Porque tem essa diferença: Estudo e palco.

    Autor Mensagem
    Gava
    Veterano
    # jun/11


    Galera.
    Não copnsigo entender, vcs chamam uma guitarra de guitarra p estudo e outras de guitarra para palco.
    Seeguinte: A guitarra para estudo num serve p palco porque?

    Eu tenha uma memphis by tagima e tocava com ela em poalcos e nas missas.

    Sei que minha ideia é meia fraca.
    mas é q sou muito pobre, e agora estou querendo trocar a Memphis por uma SX SST62, mais estou inseguro porque dizem q ela tbm é uma guitarra somente para estudo.
    Entaum fico com medo de sair do cocô e cair no fedô.

    Ajuda ai gente.
    Compensa trocar.

    Gava
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    :(

    Gava
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    :(

    victor.leite
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    toda guitarra dá som...
    não quero desmerecer que você toca em alguma igreja e tal, mas você não precisa de um Gretsch pra isso.

    pega a SX!

    Gava
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    victor.leite
    Valew.

    Duds McCready
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Gava

    Antes da minha resposta pra sua pergunta, afirmo que não conheço os modelos que vc citou, então não posso opinar...

    Não copnsigo entender, vcs chamam uma guitarra de guitarra p estudo e outras de guitarra para palco.
    Seeguinte: A guitarra para estudo num serve p palco porque?


    Pensa no seguinte caso: você com uma guitarra simples de seus 500 reais, feita com materiais que com certeza não são do melhores.

    Situação 1:
    Vc senta no banco em casa, pluga a guita, liga o amp e começa a estudar, técnica, bends e pá... desafinou. Afina e continua o estudo. Toca mais e desafina. Volta a afinar e o timbre (não só a guitarra é responsável, mas tem grande parcela nisso) até esse momento nem tá bom, mas pra estudo, tá valendo... afinal é só vc a guita e o amp msm...

    Situação 2:
    Vc sobe no palco, e tem 100 cabeças no bar onde vc vai tocar. oca a primeira música, que exige uma pegada mais agressiva e desafina. Passa pra segunda e tbém desafina... e assim por diante. O Timbre também não é o melhor, e aí?! Não é vc e ponto. São 100 pessoas que estão querendo curtir um som e se o timbre está ruim, tem problemas constantes com afinação, o filme da banda vai queimar...

    A minha opinião sobre essa diferença que vc falou é essa. Teoricamente, uma boa guitarra vai te agradar em ambos os casos, só lembrando que somente ela não fará milagres em termos do timbre que vc está procurando, mas já ajuda demais.

    Só pra fechar, esses dias fomos tocar em uma casa aqui em Curitiba e a banda que tocou antes da minha, teve exatamente o problema que relatei na situação 2. A guitarra do cara não parava afinada em nenhuma música, além do timbre ser péssimo. Pode ter agradado aos cuzidos de plantão que estavam curtindo, mas a mim, que estava prestando mais a atenção no som e etc, deixou muito a desejar...

    Abraços!!

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Amplificador é mais importante que guitarra.
    A guitarra não foi feita para tocar forte,você compensa com amplificador(principalmente nos solos,que não exigem força).
    Agora se você toca base,a situação é outra,mas isso você compensa colocando corda 0.11 e ajustando a ponte e tensor.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    rocknroll1234: Amplificador é mais importante que guitarra.
    A guitarra não foi feita para tocar forte,você compensa com amplificador(principalmente nos solos,que não exigem força).


    Respeito sua opinião, mas discordo. Amp e guitarra são interdependentes. Tocar forte ou fraco (se entendi bem esse "forte/fraco") depende do guitarrista e da dinâmica imposta dentro do contexto da música, do feeling, etc.

    Agora se você toca base,a situação é outra,mas isso você compensa colocando corda 0.11 e ajustando a ponte e tensor.

    Eu tenho guitarras com 011 e 010 e podem ser usadas pra qualquer situação. Isso, pra mim, é lenda velho. A espessura é questão de gosto, pois quem manda, novamente, é o guitarrista/música. ;)

    Gava: mas é q sou muito pobre, e agora estou querendo trocar a Memphis por uma SX SST62, mais estou inseguro porque dizem q ela tbm é uma guitarra somente para estudo.

    Não é só pra estudo não. Serve pra qq situação! Mais uma coisa que as pessoas falam (falam?) e e não entendo. Óbvio, se é uma guitarra sem manutenção ou não é a predileta, acaba não servindo pra shows. Penso assim.

    Abs

    Bruno_guitar123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara pra mim não existe essa história de guitarra pra isso e guitarra pra aquilo e tals... quem vai fazer o som é o guitarrista e mesmo se for uma guitarra mais barata se o cara souber timbrar e tocar bem, o som vai sair bom. E essa questão de desafinar pode ocorrer até com a guitarra mais cara do mundo pois é questão de regulagem, para isso existem os luthiers.

    Duds McCready
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Bruno_guitar123
    É interessante ver a opinião do pessoal sobre o assunto e apesar de respeitar sua opinião, discordo pelo seguinte: Madeira ruim não tem regulagem. Uma guitarra que é barata sabemos que a madeira não é da qualidade de uma guitarra mais cara, pois a matéria-prima influencia diretamente no valor cobrado no instrumento (além da marca), assim como tarraxas de má qualidade não vão dar uma boa precisão na afinação e segurar a afinação, sem falar dos captadores. Com certeza a regulagem pode ajudar, mas não vai fazer um Fusca andar como uma Ferrari...

    Abraços!

    Bruno_guitar123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Duds McCready também respeito sua opinião brother, só disse aquilo porque eu ja vi gente usando guitarra de 300 reais e tirar um bom som, eu também tinha uma crafter st50 que depois de regulada era muito difícil de desafinar.

    flw!!!

    Leo Limabass
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    legal seria usar uma guita regular pra estudar, que necessita mais esforço
    e pra palco uma superior que dará conforto e mais facilidade ao tocar...isso funciona e melhora sua pegada rs

    victor.leite
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    hm.. o que resume tudo
    não é a guitarra e nem o amplificador o problema;
    quem manda é quem tá com as mãos no braço e corpo da guitarra...
    você que faz o som
    pode ser qualquer guitarra
    mas se o cara for bom... todo mundo vai aplaudir, com certeza!

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    victor.leite
    Leo Limabass
    Bruno_guitar123
    Duds McCready
    MauricioBahia
    rocknroll1234

    Caramba... Muitas opiniões... hehehe.
    Concordo um pouco com cada.

    Concordo que amp bom e pegada/técnica em dia são importantes.
    Mas como o Duds falou, tem guitarra que perde afinação mesmo sem bends agressivos. Aí complica pra shows.

    Acredito que um bom guitarrista tire um excelente som de uma guitarra mediana, mas se ela não segurar a afinação, compromete o resultado.

    Minha humilide opinião.

    Um aceno de longe!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque tem essa diferença: Estudo e palco.