Pirate Bay: preparando golpe de misericórdia na indústria?

Autor Mensagem
guitarfilth
Veterano
# jan/11


Por anos, o site THE PIRATE BAY tem sido um espinho na lateral da indústria musical, mas as coisas podem estar prestes a piorar. Nos últimos dias, rumores de um novo projeto chamado de "THE MUSIC BAY" têm circulado, e agora alguém de dentro do Pirate Bay acaba de confirmar para o [site] TORRENTFREAK que as grandes gravadoras têm uma boa razão para ficarem com muito, muito medo.

Alguns anos atrás, a equipe do PIRATE BAY registrou um domínio que até agora não tem sido muito ativo, themusicbay.org. Na época em que ele foi registrado não havia planos para criar o mais eficiente sistema de compartilhamento de música já feito, mas isso foi deixado de lado à medida que os outros projetos precisaram de mais atenção urgente.

Recentemente, entretanto, rumores começaram a crescer em torno de o domínio The Music Bay ser posto em uso no final das contas. Ele está sendo preparado para abrigar anúncios para o site The Pirate Bay, mas nessa primavera [do hemisfério norte] ele poderia conter uma surpresa especial para a indústria musical.

O atual subdomínio ativo fear.themusicbay.org ['tenha medo do musicbay.org'] está atualmente mostrando a frase 'cooming soon' [sic] então o TorrentFreak pôs a conversa em dia com um membro do Pirate Bay para saber mais sobre os planos pro site.; Apesar da equipe do Pirate Bay estar relutante em soltar quaisquer detalhes, as intenções deles são óbvias.

"A indústria musical não pode nem imaginar o que estamos planejando deslanchar nos próximos meses. Por anos eles tem se queixado sobre a pirataria, mas se eles tinham uma razão pra ficarem com medo, é agora", disseram ao TorrentFreak. "Vai ser uma surpresa especial para o septuagésimo - oitavo aniversário da IFPI, e estamos pensando em organizar um enorme festival em Roma, onde a IFPI foi fundada."

IFPI é, claro, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, um dos órgãos mais ativos contra a pirataria e adversário de longa data do The Pirate Bay. Formada sob o governo fascista de Benito Mussolini em 1933, a IFPI completará 78 anos em abril de 2011.

O TorrentFreak pediu mais detalhes sobre o "The Music Bay", mas o que foi dito acima é tudo que podemos revelar por enquanto. O que fica claro dessa conversa que tivemos é que as grandes gravadoras vão ter uma bela surpresa. Mais detalhes vão seguir em um futuro próximo.

Sem nenhuma evidência concreta, tudo o que dissemos acima pode ser interpretado de um milhão de maneiras. Nós simplesmente não sabemos o que é o anunciado projeto, quem está por trás dele, e o que ele fará. Tudo que sabemos do projeto inteiro é que não é mais do que um nome de domínio, registrado e usado apenas pra o fim de colocar medo na já paranóica indústria musical.

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


guitarfilth

É, complicado!!! De onde vc tirou esse texto?

guitarfilth
Veterano
# jan/11
· votar


ogner

Tirei do Whiplash.

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


guitarfilth

Valeu!

Doggy
Veterano
# jan/11
· votar


O canal é esperar e ver as consequências...

guitarfilth
Veterano
# jan/11
· votar


ogner

O pior cara e que se isso for verdade mesmo não vai prejudicar so a indústria musical, mas tbm os artistas em geral.

Bomber Man
Veterano
# jan/11
· votar


Olha eu não so totalmente contra a pirataria, mais tmb não aprovo muito a mesma, mais gosto de ver pessoas desafiar as grandes empresas e botar um pouco de medo nelas, no fim eles olham mais pro consumidor, e começam a dar mais valor ao nosso dinheiro, trabalho com desenvolvimento de softs sei como a pirataria pode afetar em todas as areas mais preços abusivos tmb afetam, então espero mesmo que esse povo do pirate bay bote pressão mesmo, assim como fez o anonymous com o wikileaks ajudando o mesmo a manter seus respectivos documentos.

Monsfogueri
Veterano
# jan/11
· votar


As coisas tão caminhando pros cds acabarem mesmo, hj me dia, é dificil algum artista ter sua fonte de renda principal vendendo cds.. o principal mesmo são os shows...

guitarfilth
Veterano
# jan/11
· votar


Monsfogueri

Isso é mesmo, ja vi artistas vendendo seu trabalho em pendrives, outros colocam pra baixar de graça na internet.

SevenTool07
Veterano
# jan/11
· votar


É exatamente isso. Cara, se fosse tão ruim não haveriam bandas como smashing pumpkins, radiohead, nine inch nails que colocam seus cds para serem baixados de graça. Se o artista for bom, todos irão para seus shows e eles continuarão ganhando muita grana. Como disseram no south park: "baixando músicas vc está fazendo os ricos ficarem um pouco menos ricos".

T-Rodman
Veterano
# jan/11
· votar


guitarfilth
sem contar o iTunes store... tem artista que não tem album, mas vende em sites como o iTunes, amazon, 7digital, sem contar os sites gratuítos, tipo mp3.com, blalocksirp.com, entre outros.

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


Podemos aqui apostar qual será a surpresa.

Não vou palpitar sobre o que vai ser, e sim sobre o que eu queria que fosse. Bem que poderiam fazer um portal com a estrutura do All Music porém com as músicas e vídeos disponíveis para download. Seria como ter uma mp3oteca virtual gigantesca à disposição.

SmyThyxD
Veterano
# jan/11
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=FrjZN_jGlpk

os_haxixins
Veterano
# jan/11 · Editado por: os_haxixins
· votar


Há anos ouço debates sobre pirataria e discursos sobre a necessidade da indústria fonográfica se atualizar e acompanhar a cabeça das novas gerações...

Isso que está acontecendo não vêm de hoje...

Há 10 anos minha mãe tinha uma loja de discos aqui no interior de SP, e acompanhei de perto a dificuldade que o ramo enfrentou na última década... quedas nas vendas, crescimento da pirataria física ( 3 CD's do camelô por 10 "real") e descaso das gravadoras... é claro que a loja não aguentou e mudou de ramo... hoje a maioria das antigas lojas de CD's daqui sobrevive da venda de DVD's e (pasmem) instrumentos musicais.. e vendem bem...

A indústria fonográfica como um todo não se adaptou aos novos tempos... na época era comum eu ver um CD duplo do Bon Jovi custar fácil fácil R$ 49,90... não por culpa do lojista... ele já vinha caro da distribuidora...

Lançamentos de Zezé di Camargo vinham tabelados por 29,90...

Com tais preços cada vez menos pessoas compravam CD's, e, com
o surgimento da banda larga por ai e das lan houses, Emule, Shareazza, blogs com discografia e o piratebay (que tem TUDO e é incrivelmente simples de usar) passo a passo essa indústria como a conhecíamos chegou na corda bamba...

Como disseram infelizmente alguns artistas vão sofrer... E se não se adaptarem (como algumas bandas vêm fazendo) vão agonizar junto com essa indústria...

Abraço

guitarfilth
Veterano
# jan/11
· votar


os_haxixins

Falo tudo cara.

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


FATO: Correrei comprar a minha discografia básica antes que os CDs sumam do mapa.

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


guitarfilth
O pior cara e que se isso for verdade mesmo não vai prejudicar so a indústria musical, mas tbm os artistas em geral.

Conheço alguns artistas que se não fosse pela pirataria e distribuição gratuita de TODO material produzido por eles ( internet), NUNCA teriam saido da garagem!
Ou seja, se beneficiaram com a tal ilegalidade.

É uma faca de 2 legumes, muito complicada a questão. Não vejo uma saida clara pra esse "problema".

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar


Eu sei que será um pouco difícil para a industria, mas eu não tenho essa grana toda, ninguém tem. Pra que comprar uma discografia a 60 reais(por baixo), se você acha de graça na web?
E mesmo que tomem uma ação contra o site(igual o PB original), só o susto já vai ajudar. Eu acho, vai que aumentam os preços??

Vamos esperar...

guitarfilth
Veterano
# jan/11
· votar


ogner

É sim, é uma questão bastante complicada mesmo, alguns artistas são contra e outros a favor.

fernando tecladista
Veterano
# jan/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


A indústria musical não pode nem imaginar o que estamos planejando deslanchar nos próximos meses

cotando preços de HD de X terabytes

---------------------------------------------------------

o mundo muda e quem não se adaptar perde o barco
muita gente chora que vai prejudicar os artistas, outros artistas sabem que somente sobrevivem e foram reconhecidos com a pirataria

só pra lembrar
- pra "ouvir radio" em 1900 e guarana de rola tinha que ter assinatura, hoje é de graça e as radios ainda existem
- internet linha discada era absurdo de caro, hoje tem de graça
- pra mandar um relatorio tinha que ir até o correio, depois teve o fax, hoje se manda de graça por mail o correio ainda existe
- pra falar com alguem no exterior era absurdo, hoje tem X ferramentas de graça pra se comunicar, empresas de telefonia fixa existem ainda

- música pode ser de graça e pode continuar existir algo como uma gravadora

músico pode continuar a ganhar dinheiro como beethoven, mozart, louis armstrong, b.b. king, banda de baile, músico de casamento, sempre fizeram "tocando"

Del-Rei
Veterano
# jan/11
· votar


ogner
Conheço alguns artistas que se não fosse pela pirataria e distribuição gratuita de TODO material produzido por eles ( internet), NUNCA teriam saido da garagem!
Ou seja, se beneficiaram com a tal ilegalidade.



Mas no caso das bandas que colocam suas músicas à disposição na internet e ela é baixada, não é ilegalidade.
Só é ilegal quando a cópia e distribuição não é autorizada pelo autor da obra.
Existem milhares de bandas hoje (vide myspace) que disponibilizam seus sons exatamente pra divulgar.

Acho que as bandas hoje em dia deveriam aceitar o fato de que a maior parte do dinheiro que receberão será de shows, e não mais vendas de CD/DVD.
Não tem como brigar com a pirataria. É enxugar gelo!



Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


Del-Rei

Nehh, mas digo de pirataria mesmo....Isso de bandas disponibilizarem ( autorizado ) é novo, de 5, 10 anos pra ca.... Depois que muitos perceberam que disponibilizar "de gratis" tem retorno, virou meio "modinha". Mas a incubadora disso foi a pirataria. O que eu quis dizer é que a própria pirataria ajudou muitos artistas a divulgarem seus trabalhos.

Del-Rei
Veterano
# jan/11
· votar


ogner

É.
Tem MUITA banda que usa a internet como principal divulgadora, porque fazer propaganda custa dinheiro...

E tem muita banda (internacional) que conheço hoje e jamais conheceria sem a internet.
Inclusive, algumas nem tem o CD ou DVD original a venda no Brasil.
Sem internet, alguns casos realmente seriam perdidos.

Falouuuuu!!



Um aceno de longe!!!

carlcarl
Veterano
# jan/11 · Editado por: carlcarl
· votar


a minha primeira pergunta é:quantos verdadeiros artistas estão reclamando?
2:quem ganhava mais dinheiro com a venda de discos?as gravadoras é claro.
3:empurravam o que queriam na cara de quem não tinha escolha e ainda por cima tentavam convencer que aquilo era excelente.
4:produtores,diretores de gravadoras enchiam os bolsos de dinheiro às custas do talento alheio(quantas vezes vi diretor de gravadora exigir parceria em musicas para que estas fossem gravadas)hoje estes ladrões estão fora do circuito,ninguem precisa deles.
hoje todo mundo tem que sair da toca para ganhar dinheiro,famoso,menos famoso,rico,pobre etc...
exemplo: o rei(dos otarios)roberto caro,gravava um disco com a certeza de iria vender muitos e muitos,fazia uma duzia de shows por ano e vivia de vendas de disco e direito autoral.acabou,verifiquem que ele agora faz mais shows que antes.como ele varios outros estão tendo que ir a luta.
a internet equilibrou o jogo.antes,quem não tinha contrato com uma gravadora não tinha como divulgar a sua arte(o que eu fazia na década de 70 e 80,alugava um teatro ou solicitava um teatro publico,anunciava os shows enviando cartas para as pessoas,ia pessoalmente nos jornais e pedia para que o show fosse anunciado nas colunas destinadas a estes fins.convocava excelentes musicos pagava um cachet decente.agindo assim nunca perdi dinheiro,sempre toquei as minhas composições e não precisei de ser dependente destes caras.
hoje divulgo a minha musica onde quero,como quero e quando quero apenas com um clic de mouse.
deixem eles tremerem de medo.
vida longa "INTERNET"
carlcarl

Rabbit
Veterano
# jan/11
· votar


Não vejo como o artista sairá prejudicado nisso. Talvez tenham alguns que reclamem pois gostariam de ganhar mais do que ganham.

Artista tem que ganhar dinheiro fazendo show, vendendo seu nome e tal. Essa é a função do artista. Quem ganha dinheiro com cd ou vendendo música é gravadora.

Pra mim um álbum deveria ser de graça. Como um cartão de visita.

Basta ver o que tem de artista por aí que não é famoso que fica implorando pra todo mundo ouvir as musicas dele. Aí depois de famoso quer botar no rabo da gente e quer que a gente pague pra ouví-lo.

E quanto as gravadoras, essas deveriam prestar serviço ao artista e não serem donas deles. Se o artista quiser gravar seu álbum em um estúdio ele paga pelo estúdio e pronto. Vai pra casa com seu álbum e vai pra rua pra vender seu peixe. Acho que assim o campo se tornaria bem mais justo.

Rabbit
Veterano
# jan/11
· votar


carlcarl

Putz! Falou o que eu queria falar e mais um pouco.

Minow
Veterano
# jan/11
· votar


Pra mim um álbum deveria ser de graça. Como um cartão de visita. (2)

O que custa dinheiro é prensar cds, imprimir encartes, etc.
Um arquivo não custa nada, em um show um artista que nem precisa ser o Paul McCartney já pagou todo o processo de gravação de um cd e ainda teve lucro.

guitarfilth
Veterano
# jan/11
· votar


Pra mim um álbum deveria ser de graça. Como um cartão de visita. (3)

Falo tudo!

McBonalds
Veterano
# jan/11
· votar


No Brasil quem mais vai se prejudicar com a pirataria são "artistas" como Restart, Cine e Nx-zero. Logo...Ferro neles!

Del-Rei
Veterano
# jan/11
· votar


McBonalds
Cara, nem acho que essas bandas vão se prejudicar.
Eles vieram da era da internet, inclusive são bandas extremamente novas que usaram a internet a seu favor pra divulgar o trabalho.

Acredito que nenhuma banda recente se prejudique pela pirataria, até porque a maioria já disponibilizam as próprias músicas na net.



Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pirate Bay: preparando golpe de misericórdia na indústria?