Michel Teló // Época // e a Cultura Brasileira

Autor Mensagem
Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Marcus Cerutti
se a grande maioria do povo gosta e curte essas músicas, isso não representa a cultura brasileira? Ou uma parte dela?


Se a cultura brasileira é feita de gente "ignorantemente" musical sim.

Mas se a cultura brasileira é feita de pessoas ecléticas, aí já é outra história. E geralmente é essa a desculpa dada pela mídia.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


renatocaster
http://g1.globo.com/platb/instanteposterior/2012/01/04/carta-aberta-a - michel-telo/#comments

PQP

Marcus Cerutti
Veterano
# jan/12
· votar


http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=2029

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Marcus Cerutti

Vou te explicar, como um certo "compositor".

Quanto mais a música é repetitiva, mais ela fica na cabeça da pessoa, mesmo que a pessoa não goste.

Pro brasileiro, quanto mais balada, mais faz sucesso. É isso.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau

É a famosa música chiclete, gruda na cabeça, mesmo sem gostar ou querer ouvir..

O que eu acho é que daqui 100 anos uma "Garota de ipanema" da vida vai continuar sendo lembrada e apreciada, enquanto esses babballo tipo Michel teló e Luan Santana serão esquecidos.

Eu lembro por volta do ano 2000 tinha um tal de Bonde do tigrão, era super mega ultra hit, fenômeno nacional. 10 anos depois neguin nem lembra que isso existiu um dia.

Sem falar em Latino, Kelly Key, P.O Box e inúmeros outros que apareceram, de uma hora pra outra, se tornaram "referências pra música popular brasileira" e dps simplesmente sumiram na msm velocidade que apareceram, e hj ninguém lembra que um dia existiu.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo

Me ex e futuro chefe hehe, chama isso de efeito montanha russa.

Do mesmo jeito que eles sobem eles descem.

Marcus Cerutti
Veterano
# jan/12
· votar


Só agora vi o vídeo que foi postado aqui pelo Dave Mustarda.

Fantástico!! Prontinho para invadir a América!

Eles nos mandaram Justin Bieber... toma Michel Teló!

renatocaster
Moderador
# jan/12
· votar


Pé de chinelo

Sem falar em Latino, Kelly Key, P.O Box e inúmeros outros que apareceram

Desses que vc citou, o Latino ainda está em "atividade", infelizmente. E tem mais, gravou um DVD ao vivo em pleno show de réveillon em Copacabana Ô.o

Abs

ROo
Veterano
# jan/12
· votar


Só eu nunca tinha ouvido essa porcaria? E alguém aqui leu a matéria ou só a capa?

Marcus Cerutti
Veterano
# jan/12
· votar


ROo
Só eu nunca tinha ouvido essa porcaria?

Não, com certeza vc não está sozinho. Eu tb nunca tinha ouvido...

E alguém aqui leu a matéria ou só a capa?

Tá de sacanagem? Ler pra que? Hehe...

Não li toda mas parte dela hoje pela manhã; é bem está no blog.

Vitor_Jungle
Veterano
# jan/12
· votar


Nada contra o Michel teló e as msuicas dele, n gosto de sertenajo universitario mais reconheço q essa musical pegou geral kk

Mas pq pegou geral tbm nao precisa idolatra o cara e chamar tudo de cultura, daki a poko vao tah falano q o retart é o maior icone teen da cultura brasileira, só podeh....... kk

mrfelipbr
Veterano
# jan/12 · Editado por: mrfelipbr
· votar


Hansen
Não considero essas coisas como música em si, mas um coquetel hipnótico, junto com BBB e novelas.


O tal pão e circo, só que neste circo não há arte e no pão não há farinha.

Assino embaixo, dois mil anos depois e a mesma estrátégia,
Então pessoal, eu toco em uma banda de sertanejo universitário, e infelizmente tocamos essa música, 4 notas, a mesma levada de Reggae do pior tipo, e alguns arranjos xoxos na sanfona, e no meu caso, um mínimo de brincadeira com o Wah, vou falar mais ou menos o lado de quem toca esse tipo de "música".
Bem, em praticamente todos os casos, nos organizamos um repertório que deve ser sempre dançante, que mantenha o público animado, sempre imaginando o que a maioria vai pensar, se vai gostar.
bem, o infeliz do vocalista teve uma idéia super horrivel que é diretamnete relacionada a mim, bem, como eu toco guitarra com eles, ele teve a idéia de, no meio de uma apresentação, me chamar e me pedir para tocar um rock, e depois de umas "tentativas" ele chamar o violonista e tocar uma música, que se não me engano, é do amado batista. Bem, eu mostrei resistencia desde que foi mostrada essa idéia, mas eles vieram com o papo de que o povo gosta, que eu(o vocalista) e o sanfoneiro/violonista fizemos isso outro dia e todo mundo adorou, bem quando ele toca, ou tenta tocar rock, eu não sei se dou risada ou choro. Infelizmente acabei fazendo isso por ser amigo deles, e para não passar de otário. acho que com isso já dá pra perceber que o sertanejo universitário é massivo(acho que é essa a palavra) por natureza.
Algo que comprova muito mais isso é o fato de o vocalista, juntamente com o resto da banda rejeitarem críticas de músicos e considerarem apenas o que leigos falam, porque os leigos são o povão, são quem gosta. eu disse que é errado pensar assim, pois eles tem conhecimento para poder falar, mas isso não os convence, o que importa é o que o povão acha.

Pé de chinelo
Veterano
# jan/12
· votar


renatocaster

o Latino ainda está em "atividade", infelizmente. E tem mais, gravou um DVD ao vivo em pleno show de réveillon em Copacabana Ô.o

Que coisa, achei que esse cara já tinha aposentado... a indústria no Brasil promove umas coisas bem toscas mesmo..

mrfelipbr

..o que importa é o que o povão acha.

Pra ganhar dinheiro com música, sim.

clebergf
Veterano
# jan/12 · Editado por: clebergf
· votar


Essa política do pão e circo é e sempre será implementada em nosso querido país.

Formando mentes ignorantes para encher os bolsos desde 1500.
Esse é o lema do Brasil.

Uma das coisas que eu mais curto na internet é isso, ela te dá a liberdade de você buscar aquilo que você quer e te deixa com opções de busca para procurar saber se o que foi falado/escrito é real.
Porém nem todos sabem ainda utilizar esse tipo de ferramenta.
Tenho esperança que essa geração de agora que possui essa liberdade na procura de informações desde o berço cresça com algo na mente para mudar um pouco disso.
Mas é só uma esperança....

Alexandre.M
Veterano
# jan/12
· votar


parabéns pelo ´post, esse cara disse exatamente o que eu penso(e muita gente também) sobre essa musica idiota,sem graça,sem estrutura, que fala de uma cantada de pedreiro(não desmerecendo os pedreiros q constroem nossas casasl) q um babaca mauricinho passa pra uma pirigueti numa balada.

Alexandre.M
Veterano
# jan/12
· votar


clebergf
Formando mentes ignorantes para encher os bolsos desde 1500.
infelizmente é o que acontece nesse pais

du paul
Veterano
# jan/12
· votar


infelismente é assim o cenario musical brasileiro .
ja ouvi coisas bem piores com menos conteudo ainda tocarem por semanas e semanas em tvs e radio ( e nen estou falando destes mcs que aparecem e si vão ainda bem) bem e assim
musica horrivel e mal gosto sempre andaram junto .é igual mestruação vem fica uns dias e se vai opior é que a gente sempre sabe. que no mes que vem tem maisaahahahahahahahahahhahahahhahahahahhhrsrsrsrsrs

theblueplayer
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga

Mas vou falar do texto: A cultura brasileira não é mais "rica"! A cultura contemporânea brasileira é uma bo@#$ mesmo. Só tem coisa ruim. É só forró, pagode e sertanejo falsificado (que alguns chamam de universitário, mas as vezes eu me pergunto, será que algum deles já pelo menos cursou uma universidade ?). Não tem originalidade, é sempre a mesma coisa.


Bom, primeiro, se você ler os textos de estudiosos da Antropologia com nosso brasileiro Roberto DaMatta ou alguns gringos como Stuart Hall, ou Geetz, verá que todas as culturas são ricas, ou não ricas, ou seja, a cultura é imensurável.

A cultura contemporânea brasileira envolve muitos aspectos e valores. Mas, falando somente de música o que eu posso destacar é que você está desinformado com a quantidade de música que acontece em vários estilos. Michel Teló é apenas um retrato de um geração.

Agora opinião própria: pagode e forró não são lixo, você me desculpe. Virar na minha cara e falar que a demonstração de musicalidade genuinamente nordestina que é o forró ser uma bosta é uma coisa muito feia. Você já foi à Recife, já foi à Bahia, já escutou forró pé de serra. Se você é de algum lugar do nordeste, você precisa sair de casa e ver a beleza dessas manifestações artísticas. Outra coisa, curso superior não é inteligência. Muito pelo contrário, é mais um tipo de alienação. Não torna ninguém mais criativo.

b]erico.ascencao[/b]

Vejam como o nosso idioma é maravilhoso: naquele trecho em branco da capa, se a Época trocasse o trecho "cultura popular" por "sociedade brasileira", tudo faria muito mais sentido. Assim ó:

Com o sucesso "Ai, se eu te pego", o cantor paranaense Michel Teló traduz os valores da sociedade brasileira para os brasileiros de todas as classes.

Ele simplesmente faz parte de um contexto social em que não só se valoriza este tipo de música, como também este tipo de comportamento social que prega a "pegação sem desapego", o não-compromisso, etc. Eu não sou Sociólogo pra ficar divagando sobre o assunto aqui, mas isto poderia até ajudar a explicar o porquê de hoje em dia as pessoas casarem mais tarde, etc.


Na verdade os termos são sinônimos (sic) . Cultura popular e sociedade contemporânea são a mesma coisa (guardada as devidas proporções, sociologos) porque a cultura popular de hoje corresponde ao que se concretiza na sociedade.

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


theblueplayer
A cultura contemporânea brasileira envolve muitos aspectos e valores. Mas, falando somente de música o que eu posso destacar é que você está desinformado com a quantidade de música que acontece em vários estilos. Michel Teló é apenas um retrato de um geração.

Cara, oque acontece só no nordeste, não é a CULTURA BRASILEIRA propriamente dita. É a cultura nordestina. Não é geral. Acontece lá e em mais lugar nenhum. Faz parte da cultura brasileira, ok. Mas não é oque eu quero dizer quando falei da cultura brasileira. Falei isso num geral, de norte a sul. E sim, Michel Teló é um retrato de uma geração. De uma geração musical/cultural brasileira contemporânea, como eu disse. Os anos 60, 70 e 80 do Brasil passaram. Dá pra contar nos dedos a quantidade de jovens brasileiros que sabe alguma coisa sobre a música dessa época. Ela faz parte da cultura brasileira, mas não mais contemporânea. Não vou considerar geralmente a cultura brasileira como bandas que tocam num barzinho para 20 pessoas, por melhor que eles sejam. Eles não fazem parte da cultura contemporânea geral da população. Ninguém os conhece.

Agora opinião própria: pagode e forró não são lixo, você me desculpe. Virar na minha cara e falar que a demonstração de musicalidade genuinamente nordestina que é o forró ser uma bosta é uma coisa muito feia. Você já foi à Recife, já foi à Bahia, já escutou forró pé de serra.

E você já ouviu "Aviões do Forró" ? É um lixo e nem genuino é! Como eu já disse, vou repetir. Não estou falando de eventos isolados ou de coisas que aconteceram a 40 anos atraz (ou mais). Estou falando do que todo o povo brasileiro tem como cultura HOJE. No forró, no pagode, no samba e onde for. É só o lixo que impera. E estou falando de um GERAL. De jovens de 10 a "adultos" de 40 anos. Não estou falando de uma cultura que acontece na região sul do Acre. Lá a cultura é deles, não é geral.

Outra coisa, curso superior não é inteligência. Muito pelo contrário, é mais um tipo de alienação. Não torna ninguém mais criativo.

E eu não disse que era. Disse que eles chamam de "pagode/forró,/sertanejo universitário" mas os caras nunca nem cursaram uma universidade. E o pior, oque tem de "sertanejo" em um paranaense ?
Os caras fazem uma dupla lá no interior de São Paulo, nunca foram para uma universidade e querem me dizer que o gênero musical deles é "sertanejo universitário"... Pra mim não parece nenhum dos dois.

Simonhead
Veterano
# jan/12
· votar


Marcus Cerutti

Belo texto. Valeu por dividir o link aqui.

Juh_Cruz
Veterano
# jan/12
· votar


O Michel Teló fazia showmício na quadra da minha casa, várias vezes tirei foto com ele e pans
hsuahasuahsusah
Mas na época ele era do grupo Tradição, nunca imaginei que viraria isso tudo.

Juh_Cruz
Veterano
# jan/12
· votar


Eu acho que ele merece o sucesso que está tendo, não é um estilo musical que gosto, mas nem por isso agrido o trabalho dele...
Quem conheceu ele e a banda dele desde o inicio sabe que ele batalhou muito pra chegar onde está e sempre foi muito humilde.

/chuva de negativos.

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/12
· votar


clebergf

Quanto drama.

Alienação é natural.

Enquanto isso, em Iowa, candidatos republicanos juram de pés juntos que evolucionismo é só uma teoria e o criacionismo é fato para não perder eleitores.

Ou nesse momento, no suburbios de Roma, várias pessoas assitem um reality show de quinta enquanto Mário Monti faz reformas anarco-capitalistas na Itália.

Simonhead
Veterano
# jan/12
· votar


Juh_Cruz

O que você expôs apenas mostra o quanto a gente julga antes de conhecer. Também não curto a música do Michel, nem o estilo musical em si. Mas há que se respeitar a batalha do cara para fazer sucesso, algo que a maioria dos músicos daqui ou de fora sempre correm atrás. Desse modo, só posso desejar toda a sorte do mundo para o cara. \o

clebergf
Veterano
# jan/12
· votar


The Laughing Madcap

Muito longe de drama cara, com ctz alienação é algo natural e comum....agora achar natural e pronto é foda, não concordo nem um pouco.
Enquanto a população bate recordes e mais recordes de votação do BBB, temos algo em torno de 60 bilhões de prejuízo por ano com corrupção...

O fato da alienação ser natural não faz com ela seja aceitável...


Juh_Cruz

Julgar o sucesso é complicado, mas podemos julgar a atitude da revista em tentar promover ele e ainda dizer que ele traduz os valores da nossa cultura popular...
Não li a matéria, mas a capa é no mínimo ridícula...

Sobre a pessoa Michel Teló, não tenho nada contra, pois é mais um brasileiro que provavelmente batalhou mto e que agora conseguiu o que sempre sonhou, eu só fico triste que em cada ano que passa a banalização da nossa cultura musical aumenta...

Juh_Cruz
Veterano
# jan/12
· votar


Simonhead

"Mas há que se respeitar a batalha do cara para fazer sucesso, algo que a maioria dos músicos daqui ou de fora sempre correm atrás."

Exatamente!
Não acho correto julgar ele só pq a música dele é mais 'simples' que de outros cantores ou bandas. Talvez tenha outras pessoas que merecem esse sucesso mais do que ele, mas o cara não conseguiu isso criticando o trabalho de um e outro, ele ralou pra chegar onde está.

Lembro que desde qdo eu tinha uns 8 anos eu via ele fazendo show com o Tradição em comícios que eu ia com meu pai, o cara varava a noite fazendo show pra meia dúzia de pessoas, e quem viu ele nessa época e vê ele hoje, vê que ele não mudou nada e que ele merece estar onde está.

o/

clebergf

Sim, com certeza eu concordo com vc. Tbm não li a matéria da revista, mas a capa é RIDÍCULA pelo conteúdo que traz nela: dizer que ele traduz os valores da nossa cultura popular... Tbm não concordo!

Mas o que me revolta são as pessoas atacando o cantor, a pessoa. Isso me cheira a inveja. Duvido o cara q n gostaria d estar no lugar dele.. duvido muito.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Juh_Cruz
Não acho correto julgar ele só pq a música dele é mais 'simples' que de outros cantores ou bandas. Talvez tenha outras pessoas que merecem esse sucesso mais do que ele, mas o cara não conseguiu isso criticando o trabalho de um e outro, ele ralou pra chegar onde está.

Olha jú, acho que não é bem por aí.

Ninguém aqui julga as músicas do Michel Teló, e sim a música dele em sí, que não é simples, ela simplesmente foi feita para o sucesso.

Eu posso muito bem pegar o meu SKP aqui, baixar o reaper e fazer um funk pra estar em milhares de celulares dos adolescentes.

O que eu realmente não intendo, é o PORQUE Michel Teló ta fazendo sucesso com esse tipo de música sendo que lá atrás, no grupo Tradição ele e os caras do grupo faziam músicas realmente muito boas, ecléticas e faziam bastante sucesso.

Ninguém ta julgando a música dele por ser simples, e sim o o seu destino em mídia.

mrfelipbr
Veterano
# jan/12
· votar


Pé de chinelo
..o que importa é o que o povão acha.

Pra ganhar dinheiro com música, sim.

Ainda bem que não pretendo viver de música, mas, é pura sorte também, fazer sucesso assim, ou talvez seja questão de fazer uma letra tosca e repetitiva.

Velvete
Veterano
# jan/12
· votar


Juh_Cruz
Simonhead

Sucesso no Brasil é crime, segundo análise do já citado Tom Jobim (esse sim é gênio e poderíamos estar "perdendo" o nosso tempo falando dele).

____________________

Eu sei lá daonde veio o Teló! Eu acho as músicas que eu gosto são muito melhores que as dele, mas não se pode desprezar um cidadão que leva 10, 20, 30 mil pessoas num show (ainda mais cantando aquela musiquinha de dois ou três versos).

Se há pessoas que frequentam "baladas" sertanejas para pegar garotinhas (não tão) indefesas isso não deve ser visto com demérito. Parace que nas micaretas acontece a mesma coisa, e eu juro que no fundo acho o ritmo do Axé bem animado (assim como o do forró).

Faíska, grande guitarrista, vive tocando com Zezé de Camargo, Fábio Jr. ... Logo, não deveriamos estar discutindo se o som do Teló é afinado? Se tem bons timbres de guitarra-baixo? Se a baterista errou nos tempos? Não? Quer dizer que a letra (e a cara dele de Dany boy) é ruim então vamos tacar pedra? Desculpe, mas "parabéns pra você" tem uns versinhos toscos e mesmo assim todo mundo adora. Por fim, a música do cara é boa pra quem curte porque serve bem (aos propósitos do) ao seu público.

__________________

Também não li a matéria da Época - e, até aqui, acho que a capa foi infeliz - mas acredito que deveríamos centrar o diálogo no contexto de ele traduzir ou não os valores da cultura popular brasileira (de repente nossos valores são pegar a menina mais linda e não sabíamos). Arrisco dizer que a reportagem aborda o fato da classe A a E escutarem a "hit" do cara.

Finalizando, Vila Lobos curtia um violão e valorizou obras populares, folclóricas e indígenas.

Abraços

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# jan/12
· votar


Independente de qualquer coisa, não gosto das músicas dele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Michel Teló // Época // e a Cultura Brasileira