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RMafe Veterano |
# out/09
A um tempo baixei a partitura do caprice 24. E percebi uma coisa q me chamou a atençao ja q nunca li algo q falasse sobre isso. Msm sem usar arpejos, fika bem claro a harmonia. Por exemplo no começo vc percebe q é Am E Am E.
Como q se faz isso? q tecnicas se usa para dar essa sensação harmonica?
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RMafe Veterano |
# out/09
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Vou tentar reexplicar minha duvida pra ver se alguem aparece pra responder.
Qndo vc ouve o caprice 24 nao parece faltar nd. N é um dakeles solos q n vai a nenhum lugar. A cadencia esta implicita. Eu sei q tem como harmonizar essa peça, ja q da pra harmonizar praticamente qq melodia. Logicamente Paganini tb sabia disso. Mas ele fez caprice de um jeito em q apessar de ninguem tocar a harmonia junto com ele, o ouvinte tenha a sensação de harmonia. Q tecnicas ele usou para isso?
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Minow Veterano |
# out/09
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RMafe Geralmente a melodia marca bem a harmonia por estar centrada em cima de arpejos mais algumas notas melódicas e tensões.
Exemplo idiota: parabéns pra você. no primeiro "parabéns pra você", usa-se a tônica, terça e quarta como notas de passagem e a terça como nota de repouso. Já no segundo, o repouso é na quarta, deixando bem claro a mudança pra o fá (sub dominante). Em seguida, é um arpejo descendente de Dm7(9), se você parar pra analisar. Dá pra encaixar ainda um G7 e finalizar num F.
Então basicamente a melodia caminha acompanhando a harmonia de maneira bem clara. Isso é bem identificável em músicas mais simples. Pegue músicas do período barroco e faça esse tipo de análise que você vai notar claramente cada acorde e ainda as modulações, que acabam sendo quase sempre pro tom da dominante ou mediante. Não sei se tirei alguma dúvida, se falei o óbvio ou se atrapalhei mais ainda, qualquer coisa grita!
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RMafe Veterano |
# out/09
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Minow
É mais ou menos por aí q eu estou pensando. O q eu acho é q paganini( como outros possivelmente) tinha consciencia de q atraves de certas notas na melodia ele daria a entender a harmonia.
Uma das maneiras de se fazer isso aparentemente seria aescolha das notas no tempo forte. Pq arpejo é bem obvio. Mas p ex no começo, ele usa 'la la la do si la' e sem usar arpejos ele ja passou a ideia do acorde.
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RMafe Veterano |
# out/09
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Mas eu gostaria de saber outras tecnicas pra isso. E se existe4 algum nome pra esses recursos ou alguma parte da teoria musical q explica isso, ja q existem nomes e teorias ate pra melodia, com o salto, passo,etc
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RMafe Veterano |
# out/09
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Vou ser obrigado a dar um up
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Dogs2 Veterano |
# out/09 · Editado por: Dogs2
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RMafe É mais ou menos por aí q eu estou pensando. O q eu acho é q paganini( como outros possivelmente) tinha consciencia de q atraves de certas notas na melodia ele daria a entender a harmonia.
Achou certo, isso é trivial... o estudo de linha melódica, análise motívica (variações) (subconjuntos da composição), essas coisas. No barroco era comum apresentarem o tema principal e depois modularem a melodia pra a região da dominante (em algumas peças do Bach, pra subdominante). Estudo específico pra isso? Composição no geral, com foco na linha melódica. É uma área assustadoramente (e inexplicavelmente) desvalorizada no ensino de música popular, que no geral se foca em bloco com bases em tríades (harmonia tonal e modal) e ritmo. Mas no campo da música erudita isso é muito estudado, ainda mais na música contrapontística moderna. Aconselho tanto as composições quanto os livros do Paul Hindemith.
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RMafe Veterano |
# out/09
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Acho q agora conseguir elaborar melhor a minha duvida:
Qndo vc ouve o caprice em questão, vc n sente falta de outro instrumento tocando junto. Mesmo n se ouvindo mais de uma nota ao msm tempo( pelo menos na maior parte), a harmonia e as cadencias ficam bem claras. N parece faltar nd. Fazer isso com arpejos é "facil", mas o q me intriga é q ele faz isso em boa parte sem arpejos.
O uso da tonica no tempo forte parece ser uma das tecnicas usadas; quais outros jeitos posso usar para dar a intenção do acorde sem nenhuma polifonia?
Sera q alguma pessoa mais esclarecida do q eu pode me explicar o q eu abordei acima?
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RMafe Veterano |
# out/09
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Outra coisa q gostaria e pedir é q me falassem mais de peças solo boas como os caprices. So naum vale peças solo pra piano, pq o q me interessa seria peças q n tenham mais de uma nota ao msm tempo.
(se tiver só umas triades em alguns momentos como nos proprios capices pode tb)
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RMafe Veterano |
# out/09
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Dogs2 Veterano |
# out/09
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RMafe Outra coisa q gostaria e pedir é q me falassem mais de peças solo boas como os caprices. So naum vale peças solo pra piano, pq o q me interessa seria peças q n tenham mais de uma nota ao msm tempo.
Metamorfoses, do Britten para oboé solo linda demais
Suítes para Cello do Bach se vc estudar essas peças vai entender sobre a harmonia implícita nas melodias
Density 21.5, do Varése para flauta solo essa é numa linguagem mais moderna
Syrinx, do Debussy para flauta solo essa é boa pra vc estudar a fluência e a diversidade de materiais sonoros que ele transita na maior coerência
ah é tanta peça peguei uma diferente da outra
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RMafe Veterano |
# out/09
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Dogs2 Vlw cara.
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RMafe Veterano |
# out/09
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Tu sabe tb algum livro q fale sobre desenvolvimento atraves de um tema?
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Dogs2 Veterano |
# out/09
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RMafe Arnold Schoenberg - Fundamentos da Composição Musical Lívio Tragtenberg - Contraponto: Uma Arte de Compor
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carrasco_cavaleira Veterano |
# out/09
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