Pq o blues é repetitivo?

Autor Mensagem
Musicólatra
Veterano
# out/11


Desculpem a minha total ignorância a respeito, mas gostaria de saber pq que o Blues é repetitivo e os outros estilos não. Me refiro a estrutura melódica ( não sei se é isso mesmo ). Não estou criticando o blues, pelo contrário, sou blueseiro de carteirinha. É só uma curiosidade.

joaormrt
Veterano
# out/11
· votar


boa pergunta

Guilherme Nau
Veterano
# out/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Musicólatra

Mas em que modo você diz repetitivo?

Repetitivo entre as músicas de blues?Entre os shapes de blues?Entre a sequência de acordes e notas?

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# out/11
· votar


a minha total ignorância a respeito

Ta ai a sua resposta!

Binohendrix
Veterano
# out/11
· votar


Musicólatra
Cara, dentro de um estilo, espera-se que certas passagens, notas e acordes, sejam tocados para que se encaixem no mesmo. É assim que um estilo se cria. Dá pra variar, e muito mas também é muito fácil cair na mesmice. Tem muita coisa blues que sai fora daquele tradicional . Since I've Been Loving You do Led é um grande exemplo de um blues diferente, com criatividade, sem necessariamente seguir os mesmos shapes na escala. Mas concordo que aquele blues antigão, old schooll, tipo J L Hooker pode ser bem repetitivo mesmo.

Headstock invertido
Veterano
# out/11
· votar


Música é repetitiva.

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Musicólatra: blues é repetitivo e os outros estilos não.

Não? Tem certeza?

guizimm
Veterano
# out/11
· votar


pq se fugi mto do padrão deixa de ser blues

Musicólatra
Veterano
# out/11
· votar


Tem gente aqui que tem tubulação de esgoto no cérebro. Se ficar calado já dá uma grande resposta.

Guilherme Nau
Bem, eu vejo o blues como um estilo repetitivo. As músicas seguem sempre um mesmo padrão de notas, etc, não sei se soube me explicar direito, mas é isso.

Les Guitar
Veterano
# out/11
· votar


deve ser porque se consagrou assim.

uma escapada no padrão de blues que deu origem a outros estilos.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Musicólatra

Que padrão?

Uma nota de início em escala menor,outra em sétima e depois uma em escala maior?

Blues man ;D

Mas na verdade é assim mesmo.

O grunge usa notas que as vezes parecem que não tem nada uma a ver com a outra,mas sai uma coisa legal.Não falo em variação de tonalidade, e sim de "encaixe de notas".

As vezes podemos inverter a sequência das notas ou trocar a sequencia delas,mas não deixam de ser do mesmo estilo.

Por exemplo:

Polly do Nirvana e Lithium

Musicólatra
Veterano
# out/11 · Editado por: Musicólatra
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz

Eu ouço Blues desde os 13 anos. Quer que eu diga o que eu curto?

Guilherme Nau

Valeu pelas explicações.

Lodi
Veterano
# out/11
· votar


O Blues pode ser repetitivo, mas é um dos únicos gêneros musicais que fazem o meu coração bater forte.

Musicólatra
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

Veja isso:

Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva.

Tirei do wikipédia, o que afirmei no início não foi pq li no wikipédia. De fato, o blues é mesmo repetitivo.

Deco_ufrj
Veterano
# out/11
· votar


E o rock não é repetitivo??? quantas músicas vc consegue tocar com Em, C e D? ou então G, D, e C?? ou então o famoso T (D, A, Bm, G)??

ogner
Veterano
# out/11
· votar


Deco_ufrj

Véro!! EU NAO suporto mais musicas assim Em, C e D? ou então G, D, e C?, hehehe!! Mas oq deixa o blues com essa caracteristica de ser ser repetitivo mais "na cara" é a linha melodica que varia bem menos que no Rock, mesmo nessa harmonia batida, por exemplo.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


ogner
Véro!! EU NAO suporto mais musicas assim Em, C e D? ou então G, D, e C?, hehehe!!

Eu também hehe.Pra mim é uma puta falta de criatividade usar esses acordes.E se vai usar eles da uma variada.

Mas tem música com a mesma tonalidade que ficam muito boas e tem uma quantidade de variação de notas no mesmo tom da música que se encaixa muito bem.Tipo More Than Words

Ao invés dos caras fazerem C eles fazem G/C .Gênios

serenatadeamor
Veterano
# out/11
· votar


Meu caro Musicólatra: aqui não é lugar pra você não.


;-)

Homem Guitar
Veterano
# out/11
· votar


Eu adoro musicas em Em, C, D, em outros tons tbm, quase sempre faz sucesso. :D

thefuga
Veterano
# out/11 · Editado por: thefuga
· votar


Eu acho que ele é como outros estilos "antigos". Rockabilly é tudo muito parecido. A questão é que o Rock N Roll e outros estilos não são tão característicos (pelo menos eu penso isso). Vários outros estilos são muito "repetitivos" como você cita.
Creio que seja apenas questão do estilo mesmo. Um estilo "puro". Os estilos mais "novos" tem influência em tudo quanto é coisa, então acaba ficando mais diferente. Mas se você for ver estilos antigos como Blues, Rockabilly, Twist, etc... eles são tudo meio parecidos. Já as coisas acima dos anos 60 e 70 começaram a sofrer influência de muita coisa, criando estilos novos e evidentemente acaba não tendo nada parecido.

serenatadeamor
Utilizo a frase que tu acabou de dizer, direcionada a você mesmo! Que falta de respeito...

Edit:
O próprio Blues, com a junção do Rock é uma coisa totalmente diferente, e não é tão "repetitiva".

Excelion
Veterano
# out/11
· votar


Porquê a idéia do blues é ser bem simples e democrático, de forma que qualquer um possa pegar um violão vagabundo e se divertir.

Oijpedro
Veterano
# out/11
· votar


Blues é foda.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Excelion

Eu acho que o blues é uma espécie de jam.São aqueles acordes,é aquele ritmo o resto é contigo.

serenatadeamor
Veterano
# out/11
· votar


nem pra ele, nem pra mim

Musicólatra
Veterano
# out/11
· votar


Minha cara serenatadeamor:

;- )

RoLP
Veterano
# out/11
· votar


O blues tem uma base que muitas vezes se repete...justamente porque os caras improvisam com MTO feeling com a voz e com a guitarra...

O que não deixa o blues ser repetitivo, pois cada show de blues vai soar de uma maneira diferente...

Seja do BB King, Buddy Guy, Eric Clapton, JohN Mayer ou o SRV.

Aliás, a MESMA música tocada por esses artistas acima fica completamente diferente da versão do outro...pois todos põe sua cara, identidade e sentimento.

Sendo assim, não vejo o blues como algo repetitivo.
Vejo a base como uma plataforma para eles expressarem algo que nunca vai ser repetitivo. Sua cara.

viniciusra
Veterano
# out/11
· votar


Aos ouvidos de uns metal é repetitivo e toda musica soa igual.Acho que entra o fator "gosto" nesse meio ai...

Musicólatra
Veterano
# out/11 · Editado por: Musicólatra
· votar


RoLP

Vc chegou mais ou menos aonde eu queria.

guizimm
Veterano
# out/11
· votar


viniciusra
Acho que entra o fator "gosto" nesse meio ai...
acho q n,ou é repetitivo ou n eh,dependendo da referencia de repetição

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# out/11
· votar


Blueseiro. Que palavra horrível.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq o blues é repetitivo?