Qual a melhor sequência de estudos para aprender a tocar JAZZ na guitarra?

    Autor Mensagem
    Wesjazz
    Veterano
    # jun/11


    Olá amigos,


    Já escuto jazz dos mais variados estilos desde a infância.
    Hoje com a facilidade de baixar músicas e obras de ensino na área, fiquei me entulhando de material e muita, mas muuuuuuita música, só em jazz.
    Toco uma Ibanez semiacústica, tenho 39 anos e de uma vez por todas quero desenvolver um trabalho em grupo com uns amigos.
    Assim, venho pedir uma ajuda, pois preciso de uma sequência em meus estudos.

    Sei que precisa:

    1) Ouvir os "caras";
    2) estudar escalas;
    3) estudar formação de acordes;
    4) entender modulação;
    5) praticar fraseados;
    6) e não sei mais o quê...

    Parece que me respondi, mas na hora de pegar a guitarra eu quero mais é tocar um som junto com o playback.

    Será que estou crescendo desse jeito?
    Praticar escalas é muito chato, mas praticar modulação com progressões II, V, I)com um playback já é mais motivante.

    Agradeço

    Abraço

    Wesjazz

    patudodi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara, a melhor forma de praticar uma escala é improvisar nela, né verdade? Vai na fé...

    Nao tem o quesito de tecnica nesses seus tópicos, vc acha que o seu nível de tecnica agora é capaz de suprir tudo o que vc quer fazer no futuro?

    Tenho interesse em praticar jazz por que os caras sao muito criativos, eles viram tudo de cabeça pra baixo, um cara que eu admiro muito nao é do jazz, mas estudou jazz guitar num instituto, e deu muito certo, e sei la, esses dias vi um topico falando sobre como eles desconstroem a coisa, me deixou mais pirado ainda.

    topico :http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/240441/

    Quando eu tiver mais experiencia vou dar uma olhada nisso :)

    Curly
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    [b]Wesjazz[/b

    o ideal é encontrar um bom professor. se não for possível, consiga o programa band-in-a-box e baixe os arquivos do realbook (standards de jazz) para esse formato. estude as harmonias e pratique tocar junto com o programa. o resto vem com o tempo. recomendo adquirir as lições desse cara aqui, são ótimas e não são caras:

    http://www.99centguitarlessons.com/JazzLessons.html

    mais tarde, pode pensar também em adquirir o excelente material do nosso colega forista Mateus Starling.

    Wesjazz
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Obrigado amigos pelas mensagens.

    Já tenho o Band-in-a-Box.
    Tenho o "Play what you Hear" de Chris Standring, todo o material de Jamey Aebersold e Nelson Faria.

    Na verdade, acho que tenho mesmo é que me empenhar a cada dia com força de vontade e paciência.

    Comprei um aparelho para fortalecer os dedos chamado "Varigrip".
    Todos os dias trabalho a musculatura dos dedos e notei mais resistência a pestanas e aos solos. É ótimo. Recomendo.

    No fim, escuto muito jazz (Miles Davis, Wes Montgomery, Jimmy Smith, Kenny Burrel, George Benson, Pat Metheny, entre outros). Acho que a mente tem que ter parâmetros pra improvisar. Acho que nosso subconsciente traz fragmentos de solos e a gente emenda uma coisa na outra. Também tento escutar como espectador o que toco; se está agradável ou se está quadrado.
    Nesses últimos 6 meses, comprei uma Ibanez semiacústica e me encarnei mais. Notei que melhorei muito pois estava enferrujado.

    A postura, estar bem sentado numa cadeira confortável, a condição física e ter seu momento sem interrupções fazem parte do dia-a-dia dos treinos. O cérebro sabe que além de ser um lazer, é um bom local onde vc se sente bem e aí é só mandar ver.

    Abraço

    Renato F
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Wesjazz
    Acho que a mente tem que ter parâmetros pra improvisar. Acho que nosso subconsciente traz fragmentos de solos e a gente emenda uma coisa na outra.

    Exatamente. E o jazz proporciona isso. No jazz temos ótimos exemplos de improvisos em sax, piano, trompete, etc. Que, por terem estrutura totalmente diferente da guitarra, fazem com que o músico encare as escalas e fraseados de outra perspectiva.

    Como vc ouve Miles Davis e Jimmy Smith, pode tentar reproduzir suas frases e ideias na guitarra e tentar sair um pouco dos shapes e patterns que nós, guitarristas, estamos tão acostumados.

    Abç.

    Danilo Aurelio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Faltou falar do repertório. Eu cansei de ver "músicos" que sabiam mais acordes e escalas do que músicas que eles soubessem tocar.
    Acho que o melhor jeito de aprender jazz é aprendendo as músicas, depois tirando os solos e depois analisar e ver as escalas, acordes que o mestre em questão usou.
    Por incrivel que pareça tem gente que faz o contrario, acha que precisa aprender primeiro as escalas, acordes, arpegios e depois as músicas.

    carlcarl
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Danilo Aurelio
    estou de acordo contigo,tocar o tema é um excelente exercicio para o cérebro,os americanos tocam estes temas(standards) com facilidade porque sempre ouviram isto desde pequenos da mesma forma que os musicos extrangeiros pensam que nos brasileiros conhecemos e tocamos os principais temas(standards) nacionais.

    LeandroP
    Moderador
    # set/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Danilo Aurelio

    Concordo com você. E eu sou um desses que fez o contrário °.°

    conandrade
    Veterano
    # set/12
    · votar


    O Robben Ford tem um material de estudo MUITO bom para fazer a ponte do Blues pro Jazz.

    Estou em um caminho parecido com o do autor do tópico... tenho o Wes Montgomery como influencia, com certeza. Mas não consigo gostar muito de guitarras no Jazz tradicional.....

    Danilo Aurelio
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    LeandroP

    Concordo com você. E eu sou um desses que fez o contrário °.°


    KKKKK, eu também.... mas todas as escalas, acordes, progressões, etc só fizeram sentido depois que eu aprendi as músicas e tirei solos.

    Rednef2
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Cara, da uma olhada nas video-aula que Mateus Starling (que inclusive faz parte daqui do forum) vende.

    O cara é um genio do Jazz/Fusion, sem exagero.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a melhor sequência de estudos para aprender a tocar JAZZ na guitarra?