, tanto em inglês como em português.
dilwko, eu não tenho experiência alguma como músico. Eu sou um mero iniciante, tocando há menos de um ano. Mas acho que pra dar a minha opinião, não preciso necessariamente ser músico.
Cara, deixa eu recapitular. Você tá indo pros EUA fazer faculdade e morar com seu pai. Já tem um primo baterista morando lá e, caso você vá, vai "deixar pra trás" mais dois caras da sua banda. Então, pra alimentar o sonho, os dois caras estão pensando em ir também pros EUA, mas pelo que percebi você é o único que tem certo segurança e estabilidade lá (lugar pra morar, faculdade...), certo?
Bom, a minha singela opinião é que não há dúvidas se você deve ir ou não; pra mim você já devia estar com as passagens compradas. A questão é se seus amigos deveriam ir com você. Eu não sei se eles têm a segurança que você tem caso o plano de ficar famoso, dê merda. Pelo que percebi, você tem um ótimo plano, estudar no exterior é sempre um puta diferencial no currículo e lá você pode melhorar seu inglês, etc. Eu, no seu lugar, iria pros EUA focado em fazer faculdade e melhorar o inglês. Eventualmente, trabalhar não necessariamente com música. Veja a musica como um hobby nos próximos anos e só chame o resto da banda pra ir pra lá, se todos tiverem uma meta a realizar que não seja apenas tocar. Porque pode acontecer de a faculdade nos EUA começar a apertar e você deixar a musica em segundo plano temporariamente. Eu acho que você deve ir pros Estados Unidos pensando a longo prazo, pensando em voltar daqui uns anos e construir uma carreira aqui, que é bem menos difícil, como a galera bem comentou. O aprendizado que você vai ter morando em outro país, você vai levar pra vida toda. Só não sonhe alto demais, porque a queda pode ser grande.
|
SevenTool07 Veterano |
# set/12
· votar
BraulioLanger
Você tá certíssimo! se o cara tem a oportunidade de ir pra gringa, é lógico que ele deve ir. Após morar por um certo tempo será fácil montar uma banda e, no mínimo, ele pode voltar para o Brasil com um equipo MUITO foda.
|
MauricioBahia Moderador |
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
MMI Lelo Mig renatocaster
Então, minha impressão é que lá a concorrência é 100x maior que aqui, e tem mais, a imagem do Brasil é de um país exótico, de Samba, Carnaval, Bossa Nova e muito dança como capoeira. Então, Rock brasileiro por lá seria como um samba/pagode americano ou inglês, por aqui. Impossível, não, mas olha só a concorrência por aqui... Em cada boteco tem um pagodeiro. Sábado mesmo eu tava num bar com um grupo de pagode/samba tocando e muuuito bem por sinal.
Abs
|
clebergf Veterano
|
# set/12 · Editado por: clebergf
· votar
Passando apenas para reforçar oque a galera comentou sobre o talento dos músicos por lá, maior nível de concorrência e o fato de que eles se importam muito com o que criado por lá. Estive em New Orleans entre Junho e Julho e conversando sobre música com o pessoal lá falei que não sambava, que não era a minha praia e tals, todos falaram que então eu não era brasileiro..rs...não adianta, cada povo, cultura tem a sua marca registrada e a nossa está longe de ser a do rock, logo já tem uma barreira a quebrar. Músico talentoso lá tem mais que "escutador de funk alto no carro" aqui, a musicalidade deles é incentivada desde crianças.
Tem algumas barreiras cara, mas com certeza não é impossível, apenas vá sabendo o que pode acontecer...não conte com nd, apenas viva o sonho e corra atrás, se a sua família tem grana e pode bancar uma aventura dessas vai "simbora" e mete as caras...sempre com o pé no chão!!!
|
guizimm Veterano |
# set/12
· votar
por que até hoje rarissimos foram os casos de artistas nacionais cantando em ingles e tocando musicas que os americanos sabem tocar desde pequenos que conseguiram ser respeitados no exterior? não lembro de ninguem que tenha feito isso
|
MMI Veterano
|
# set/12
· votar
MauricioBahia clebergf
Bom, vocês sabem que eu não sou músico profissional mas engano alguma coisa para um amador. Já toquei muito,por diversão, na frente de europeus e americanos e basicamente minha experiência ao pegar uma guitarra se resume assim (desculpe a clareza das expressões):
- power chords com distorção - fazem cara de bunda. - puxar uns bends, intenção blues - fazem cara de quem quer falar "putz, que merd@!" (putz, blublublu é pior ainda) - inverte uns acordes, põe umas dissonâncias e faz uma batida samba/bossa nova - arregalam os olhos e exclamam, "caramba, isso é genial!". Da última vez que arrisquei, lá na loja do Rudy Pensa em NYC, estava com o vendedor americano e uns franceses (clientes). Podem acreditar, toquei certinho umas coisas meio folk, meio jazz, meio blues e ninguém nem aí, caras de bund@. Botei uns acordes 7+, dim, sus, 13, 13b, batida de samba, os caras babaram em cima e o francês falou para o filho: "olha a batida, o ritmo, um dia com os anos você tem que aprender a fazer algo parecido". Pior que eu errei tudo quando fiz isso, foi feio pra caramba! kkkkkkkk
|
clebergf Veterano
|
# set/12
· votar
MMI
É bem assim mesmo... Enquanto eu estava lá, tocava no qto e um dia comecei a brincar com dois acordes invertidos, um camarada de suíte ouviu foi no meu qto e disse: "nossa Cleber que lindo isso"...xD E eu já estava mandando uns power chords e blues um tempão...rs...
|
Bog Veterano
|
# set/12
· votar
MMI clebergf
Vou só reforçar o que vocês disseram. Mesmo no Japão, parece que esperavam de mim sempre batidas swingadas ou dedilhados em acordes dissonantes. E nada mais.
Engraçado que eu tocava A Minha Menina e achavam que era samba, ou Somos Quem Podemos Ser e achavam que era bossa nova, hehehhe.
|
MauricioBahia Moderador |
# set/12
· votar
MMI
Yes, nós temos bananas! :))
|
Rabbit Veterano
|
# set/12
· votar
Pra fazer sucesso no EUA não precisa de talento e sim de conhecer a pessoa certa ou ter o número de telefone da pessoa certa.
|
LemyLebeau Veterano |
# set/12
· votar
Rabbit
Pra fazer sucesso no EUA não precisa de talento e sim de conhecer a pessoa certa ou ter o número de telefone da pessoa certa.(2)
|
Kold_02 Veterano |
# set/12
· votar
dilwko Se tu soubesse inglês poderia divulgar pela internet.
|
guizimm Veterano |
# set/12
· votar
- inverte uns acordes, põe umas dissonâncias e faz uma batida samba/bossa nova - arregalam os olhos e exclamam, "caramba, isso é genial!" em seguida diga a todos: "thats brazilian music bitch''
|
Gram Parsons Veterano |
# set/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola MauricioBahia
Me desculpem se acabei soando arrogante ou agressivo no meu discurso. Não tenho intenção nenhuma em causar a discórdia por aqui, bem pelo contrario, a ideia é uma troca de experiencias, acho que acabei soando assim pois achei o comentário um pouco acido, porem como como foi citado acima: na internet é muito fácil se compreender errado um discurso.
Partindo da minha experiencia pessoal acredito que não exista tanto essa barreira de rock ser coisa de americano ou britânico. Vivemos num pais em que ouvimos musica internacional desde que nascemos, e o que é a composição senão um amontoado de influencias e de experiencias próprias? o rock, no meu ponto de vista, já foi globalizado.
é claro que alguem que toque bossa nova ou choro vai ter um campo de trabalho muito maior lá fora, mas isso reflete a carencia deles nesses estilos. Pra tocar rock voce vai ter muito mais concorrencia, com certeza, porem repito o que eu disse antes: vc se garante no seu som?
talvez a europa seja um caminho mais interessante pra voce, e sem duvida alguma a fluencia no idioma é extremamente necessaria, nao só pra tocar, mas pra se virar por lá, e principalmente, pra escrever boas letras.
acho que o caminho pra conseguir algo la fora (nao digo FAMA, mas sim alguns shows e pequenas turnes) é só um: originalidade.
Misture influencias que eles nao tem e talvez voce consiga se destacar.
Espero ter deixado claro minhas opiniões.
Abraço
|
Kaah_lol Veterano |
# set/12
· votar
galera
Já pensaram o porque que a gente nasceu e cresceu ouvindo musica internacional? Porque lá tem mais diversidade de estilo! Poxa, no Brasil só tocam Hard Core, Happy Rock (kkkkk) e uns sons emos... Não tem nada de progressivo, de peso.. Esses dias fui ver uma banda (tal de December) falando que eram Post Hardcore e o que era? Apenas um Hardcore com um ou outro screamo e vozes finas.. Mas a mesma batida Hardcore com um pouco de bumbo e pratos e uma coisa melódica... Em 2006 era irado ouvir Hardcore... Mas agora... Tem tantas bandas brasileiras que fazem só o "dum dum ta, dum dum ta" na bateria e 3, 4 acordes de guitarra, enquanto bandas incríveis merecem atenção, lá nos EUA (I Am Empire e The Wedding, dois exemplos de bandas boas de Rock Alternativo). Ao invés de ir pra lá pra fazer um som lá nos EUA, por que não se influenciar por bandas boas e fazer um som diferenciado aqui no Brasil? Aposto que muita gente vai olhar muito mais pra uma banda de estilo diferenciado aqui do que nos EUA...
|
Bog Veterano
|
# set/12
· votar
Gram Parsons
Você deve levar em conta aquilo que o clebergf e o MMI disseram: o fato de ser brasileiro já gera certas expectativas sobre o que o cara toca e não toca. Os olhares se tornam *muito* mais críticos se você sai das expectativas.
É uma "lei"? Não é. Mas é muito, muito, muito mais difícil. É só ver quantos roqueiros e blueseiros brasileiros fazem sucesso no exterior, e comparar com quantos fazem sucesso com música "brasileira" (entre aspas mesmo, Sérgio Mendes explica). Uma coisa é você aparecer como curiosidade eventual - olha, que interessante, um brasileiro tocando rock. Outra coisa é estabelecer uma carreira e viver disso.
|
MauricioBahia Moderador |
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Gram Parsons
Uma vez há uns 10 anos atrás, eu peguei o violão e comecei a tocar pra, uns conhecidos estrangeiros de um amigo, músicas em inglês no violão. Por educação, eles aplaudiram e tal, mas de mansinho, um disse: "Poderia tocar algo brasileiro?".
Esse é o resumo do que acontece e o que acredito eles pensam do Brasil e brasileiros. Enfim, Bossa Nova/Samba - Rock, nunca. Mas se pode dar certo, pode pois TUDO é possível.
Abs e boa sorte!
|
Lelo Mig Membro
|
# set/12
· votar
MMI clebergf MauricioBahia
Não é por mal.. não vejo isso como conceito ou pre conceito.
Imagine a situação inversa, você encontrasse B.B King ou Johnny Winter num boteco no Bixiga? Roda feita em volta deles, copos de cerveja à mão e os caras começam com um "Geirota di Ipaneima" ou "Inkompeitibilidayd di Genius" ??
Nós não iriamos vaia-los. Até acharíamos simpáticos. Mas alguém, realmente acredita, que B.B. King seria capaz de tocar João Bosco tão bem, quanto dezenas de violonistas brasileiros espalhados pelos botecos do Brasil?
Não é preconceito, repito, mas esperamos o melhor do que o melhor pode dar, e não o pior deles...
B.B King, exemplo, repito, não é o rei da MPB, é o rei do Blues...
Eles não esperam de nós que façamos Blues, nem bem nem mal feito.
Eles esperam de nós, o que fazemos melhor que eles.... é o obvio!!
Alguém pagaria para ver Paco de Luccia tocar frevo? com certeza pagariam para vê-lo tocar Flamenco!
|
Bog Veterano
|
# set/12 · Editado por: Bog
· votar
Lelo Mig
E isso que você está falando de "nomões". Imagina então os "nominhos"...
Eu acho que a palavra-chave do que você disse é: esperam
Não tem a ver com saber tocar ou "ser bom", e sim com as expectativas de quem vai pagar - ou não - para ouvir.
|
BraulioLanger Veterano |
# set/12
· votar
"Já pensaram o porque que a gente nasceu e cresceu ouvindo musica internacional? Porque lá tem mais diversidade de estilo! "
Kaah_lol, A gente nasceu e cresceu ouvindo musica internacional por causa da famosa síndrome de vira-lata. O brasileiro infelizmente só valoriza o que vem de fora e age com desdém pras coisas daqui. Por isso que crescemos ouvindo rock internacional e odiamos sertanejo mas amamos musica americana de caipira.
A raiz do samba e do blues é mais ou menos parecida: Musica negra, vinda de escravos, de pessoas pobres e sofridas. Mas pq a gente prefere blues? Pq "o brasil é uma merda" e tudo que é de fora é melhor e mais 'chic'. E é justamente por isso que "o Brasil não vai pra frente", porque não valorizamos as raízes e a cultura do nosso país.
Tem nego achando que é mto mais legal fazer sucesso e ganhar grana no exterior, mas não faz nada pra mudar a cena aqui no Brasil. Prefere fazer 10 shows lá, longe da família e das origens, do que fazer 9 shows aqui, vivendo onde nasceu e ajudando a transformar a cena musical do país.
O que vocês acham do que eu falei? Me corrijam se eu estiver errado. Quem discorda, por favor se manifestar =)
|
MauricioBahia Moderador |
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Lelo Mig: Eles esperam de nós, o que fazemos melhor que eles.... é o obvio!!
É assim que penso. Falou pouco e disse tudo.
Abs
|
BraulioLanger Veterano |
# set/12
· votar
Vale lembrar que o Fabrizio Moretti (baterista dos Strokes) é brasileiro e faz sucesso tocando rock nos EUA.
Sei que o caso dele é bem diferente, mas não resisti em comentar dele.
=P
|
MauricioBahia Moderador |
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
BraulioLanger: Vale lembrar que o Fabrizio Moretti (baterista dos Strokes) é brasileiro e faz sucesso tocando rock nos EUA.
Fala sério...Você propôs falar de bandas ou instrumentistas? ;)
Sei que o caso dele é bem diferente, mas não resisti em comentar dele.
Por isso eu nem havia comentado!
:P
ps. a única banda brasileira que faz algum sucesso lá, que eu conheço é a CSS (Cansei de Ser Sexy). ps2. o percussionista do RHCP também é brasileiro, mas esse também não é o caso...
|
Lelo Mig Membro
|
# set/12
· votar
BraulioLanger
Eu sou à favor do músico tocar o que ele gosta. Se é blues, samba ou jazz, independente de ser brasileiro, que faça o que gosta.
Mas que o músico tenha consciência das limitações que isso irá trazer para sua carreira como músico. Exemplos de músicos brasileiros que tocam variados estilos, tocando mundo à fora tem de monte. Sempre haverão momentos, talentos, sorte e etc.
Agora, alguém achar que um guitarrista de blues brasileiro é "famoso" porque deu uma canja com um bluesman num bar do Alabama e meia dúzia de shows pelos E.U.A é bem diferente.
Veja bem, não estou criticando... pelo contrário, até admiro. Mas, por favor, sucesso é outra coisa. Nenhum bluesman brasileiro terá o status de um Steve Ray Vaughan ou Buddy Guy.
Eu, pretensiosamente, se pudesse sugerir a um músico o que fazer diria: Coloque elemento brazucas em sua música, faça um Blues/Bossa, um Jazz/Bossa, um Rock/Choro e etc, faça isso "bem feito" e terá muito mais chances.
Santana fez isso com o Rock, por isso é um dos poucos latinos que senta à mesa dos "guitar heroes".
Tom Jobim fez isso com o Jazz, por isso gravou com Sinatra e Stan Getz.
Quanto a fazer algo para mudar a cena, concordo 100%. Querer fazer música boa e bem feita, acima da média, em qualquer estilo, já é uma tarefa muito dificil, apesar de que a maioria não se dá conta e acha que é fácil.
|
renatocaster Moderador
|
# set/12 · Editado por: renatocaster
· votar
EDIT: Texto sem relevância com relação ao assunto do tópico, hehehehe :)
|
-Dan Veterano
|
# set/12
· votar
"olha a batida, o ritmo, um dia com os anos você tem que aprender a fazer algo parecido". Pior que eu errei tudo quando fiz isso, foi feio pra caramba! kkkkkkkk
To indo pra lá amanhã!! aduadhuad
|
guizimm Veterano |
# set/12
· votar
Kaah_lol Porque lá tem mais diversidade de estilo! nunca, aqui tem uma variedade muito grande, desde o samba até o rock pesado. BraulioLanger O brasileiro infelizmente só valoriza o que vem de fora e age com desdém pras coisas daqui Mas pq a gente prefere blues? Pq "o brasil é uma merda" e tudo que é de fora é melhor e mais 'chic'. discordo em parte, aí entra muita dessa coisa de cultura imposta pelos países nórticos, assim como acontece com empresas, as estrangeiras quebram as daqui, acontece com a música também, ao meu ver
|