Será que a abstinência musical faz bem?

    Autor Mensagem
    Gaiteiro15
    Veterano
    # mai/11


    Seguinte: passo minhas férias no fim do mundo, praticamente.
    Um lugar tipicamente interiorano do meu estado, onde a mídia não exerce porcaria nenhuma, onde até carece inclusive de meios de reprodução de áudio.
    Como lá houvessem muitos amigos de meu pai, fui tocar acordeon pro pessoal ver, a pedidos do mesmo.
    Se eu estivesse em algum lugar e chegasse alguém tocando um instrumento eu iria até achar legal, mas eles simplesmente entraram em estado de choque.
    Ficaram quase duas horas apenas envolvidos, pedindo música, etc.

    Não que o relato tenha muito a ver com a questão do tópico, mas e mais para que saibam da gênese da idéia.

    Ficou uma questão: será que quem escuta muita música pode "saturar-se"?
    Será que quem escuta pouca música, mesmo gostando, se encanta mais?

    Mesmo sendo um tópico inútil, respondam.

    vitaoma
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    será

    renansena777
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Mesmo sendo um tópico inútil, respondam.


    tudo bem

    Kobberminer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gaiteiro15
    Ficou uma questão: será que quem escuta muita música pode "saturar-se"?

    Sim, acontece... Simplesmente devido ao uso prolongado do sentido.

    Se voce passar muito tempo lendo coisas (especialmente se for em luz baixa) voce cansará a vista. Faça isso bastante vezes por dias a fio e logo voce terá irritações no olho, dores e talvez até inflamações. Com o ouvido é a mesma coisa. Só que no caso, além de voce saturar fisicamente o órgão da audição, voce acaba saturando também sua mente (tanto é que sempre ficamos com "uma musiquinha na cabeça" que não sai de jeito nenhum, especialmente se for ruim, uHAua)

    Eu ouço minhas bandas e cantores favoritos até a exaustão, infelizmente. Na época que eu comecei a ouvir música erudita, eu ouvia TODO DIA a 9ª Sinfonia de Beethoven INTEIRA, e fiquei nisso quase um mês inteiro. Hoje, mais de 3 anos depois, ainda tenho dificuldade em me encantar com a sinfonia. E tem vários outros exemplos.

    Pra mim, eu aprendi a relaxar um pouco o vício numa mesma banda ou cantor, ou mesmo gênero musical. Fico semanas sem ouvir nada daquele intérprete, e então, volto a ouvir de vez em quando.

    A única exceção até hoje é o Réquiem em D menor de Mozart. Ouço a anos quase todos os dias e nunca me canso. É foda demais :)

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Gaiteiro15
    · votar


    Kobberminer
    Na época que eu comecei a ouvir música erudita, eu ouvia TODO DIA a 9ª Sinfonia de Beethoven INTEIRA, e fiquei nisso quase um mês inteiro.

    Eu fiz EXATAMENTE a mesma coisa, é talvez a música clássica mais viciante que existe.
    A única exceção até hoje é o Réquiem em D menor de Mozart. Ouço a anos quase todos os dias e nunca me canso. É foda demais :)

    Essa é boa, mas a que eu escuto até a exaustão e o Conc. n°2 em E, do Bach.
    Too much...

    Sobre a tua resposta:
    É mais ou menos o que eu penso também. Fico intrigado com os críticos musicais, que ficam escutando tudo de antigo pra escrever e tudo de novo pra falar mal.
    It's soda my dear...

    birometaleiro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara escuto led quase todo o dia e nao me canso, as vezes busco ouvir outras coisas mais led zeppelin é pra sempre minha banda favorita. Musica Classica tambem nao me cansa pq parece que cada ver que ouso parece outra musica. A abstinencia da musica nao é boa, ouvir bastante musica desenvolve o senso critico daquilo q vc ouve, estimula o seu raciocinio e tambem t ajuda a ser uma pessoa mais culta e menos vazia.

    No meu caso musica me faz entender até alguns dos fenomenos do mundo, como por exemplo uma musica numa propaganda pode ser a difereça de vc consumir ou nao um produto, a musica que vc ouve no carro pode ser a diferença de um acidente eu de uma boa viagem, a musica q vc ouve no dia a dia pode ser a diferença de se tornar um Stephen Hawking ou um Faustão.

    Leo Limabass
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gaiteiro15

    cara, tudo que fzer em excesso nao pode ser mto legal... já ouviu aquela frase ''nada em excesso..'' pois é

    tem musicas que eu adoro, mas se eu escutar uma mesma musica todos os dias, chega uma hora que enjoa e já nao se tem o mesmo brilho entende? ela pode ser excelente, mas vc não aguenta mais.

    vc sabia se beber muita agua vc pode morrer?
    mtos banhos num dia prejudica a pele!
    dormir demais prejudica e memoria!
    descansar demais causa indisposicao!

    nada em excesso, persistencia é bom, mas saiba controlar...

    mvrasseli
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gaiteiro15
    Caro amigo, como nosso companheiro Leo disse anteriormente, tudo que fizer em excesso pode prejudicar o caboclo. Se você ouvir Zeca pagodinho por 4 horas consecutivas concerteza ficará embriagado por osmose.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Mesmo sendo um tópico inútil, respondam.
    Gaiteiro15

    Li uma entrevista do guitarrista Robben Ford onde ele dizia que não ouvia música nenhuma, só as que ele fazia. Ele disse que queria evitar influências nas suas composições.

    Oijpedro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Uma Vez, eu fiquei uns 2 meses sem violão e sem computador, e nas férias, ou seja, sem musica. quando voltei a ouvir musica, cara, eu senti um frio na barriga, sei lá, é meio BEM difícil de explicar.

    GuitarRockMan
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Mesmo sendo um tópico inútil, respondam.
    OK! rs

    londrer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Eu diria q a música é foda.

    Ela não faz uma falta absurda se vc não tem o hábito, mas se você passa mto tempo sem ouvir, quando ouvir algo será um prazer imenso, com certeza. Se for musica boa então, vish...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Será que a abstinência musical faz bem?