Coluna Composição nº6 - Métrica

    Autor Mensagem
    Sam
    Moderador
    # dez/03


    Olá, pessoal!

    Em seu sexto artigo, Isolda fala um pouco sobre métrica e responde à dúvida: "E se minha música parece com outra já publicada? O que faço?".

    Utilizem este espaço para trocar idéias sobre o assunto.

    Se vc ainda não leu a aula, clique no link abaixo:
    http://www.cifraclub.com.br/colunas/composicao/index.php?id=6

    Bons estudos!

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/03
    · votar


    Eu acho que ela deveria falar mais de métrica, afinal, a música é uma certa forma de poesia, e tem as métricas tradicionais que servem para fazer bossa nova, e tal. Poderia ter explicado melhor.

    Apesar de não ser a função dela dar aula de gramática uahuha.

    Luciano Gardim
    Veterano
    # jan/04 · Editado por: Luciano Gardim
    · votar


    Eu começo a perceber (infelizmente) que a Isolda tem muito pouco tempo para se dedicar à coluna. Seus artigos são superficiais. Ela falou de métrica? Praticamente não. Tudo bem que falam que ela é uma compositora famosa, muito gravada, e tudo o mais que já disseram (sinceramente não conheço muito o seu trabalho), mas que a coluna está fraquinha, está.
    Será que não seria melhor colocar alguém que tenha menos tempo de estrada, mas que se dedique mais a escrever? Eu sei que composição não tem teoria exata, mas do jeito que está e nada é quase a mesma coisa!

    the_paranoid
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    eh achei a coluna fraca, naum aprendi nada praticamente

    Rockstar
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    É realmente ela é muito fraca... como ja tinha dito antes, muito superficial e subjetiva.... pragente ver q tipo de gente é considerada "musica e compositora" aqui no Brasil... é, uma pena...

    Nayra
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Para: Rockstar/ Luciano Gardim

    Respeito a opinião de vocês, mas gostaria que, já que vocês acham que não conhecem o trabalho da Isolda, dessem uma olhada nas músicas que ela já compôs:
    http://www.isolda.mus.br/obra.htm
    Certamente, vocês vão encontrar muitas músicas que vocês já ouviram. Se não encontrarem, desculpe, mas vocês não têm porque estar postando mensagens aqui, se não querem ser compositores. Pois quem quer ser compositor deve no mínimo, conhecer e respeitar o trabalho de outros compositores.
    A coluna é feita pra quem realmente tem interesse no assunto.
    Porque vocês não enviam mensagens com as suas dúvidas no assunto? O que vocês querem saber? No que ela puder ajudar, tenho certeza que ela terá o maior prazer em responder em suas aulas, pois é isto que ela tem feito, respondido em suas aulas as dúvidas que ela recebe de usuários, de quem tem interesse e entra em contato humildemente pedindo ajuda.
    A intensão da coluna é incentivar compositores iniciantes e quem tem interesse em ser compositor, esclarecendo dúvidas e não apresentar um método para formar compositores, pois isso, acredito, não tem como.

    Espero a compreensão e respeito de vocês.

    Um abraço!

    Rockstar
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Nayra
    Eu realmente não conheço a obra dela, mas provavelmente já devo ter ouvido algo dela, se vc diz... eu me baseei no q foi dito no perfil dela, mostrando pra quais interpretes ela já tinha composto... e baseado nisso, realmente, ela nao merece nenhum crédito como grande compositora... mas como eu disse, eu nao conheço a obra dela, então vai saber né... mas compor pra roberto carlos a principio nao me convence...
    Mas enfim, oq realmente eu tava criticando nao era a capacidade dela de compositora, mas sim a capacidade dela de ensinar a compor, pq é isso q interessa aqui... e pra isso, percebe-se q ela é muita fraca, por tudo aquilo q eu já disse antes...
    Sobre eu querer ser compositor... bom, eu faço faculdade de musica, to indo pro ultimo ano... acho q isso responde sua pergunta...
    Sobre a existencia de um método para compor... vc está errada, pois existem varias maneiras de se ensinar composição de forma sistemática e séria, e não como está sendo feito aqui, de maneira aleatória, sem embasamentos e um tanto quanto "nebulosa"... o grande problema é o legado cultural brasileiro, que faz com q pessoas como ela sejam denominadas de "compositora"... fazer oq...

    Yellowcard
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    falou e disse rockstar

    nothing else matters
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Rockstar
    bixo.....É realmente ela é muito fraca
    bixo....vc pode falar da coluna..mais como vc n conhece o tralbalho dela n poded falar c ela eh foda...ou uma bosta...respeite os outros..n to aki para dar sermaumm..mais eh isso...

    Dogs
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Essa coluna realmente tá fraca. Mas deve ser pq ela tem pouco tempo pra se dedicar à coluna, ela deve viver muito ocupada. A Isolda é a melhor, mas a coluna tá tão fraca quanto quisuque de uva.

    Duppy
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Rockstar

    Vc é da onde? por acaso não é dono do estudio RockStar e toca na banda RockStar?

    renilson
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    saio em defesa da isolda. ela está passando o seu conteúdo. o problema é que as pessoas aqui estão muito viciadas em imitar os outros que não conseguem compreender o que ela tem a dizer. é outro nível de percepção e sensibilidade que muitos aqui ainda não tem.

    Fencer
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: Fencer
    · votar


    Bem... Acho que reduzir uma questão complexa como a métrica - que é um fator primordial para a poesia e, por extensão, para a música - ao exemplo utilizado pela autora na coluna me parece um tanto leviano.

    Uma boa base para quem se interessar por questões como métrica, rima e ritmo em poesia é um livro bem barato da Série Princípios, da editora Ática, que se chama A Poesia Lírica. A autora é a Salete de Almeida Cara.

    Embora a coisa seja mais voltada para a poesia propriamente dita, ele serve para elucidar bem os conceitos desses ingredientes básicos do texto poético.

    Quanto à qualidade de compositora da Isolda, eu diria que embora ela possuindo em seu currículo canções que se tornaram verdadeiros standards populares brasileiros, o que é digno de nota, uma grande parte de seu repertório (aquela que acaba sendo interpretada por artistas do que se pode chamar segundo escalão da música popularesca brasileira) realmente me parecem um tanto pobres.

    De qualquer forma, não esqueçam que tudo é uma questão de contexto...

    Keep rocking!

    Dogs
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    renilson
    o problema é que as pessoas aqui estão muito viciadas em imitar os outros que não conseguem compreender o que ela tem a dizer.

    Ah, é?
    Contem mais sobre a minha vida, anda, já que vc sabe mais dela do que de mim.
    Simplesmente eu acho que ela não explicou bem.

    Rockstar
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Duppy

    Sou de Curitiba... e nem sou dono desse estúdio ae nem faço parte dessa banda :P

    Duppy
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: Duppy
    · votar


    Rockstar

    Beleza... é q tem um estudio aqui perto de casa, com esse nome e o cara tem uma banda com esse nome tb... e ele tb faz faculdade de musica e defende muita a teoria... achei q podia ser né... mas valeu!

    Aqui em Poa...

    Nayra
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Rockstar
    Já que você estuda música, pergunte para seus professores sobre a compositora, vá conhecer e DEPOIS fala comigo!

    Rockstar
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Nayra
    Putz, eu já disse, mas acho q vc passou batido ou nao leu, sei la'... como eu já falei, eu nao conheço a obra dela, e por isso nao vou falar se ela é boa compositora... eu disse q baseado nos interpretes pra q ela compos, é q ela deve ser ruim... mas eu disse "vai saber né?" Até pq, vou falar novamente, oq eu to criticando nao é isso, e sim o fato dela nao saber ensinar composição...
    E pra criticar isso, eu nao preciso conhecer a compositora, pois apenas lendo a coluna percebe-se q ela nao sabe ensinar composição, q seus métodos são fracos e medíocres... e isso é um fato... mas se vc quiser continuar se queimando pra defender sua compositora, nao posso fazer nada né... cada um tem o direito de acreditar no q quer, nao é mesmo?

    Toupeira
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    porrada!!!

    Luciano Gardim
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: Luciano Gardim
    · votar


    Mantenho minha opinião: a coluna está fraquíssima. Não comento sobre o trabalho de compositora dela. Somente a coluna, que está ruim. E como se pode ver, não sou o único com essa opinião.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Ae galera!
    Se a coluna está fraca ou não, isso é problema para os chefões discutirem.

    Vamos deixar esse espaço aqui, pra discutir o assunto do tópico, ou seja Métrica.

    Eu entendi pouco lendo, admito, mas quem souber muito, ou apenas umas dicas, postem ae.
    Grata!
    Jolie

    DTGNR
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Pude ler a coluna agora e acho que ela se dedicou a explicar sobre Métrica apenas nos 2 primeiros parágrafos e se saiu bem neles.....No resto do texto, ela meio que esqueceu da métrica e foi falar de plágio e direitos autorais! Mas o que ela explicou, deu pra entender e bem! Foi simples mas é aquilo ali mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Coluna Composição nº6 - Métrica