Aprender "Sem Rumo"

    Autor Mensagem
    EdilsonSlash
    Veterano
    # jun/11


    Boa tarde galera do FCC, é o seguinte eu sou guitarrista e como todo quero aprender escalas, tecnicas, etc... O problema é: Minha cidade não tem NENHUM, NENHUM, professor! Eu não posso sair da cidade pra fazer aulas até porque minha situação financeira não exige tal ato, e também não tenho tempo... Internet tem boas matérias? Sim Ótimas o própio forum aqui tem otimas dicas... Mais eu ainda não entendo quase nada de escala.... Não sei o que é shape (se é assim que se escreve), não sei nada mesmo... Ja acessei muito forum aqui mais começa a falar de tónica, falar de hamônico, eu num sei nada disso, queria um caminho a seguir aprender primeiro o que é pra praticar, etc... Não quero aprender a tocar "torto", pois sei que isso vai me atrapalhar e muito no futuro.... Abraço! :D

    EdilsonSlash
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Por favor gente... Da um help ae!
    Vlw...

    Niander
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Começe pelas coisas mais simples, antes de aprender teoria e coisas do tipo aprenda a tocar os acordes masi básicos, até mesmo aquelas revistas de cifra podem te ajudar nisso, tente tirar músicas de ouvido, vai fazer muito bem para você, pergunte ao pessoal mais experiente, veja videos no youtube.
    Quando você fala sobre escalas, teoria,etc. procure algum professor na sua cidade, nem precisa ser gutiarrista, pianistas costumam ser muito bons nisso.
    E toque,toque,toque,toque...

    patudodi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Mas as escalas sao importantes para tirar algo de ouvido, entao...

    Seguinte cara: escalas sao sequencias de notas aonde pode-se improvisar ou não, é um guia para os musicos saberem quais notas sao boas e quais nao.

    Claro que é muito alem disso, mas para nós, iniciantes, é necessário saber essas escalas.

    Shapes sao as formas das escalas

    Ex


    e-45-----------------------------------------------------
    B--5--7--------------------------------------------------
    G-4--67--------------------------------------------------
    D-4--67---------------------------------------------------
    A-45--7---------------------------------------------------
    E--5--7--------------------------------------------------


    Isso quer dizer que esse é o formato, e ele se repete em qualquer lugar, mesmo que mude o tom.


    tom G Tom A
    e--23---------45-------------------------------------------
    B---3-5--------5-7-----------------------------------------
    G-2--45------4--67------------------------------------------
    D-2--45------4--67------------------------------------------
    A-23--5------45--7------------------------------------------
    E--3--5-------5--7-----------------------------------------


    Isso se voce souber as notas, o sentido de tom, se nao souber é melhor nao pegar escala por enquanto.

    O Cifraclub ta dando aulas sobre escalas agoras, e agora ja tem a primeira, sobre a mais facil de tocar, a pentatonica, vai lá ver que vc vai entender tudo.

    Minha dica pessoal, a melhor forma de aprender escalas é improvisar. Improvise com e sem Bt, e tente brincar nas notas que voce pode bater, simples assim.

    ;)

    EdilsonSlash
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Niander
    Obrigado pela opinião, mais é que cidade pequena não tem nenhum prof. mesmo!

    patudodi
    Pois é, até ai entendi perfeitamente... O que ferra é tipo os videos do CC, eles falam as escalas mais eu não acho o shape delas, onde eu acho isso? E outra duvida, toda escala começa na MIzona?
    Ex:


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    >>E------------------------------------------------------


    patudodi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    EdilsonSlash

    Os shapes eu aprendi com meu professor mesmo, mas acho eles o tempo inteiro na internet.
    Sobre a escala começar na mizona, sim e nao, isso voce que escolhe, A escala é simplesmente Uma sequencia de notas, os shapes são onde vc encontra essas notas

    Escala maior de C : CDEFGAB ou T,T,st,T,T,T,st
    Escala maior de G: GABCDEF# ou T,T,st,T,T,T,st

    Voce escolhe se vc quer que ela começe na mizona ou nao, é soh uma forma de se achar melhor, porque dai as shapes sao as mesmas.

    EdilsonSlash
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    patudodi
    A entendi... O que importa é a sequencia de notas, e não o shape propriamente dito...

    ou T,T,st,T,T,T,st

    Não entendi... Obrigado pelas dicas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender "Sem Rumo"