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guitairton Veterano |
# jul/10
Em uma música para se descobrir a tonalidade, como faço para saber se o tom é relativo ou a tônica. Ex: Do e Am, caso houvesse ambos acordes na música, como sei qual é o tom? Obs: Pensando no Campo Harmônico
Tenho uma outra dúvida, mas que não vou postar aqui por respeito ao tópico, mas que se trata do controlador axiom 49, quem souber ou tiver um me add no msn? guitairton@hotmail.com
Abraços a todos!
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Lucas F Veterano |
# jul/10
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Você tem olhar a MELODIA. Olha com qual nota ela termina. E olha se tem acidente na dominante do tom maior.
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guitairton Veterano |
# jul/10
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Se tiver acidente..?
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Stalingrado Veterano
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# jul/10
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guitairton Rapaz, pelo meu parco conhecimento, os acordes do campo harmônico da C e Am (relativos) são os mesmos. Então ACHO, apenas acho que é apenas uma questão de notação. Deixo para os mais entendidos explicarem melhor.
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fernando tecladista Veterano |
# jul/10
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Do e Am, caso houvesse ambos acordes na música, como sei qual é o tom?
nesse exemplo de DÓM e LAm, repara se tem muito acorde de E7, o sol# do E7 é o 7º da escala menor hamonica se tem muito G7 o tom é dó - esses E7 e G7 acordes são o grau V (dominante) do tom
"geralmente" (nem sempre) o acorde inicial é o tom da música e o acorde final é o tom da música (caso não ouve modulação-mudança de tom)
----------------------------------------- Tenho uma outra dúvida, mas que não vou postar aqui por respeito ao tópico, mas que se trata do controlador axiom 49
passa no fórum de teclado ou home studioe ve se já tem algum tópico sobre ele com tua duvida http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=axiom&boolea n=1&forum8=1&forum16=1
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ElisamaAlves Veterano |
# jul/10
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A tônica é sempre o tom... Se a musica está em Dó a tonica é primeiro grau da escola Do M A relativa dela é a subdominante (VI grau da escala)
sendo assim:
DO (Tonica) RÉ (Supertonica) MI (Mediante) FÁ (Subdominante) SÓL (Dominante) LÁ (Superdominante) - esse será o tom relativo.. mas sempre será ao contrário da tonica.. por exemplo se a tonica é Dó menor a relativa será Lá MAIOR SI (Subtonica)
Espero ter ajudado
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LeandroP Moderador |
# jul/10 · Editado por: LeandroP
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Além da ótimas explicação do fernando tecladista, siga a sonoridade dos acordes, os repousos. Trabalhar a percepção, anotando a sequência dos acordes quando possível. Isso ajuda a desembaraçar as tonalidades. As músicas na tonalidade maior tem sororidades mais alegres, enquanto que na tonalidade menor são mais tristes e melódicas.
Quando for anotar, verá que a relação intervalar dos acordes são diferentes. Vendo os campos harmônicos do acorde maior e do seu relativo menor fica ainda mais evidente as diferenças.
Maior: IM - IIm - IIIºm - IVM - VM - VIm - VIIdim
Menor: Im - IIdim - bIIIM - IVm - Vm - bVIIM - bVIIM
As cadências mais comuns como "II, V, I" ou "IV, V, I" indicam o caminho. Entre outras, essas cadências são as mais comuns.
Então um II, V, I em Dó maior fica Dm, G, C, enquanto que o II, V, I em Lá menor fica Bdim, Em, Am.
Sendo a cadência um IV, V, I em Dó maior: F, G, C e em Lá menor Dm, Em, Am.
Fiz uma imagem pra uma aula com algumas observações sobre a escala maior e sobre a escala menor. Talvez tenha alguma utilidade: http://i29.tinypic.com/346ugly.jpg
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guitairton Veterano |
# jul/10
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Beleza pessoal, falaram na minha língua, entendi tudo.Obrigado
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will789 Veterano |
# jul/10 · Editado por: will789
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galera, só uma duvida, o ElisamaAlves falou: por exemplo se a tonica é Dó menor a relativa será Lá MAIOR, mas naum lembro onde nem quem me falou q o relativo menor de C é Am, mas o relativo maior de Am naum é C e sim o F#(o sexto grau do campo harmonico de lá). qual é o relativo maior de Am? C ou F#? vlw
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Lucas F Veterano |
# jul/10
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will789 O relativo de Am é C. O relativo de um tom menor é sempre um tom e meio acima da tônica.
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LeandroP Moderador |
# jul/10
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will789
Do acorde maior para o relativo menor: Iº ---> VIº (4,5 tons)
O Iº será o maior e o VIº será o relativo menor.
Agora vendo pelo outro lado.
Do acorde menor para o relativo maior: Iº --> IIIº (1,5 tom)
O Iº será o maior e o IIIº será o maior.
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Ex.:
Dó maior --> relativo --> Lá menor La menor --> relativo --> Dó maior
Lá maior --> relativo --> Fá# menor F# menor --> relativo --> Lá maior
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will789 Veterano |
# jul/10
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LeandroP Lucas F vlw manos! abçs
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LeandroP Moderador |
# jul/10 · Editado por: LeandroP
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will789
http://i30.tinypic.com/ot117l.jpg
;)
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Richard Guitar Veterano |
# jul/10
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LÁ (Superdominante) - esse será o tom relativo.. mas sempre será ao contrário da tonica.. por exemplo se a tonica é Dó menor a relativa será Lá MAIOR
Não entendi.
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LeandroP Moderador |
# jul/10 · Editado por: LeandroP
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Richard Guitar LÁ (Superdominante) - esse será o tom relativo.. mas sempre será ao contrário da tonica.. por exemplo se a tonica é Dó menor a relativa será Lá MAIOR
Juro que eu li um "nem" entre o "mas" e o "sempre".
"...mas nem sempre será ao contrário da tonica..."
°.°
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ElisamaAlves Veterano |
# jul/10
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will789 galera, só uma duvida, o ElisamaAlves falou: por exemplo se a tonica é Dó menor a relativa será Lá MAIOR, mas naum lembro onde nem quem me falou q o relativo menor de C é Am, mas o relativo maior de Am naum é C e sim o F#(o sexto grau do campo harmonico de lá). qual é o relativo maior de Am? C ou F#? vlw
olá.. acho que me expressei mal.. apenas quis reforçar que se a tônica for maior a relativa é menor.. se a tônica for Am a relativa dela será FM..
ewspero ter esclarecido melhor dessa vez
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LeandroP Moderador |
# jul/10 · Editado por: LeandroP
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ElisamaAlves
se a tônica for Am a relativa dela será FM..
Tá errado!!!
Se a relativa menor de C maior é Lá menor, então como a relativa maior de Lá menor será o Fá maior ???
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ElisamaAlves Veterano |
# jul/10
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LeandroP
Foi o que eu escrevi não?
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Alvaro Henrique Veterano |
# jul/10
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Gente, vamos do começo.
Tônica - é a nota que dá nome à escala, o centro, o repouso, o tom.
Toda composição tonal tem uma tônica. A tônica é sempre na nota que dá nome ao tom. E os tons podem ser maiores ou menores.
Ou seja, se uma música está em dó maior (C), a tônica da música é dó. Se a música está em lá menor, a tônica da música é lá, porque lá é o centro, o repouso, a nota que todas as outras gravitam.
Escala é um mero conjunto de notas. Alguns conjuntos de notas especiais recebem nomes especiais. Dois desses conjuntos especiais são as escalas maiores e as escalas menores.
Escalas relativas são escalas com as mesmas notas, ou seja, conjuntos com os mesmos elementos, porém COM TÔNICAS DISTINTAS. Ou seja, apesar das notas serem as mesmas, em cada uma dessas escalas a nota que é o centro, o repouso, é diferente.
Como identificar qual é a tônica de escalas com as mesmas notas? Simples, observe as cadências, como os colegas já disseram. Cadência é uma combinação harmônica que "fecha" o ciclo de tensão e repouso, deixando claro qual nota é o repouso.
A cadência completa é tônica - subdominante - dominante - tônica. Em dó maior, é C - F - G7 - C. Em lá menor, Am - Dm - E7 - Am. Se aparecer uma dessas combinações na música, ela indica que nota é a tônica.
Em geral as composições tonais começam e terminam com uma cadência completa. Por isso a sugestão dos colegas de olhar a última nota. Com frequência olhar a primeira combinação de acordes também dá certo.
O lance de terça acima, terça abaixo, para descobrir quem é relativo de quem, é só um macetinho da tia Clotilde pra você tirar 10 na provinha de música. O que importa é: ESCALAS RELATIVAS TÊM AS MESMAS NOTAS.
Olha só as notas de dó maior: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó. Agora as de lá menor: lá, si, dó, ré, mi, fá sol, lá. Nossa! As mesmas notas! Isso mesmo, essas duas são escalas relativas.
Já veja fá maior: fá, sol, lá, sib, dó, ré, mi. É, não tem as mesmas notas nem de dó maior, nem de lá menor. Então não são relativas.
É só isso.
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LeandroP Moderador |
# jul/10
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ElisamaAlves
Você escreveu que o relativo de Am é o FM. Tá errado. O relativo de Am é o C.
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ElisamaAlves Veterano |
# jul/10
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LeandroP Mas a relativa não é sempre a Superdominante da escala?
entao a escala de Am nao e:
Lá (tonica) Si (supertonica) Dó (mediante) Ré (subdominante) Mi (dominante) Fá (superdominante) Sol (subtonica)
?? entao..
no caso será entao FM nao?!?
(nossa agora eu quem to precisando de ajuda nisso.. rsrsrs)
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LeandroP Moderador |
# jul/10
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ElisamaAlves
A relativa não é sempre a superdominante.
Tudo depende de qual acorde é o Iº
Se o acorde Iº for maior, então o VIº é o relativo menor, no caso o superdominante.
Mas se o acorde do Iº for menor, então o relativo maior está no IIIº grau - mediante.
Veja:
C - Dm - Em - F - G - Am - B°
Am - B° - C - Dm - Em - F - G
Baixe a figura que eu postei (no link) acima ;)
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ElisamaAlves Veterano |
# jul/10
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LeandroP
é realmente, eu não sabia disso...
mais valeu
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