Faculdade de Música e Mercado de Trabalho

    Autor Mensagem
    _Rickyhaalmeida
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: _Rickyhaalmeida






    Comentário: "Saiba tudo sobre os tipos de Faculdades de Música e o Mercado de Trabalho, no comentário do Maestro Eduardo Roz, reitor da Faculdade Livre de Música IMER".

    (Sei que já foram criados vários tópicos a respeito do assunto, mas não vi nenhum que tratasse realmente das duas coisas, nem que tivessem realmente proveito e nem nos últimos meses [2011/2012].)

    Galera, estou no 2° ano do Ensino Médio e até o mês de março do ano que vem tenho já que ter uma ideia do quero para o meu futuro.

    Estou indeciso entre duas profissões(Faculdades): Bacharelado em Música ou Engenharia Aeronáutica.

    1°: Gostaria de saber a opinião de quem atua no meio musical:
    a) Vc consegue viver de música? Consegue ter uma vida confortável com o que ganha? O mercado é bom msm? Quais as áreas mais bem pagas no meio musical?

    2°: Gostaria de respostas de guitarristas:
    a) Há grande procura por guitarristas(estúdios, bandas, etc...)? Qual o ganho médio mensal? É possível viver apenas da guitarra?

    3°: Para profissionais reconhecidos no mercado e com referências:
    a)Com quanto tempo vcs receberam o reconhecimeto do público? Atualmente o mercado está melhor ou pior do há alguns anos? Ouvi dizer que "músico só morre de fome se quiser ou for preguiçoso". Isso é verdade ou mito? Quais as principais cidades com o mercado de trabalho amplo?

    Novamente: Sei que já foram criados vários tópicos a respeito do assunto, mas não vi nenhum que tratasse realmente das duas coisas, nem que tivessem realmente proveito e nem nos últimos meses [2011/2012].

    Agradeço desde já os que puderem responder e que ajudarem a tornar esse tópico útil aos demais membros do FCC.

    Grande abraço galera. Valew!!!

    _Rickyhaalmeida
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    UP!!!!

    /\ /\ /\

    Jube
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Só pela falta de respostas é notavel que não existe muitos musicos por ai com carteira assinada, conheço muita gente por ai, com essas impressões sobre musica, geralmente a galera tem sua idade, experiencia muito baixa no mercado de trabalho no geral.

    Bom meu caro, ninguem precisa ser formado em musica para ser um bom musico. Li até um alerta na graduação de musica aqui na cidade avisando que uma graduação em musica não garante um emprego, portanto, eu diria para fazer sua engenharia aeronautica, algo que é mais garantido, vai lhe trazer uma sustentabilidade e você ainda podera estar tocando por ai, aprendendo, comprando seus equipamentos.

    Dibilo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    A maioria dos músicos que conheço que vive de música,que da até pra viver direitinho,nao fez faculadde de música,só que os caras manjam muito(falando mais especificamente de guitarra),só que pra viver de música eles não tocam somente aquilo que gostam,tocam de tudo,brega,axé,rock,reggae,dance e por ai vai.
    Mais existem outras maneiras de ganhar dinheiro com a música,ser contratado por gravadora,fazer parceria em studios(sempre aparece alguma gravação),orquestra e por ai vai....
    Flw,fica com Deus!

    _Rickyhaalmeida
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Jube & Dibilo
    Grato a resposta de vcs!!! Estou vendo que fazer uma faculdade de Música não da sustentação suficiente para o futuro de ninguém. Outra observação que tenho feito é: Nenhum dos grades guitarristas que admiramos hj(Vai, Satriani, Jonh 5, MAB, Kirk Hammett[meu favorito(sic)], Alexi Laiho, De Ros, Slash, Keith Richards, etc, etc, etc...) nunca precisaram de aulas em faculdades para serem o que são atualmente.

    Novamente, agradeço a colaboração de vcs e espero mais colaborações, pois quando já tiver várias informações pretendo montar um Official Topic. Mais uma vez obrigado galera.

    De Ros
    Veterano
    # set/11
    · votar


    _Rickyhaalmeida

    Velho, tem músicos que faturam pequenas fortunas, outros que ganham uma grana legal muitos outros que estão numa "eme" sem tamanho.

    A única coisa que posso te dizer, com toda a certeza - Se tu está focado somente na grana, essa profissão não é legal. Que seja o teu hobby.

    Mas, se é o que tu quer fazer porque tu ama isso, eu diria para entrar a fundo e usar a cabeça, porque , como não é um caminho já traçado (como ser médico, por exemplo, onde tu já sabe os passos a seguir), tu tem que usar o bom senso e a criatividade para dar esses passos!

    Te desejo muita sorte, seja qual for a tua escolha!!!

    _Rickyhaalmeida
    Veterano
    # set/11
    · votar


    De Ros
    Capitan, me ajudou de mais msm...
    Eu quero mesmo fazer isso, por que amo e sonho com isso o tempo todo, minha mãe falou que eu já estou até "neurótico", hehe...
    E outra, tenho várias ideias bacanas para conseguir ser um profissional bem completo...

    Cara, obrigadão e tomara que eu consiga fazer uma escolhas saudáveis e que consiga chegar a onde vc e vários outros mestres chegaram...

    Brigadão novamente, e ainda falta um ano pra minha decisão final acontecer...

    T+ Galera e Capitan De Ros.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faculdade de Música e Mercado de Trabalho