Harmonia Maior e Menor - Aula

Autor Mensagem
eduardodff
Veterano
# out/09 · Editado por: eduardodff


Percebi que uma galera aqui do FCC tem muita dificuldade com harmonia, quer seja porque já partiu direto pra guita solo ou não tem tempo de estudar. A aula é baseada no livro de Almir Chediak, harmonia e improvisação vol. I. Em geral a galera manda bem em harmonia maior e não saca direito harmonia menor, então lá vai:

1)Maior: I-IIm-IIIm -IV- V - VIm - VII° ou VIIm7(b5)

2)Menor

2.1 Melódica: Im- IIm(7)- bIII7M(#5)- IV - V - VIm(b5) - VIIm7(b5)

2.2Harmônica: Im- IIm(7)- bIII7M(#5)- IVm- V- bVI7M - VIIº

2.3Natural: Im -IIm(7) -bIII7M(#5)- Ivm- Vm- bVI7M - bVII7

Traduzindo: Dó Maior

C - Dm - Em - F - G - Am - Bº ou Bm7(b5)


Melódica:

Cm - Dm7 - Eb7M (#5) - F - G- Am(b5) - Bm7(b5)

Harmônica:

Cm - Dm7 - Eb7M(#5) - Fm - G - Ab7M - Bº

Natural:

Cm - Dm7 - Eb7M(#5) - Fm - Gm - Ab7M - Bb7


Agora é só montar as escalas consecutivas.... D, E, F, G, A, B
Sempre respeitando os intervalos T-T-ST-T-T-T-ST

OBS: Existem os acordes disfarçados, por exemplo, se eu estou na escala de Cm Natural e aparece um G#7M, aí o cara pensa, putz esse acorde não existe na escala, existe sim é o Ab7M disfarçado de G#. E existem os acordes de empréstimo modal AEM, que são acordes que são emprestados de outras escalas, mas isso é para os mestres em harmonia....

Valeu...

thegreen-eyedmonster
Veterano
# out/09
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eduardodff

Valeu cara!

-Dan
Veterano
# out/09
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Uma das dificuldades que eu, auto didata, tinha na epoca era justamente a abordagem que vc fez no seu post.

Um introdução explicando o que será feito e em seguida um monte de simbolos.

Como leigo, quando eu via um VIIm7(b5) do nada eu fica todo confuso.

Acho que nao era so eu que passava por essa dificuldade.

eduardodff
Veterano
# out/09 · Editado por: eduardodff
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Exemplo prático: Vamos Fugir - Skank - Gil

Tom : A (I)

Escala: A, Bm, C#m, D, E, F#m, G°
I IIm IIIm IV V VIm , VII°
A- I
Vamos fugir
E- V
Deste lugar, baby,
F#m - VIm
Vamos fugir
D- IV
Tô cansado de esperar
E - V F#m - VIm
Que você me carregue....

Clichê harmônico típico...

eduardodff
Veterano
# out/09
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comenta ai galera!!

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
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eduardodff
Existem os acordes disfarçados, por exemplo, se eu estou na escala de Cm Natural e aparece um G#7M, aí o cara pensa, putz esse acorde não existe na escala, existe sim é o Ab7M disfarçado de G#.

Na verdade este acorde não está disfarçado, está errado mesmo.

Se a música está no tom de Cm, a sua escala é formado por bemóis (b), e por isso não teria o menor cabimento trocar o nome do Ab7M por G#7M. Isso é um erro.

Acorde disfarçado é outra história.

Swimtorpedo
Veterano
# out/09
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Mas se você pegar várias musicas de bossa existem sim acordes disfarçados como o eduardodff falou, são acordes enarmonicos, são o mesmo acorde!!!!!

LeandroP
Moderador
# out/09
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Swimtorpedo

Sim, mas acordes disfarçados não é por enarmonia. É por função, por exemplo um G7(9) disfarçado por um Dm6.

XurruS
Veterano
# out/09
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boa noite
aproveitando o q o eduardodff falou, alguem poderia me explicar melhor o q seria os acordes de emprestimo modal, com quais acordes eu posso fazê-los, etc...

eduardodff
Veterano
# out/09 · Editado por: eduardodff
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O acorde de emprestimo modal (Ou A.E.M) nada mais é do que um acorde diferente daqueles que deveriam estar numa determinada tonalidade...

A musica Meu erro dos Paralamas tem um A.E.M
Tem um trecho da harmonia que tem A|C#m|D|Dm

.Esta musica esta na tonalidade de A maior...Que por sua vez possui a seguinte harmonização
I II III IV V VI VII
A Bm C#m D E F#m G#m(b5)

Teoricamente o A o C#m e o D estão no campo harmonico...E o acorde de Dm?

Vem da tonalidade homonima de A que neste caso é A menor

A harmonização de A menor é

I II bIII IVm Vm bVI bVII
Am Bm(b5) C7M Dm Em F7M G7

Logo o acorde de Dm veio da escala menor de A...

Entao fica A|C#m|D todos acordes da harmonização maior de A
e o Dm da harmonização menor...este no caso sendo o A.E.M da musica

Em geral o AEM vem da tonalidade homônima, melódica, natural ou harmônica.

Créditos: Alex Pires/03

XurruS
Veterano
# out/09
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eduardodff
vlws ae

LeandroP
Moderador
# out/09
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eduardodff

Quero lhe pedir desculpas pela forma como escrevi e parabenizá-lo pela sua iniciativa de criar um tópico compartilhando os seus conhecimentos musicais. Valeu!

leo gunner
Veterano
# out/09
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minha duvida em questao de harmonia era saber diferenciar um acorde Maior e um acorde menor... na minha ultima aula pedi pro meu professor explicar ...

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
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leo gunner

Veja o intervalo entre a tônica (primeira nota - nota fundamental) e a 3a nota (IIIº grau). Se a distância for 1,5 tom, então a terça é menor (acorde menor), e se a distância for 2,0 tons, então a terça é maior (acorde maior). Só tome cuidado com o acorde invertido, onde os graus que compõem o acorde (Iº, IIIº e Vº) mudam. Dê uma estudada em formação de acordes (tríades).

eduardodff
Veterano
# out/09
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LeandroP

Valeu, toda ajuda é bem-vinda!! Fica tranquilo!!

MMI
Veterano
# out/09
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LeandroP
A coisa esquenta pra valer quando entram as inversões de tétrades.

leo gunner
Veterano
# out/09
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eu tenho uma outra duvida em campo harmonico...

pra achar o relativo de uma escala maior eh sempre o Sexto grau certo????

por exemplo....

T II III IV V VI
C D E F G A B

o tom relativo C eh Bm certo???????

e pra acahr o relaivo de uma escala menor.. como fassso????

leo gunner
Veterano
# out/09
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LeandroP
vlwss

LeandroP
Moderador
# out/09
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MMI

Então, confunde mesmo. Porque é normal ver a primeira nota como a fundamental, quando algumas (ou muitas) vezes não é. Pelos acidentes (# e b) dá pra matar o jogo, porque se você tira eles, você ainda enxerga os graus de forma genérica (sem classificar maior ou menor) e, trocando as cartas (graus) surge a tétrade no estado fundamental. Pelo contexto da harmonia ajuda também. Mas aí é com uns exercícios de inversão de tétrades básicas (7as, 9as, 13a) que ajuda na memorização pra fazer as assimilações.

LeandroP
Moderador
# out/09
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leo gunner
o tom relativo C eh Bm certo???????

Tá contando errado. Partindo do Dó (incluindo o Dó) até o VI° grau, pára no Lá. A nota B corresponde ao VIIº grau de Dó, certo?!

O Bm é o relativo menor do Ré maior.

leo gunner
Veterano
# out/09
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LeandroP
ah saquei... mas e pra achar relativo de escalas menores??? como fasso???

Por exemplo

o reltativo de Cm???

LeandroP
Moderador
# out/09
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leo gunner

O relativo é o bIIIº grau (terceiro grau abaixado). É a nota que corresponde 3a menor do Cm --> Eb

eduardodff
Veterano
# out/09
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A nota relativa corresponde ao VIº da escala e da menor é o bIIIº
é só olhar na fórmula lá no começo... coo falou LeandroP
Relativa é uma nota que soa parecido com a principal, tem uma sonoridade parecida, quem nunca ao tirar músicas de ouvido ficou em dúvida entre A e F#m, D e Bm, C e Am....

C => Am
D => Bm
E=> C#m
F=> Dm
G=> Em
A=> F#m
B=> G#m

eduardodff
Veterano
# out/09
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LeandroP

Panucci, aproveitando o profundo conhecimento de harmonia que você tem, você bem que poderia dar uma aula aí, bem rápida, de acordes com baixo alterado, quando usá-los, onde ele entra na harmonia, etc...

Thiagoham
Veterano
# out/09
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LeandroP
eduardodff
Caras, pq não tentamos fazer um tópico oficial pra vcs tipo o de perguntas para o Bertola e Seiji?

eduardodff
Veterano
# out/09
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Legal.. boa idéia...

leo gunner
Veterano
# out/09
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comessei a estudar arpejos hj

pro exemplo.

uma musica que tem esses acordes:

G ,D, C

pra improvisar nessa musica eu vo fz arpejos G , D, C certo???

eduardodff
Veterano
# out/09
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Certo

RMafe
Veterano
# out/09 · Editado por: RMafe
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eduardodff
2.3Natural: Im -IIm(7) -bIII7M(#5)- Ivm- Vm- bVI7M - bVII7

o segundo grau é: IIm7(b5)

RMafe
Veterano
# out/09
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Esse livro do Almir é muito bom.
Mas o bom é estudar ele anotando as cadencias, e os termos q ele usa, pq senao prejudica a compreensao la na frente.

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