Compor em inglês: o que acham?

Autor Mensagem
McBonalds
Veterano
# dez/09 · Editado por: McBonalds
· votar


O que para alguns pode ser dificil para outros pode ser muito facil. Mais uma generalizacao sem sentido.

Concordo, para os neozelandeses é muito fácil falar inglês. Para os brasileiros não.

KAEL METAL
Quem será o limitado e psicótico aqui ?

Alguém que fala o que sente e vê através das experiências de mente aberta?

Ou

Alguém que diz saber tudo sobre os outros através de simples palavras de um post ?


Aquele que não quer enfrentar a realidade, muito provavelmente porque seus pais gastaram muito dinheiro para este aprender inglês e agora ele não quer largar o osso.

paulinho pc
Veterano
# dez/09
· votar


Vinicius Capiotti
McBonalds
KAEL METAL


rapaziada,de boa,mas vcs estão fugindo do assunto referente ao tópico do colega.

overlappingcircles
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds
so por curiosidade, por acaso voce ouviu o som do gpeddino?

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds
Pois é, e quantas pessoas realmente tem a oportunidade de realmente estudar e conviver com ele o tempo necessário?

E todas as pessoas precisam do mesmo período de estudo e de convivência, e todas precisam alcançar o mesmo nível exato de conhecimento?

Cara, você quer comparar uma língua com milhares de regras gramaticais (e suas incontáveis exceções), fonemas totalmente ilógicos, expressões idiomáticas que confundem até os nativos, com uma distorção de um amplificador?

Cara, não comparei uma coisa com outra, comparei os princípios. Tanto a distorção quanto a língua usada, assim como as técnicas e instrumentos, têm seu papel. O nível de domínio de todos esses fatores também varia e influi na qualidade do trabalho.

O teu grande erro, a meu ver, é querer aplicar teus princípios diante de variáveis e achar que vai sempre obter resultados iguais.

Não é preconceito, é conceito.

Bom, então nesse caso tu tem argumentos científicos pra provar teu "conceito", ou conhece todo indivíduo não-anglófono que compõe em inglês no planeta.

A diferença nem sempre é só de sotaque. Tem a questão da sintaxe, da estutura das frases, da transitividade verbal, da fonética, das nuances das palavras

Isso se aprende.

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09
· votar


paulinho pc

apaziada,de boa,mas vcs estão fugindo do assunto referente ao tópico do colega.

O "colega" sumiu! AHUAUHAU
Além do mais, no que estamos fugindo? o_O
A gente tá discutindo sobre compor em inglês...estaríamos no tópico errado?

paulinho pc
Veterano
# dez/09
· votar


so por curiosidade, por acaso voce ouviu o som do gpeddino?


Todos escutaram?

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Vinicius Capiotti
E todas as pessoas precisam do mesmo período de estudo e de convivência, e todas precisam alcançar o mesmo nível exato de conhecimento?


Não. Mas esse tempo costuma variar entre 1200 e 1300 horas de estudo, sem contar todo o dinheiro gasto com materiais didáticos, intercâmbio, viagens e tudo o mais. Não é pra qualquer um.

Tanto a distorção quanto a língua usada, assim como as técnicas e instrumentos, têm seu papel. O nível de domínio de todos esses fatores também varia e influi na qualidade do trabalho.

Concordo. Mas me refiro à língua usada na composição. Essa pode vir a agir como um limitador da expressividade da música. Mais ou menos, acaba atrapalhando sim.

Bom, então nesse caso tu tem argumentos científicos pra provar teu "conceito"
Você assistiu o vídeo que eu postei? Leu o livro que eu indiquei?
Se não, acho que seria perda de tempo postar qualquer tipo de estudo mais aprofundado por aqui.

Isso se aprende.
O que se consegue é aproximar o falar com base na imitação propriamente dita. Mas só um falante nativo faz isso com "perfeição".

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Se você quiser ter aceitação no exterior, o melhor mesmo é compor em português, que está em alta lá fora.

Só para esclarecer:
Quando um estrangeiro está ouvindo um músico brasileiro, é isso que ele quer ouvir: música brasileira. E música brasileira se faz em português.

Eu senti isso quando cantei para um grupo de italianos aqui no Brasil.

overlappingcircles
Veterano
# dez/09
· votar


O que se consegue é aproximar o falar com base na imitação propriamente dita. Mas só um falante nativo faz isso com "perfeição".
mais uma sem sentido nem base. conheco gente de varias nacionalidades que falam ingles com sotaques nativos de zonas especificas tanto dos EUA como de Inglaterra, portanto continuamos na generalizacao. Eu proprio tenho um sotaque tipicamente californiano, em ingles, tipicamente parisiense em frances, e tipicamente lisboeta em portugues!!!

Tetanossauro Rex
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds
Se você quiser ter aceitação no exterior, o melhor mesmo é compor em português, que está em alta lá fora.

Só para esclarecer:
Quando um estrangeiro está ouvindo um músico brasileiro, é isso que ele quer ouvir: música brasileira. E música brasileira se faz em português.

Eu senti isso quando cantei para um grupo de italianos aqui no Brasil.


Nisso eu concordo, não conheço nenhum brasileiro que componha em inglês que faça sucesso no Brasil.

Mas em compensação, o cara pode querer fazer sucesso mundialmente, e pode estar pouco se lixando para o Brasil, assim, o cara teria que cantar em inglês.

overlappingcircles
Veterano
# dez/09
· votar


meu, nao da pra comparar um turista que vem ao brasil, para explorar o pais, e quer realmente ouvir os sons brasileiros, experimentar a comida, subir o Corcovado, ir a Foz do Iguacu. Quando o cara voltar para casa, nunca mais vai ouvir MPB. Quando vou ao Brasil quero comer churrasco, e beber uma brahma!!! Da mesma maneira que quando vou a Franca quero um bom vinho frances, e comer uns escargots, como quando vou a Portugal quero um bom bacalhau e ir a uma casa de fado!!!

LucasGuitarMaster
Veterano
# dez/09
· votar


Compor em outra lingua é geralmente pra quem nao tem capacidade pra compor uma letra bonita, aí compoe um 'love love love' em ingles e faz sucesso.

Olha as letras do legião, cazuza, algumas do titãs... vai ver se tem letras assim em inglês. talvez até tenha, mas sao muito poucas

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


conheco gente de varias nacionalidades que falam ingles com sotaques nativos de zonas especificas tanto dos EUA como de Inglaterra

Mas você é latino, e com certeza vai carregar essa identidade na fala para sempre, independente do que você faça.

mais uma sem sentido nem base
Por acaso você acessou algum dos links que eu postei aqui? Não vou jogar pérolas aos porcos só para dizer que estou fundamentando o que eu digo.

Tetanossauro Rex
Mas em compensação, o cara pode querer fazer sucesso mundialmente, e pode estar pouco se lixando para o Brasil, assim, o cara teria que cantar em inglês.

Se você for ver a quantidade de bandas brasileiras que fazem sucesso no exterior cantando inglês, a quantidade é tão ínfima que nem vale a pena o esforço.
Conheço um cara que toca nos barzinhos de londres e não tem uma noite em que não pedem Garota de Ipanema. Sinal de que a música brasileira, em português, tem o seu espaço sim.


meu, nao da pra comparar um turista que vem ao brasil, para explorar o pais
Acontece que nem todo mundo pode (ou quer) vir ao Brasil. Esses ficam no seu país e lá ouvem nossa música.
O que não tem espaço é para músicos brasileiros, tocando música estadunidense, em plena Nova Iorque, por exemplo.

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Compor em outra lingua é geralmente pra quem nao tem capacidade pra compor uma letra bonita, aí compoe um 'love love love' em ingles e faz sucesso.

Olha as letras do legião, cazuza, algumas do titãs... vai ver se tem letras assim em inglês. talvez até tenha, mas sao muito poucas


Foi o que eu disse. Muitas vezes o cara compoe em inglês pra mascarar a pobreza das letras. É aí que ele vira cool.

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09
· votar


Tetanossauro Rex

Nisso eu concordo, não conheço nenhum brasileiro que componha em inglês que faça sucesso no Brasil.

Entendo o propósito da tua colocação, mas dizer que nunca ouviu falar de Sepultura, Angra, Mallu Magalhães, Marina Elali (pra citar o "mainstream") é surpreendente.

McBonalds

Só para esclarecer:
Quando um estrangeiro está ouvindo um músico brasileiro, é isso que ele quer ouvir: música brasileira. E música brasileira se faz em português.


Eu acho que tua personalidade criativa é formada através da tua cultura, não é dependente. Primeiro eu sou artista (hipotéticamente XDD), depois sou brasileiro, gaúcho, caucasiano, etc. Claro que essa é a minha visão.

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Vinicius Capiotti
Mallu Magalhães

Pelamordedeus, como é que você me cita isso como exemplo de qualidade. Ela é o maior exemplo de que brasileiro geralmente não se dá muito bem compondo em inglês.

Na verdade nem cantando essa menina se dá muito bem hehehe

McBonalds
Veterano
# dez/09 · Editado por: McBonalds
· votar


Em resumo (pra acabar com essa discussão toda porque eu quero ir pra casa da minha namorada XD ):

Claro que existem brasileiros (e outras nacionalidades) que compõe em inglês e se saem bem. Mas em todos os casos, a língua é uma das variáveis que, mais ou menos (conforme o tempo de estudo e exposição à língua), acabam atrapalhando a expressão da idéia.
Ao meu ver, isso é masoquismo. Mas tem gente que gosta hehehe

Tetanossauro Rex
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds
Se você for ver a quantidade de bandas brasileiras que fazem sucesso no exterior cantando inglês, a quantidade é tão ínfima que nem vale a pena o esforço.

Mas a quantidade dos que fazem sucesso cantando em português também é ínfima, e o que eu sei que faz, é bossa nova. E aliás, apesar da bossa estar no auge na época, na minha opinião o que deu uma projeção colossal à ela foi o disco do jobim com o sinatra, que por sinal, era cantado em inglês.

É importante citar também o sucesso enorme que o Sepultura fez no mundo, coisa que com certeza uma banda de metal cantando em português não conseguiria.



Vinicius Capiotti
Entendo o propósito da tua colocação, mas dizer que nunca ouviu falar de Sepultura, Angra, Mallu Magalhães, Marina Elali (pra citar o "mainstream") é surpreendente.

Sepultura e Angra fazem sucesso no Brasil dentro do seu nicho, mas a Mallu Magalhães é horrorosa e a Marina Elali nunca vi cantar em inglês.

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds

Pelamordedeus, como é que você me cita isso como exemplo de qualidade.

Onde?

Nisso eu concordo, não conheço nenhum brasileiro que componha em inglês que faça sucesso no Brasil.
---
Claro que existem brasileiros (e outras nacionalidades) que compõe em inglês e se saem bem. Mas em todos os casos, a língua é uma das variáveis que, mais ou menos (conforme o tempo de estudo e exposição à língua), acabam atrapalhando a expressão da idéia.

Isso que eu tentei resumir antes. A afinidade com a língua é uma variável, portanto, generalizar não faz sentido.

KAEL METAL
Veterano
# dez/09
· votar


McBonalds

Falar um idioma extrangeiro é um esforço sobre-humano. Os malabarismos mentais que as pessoas tem que fazer para poder expressar o que querem, da forma que querem consomem uma energia absurda. São essas verdades que pessoas como o KAEL MEnTAL preferem ignorar.


Cara você é um tolo, o que disse acima não tem nada a ver com o assunto que estou falando, você é muito burro ou carente querendo atenção.

Aliás, não fujo de assunto nenhum, apenas não quero perder meu tempo com quem não vale a pena. Saio porque tenho mais o que fazer em vez de ficar aqui o dia todo falando besteira como você. Já que você prefere assim, então vamos lá, você "denota" ser um desses covardes que falam besteira e brigam virtualmente mas não passam de um covardes, pois pessoalmente não levantam nem a cabeça pra falar.

Agora vê se cresce, não em idade, mas em mentalidade, aliás quem fica o dia todo discutindo assuntos sem noção pela net só pode ser um mente vazia e desocupado.

Por isso eu sempre falo, não se combate o vazio (ignorância), se preenche com conteúdo (conhecimento), mas quando querem ficar no vazio, a solução é desprezar e esperar que um dia melhorem como indivíduos.

Agora pode ficar em sua teia de palavras, por mim o assunto com você encerra agora, se continuar, escolha sua, como disse, não perco meu tempo com sugadores como você, farei algo mais útil.

Abraços

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09 · Editado por: Vinicius Capiotti
· votar


McBonalds

Cara, só não entendi por que tu sugeriu a leitura de um livro-propaganda do Esperanto...

Jorge Fnord
Veterano
# dez/09 · Editado por: Jorge Fnord
· votar


Nossa, aprender uma segunda lingua deve ser realmente uma coisa muito difícil uahuahuah, esse cara deve ser um deus: http://www.scapin.org/ziad_fazah.htm

Tão matando o conceito da arte aqui. Como que um ser se expressa melhor de uma forma se privando de outra (excluindo outras possibilidades, como o inglês).

Música não roda em torno de letra não.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Antes de qualquer coisa... O McBonalds é fanático por essa causa ridícula do esperanto. Não me confundam com ele.

Falo em um aspecto mais prático. Quantos grandes letristas em inglês da história da música pop não são falantes nativos? E boa parte dos poucos são de países com o ensino da língua inglesa e da cultura americana bem arraigados.

Tudo é válido blá blá blá... mas existe o mercado. E o mercado pra pop rock brasileiro não engole música em inglês, assim como os gringos não gostam de um inglês tosco e mal pronunciado.

Se você quiser compor em lapão, beleza. Mas tenha a consciência que vai se limitar a tocar no seu quarto.

LucasGuitarMaster
Veterano
# dez/09
· votar


Jorge Fnord
Música não roda em torno de letra não.

nao totalmente, mas grande parte da musica gira em torno da letra.

fabiopavan8
Membro Novato
# jul/15
· votar


Eu também não consigo escrever em português.

Casper
Veterano
# jul/15
· votar


Caro fabiopavan8:

Usou o tradutor do Google para escrever essa frase?

gpeddino
Veterano
# jul/15 · Editado por: gpeddino
· votar


Como o mundo dá voltas. Criei esse tópico faz seis anos, e no meio tempo aprendi (ou me forcei a aprender) a compor em português. Meus dois discos são integralmente em português.

Não que hoje eu considere errado escrever em inglês... Mas no meu caso percebi que era tipo uma ferramenta que eu usava pra mascarar aquilo que eu realmente queria dizer. Era um bloqueio que, ainda bem, consegui superar.

entamoeba
Membro Novato
# jul/15
· votar


Escrever em português tem os seus problemas, sobretudo em estilos que carecem de representantes nacionais. Nesse caso, você não vai ter o que ouvir, vão faltar referências.

De cada 10 bandas de rock que surgem no Brasil, 9 acabam parecendo uma cópia ruim de Legião Urbana. E olha que Legião nem é lá grande coisa...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compor em inglês: o que acham?