dica para shows e ensaios!

Autor Mensagem
Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Chad Stroke
ha ha, não especificamente o James Hetfield. Na verdade, não acho nada de mais se um cara profissional faz isso, porque essas firulas não atrapalham um guitarrista profissional.
Mas acho que isso não cabe numa banda iniciante, entendeu? Aí o moleque fica preocupado em fazer pose e esquece de se concentrar no instrumento, que é o que um iniciante mais precisa.

Exemplo: dia desses um camarada postou aqui no FCC um vídeo da banda iniciante dele, participando de um festival. Tinha um guitarrista que ficava de pernas abertas, guitarra quase no tornozelo... e errando prá caceta. Se estivesse com a guitarra em uma posição que permitisse flexionar melhor os punhos, dar maior alcance aos dedos da mão esquerda, melhor visualização do instrumento... talvez a performance fosse melhor.

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182
É o que o Chad Stroke falou mesmo. Fala o básico. Se por acaso aplaudirem, sorria e agradeça.

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


Cara, muita preucupação!!!

Show é sucegado cara, não se ache a estrela logo de cara, não chame ninguem, não discurse, não imite... a propria musica vai dar uma vibe e vc vai querer se mexer pela empolgação que ela da!!!
Ensaia legal e PARADO, preste bastante atenção na musica durante os ensaios e a toque com muito "carinho", na hora que vc subir no palco, se estiver bem ensaiado, a musica vai fluir e as pessoas vão para frente, nessa hora, a adrenalina faz o resto!!!
Não tenha medo de tocar no show, são um bando de babacas lá embaixo, assim como vc (sem ofença), a diferença é que vc esta com um instrumento em mãos!!!
Faça direito, não se preucupe com o visual, va com a roupa que lhe agrade!!!Pegue como exemplo as grandes bandas como Nirvana e Red Hot... esquece o Red Hot, não suba pelado no palco, nos faça esse favor!!!!

dudu 182
Veterano
# mar/11
· votar


mas tem alguma frase para falar que levante o publico, pois vou tocar num festival te talentos com minha banda!

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


tem, logico, fala isso:
...

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


Faz o que vc tem pra fazer, agradeça pra puxa um pouco o saco vira as costas e vai mbora, sem muito papo!!!!

Mayco.
Veterano
# mar/11
· votar


Fala assim:

"Queria agradecer minha mãe,meu pai,meu irmão,cachorro..."

Agradece todo mundo. Não esqueça ninguem. No fim, se o público ainda estiver lá é porque gostaram e muito da sua banda.

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182
Cara... não tem o que falar prá empolgar o público se não gostarem da sua música.
Vai lá, faz o seu som, agradece e pronto. Ficar gritando palavrinhas ou frases feitas só vai correr o risco de passar por ridículo, véio.
Outra coisa: você é guitarrista, batera, baixo ou vocal? Não necessariamente o vocal tem que se comunicar com o público nos intervalos. Escolham o mais articulado, menos nervoso e que se sinta à vontade prá falar para o público.

RoLP
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182

1- Como agir no primeiro show?
Seja você mesmo...aos poucos você vai se soltando no palco e adquire a sua forma de tocar, agir...e se descobre. Assistir muitos shows ao vivo para pegar uma influência do teu artista favorito ajuda também.

2- que roupas e acessórios usar?
Algo que vc se sinta bem e ao mesmo tenho tenha haver com teu tipo de som.

3- oque fazer?
Não existe uma regra....tem que sentir a música e agir conforme o que vc sente

4- como interagir com o publico?
Fazendo um bom som de forma verdadeira...o público interage com você.

5- como perder a vergonha?
Lutando contra ela e se expondo mais e mais.

6- Puxar pessoas para cima do palco para interagir e depois pedir para elas pularem no publico é uma boa idéia?
Não.

ensaios:

1- como ter um aproveitamento melhor dos ensaios e se divertir ao mesmo tempo?
Comece gravando tudo que sua banda toca...assim você sabe exatamente como a banda está soando. Quando estiverem bem ensaiados...curtam mais a música.
Mas dá pra se divertir e ter profissionalismo (se é esta sua intenção) e também dá pra se divertir e tocar bem...

2- quanto tempo de ensaio e de pausa no mesmo dia?
Minha banda faz 1 ensaio por semana e é mais do que o suficiente para o som sair perfeito...mas já somos uma banda profissional que está na estrada há 3 anos.
No começo ensaiavamos 2 vezes por semana...uma para pegar música e outra para o show.
2 horas cada ensaio, mas não é regra. Pode ser mais.

dudu 182
Veterano
# mar/11
· votar


RoLP
agora quero saber oque falar com o publico para agitar eles e não deixar ele parados,
eu sei que isso tbm tem a ver com a presença de palco mas o que falo com eles durante o show?

patudodi
Veterano
# mar/11
· votar


Cara voce é timido? Se voce for, deixe de lado, se voce nao for, vc pode falar o que vier na hora, como numa conversa, a nao ser que vc planeje suas conversas, haha.

Soa bem pessoal dessa forma, ache alguem que nao eh timido da banda e fale que ele tem bandeira branca pra falar com o publico, piadas sao muito boas, mostra que voces nao estao nervosos, mesmo que estejam Hahaha

dudu 182
Veterano
# mar/11
· votar


é piadas soariam legal com a nossa personalidade!
vlw

Gepeto
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182

olha cara, fazer sexo antes do show senpre ajuda, o problema é c vc for o baterista, vc provavelmente vai ficar cansadão pra tocar

dudu 182
Veterano
# mar/11
· votar


punhet* serve?

Gus79
Veterano
# mar/11
· votar


Servir serve, só toma cuidado pra não atrasar a hora de entrar no palco, e para não ser pego pelo segurança no banheiro do lugar.

Chad Stroke
Veterano
# mar/11
· votar


punhet* serve?

hahahahhaha

pOkiz
Veterano
# mar/11 · Editado por: pOkiz
· votar


Cara em relação a interação com platéia, se realmente voce ja assistiu um show do Green Day ou ja foi em um, nao preciso te falar mais nada né, para MIM, das BANDAS QUE EU CONHEÇO é a melhor em interação com o publico. Mais nao tente imita-los, pois ja tem 23 anos só de carreira nas costas. Começa aos poucos cara, voce tem q ganhar a confiança da sua plateia, e nao se esqueça, a primeira impressao é o que fica.

Eu nao arriscaria ser engraçado forçado, ou contar uma piada, porque ao mesmo tempo que pode ser legal, voce pode acabar com sua credibilidade se muitas pessoas nao rirem, nao acharem engraçado.

Se voce errar e perceber que muita gente viu/percebeu, nao fica dando desculpinha nao: "aff, é que tal coisa acontece", o povo vai pensar assim "foda-se, é sua obrigação fazer certo nao importa oq acontece"; porém voce seguiu um caminho bom pra isso, o punk, se voce errou, brinca, seja sincero, fala tipo "nao liga, agente é ruim mesmo", tenha uma atitude punk, se seu publico é algo relacionado a punk, ele vao te achar a banda mais foda, pois assumem o que fizeram e foram humildes acima de tudo, nao fica de nhé nhé nhé não, grita no mic as vezes, mais saiba gritar/chamar a atençao da plateia, claro, no momento exato, nao vai assustar ngm nao AOISUAIOU

Mostra que ta curtindo o que ta tocando, saiba ter pose pra tocar, nao precisa ser um poser, se fantasiar, mais tenha seu estilo, e mostre que tem esse estilo.

É basicamente isso, dicas de alguem q nunca subiu em um palco rs. Entao pense bem antes de seguir algo do qeu disse

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182
Cara, esquece esse negocio de falar com o publico, toca, foca nisso, tocar, presença de palco, discurso, piadas... isso vem na hora de QUEM TIVER MENOS VERGONHA...
Não se mete a besta, o cara que tem confiança vai lançar piadas na hora sem planejar nada!!
Se vc fizer algo só pra "aparecer" vc vai passar vergonha, não faça NADA do que vc não FAZ normalmente... é aquele msm caso do chaves na sala de aula, quando todu mundo fic quieto e só da ele falando!!
Não passe vergonha atoa, fica na tua e deixa fluir, se vc sentir vontade de falar algo, fale, presença de palco numse planeja!!!!

RoLP
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182

Cara em relação ao que falar com o público não tem como prever.
Vc pode criar pequenas falas que tenham haver com a próxima música que vai tocar como um guia...mas lembre-se.. música é feeling...é sentir..
Se vc for lá e parecer um robô falando, o público percebe e te tacha de besta logo de cara.

Vc tem que agir conforme a energia da platéia....conforme a aceitação...impor sua música como sua verdade.

Comente sobre o show específico...comente sobre a composição própria ou sobre a banda da qual farão cover...

Não tem um guia...a pessoa nasce com espírito artista...e se descobre...ou descobre que não nasceu pra isto.

Tudo que for forçado será tosco.

Tivertimailaif
Veterano
# mar/11
· votar


Fale assim

"(antes faz sinal com a mão, que quer uma roda rodando ali no meio ) e depois grita, "Eu quero ver todos no mosh aqui agora PORRA!"
(só que se não abrirem um mosh, vc vai ficar mó forever alone =/

dudu 182
Veterano
# mar/11
· votar


pOkiz
vlw
Tivertimailaif
o publico de la sempre são agitados nos shows que fui sempre tinha um roda punk la no meio, e depois que eu fui na roda eu fiquei muito mais agitado e curti mais o show.
acho que fazer uma roda punk será legal tbm!!!

Mayco.
Veterano
# mar/11 · Editado por: Mayco.
· votar


Tivertimailaif


huashuashuashuashuhasua...forever alone foi foda

dudu 182

Cara, minha dica final: seja voce mesmo!

patudodi
Veterano
# mar/11
· votar


vou ter que discordar do overdrive...

presença de palco numse planeja!!!!

Cara, li minha vida inteira que vc tem que combinar o que fazer com seus parceiros, claro que tem que ter jogo de cintura, pra algum evento aleatorio.

http://tomhess.net/files/docs/Ebook/RBSC%20eBook%20How%20To%20Become%2 0A%20Better%20Live%20Band.pdf

Nao sei se abre, provavelmente nao vai, mas sao paginas e mais paginas falando sobre como melhorar o seu show ao vivo, tudo sobre presença de palco a ser combinada e ensaiada

Inclusive, desculpa dudu, so lembrei agora que eu tinha isso aqui.

Spect
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182

Cara, só me responde uma coisa: em qual lugar vocês vão tocar, e sob quais circunstâncias? Concurso/apresentação de escola, concurso/apresentação em algum festival, bar, bar direcionado para música, etc?

As dicas que os caras tão dando são boas (as sérias), mas sinceramente, se for em escola, bar, festival pequeno, vocês vão é passar vergonha, ainda mais tendo em vista que vocês são novos.

Simplesmente toque, se foque nisso e acabou. Não precisa ficar o tempo inteiro parado com a cabeça para baixo olhando para guitarra, mas não tente fazer o que bandas com 30 anos de carreira e que tocam para estádios com mais de 60 mil pessoas fazem, pois vai ficar ridículo. Se quiser andar, fazer algum movimento com o corpo, sei lá, faça, mas não exagere. Fala o que for necessário e pronto.

GuiMolusco
Veterano
# mar/11
· votar


Spect

na escola q é legal bagunça, mas ja o resto q vc flo concordo com td

Spect
Veterano
# mar/11
· votar


GuiMolusco
na escola q é legal bagunça, mas ja o resto q vc flo concordo com td

Acho justamente o contrário. Na escola que é pior para fazer coisas mais exageradas.

O a maior parte do público não tá lá para ver você tocar. Pela idade, que no caso do dudu 182 vai ser entre uns 11 e 15 anos, se ele estiver no fundamental, ou entre 14 e 18, se ele estiver no ensino médio, poucos já foram a shows e tem um gosto bem duvidoso, o que limitaria muito o repertório. Imagina se alguém chega cantando em tom alto igual ao Plant, fazendo algo tipo o Angus, ou vestido à la Glam Rock? O "público" não vai entender aquilo, não conhece que esse tipo de coisa faz parte da "cultura" do rock, além de que algumas coisas simplesmente não se encaixam na hora. O resultado é ridicularização na certa.

patudodi
Veterano
# mar/11
· votar


Tem que levar em conta tambem, que se for num show de talentos na escola, as pessoas vao estar lá obrigadas, sem a vontade de estar lá, e isso vai complicar um monte...

Chad Stroke
Veterano
# mar/11
· votar


patudodi

Isso o que ia falar.

GuiMolusco
Veterano
# mar/11
· votar


Spect

entendo seu ponto d vista, mas tdas as veses q eu toquei na escola eu sempre baguncei bastante. mas eu so baguncei pq o pessoal bagunço tbm, c naum nem rolava
c sentir retorno continua, se naum... =/

Chad Stroke
Veterano
# mar/11
· votar


dudu 182

Sei pouca coisa sobre essa banda, é a do filho do Billie Joe do Green Day, e como ja tinha dito que sua banda toca pop punk da pra se indentificar com essa aí ó:



Parece que a banda existe desde 2008, mas ainda são underground (pois nunca ouvi falar).

Até que os caras tem presença de palco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dica para shows e ensaios!