Eric Clapton no Brasil

Autor Mensagem
Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


MMI

Entendi,

Mas por exemplo, o Clapton usava um cabeçote Marshall JCM800 com a Leslie ao mesmo tempo que usava seu combo Music Man ou seus Fender Twin. Ele usava em série?

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Eric Clapton

Aí ele estava usando uma caixa, sem amplificação. Entendeu?

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


MMI


Acho que entendi. Ai a amplificação vinha ou do JCM ou dos Fender, é isso?

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


MMI

Eu sempre gostei do som de guitarra ligada em linha com pré de mic, então pra mim nem é algo do outro mundo, mas o pessoal daqui que acha que som limpo tem que ser necessariamente de Fender.

Mas eu sou meio subversivo, os sons limpos que mais gosto são dos Marshall JTM e de Solid States diversos, adoro a distorção arredia e cavala dos Fender e Mesa pra mim é o melhor amp pra um drivezinho mais leve. Então nem sou parâmetro.

Eu já toquei duas vezes numa leslie de hammond de um amigo meu tecladista, mas com o amp interno da própria Leslie, é muito perfeito o chorus delas, os outros sons eu nem gosto tanto, mas o chorus é celestial mesmo. E olha que dizem que o amp interno delas é ruim pra burro quando liga guitarra, mas que se foda, foi com ele que o Harrison gravou Something... hehehehhe

Essa Leslie nova pra guitarra é SS, parece legal e é baratinha, quando lançou a G37 era 400 dólares, mas dessas a que mais gostei foi a rotatória da Mesa/Boobie, vez por outra eu encontro uma pra vender nos eBays e ML da vida, quem usa muito é o Lulu Santos, mas o chorus da bixinha é um tesão, muito gostosa a bichinha.


Eric Clapton
A respeito das Caixas Leslies, que são utilizadas, geralmente, com órgão Hammond e que o Clapton tanto usou durante sua carreira. Como ele faz?

Você sabem?


Ele provavelmente deixa o amp interno da Leslie desligado e usa ela como quem usa uma caixa 4x12, em geral guitarista arranca ele, pra não atrapalhar muito a conexão com outros amps já que com ele dentro da caixa, em geral eles nunca ficam 100% bypass quando tu usa ela só como caixa.

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Eric Clapton

Segundo o Nic, a amplificação era do Marshall. Quem sou eu para contestar o nicpedia? ;-)

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


MMI
Segundo o Nic, a amplificação era do Marshall. Quem sou eu para contestar o nicpedia? ;-)

Na verdade quem disse isso foi um artigo do fan clube oficial dele que destrincha o gear de palco dele desde os tempos do Cream, conforma informado pelo tiozinho que é o guitar tech dele.

nichendrix
Veterano
# out/11 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Obs.: o André não, mas o Rampazzo é meio porre... Mas quando embala, é legal.

O André é gente boa que só, uma vez encontrei ele por conta que ele foi professor dum cara que tocava comigo, o cara é uma enciclopédia de blues e guitarra, ele quando estudou o GIT trabalhava numa loja de vintage (a primeira especializada em vintage dos EUA), passava o dia todo catalogando as guitarras, então o cara manja pra caralho de guitarras e violões, especialmente os vintage.

Agora impressiona é como ele consegue traçar a arvore genealógica de um riff ou lick de blues, lembro de ter comentado que o Johny Lang tinha feito um riff legal, e ele praticamente falou todo mundo que veio com uma idéia parecida até chegar no Charlie Patton.

O Rampazzo eu conheci no museu da guitarra dele, foi uma das tardes mais legais que tive na minha vida guitarraristica, talvez ele estivesse de bom humor, mas a proza foi muito legal e começou umas 2 da tarde foi até quase 7 da noite.

MMI
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix

As Leslie são muito legais, um dia eu arremato uma, mas me falta espaço.
Não só Something foi tocada com uma Leslie, mas Jimmy Page também fez algumas experimentações, como em Good Times Bad Times:

GW: What did you use to overdrive the Leslie on the solo?

Page: [thinks hard] You know, I don't remember what I used on "Good Times Bad Times", but curiously, I do remember using the board to overdrive a Leslie cabinet for the main riff in "How Many More Times".It doesn't sound like a Leslie because I wasn't employing the rotating speakers. Surprisingly, that sound has real weight. The guitar is going through the board, then through an amp which was driving the Leslie cabinet. It was a very successful experiment.
But for most of the recorded I was using a Supro amp, a wah-wah and a distortion unit called a Tonebender, which was one of Roger Mayer's creations.


(entrevista completa)

nichendrix
Veterano
# out/11 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Sim eu sei, mas Leslie só me vem duas coisas na cabeça, Abbey Road e Dark Side of the Moon, tudo que ouvi depois disso não chega no som de leslie desses dois discos.

Pra mim nem precisa de Leslie, esse daqui faz tudo dela que eu quero:



Agora o tira teima:


fmessage
Veterano
# out/11
· votar


Pra quem curti o cara aí vai uma réplica em miniatura da fender stratocaster black de Eric Clapton!
Réplica em miniatura Eric Clapton

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eric Clapton no Brasil