Licenciatura em Música

    Autor Mensagem
    Darlan Felix
    Veterano
    # jul/11


    Estou pensando em fazer Licenciatura em música... Só que surgiu uma dúvida que não achei em lugar nenhum resposta para ela.

    Licenciatura precisa de THE ? Se sim, como é ? Alguém sabe ?

    Agradeço!!

    Pinto Iago
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Darlan Felix

    Cara, eu acho que precisa , pois como eles vão saber se vc é apto para o curso ?

    Darlan Felix
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Pinto Iago

    É eu descobri... Precisa de THE sim. Tem a prova escrita, oral e o canto ou instrumento de própria escolha... Mas acredito que não seja tão rídigida quanto um bacharelado em instrumento ou canto... Estou certo ?

    Pinto Iago
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Creio que o criterio de seleção é o mesmo , o que muda e quando vc tá lá estudando na facul. Um lado ensina mais pro instrumento ( criação ) enquanto o outro ensina mais o ensino ..

    Flow

    malucobeleza666
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: malucobeleza666
    · votar


    Para qualquer curso, existe a parte teórica e pratica. A parte teórica é a mesma para todos os cursos, tendo diferenciação apenas na média necesssária para ser considerado apto, 6 para licenciatura e composição, e 5 para todos os outros cursos, lembrando que isso é aqui na unb, em outras eu não sei. Na parte prática, todos os cursos o cara tem que fazer solfejo e leitura de ritmo, leitura á primeira vista, leitura de progressões harmonicas cifradas, mais o programa do instrumento que o cara usará para fazer a prova prática.

    Vou prestar para Música-licenciatura aqui na UNB no final do ano, junto com composição, é a prova mais exigente entres as partes de música, pois requer nas provas praticas e teoricas média 6, ao contrario dos outros cursos, que requerem média 5. O mais legal de licenciatura, que além da parte de didática( óbvio) você tem a opção de pegar uma porrada de materias opcionais, como composição 1 a 8( vem do curso de composição), é um dos cursos de música mais completos que tem, pois te dão além da oportunidade de estudar varias matérias opcionais de outros cursos, te dá a possibilidade de lecionar, parte que não pode ser ignorada para quem quer viver da coisa ehhe. Por isso a minha escolha,estudo música, me dá oportunidade de dar aulas e ainda posso estudar um monte de coisas de outros cursos relacionadas a música, por exemplo, composição, vale muito a pena cara, mas tem que estudar, de preferencia com um professor que seja formado, pois ele te guiará direitinho hehe, qualquer dúvida posta ae!!t+^^

    Darlan Felix
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    malucobeleza666
    Eu tenho vontade de fazer licenciatura... Não agora, mais pra frente depois da minha primeira faculdade. Quero fazer licenciatura para abrir um projeto social de música!

    leo-guitar94
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    O que seria THE ? (desculpe minha ignorancia)

    Darlan Felix
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    leo-guitar94

    Teste de Habilidade Específica.

    Vc não entra em faculdade de música para aprender do zero... Você já tem que ter conhecimentos de teoria e prática...

    Basicamente:

    Leitura
    Solfejo
    Leitura Ritmíca

    Prática:
    Ter uma ótima leitura a primeira vista.

    Basicamente isso... Mas dizem que o THE é muito mais dificil que o vestibular...

    ROo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Darlan Felix
    Depende, a prova pode ser díficil, mas tudo depende do quanto vai pesar o THE em sua nota geral. Tem que ver nas infomações do Vestibular de determinada faculdade qual será o valor de cada prova no seu desempenho geral.

    Darlan Felix
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    ROo

    Cara, eu dei o exemplo da UFRJ.

    No dia que você se inscreve no vestibular, te dá a opção de apenas um curso. Se vc escolher música, abre a opção de um segundo curso. Porque isso ?

    Porque o THE vem primeiro que o vestibular... Se vc fizer o THE e for reprovado, você pode participar do vestibular normalmente na sua segunda opção de curso.

    Na UFRJ o THE era independente do vestibular. Para participar do Vestibular, vc tinha que estar Apto no THE.

    Não sei como ficará agora com o ENEM... Realmente estou muito curioso. Até porque no ano passado, cursos que exigiam THE não participavam do SISU, eram somente pelo vestibular.

    malucobeleza666
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Darlan Felix

    O THE não tem relação nenhuma com vestibular normal, tanto é que quando você é aprovado, você receve seu certificado de aptidão, aqui na unb vale por um ano esse certificado, mesmo que você nao passe no vestibular normal, se você tiver passado no THE e ter seu certificado, pode usa-lo para ingressar na faculdade no outro semestre caso você passe no vestibular, mas como a valiadade aqui é só de um ano, você tem apenas duas chances para passar no vestibular normal com o mesmo certificado,caso não consiga, terá que fazer de novo a prova específica, ou seja, estude ao menos um pouquinho para o vestibular normal também, não subestime completamente não, apesar de que já é um sacrificio passar na prova especifica, ainda tem que passar na normal, é foda!! eheh^^

    Darlan Felix
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    malucobeleza666

    Mas geralmente, a Relação Candidato Vaga pra música, é baixissíma... Tem cursos que chega a 0 candidatos.

    malucobeleza666
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: malucobeleza666
    · votar


    Darlan Felix

    É, algumas vezes chega a 0 mesmo, mas aqui na unb por exemplo dá 9 por vaga cara(ultimo agora, acredite, 9 por vaga para licenciatura ehe), mais até que engenharia nos campus do gama(cidade onde ficará toda a parte de engenharia da unb no futuro)...eheh. Mesmo que não tenha nenhum candidato, você tem seu argumento final para tal curso, se você não alcança, não importa se não tem candidato, você não passa ehhe, por isso que eu falo, se você quiser fazer música, estude muito para a prova especifica, mas estude também para a normal, não é esse doce pra passar no vestibular normal não hehe. Até por que aqui, redação é eliminatória, mesmo que você passe no vestibular, se você não tiver mínima 3 em redação(que é dificil, aqui é o cespe que promove a prova, uma errada elimina uma certa, redações com temas complexos e talz) você automaticamente é eliminado, eheh.t+^^

    musiker
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Mas dizem que o THE é muito mais dificil que o vestibular...


    Aqui em Minas, de 99 inscritos apenas 56 passaram na THE. Quase 50% de eliminação. E se passar na THE e for reprovado no exame geral, tem de repetir o THE para o ano seguinte. Não tem moleza.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Licenciatura em Música