Blues - Sequencia de estudos e nomenclaturas

    Autor Mensagem
    galwacco
    Veterano
    # set/10 · Editado por: galwacco


    [Editei: Me desculpem, o forum não é tão intuitivo, acabei postando em 'musica em geral', enquanto deveria estar em 'Guitarra']

    Pessoal,

    Toco violão há 15 anos, no começo minha curva de aprendizado foi gigantesca, mas sinto seriamente que há uns 10 anos estou estagnado, não evoluí mais nada.

    Estou altamente inclinado em me dedicar seriamente no blues. Há uns 3 anos que venho ouvindo desde blues de raiz como Robert Johnson, passando por Houlin' Wolf, até os classicos BB King, Eric Clapton Muddy Watters, etc.

    Há tempos que já venho basicamente 'solando' improvisos de blues na minha cabeça, acho que de tanto que tenho ouvido isso.

    O problema é ao tentar colocar os solos na pratica, descobri exatamente no que eu estou parado, no solado/improviso.

    Descobri que não conheço tão bem assim o braço do violão no solo, muito embora tenha uma gama de cifras gigantesca na minha cabeça.

    Eu queria um norte amigos. Estou há alguns dias procurando material para me especializar no blues e descobri que tem muita coisa, muito material para ler, nomenclaturas para aprender e não sei por onde começar.

    Será que os colegas me dão um norte?

    Gostaria meeeesmo é poder fazer improvisos, ou melhor, conseguir me expressar no instrumento. Já lí um bocado de escalas pentatonicas e bla bla bla. Mas o meu tempo de estrada no violão continua me dizendo que na pratica o que manda é o feeling mesmo ( talvez seja um mal hábito que adquirí durante todo esse tempo. Nos meus tempos não tinha internet, tinha que fazer tudo de ouvido mesmo, ou comprar revistinhas baratas na banca de revista ).

    Depois - falando de nomenclaturas - queria aprender a fazer as bases com aquele estilo do blues, que geralmente são tocados com as notas mais baixas. Como chamo isso? Qual o material a procurar para fazer isso? Eu vi um tal de Shuffle na internet, é isso?

    Podem me passar links pessoal. Ingles, Alemão e Russo não é problema para mim ( só para não deixar restrito á materiais nacionais ), o meu problema é saber pelo que procurar.

    Se souberem de algum material como livro, dvd para comprar, digo algo bom, também ficarei feliz caso tenham para me indicar.

    Fiz uma ronda pela minha cidade aqui ( florianopolis SC ) e não achei NADA sobre Blues.

    Bom, acho que já está gigantesco esse tópico. Desde já agradeço a todos pela ajuda.

    Curly
    Veterano
    # set/10
    · votar


    galwacco

    seja bemvindo aqui no forum, possivelmente o único lugar do mundo onde quem não sabe pergunta para quem também não sabe responder, rsrs...

    quanto à sua dúvida não entendi bem se seu foco é apenas violão.

    material didático por si só não faz necessariamente ninguém tocar melhor, se fosse assim muitos aqui seriam gênios, já que possuem dezenas de gigabytes de material didático pirateado em seus HDs... O ideal é vc fazer aulas, vai evoluir em meses o que se fosse por si só levaria anos ou mesmo nem chegaria lá.

    com a quantidade de lições disponíveis no y2b é secundário ficar indicando material mas se seu foco for violão recomendaria estudar esses exemplos aqui, são muito bons:

    http://www.4shared.com/file/eUaC3YYS/country_blues.html

    galwacco
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Oi Curly, obrigado pela ajuda.
    Vou baixar assim que possivel o arquivo lá do 4shared, obrigado pelo link.

    Fish Head
    Veterano
    # set/10
    · votar


    http://www.justinguitar.com/en/BL-000-Blues.php

    ja vi o curso dele aqui no fcc antes... e bem legalzinho

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blues - Sequencia de estudos e nomenclaturas