Autor |
Mensagem |
eduardodff Veterano |
# out/09 · Editado por: eduardodff
Percebi que uma galera aqui do FCC tem muita dificuldade com harmonia, quer seja porque já partiu direto pra guita solo ou não tem tempo de estudar. A aula é baseada no livro de Almir Chediak, harmonia e improvisação vol. I. Em geral a galera manda bem em harmonia maior e não saca direito harmonia menor, então lá vai:
1)Maior: I-IIm-IIIm -IV- V - VIm - VII° ou VIIm7(b5)
2)Menor
2.1 Melódica: Im- IIm(7)- bIII7M(#5)- IV - V - VIm(b5) - VIIm7(b5) 2.2Harmônica: Im- IIm(7)- bIII7M(#5)- IVm- V- bVI7M - VIIº
2.3Natural: Im -IIm(7) -bIII7M(#5)- Ivm- Vm- bVI7M - bVII7
Traduzindo: Dó Maior C - Dm - Em - F - G - Am - Bº ou Bm7(b5)
Melódica:
Cm - Dm7 - Eb7M (#5) - F - G- Am(b5) - Bm7(b5)
Harmônica:
Cm - Dm7 - Eb7M(#5) - Fm - G - Ab7M - Bº
Natural:
Cm - Dm7 - Eb7M(#5) - Fm - Gm - Ab7M - Bb7
Agora é só montar as escalas consecutivas.... D, E, F, G, A, B Sempre respeitando os intervalos T-T-ST-T-T-T-ST
OBS: Existem os acordes disfarçados, por exemplo, se eu estou na escala de Cm Natural e aparece um G#7M, aí o cara pensa, putz esse acorde não existe na escala, existe sim é o Ab7M disfarçado de G#. E existem os acordes de empréstimo modal AEM, que são acordes que são emprestados de outras escalas, mas isso é para os mestres em harmonia....
Valeu...
|
thegreen-eyedmonster Veterano |
# out/09
· votar
eduardodff
Valeu cara!
|
-Dan Veterano
|
# out/09
· votar
Uma das dificuldades que eu, auto didata, tinha na epoca era justamente a abordagem que vc fez no seu post.
Um introdução explicando o que será feito e em seguida um monte de simbolos.
Como leigo, quando eu via um VIIm7(b5) do nada eu fica todo confuso.
Acho que nao era so eu que passava por essa dificuldade.
|
eduardodff Veterano |
· votar
Exemplo prático: Vamos Fugir - Skank - Gil
Tom : A (I)
Escala: A, Bm, C#m, D, E, F#m, G° I IIm IIIm IV V VIm , VII° A- I Vamos fugir E- V Deste lugar, baby, F#m - VIm Vamos fugir D- IV Tô cansado de esperar E - V F#m - VIm Que você me carregue....
Clichê harmônico típico...
|
eduardodff Veterano |
# out/09
· votar
comenta ai galera!!
|
LeandroP Moderador |
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar
eduardodff Existem os acordes disfarçados, por exemplo, se eu estou na escala de Cm Natural e aparece um G#7M, aí o cara pensa, putz esse acorde não existe na escala, existe sim é o Ab7M disfarçado de G#.
Na verdade este acorde não está disfarçado, está errado mesmo.
Se a música está no tom de Cm, a sua escala é formado por bemóis (b), e por isso não teria o menor cabimento trocar o nome do Ab7M por G#7M. Isso é um erro.
Acorde disfarçado é outra história.
|
Swimtorpedo Veterano |
# out/09
· votar
Mas se você pegar várias musicas de bossa existem sim acordes disfarçados como o eduardodff falou, são acordes enarmonicos, são o mesmo acorde!!!!!
|
LeandroP Moderador |
# out/09
· votar
Swimtorpedo
Sim, mas acordes disfarçados não é por enarmonia. É por função, por exemplo um G7(9) disfarçado por um Dm6.
|
XurruS Veterano |
# out/09
· votar
boa noite aproveitando o q o eduardodff falou, alguem poderia me explicar melhor o q seria os acordes de emprestimo modal, com quais acordes eu posso fazê-los, etc...
|
eduardodff Veterano |
· votar
O acorde de emprestimo modal (Ou A.E.M) nada mais é do que um acorde diferente daqueles que deveriam estar numa determinada tonalidade...
A musica Meu erro dos Paralamas tem um A.E.M Tem um trecho da harmonia que tem A|C#m|D|Dm
.Esta musica esta na tonalidade de A maior...Que por sua vez possui a seguinte harmonização I II III IV V VI VII A Bm C#m D E F#m G#m(b5)
Teoricamente o A o C#m e o D estão no campo harmonico...E o acorde de Dm?
Vem da tonalidade homonima de A que neste caso é A menor
A harmonização de A menor é
I II bIII IVm Vm bVI bVII Am Bm(b5) C7M Dm Em F7M G7
Logo o acorde de Dm veio da escala menor de A...
Entao fica A|C#m|D todos acordes da harmonização maior de A e o Dm da harmonização menor...este no caso sendo o A.E.M da musica
Em geral o AEM vem da tonalidade homônima, melódica, natural ou harmônica.
Créditos: Alex Pires/03
|
XurruS Veterano |
# out/09
· votar
eduardodff vlws ae
|
LeandroP Moderador |
# out/09
· votar
eduardodff
Quero lhe pedir desculpas pela forma como escrevi e parabenizá-lo pela sua iniciativa de criar um tópico compartilhando os seus conhecimentos musicais. Valeu!
|
leo gunner Veterano |
# out/09
· votar
minha duvida em questao de harmonia era saber diferenciar um acorde Maior e um acorde menor... na minha ultima aula pedi pro meu professor explicar ...
|
LeandroP Moderador |
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar
leo gunner
Veja o intervalo entre a tônica (primeira nota - nota fundamental) e a 3a nota (IIIº grau). Se a distância for 1,5 tom, então a terça é menor (acorde menor), e se a distância for 2,0 tons, então a terça é maior (acorde maior). Só tome cuidado com o acorde invertido, onde os graus que compõem o acorde (Iº, IIIº e Vº) mudam. Dê uma estudada em formação de acordes (tríades).
|
eduardodff Veterano |
# out/09
· votar
LeandroP
Valeu, toda ajuda é bem-vinda!! Fica tranquilo!!
|
MMI Veterano
|
# out/09
· votar
LeandroP A coisa esquenta pra valer quando entram as inversões de tétrades.
|
leo gunner Veterano |
# out/09
· votar
eu tenho uma outra duvida em campo harmonico...
pra achar o relativo de uma escala maior eh sempre o Sexto grau certo????
por exemplo....
T II III IV V VI C D E F G A B
o tom relativo C eh Bm certo???????
e pra acahr o relaivo de uma escala menor.. como fassso????
|
leo gunner Veterano |
# out/09
· votar
LeandroP vlwss
|
LeandroP Moderador |
# out/09
· votar
MMI
Então, confunde mesmo. Porque é normal ver a primeira nota como a fundamental, quando algumas (ou muitas) vezes não é. Pelos acidentes (# e b) dá pra matar o jogo, porque se você tira eles, você ainda enxerga os graus de forma genérica (sem classificar maior ou menor) e, trocando as cartas (graus) surge a tétrade no estado fundamental. Pelo contexto da harmonia ajuda também. Mas aí é com uns exercícios de inversão de tétrades básicas (7as, 9as, 13a) que ajuda na memorização pra fazer as assimilações.
|
LeandroP Moderador |
# out/09
· votar
leo gunner o tom relativo C eh Bm certo???????
Tá contando errado. Partindo do Dó (incluindo o Dó) até o VI° grau, pára no Lá. A nota B corresponde ao VIIº grau de Dó, certo?!
O Bm é o relativo menor do Ré maior.
|
leo gunner Veterano |
# out/09
· votar
LeandroP ah saquei... mas e pra achar relativo de escalas menores??? como fasso???
Por exemplo
o reltativo de Cm???
|
LeandroP Moderador |
# out/09
· votar
leo gunner
O relativo é o bIIIº grau (terceiro grau abaixado). É a nota que corresponde 3a menor do Cm --> Eb
|
eduardodff Veterano |
# out/09
· votar
A nota relativa corresponde ao VIº da escala e da menor é o bIIIº é só olhar na fórmula lá no começo... coo falou LeandroP Relativa é uma nota que soa parecido com a principal, tem uma sonoridade parecida, quem nunca ao tirar músicas de ouvido ficou em dúvida entre A e F#m, D e Bm, C e Am....
C => Am D => Bm E=> C#m F=> Dm G=> Em A=> F#m B=> G#m
|
eduardodff Veterano |
# out/09
· votar
LeandroP
Panucci, aproveitando o profundo conhecimento de harmonia que você tem, você bem que poderia dar uma aula aí, bem rápida, de acordes com baixo alterado, quando usá-los, onde ele entra na harmonia, etc...
|
Thiagoham Veterano |
# out/09
· votar
LeandroP eduardodff Caras, pq não tentamos fazer um tópico oficial pra vcs tipo o de perguntas para o Bertola e Seiji?
|
eduardodff Veterano |
# out/09
· votar
Legal.. boa idéia...
|
leo gunner Veterano |
# out/09
· votar
comessei a estudar arpejos hj
pro exemplo.
uma musica que tem esses acordes:
G ,D, C
pra improvisar nessa musica eu vo fz arpejos G , D, C certo???
|
eduardodff Veterano |
# out/09
· votar
Certo
|
RMafe Veterano |
# out/09 · Editado por: RMafe
· votar
eduardodff 2.3Natural: Im -IIm(7) -bIII7M(#5)- Ivm- Vm- bVI7M - bVII7
o segundo grau é: IIm7(b5)
|
RMafe Veterano |
# out/09
· votar
Esse livro do Almir é muito bom. Mas o bom é estudar ele anotando as cadencias, e os termos q ele usa, pq senao prejudica a compreensao la na frente.
|