Compor em inglês: o que acham?

Autor Mensagem
gpeddino
Veterano
# dez/09


Bom, eu tenho uma banda (aliás, quem quiser conhecer é só jogar "guillotinmusic" no MySpace) e nosso repertório é todo baseado em músicas próprias em inglês, que eu venho escrevendo já faz uns bons anos. Sempre tive MUITO mais facilidade de compor em inglês do que em português, talvez por eu ter começado a estudar inglês desde cedo ou por eu ouvir muito mais música em inglês do que em português.

O complicado é ver que ainda rola preconceito, muita gente me reprova na cara dura por eu não cantar em português sendo que sou brasileiro. E ainda mais por meu som ser folk/rock, ou seja, mais acessível. Já ouvi muita gente falando que metal em inglês pode porque o metal é uma música que "pede" pela língua inglesa.

Apesar de eu já compor há uns bons anos, essa questão nunca saiu direito da minha cabeça. Às vezes me sinto meio culpado por usar meu tempo pra compor em inglês se eu podia estar ralando pra compor em português.

Queria saber a opinião de vocês. Compor em outra língua é válido? Não é? Por que?

valeu!

qew
Veterano
# dez/09
· votar


Compor em inglês: o que acham?

Me lembro do Renato Russo falando no DVD Legiao Urbana Acustico MTV, que compor em ingles é um lance meio estranho.
E pra completar terminou dizendo "Se é pra cantar em ingles, cantem assim (que nem a gente) porque pelo menos assim fica legal, porque a gente SABE cantar."

Acho sábias as palavras do eterno Renato.

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


gpeddino

Eu acho que tudo é válido desde que seja bem feito. Se vc cantar em inglês, mal pronunciado via ficar tipo gringo no samba e acho muito difícil que seja aprovado lá fora. Talvez se for algo exótico, ainda se dê bem. Com a internet aí não há fronteiras e tudo pode acontecer.

Eu acho que ter uma múscia em português na manga é uma boa pq vc pode sentir a reação da galera, além do que o pessoal vai entender a letra, que é algo a ser considerado.

Então, acho legal ter as duas coisas.

Abs

thaicovsky
Veterano
# dez/09
· votar


MauricioBahia

Eu acho que tudo é válido desde que seja bem feito.

Falou tudo.

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Salvo raríssimas e honrosas exceções, acho o cúmulo do "mamãe-quero-ser-ianque".
Ora, se a música é uma forma de expressão, por que é que alguém vai querer se expressar em uma língua com a qual não tem afinidade e que não tem nada a ver com a sua cultura?

paulinho pc
Veterano
# dez/09
· votar


gpeddino


cara...acho que depende muito no que vcs querem pra banda.
Concordo com o MauricioBahia,o bacana seriam ambas as línguas,ainda mais vc dizendo que manda bem no inglês tbém.
Vc disse q tocam rock,e citou que heavy metal pede o inglês...concordo com que te disse isso.Já viu alguma coisa do sepultura em português? Eu nunca...apesar que conheço 3 ou 4 musicas deles.
Se a intenção é agradar conhecidos e pessoas da cidade,façam em português.Se a intenção é buscar alguma oportunidade no mercado(cantando rock),façam em inglês.
Ou melhor,ambas.
Espero ter ajudado.
Abração e feliz natal.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Acho uma cabacice do caralho.

Você tem todo o direito de fazer, mas as pessoas têm todo o direito de ignorar.

acho o cúmulo do "mamãe-quero-ser-ianque".
Ora, se a música é uma forma de expressão, por que é que alguém vai querer se expressar em uma língua com a qual não tem afinidade e que não tem nada a ver com a sua cultura?

Basicamente isso. Acho muito difícil alguém ter tanto domínio sobre uma segunda língua ao ponto de escrever melhor nela que na línguia materna (digo melhor, não mais facilmente). E mais dificilmente que componha melhor que alguém que tem essa língua como materna.

overlappingcircles
Veterano
# dez/09
· votar


se a tua veia criativa te leva a escrever em ingles, vai nessa!! Tendo visitado o vosso myspace (boa musica) apercebi-me de pequenas falhas de pronuncia(muito pequenas) mas para quem fala ingles no dia a dia, sao perceptiveis. Na minha opiniao nao comprometeu a vossa proposta.
Abs

Headstock invertido
Veterano
# dez/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


eu penso que o legal é escrever em português, pq é nossa lingua, obvio
mas, tem que ser bem feito, uma coisa é você cantar um samba em pt, outra coisa é cantar um metal melódico sinfônico from cold hell.
se tiver como fazer em pt e bem feito, ótimo, se não, que faça como melhor couber

krydes
Veterano
# dez/09
· votar


gpeddino

faça o que quiser; ficou bom ? quem não gostar ...

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09 · Editado por: Vinicius Capiotti
· votar


McBonalds
Ora, se a música é uma forma de expressão, por que é que alguém vai querer se expressar em uma língua com a qual não tem afinidade e que não tem nada a ver com a sua cultura?

Ora, se a música é uma forma de expressão, porque importa o método/língua/instrumento/contexto cultural? Condenar um cara por seguir um caminho com o qual se identifica é querer transformar "cultura nacional" em "lavagem cerebral".

Além do mais, esse negócio de afinidade com a língua é muito relativo, principalmente hoje em dia. Não tem nada de errado em usar inglês pra compor, é só mais uma ferramenta para se expressar do modo que quiser.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Vinicius Capiotti
Não tem nada de errado em usar inglês pra compor

Como eu disse: não tem nada de errado em fazer. Só não vá querer que alguém escute.

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong

Então o teu ponto é que cantar em inglês pode condenar uma música ao fracasso?

Se for, não concordo completamente. Acho que tem mais a ver com o resultado do que com a língua da letra da música. Sendo isso relativo, não tem como dizer que é cabacice ou não, nem se seria melhor compor numa língua ou em outra.

gpeddino
Veterano
# dez/09
· votar


Tendo visitado o vosso myspace (boa musica) apercebi-me de pequenas falhas de pronuncia(muito pequenas) mas para quem fala ingles no dia a dia, sao perceptiveis.

Se pudesse corrigí-las em específico, eu agradeceria.

overlappingcircles
Veterano
# dez/09
· votar


amanha ouvirei de novo as musicas e te apontarei as coisas que ouvi :)

gpeddino
Veterano
# dez/09
· votar


Aplicando o que foi falado ao meu caso... Tenho músicas em português e em inglês, e estou sempre tentando compor nas duas línguas. Mas tenho pouquíssimas músicas em português, já que tenho muito mais dificuldade pra completá-las. E um dia mostrei uma das músicas em português pra uns amigos e me falaram que soava como algo da Ana Carolina. Agora, minhas músicas em inglês são respeitadas e muita gente curte, inclusive gente da gringa. Já participei de forums sobre "songwriting" e muita gente me incentivou, aprendi muito.

Aí eu penso, pra ser menos "cabaço" eu devo ignorar aquilo que sei fazer melhor? Me focar em fazer músicas ruins em português só pra que elas sejam em português? De boa, até que me convençam do contrário, ou até que eu me torne um compositor melhor, prefiro fazer música razoável em inglês do que música ruim em português.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Compor em inglês: o que acham?

gpeddino

Veio pedir opinião ou veio ficar aqui de mimimi?

gpeddino
Veterano
# dez/09
· votar


Veio pedir opinião ou veio ficar aqui de mimimi?

Só fiz uma replica. É proibido?

Enfim, deixa pra lá.

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


Vinicius Capiotti
Ora, se a música é uma forma de expressão, porque importa o método/língua/instrumento/contexto cultural?

Simplesmente porque é o método/língua/instrumento/contexto cultural que vai definir na qualidade do que o sujeito vai fazer.

Condenar um cara por seguir um caminho com o qual se identifica é querer transformar "cultura nacional" em "lavagem cerebral".

Só se você considerar a língua inglesa como cultura nacional.


Além do mais, esse negócio de afinidade com a língua é muito relativo

Claro que é relativo. Depende de onde você nasce. Se você é estadunidense, inglês, australiano, neozelandes ou algo assim você vai ter muito mais afinidade com a língua.

EnfimÇ
não tem nada de errado em fazer. Só não vá querer que alguém escute...

...principalmente um anglófono.

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


prefiro fazer música razoável em inglês do que música ruim em português.

Acho que se você escreve músicas ruins, o problema não é com a língua. Muita gente também escreve em inglês para mascarar a pobreza das letras.

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


gpeddino: Aí eu penso, pra ser menos "cabaço" eu devo ignorar aquilo que sei fazer melhor?

Antes de tudo, qual seu objetivo como compositor/músico?

Abs

ps. gostei bastante de suas músicas por sinal.

Vinicius Capiotti
Veterano
# dez/09 · Editado por: Vinicius Capiotti
· votar


McBonalds

é o método/língua/instrumento/contexto cultural que vai definir na qualidade do que o sujeito vai fazer.

O que define a qualidade é a relação do artista com esses elementos, e isso é algo muito variável.

Condenar um cara por seguir um caminho com o qual se identifica é querer transformar "cultura nacional" em "lavagem cerebral".

Só se você considerar a língua inglesa como cultura nacional.


???
Eu disse que as pessoas tem acesso a diversos elementos culturais (principalmente hoje em dia), e tu não pode impedir um chinês de ser influenciado por elementos culturais da Argentina, por exemplo. ISSO seria lavagem cerebral, não existe.

Claro que é relativo. Depende de onde você nasce. Se você é estadunidense, inglês, australiano, neozelandes ou algo assim você vai ter muito mais afinidade com a língua.

Cara, inglês tem vários sotaques pelo mundo, milhares de expressões regionais, modos diferentes de falar. Não nascer num lugar não te impede de aprender a língua e falá-la fluentemente, sendo facilmente compreendido e de acordo com as regras da língua.

Agora todo cantor americano vai ter que cantar com sotaque britânico se quiser ser ouvido por ingleses e vice-versa.

GuardianOfTheBlind
Veterano
# dez/09
· votar


pra mim a sonoridade do inglês é muito melhor que a do português e isso basta. não há nada de querer-ser-yankee nisso

McBonalds
Veterano
# dez/09
· votar


O que define a qualidade é a relação do artista com esses elementos, e isso é algo muito variável.

Não quando você está falando de língua e expressão. Nesse caso a afinidade com a língua é primordial para a qualidade do projeto.
Se for assim eu posso tentar compor alguma coisa em servo-croata e chamar o resultado final de "expressão musical". Não é.

e tu não pode impedir um chinês de ser influenciado por elementos culturais da Argentina, por exemplo
Em primeiro lugar, ninguém aqui falou em impedir. Ele pediu a minha opinião e eu falei o que eu acho. Só isso.
Em segundo lugar, um trabalho ter influência cultural de determinado país não tem nada a ver com linguagem. Você não precisa falar espanhol para gostar de música argentina, mas se você compor em espanhol muito provavelmente vai condenar o seu trabalho ao fiasco.

Cara, inglês tem vários sotaques pelo mundo, milhares de expressões regionais, modos diferentes de falar.
Os regionalismos em inglês são limitados aos povos que falam essa língua. Se um australiano muda alguma coisa na gramática, isso é regionalismo. Se um brasileiro muda alguma coisa na gramática, isso é considerado erro. Isso se aplica a quase todas as línguas do mundo.
Língua é muito mais que palavras, tem todo um contexto sócio-lingüístico a ser entendido.

Não nascer num lugar não te impede de aprender a língua e falá-la fluentemente
Discordo. E acho que esse é o ponto central dessa discussão.
Por mais que alguém estude essa língua e até viva por muitos anos em imersão completa (o que certamente não é o caso aqui), essa pessoa nunca vai falar 100% igual a um falante nativo.
Por mais que queira compor em inglês, o nosso colega aqui nunca vai conseguir tirar essa identidade latina da música dele.


Agora todo cantor americano vai ter que cantar com sotaque britânico se quiser ser ouvido por ingleses e vice-versa.
Esse exemplo não tem nada a ver com a discussão. Estamos falando de falantes não nativos fazendo música em uma língua extrangeira.

GuardianOfTheBlind
pra mim a sonoridade do inglês é muito melhor que a do português e isso basta.

Isso é questão de costume. Você provavelmente nasceu e cresceu ouvindo música inglesa e se acostumou à sonoridade.
É por isso que eu defendo que o ensino do inglês no Brasil visa a formar consumidores, e não falantes. Mas isso não vem ao caso.

Carregando
Veterano
# dez/09
· votar


eu acho melhor que português.

EnrickAlves
Veterano
# dez/09
· votar


gpeddino
Se o seu som é folk/rock, acho que, assim como o metal, ele vai "pedir" pela língua inglesa. Assim, não vejo problema nenhum em você cantar em inglês.

KAEL METAL
Veterano
# dez/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Meu Deus quanta babaquice, besteira em cima de besteira, inglês, portugues, tupi guarani, etc, depende da proposta do estilo musical, e como já disseram, o que importa é ficar bom.

Quanta babaquice, só porque é brasileiro tem que cantar em português ?! Quantas mentes limitadas!

Se for assim todo carioca tem que ter na sua composição VEM MINHA CACHORRA, VEM PRO SEU LINDÃO, EU SOU BANDIDO MEMO E DAÍ

Acharam idiota a comparação, pois é, é o que estão fazendo aqui


Oh gente, vamos pensar mais antes de sair falando besteira

KAEL METAL
Veterano
# dez/09
· votar


Dos povos em desenvolvimento, o brasileiro é o mais fuleiro, com o famoso jeitinho brasileiro, e pior, se acha o maioral, o melhor de todos e não sabem nem reivindicar seus direitos básicos

Aí vem falar que temos que valorizar o que é nosso ?! Tem sim, mas não achar que fusquinha virou ferrari, e sim transformar o fusca em ferrari.

KAEL METAL
Veterano
# dez/09
· votar


Brasil não sabe valorizar o que é bom, quantas vezes aparece um bom cantor com potência vocal, técnica, cantando em programas de calouros pela tv e o apresentador e o público fala NOSSA, ISSO É UM DOM DIVINO, VOCÊ É UM ABENÇOADO POR DEUS, ETC, mas lá fora (outros países) é tão comum achar esses cantores! O que acontece é que brasileiro não entende em sua cultura limitada algo mais elaborado, quantos bons músicos aprarecem todos os dias mas o que faz sucesso é quem não sabe tocar, cantar, compor, por que? Por que o povo não entende algo um pouco mais elaborado, só fuleiragem

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/09
· votar


KAEL METAL

Falou tudo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compor em inglês: o que acham?