efeitos de orquestra

    Autor Mensagem
    bilico
    Veterano
    # out/10


    oi

    eu estava lendo um livro de "historia da musica" e o autor se referiu muitas vezes aos " efeitos de orquestra ".

    alguem conhece livro , site ou video-aula que ensine os " efeitos de orquestra " ?

    pode ser em portugues , ingles ou espanhol

    valeu mesmo

    makumbator
    Moderador
    # out/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    bilico

    efeito de orquestra provavelmente refere-se à práticas de instrumentação feitas com determinados instrumentos combinados, que produzem certos efeitos sonoros específicos. Podem ser para nos remeter a algo concreto(sons que imitam máquinas, animais, fenômenos da natureza, etc...), ou efeitos mais subjetivos e de imitação de um sentimento(muito usados em trilha sonora, para pontuar e reforçar uma ação cênica).

    Nada mais é do que o conhecimento mais profundo da técnica, possibilidades e restrições de cada instrumento de uma orquestra, como eles se combinam melhor(em sub-grupos dentro da massa orqustral) e o que fazer para extrair determinados resultados estéticos.

    Não tem fórmula mágica(e muito menos vídeo aula). É um assunto muito amplo e complexo. Para desenvolver esse tipo de escrita deve-se estudar orquestração(que é a arte de se combinar e materializar na orquestra a teoria aprendida na harmonia, contraponto e condução de vozes, estudo de forma, composição etc...) e consultar instrumentistas e métodos antigos e modernos de cada instrumento. Além disso, recomenda-se a audição de peças mais vanguardistas(além de trilhas sonoras de filmes e musicais), bem como a análise de suas partituras a fim de investigar as técnicas usadas.

    Um exemplo relativamente antigo:

    A citação de trem nas bachianas Brasileiras n.2 do Villa-Lobos. No movimento chamado de O Trenzinho do Caipira, a orquestra pontua a melodia imitando o maquinário de um trem, pois remete a uma viagem de um caipira em um locomotiva.

    Há inúmeros outros exemplos. No barroco fazia-se muito a imitação de eventos naturais(por exemplo, nas 4 estações do Vivaldi temos a orquestra descrevendo tempestades, ventos, latidos de cachorro, passarinhos, frio do inverno, sono do pastor...etc).

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # out/10
    · votar


    tem o livro do George Martin sobre a experiência de gravação do Sgt Peppers


    muito bom

    bilico
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    makumbator


    voce disse :

    efeito de orquestra provavelmente refere-se à práticas de instrumentação feitas com determinados instrumentos combinados, que produzem certos efeitos sonoros específicos. Podem ser para nos remeter a algo concreto(sons que imitam máquinas, animais, fenômenos da natureza, etc...), ou efeitos mais subjetivos e de imitação de um sentimento(muito usados em trilha sonora, para pontuar e reforçar uma ação cênica).



    eu entendi o que voce disse sobre : remeter a algo concreto .

    voce pode falar mais sobre : ou efeitos mais subjetivos e de imitação de um sentimento(muito usados em trilha sonora, para pontuar e reforçar uma ação cênica) ????

    eu não entendi muito bem sobre esta parte do que voce escreveu

    obrigado

    Kobberminer
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Kobberminer
    · votar


    bilico
    eu entendi o que voce disse sobre : remeter a algo concreto .

    voce pode falar mais sobre : ou efeitos mais subjetivos e de imitação de um sentimento(muito usados em trilha sonora, para pontuar e reforçar uma ação cênica) ????


    Po cara... heuheueh, se for o que eu entendi, voce quer dicas de feeling? Porque se for, num tem como... só com muita experiência mesmo... :)

    O que eu posso dizer que acontece, por exemplo, em filmes de suspense ou terror, é que a música de fundo daqueles momentos que visam te deixar mais estressado, tenso, "com medo", geralmente é composta de muitas dissonâncias, e tocadas especialmente com instrumentos de metal: trombones, trompetes, tubas (cuja vibração é menos "fluídica", por assim dizer). Inconscientemente, nosso cérebro interpreta dissonâncias como algo que "está para se resolver", e se voce as sustenta por muito tempo (claro que não é só isso, tem outros macetes também), voce acaba criando um certo "nervosismo" na cabeça das pessoas que as ouvem e acaba criando justamente aquele efeito de tensão que se sente quando a gente vê estes tipos de filme.

    Já em filmes que não se visa a tensão e sim o "drama", são utilizados instrumentos de cordas (geralmente) e com a melodia o mais suave possível, com várias consonâncias e usando dissonâncias só para as cadências, e também sem muitos saltos e quando estes ocorrem, geralmente são saltos de quinta ou de oitava. Além disso, tem a questão da tonalidade. Apesar de não ser regra geral, tons menores são mais "nostálgicos e melancólicos", enquanto que tons maiores são mais "alegres e dinâmicos". Mas repetindo, isso não é regra geral :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a efeitos de orquestra