Clipe Musical/Empresas de filmagens, como você avalia a situação brasileira neste ramo ?

    Autor Mensagem
    Melkchup
    Veterano
    # out/11


    Hey champs, se você tem uma banda, e esta correndo atras de um clipe, você pode ver como as coisas estão precárias pro nosso lado.
    Eu andei pesquisando na internet algumas empresas que se destacam no ramo de filmagem de vídeo clipes, e adivinha só ? eu não achei :D.
    Sempre vi nos websites quadrados alguns videos de demostração, e sinceramente fiquei pensando "Até eu com uma camerazinha HD fazia melhor".

    Talvez eu possa estar errado, por isso então deixo as perguntas

    Clipe Musical, como você avalia a situação nesse ramo brasileira ?
    Oque é um clipe BACANA pra você ? Historia ? Conteúdo ? Efeitos Cinematográficos ?

    Abraços negada :D

    viniciusra
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Melkchup

    Nãi sei se isso acrescenta alguma coisa, mas eu gosto demais do clipe "duality" do Slipknot como um todo:




    Eu acho que tem muito feeling no clipe.

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Melkchup
    Faça com uma galera de cinema, procura um assistente de câmera e pergunta quando ele te faz pra fazer um clipe.
    Garanto que vai ficar bem melhor do que uma "empresa de filmagem" (isso tem cara daquela galera que faz video pra festa de 15 anos).
    Vai direto na fonte.

    Melkchup
    Veterano
    # out/11
    · votar


    hm... ja me ocorreu na cabeça sobre essa galera q faz cinema mesmo. ! vou olhar com eles.

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Melkchup
    Que faz faculdade de cinema não, vjea com quem trabalha com cinema mesmo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Melkchup
    empresa especializada em clips não vai existir

    se sua banda tivesse um produtor ele teria os contatos desse tipo de serviço
    que deve ser o mesmo pessoal que faz comercial pra tv, vai ter que ter um diretor "com ideias" e junto com a proposta do produtor e da banda
    ou como comentaram, pessoas de faculdade de cinema, tem que estar atento a lance de luz, sol, brilho na careca, vento de verdade ou de mentira

    ------------------------

    se não tiver ideias por mais que você resolva filmar legal, será dinheiro jogado fora, onde compensa mais gravar o ensaio da banda em um estudio legal visualmente com algumas cameras e editar em casa

    conheço 3 bandas daqui que fizeram clips

    essa não deve ter gasto um centavo e ficou interessante, pelo proprio estilo debochado da banda
    http://www.youtube.com/watch?v=aiwvpNGk6s8

    essa já rolou uma produção , equipamento, roteiro, investiram uma grana...
    http://www.youtube.com/watch?v=fL5m1s94w50

    essa que entrei depois que gravaram o clip, foi um trabalho de faculdade, mas já ficou mais simples que o acima:
    http://www.youtube.com/watch?v=pSpjn4XXHOk

    Melkchup
    Veterano
    # out/11
    · votar


    fernando tecladista
    Poise, com uma camera meia boca rolaria de fazer, são criativos mesmo os clipes e tudo mais. Curti, acho que ter uma criatividade minima pode resultar em um grande trabalho.

    Bico
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Melkchup
    Vai ter que procurar uma produtora de vídeos (ou mesmo uma pequena agência ou escritório). Nem lá fora existe algo do tipo que mexa exclusivamente com clipes musicais, mas sim, com vídeos de modo geral (comercial, curta-metragem, vídeo institucional, clipe, vinheta e tudo mais).

    Você pode já chegar com uma ideia ou com algumas diretrizes, mas é sentando e conversando com os profissionais é que vai ver se aquilo é adequado, o que dá pra fazer e o que não dá... o que é recomendado ou não...

    Não acho que você precise só do equipamento (cameras, por exemplo). Se for pra fazer de modo caseiro, a ideia tem que ser quase genial, pra funcionar legal assim. As maiores chances é de que fique só uma tosqueira em full HD.

    Um trabalho bom, como quase tudo na vida, tem pouquíssimas chances de sair barato.

    Só pra citar um pessoal que faz trabalhos excelentes:
    http://lobo.cx/pt/category/music-video/
    Talvez, o maior escritório de motion graphics do Brasil.

    Melkchup
    Veterano
    # out/11
    · votar


    acho que um clipe não precisa ser FULL HD. entende ? mas ele precisa ter um toque a mais, algo mais criativo. talvez um pouco fora do comun mas nada de GRANDES PRODUÇÕES ENTENDE ? apenas um clipe com uma historia legal , um roteiro bacana . i tal. esses clipes de o cara tocando num lugar já ta enjoando.

    Bico
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Melkchup
    Saquei, mas sobre 'full HD', era modo de falar. Só quero dizer que equipamento não vai salvar clipe nenhum.
    De fato é bom que tenha um roteiro, mas tem vários aspetos de imagem que tem que levar em conta: enquadramentos, cenografia, luz, óptica, sincronia de edição com áudio, tratamento de cor e pós-produção em geral, roteiro, conteúdo...

    Minha opinião é de que é algo complexo.

    Meio ingenuidade achar que dá pra fazer em casa e ficar num nível profissional. É como alguém comprar uma interface de áudio externa e achar que vai gravar e ter a qualidade das bandas que ouve, produzidas em grandes estúdios e tudo mais.

    Se for algo mais de brincadeira ou pra fazer bem despretencioso, aí vai. Mas já que tão reclamando que tem pouca coisa boa, acho que a solução é entrar em contato com bons profissionais.

    Mas olha aí um clipe novo do Foo Fighter que é extremamente simples na parte de produção, é só a banda tocando, mas é bom:

    Ainda sim, tem que ter noções gráficas, de video e tudo mais pra chegar nesse resultado.

    Melkchup
    Veterano
    # out/11
    · votar


    pois'e, então nossa banda é uma banda de pop punk, mas a musica que estávamos querendo fazer, relata uma romance, de um carinha ska meio largado fraga, e a menina curtiu ele, dai pá eles brigaram e ele pede pra voltar. e relembra alguns momentos. Mas isso ocorre com a batida Pop Punk. O Refrão que mela a cueca um pouco.

    Bico
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Melkchup
    Se foi só pra ter um clipe, pra vcs curtirem, divulgar a música pra amigos e tal, rola de fazer por conta própria sim.

    Mas eu acho que se tem pretensão de ser uma banda profissional, procurem profissionais pra fazer o clipe. Vai ser um bom investimento!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Melkchup
    Poise, com uma camera meia boca rolaria de fazer

    acho até interessante começar pela filmagem caseira, pra ver o que vocês fazem que não perceberam
    cacuetes, cara de tacho, poses estranhas, aquele andar duro de quem sabe que está sendo filmado, risadinhas de zé graça
    coisas que poluem a filmagem que vocês nem motaram: um tenis no canto da sala, vaso de samambaia

    com isso você pegam uma noção, se pensar em contratar alguem, vocês já não estaram tensos com uma camera te olhando

    Bordin
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Aqui em poa tem umas bandas até não muito expressivas num contexto nacional que tem uns clipes bem interessantes no youtube.

    Acho que o que mais vale no final é a criatividade do produtor mesmo, e isso é uma coisa que não depende do país, só depende da pessoa

    Melkchup
    Veterano
    # out/11
    · votar


    [b]Bordin[/b]
    Sim entendo mas quis dizer se É CONFIRMADO QUE É UM RAMO FRACO E IMPRODUTIVO ou se eu estava errado entende ? talvez que a galera mostraria uns clipes diferentes e tal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Clipe Musical/Empresas de filmagens, como você avalia a situação brasileira neste ramo ?