| Autor | Mensagem | 
| eduardodff Veterano
 | # out/09 · Editado por: eduardodff 
 
 Percebi que uma galera aqui do FCC tem muita dificuldade com harmonia, quer seja porque já partiu direto pra guita solo ou não tem tempo de estudar. A aula é baseada no livro de Almir Chediak, harmonia e improvisação vol. I. Em geral a galera manda bem em harmonia maior e não saca direito harmonia menor, então lá vai:
 
 1)Maior:  I-IIm-IIIm -IV- V - VIm - VII° ou VIIm7(b5)
 
 2)Menor
 
 2.1 Melódica:    Im- IIm(7)- bIII7M(#5)- IV - V - VIm(b5) - VIIm7(b5)
 
 2.2Harmônica:  Im- IIm(7)- bIII7M(#5)- IVm- V-  bVI7M   - VIIº
 
 2.3Natural:       Im -IIm(7) -bIII7M(#5)- Ivm- Vm- bVI7M - bVII7
 
 Traduzindo: Dó Maior
 
 C - Dm - Em - F - G - Am - Bº ou Bm7(b5)
 
 
 Melódica:
 
 Cm - Dm7 - Eb7M (#5) - F - G-  Am(b5) - Bm7(b5)
 
 Harmônica:
 
 Cm - Dm7 - Eb7M(#5) - Fm - G - Ab7M - Bº
 
 Natural:
 
 Cm -  Dm7 - Eb7M(#5) - Fm - Gm - Ab7M - Bb7
 
 
 Agora é só montar as escalas consecutivas.... D, E, F, G, A, B
 Sempre respeitando os intervalos T-T-ST-T-T-T-ST
 
 OBS: Existem os acordes disfarçados, por exemplo, se eu estou na escala de Cm Natural e aparece um G#7M, aí o cara pensa, putz esse acorde não existe na escala, existe sim é o Ab7M disfarçado de G#. E existem os acordes de empréstimo modal AEM, que são acordes que são emprestados de outras escalas, mas isso é para os mestres em harmonia....
 
 Valeu...
 
 
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| thegreen-eyedmonster Veterano
 | # out/09 · votar
 
 eduardodff
 
 Valeu cara!
 
 
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| -Dan Veterano
 
  | # out/09 · votar
 
 Uma das dificuldades que eu, auto didata, tinha na epoca era justamente a abordagem que vc fez no seu post.
 
 Um introdução explicando o que será feito e em seguida um monte de simbolos.
 
 Como leigo, quando eu via um VIIm7(b5) do nada eu fica todo confuso.
 
 Acho que nao era so eu que passava por essa dificuldade.
 
 
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| eduardodff Veterano
 | # out/09 · Editado por: eduardodff · votar
 
 Exemplo prático: Vamos Fugir - Skank - Gil
 
 Tom : A (I)
 
 Escala: A, Bm, C#m, D, E, F#m, G°
 I   IIm  IIIm  IV V  VIm  , VII°
 A- I
 Vamos fugir
 E- V
 Deste lugar, baby,
 F#m  - VIm
 Vamos fugir
 D- IV
 Tô cansado de esperar
 E - V                   F#m - VIm
 Que você me carregue....
 
 Clichê harmônico típico...
 
 
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| eduardodff Veterano
 | # out/09 · votar
 
 comenta ai galera!!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/09 · Editado por: LeandroP · votar
 
 eduardodff
 Existem os acordes disfarçados, por exemplo, se eu estou na escala de Cm Natural e aparece um G#7M, aí o cara pensa, putz esse acorde não existe na escala, existe sim é o Ab7M disfarçado de G#.
 
 Na verdade este acorde não está disfarçado, está errado mesmo.
 
 Se a música está no tom de Cm, a sua escala é formado por bemóis (b), e por isso não teria o menor cabimento trocar o nome do Ab7M por G#7M. Isso é um erro.
 
 Acorde disfarçado é outra história.
 
 
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| Swimtorpedo Veterano
 | # out/09 · votar
 
 Mas se você pegar várias musicas de bossa existem sim acordes disfarçados como o eduardodff falou,  são acordes enarmonicos, são o mesmo acorde!!!!!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/09 · votar
 
 Swimtorpedo
 
 Sim, mas acordes disfarçados não é por enarmonia. É por função, por exemplo um G7(9) disfarçado por um Dm6.
 
 
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| XurruS Veterano
 | # out/09 · votar
 
 boa noite
 aproveitando o q o eduardodff falou, alguem poderia me explicar melhor o q seria os acordes de emprestimo modal, com quais acordes eu posso fazê-los, etc...
 
 
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| eduardodff Veterano
 | # out/09 · Editado por: eduardodff · votar
 
 O acorde de emprestimo modal (Ou A.E.M) nada mais é do que um acorde diferente daqueles que deveriam estar numa determinada tonalidade...
 
 A musica Meu erro dos Paralamas tem um A.E.M
 Tem um trecho da harmonia que tem A|C#m|D|Dm
 
 .Esta musica esta na tonalidade de A maior...Que por sua vez possui a seguinte harmonização
 I II III IV V VI VII
 A Bm C#m D E F#m G#m(b5)
 
 Teoricamente o A o C#m e o D estão no campo harmonico...E o acorde de Dm?
 
 Vem da tonalidade homonima de A que neste caso é A menor
 
 A harmonização de A menor é
 
 I II bIII IVm Vm bVI bVII
 Am Bm(b5) C7M Dm Em F7M G7
 
 Logo o acorde de Dm veio da escala menor de A...
 
 Entao fica A|C#m|D todos acordes da harmonização maior de A
 e o Dm da harmonização menor...este no caso sendo o A.E.M da musica
 
 Em geral o AEM vem da tonalidade homônima, melódica, natural ou harmônica.
 
 Créditos: Alex Pires/03
 
 
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| XurruS Veterano
 | # out/09 · votar
 
 eduardodff
 vlws ae
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/09 · votar
 
 eduardodff
 
 Quero lhe pedir desculpas pela forma como escrevi e parabenizá-lo pela sua iniciativa de criar um tópico compartilhando os seus conhecimentos musicais. Valeu!
 
 
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| leo gunner Veterano
 | # out/09 · votar
 
 minha duvida em questao de harmonia era saber diferenciar um acorde Maior e um acorde menor... na minha ultima aula pedi pro meu professor explicar ...
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/09 · Editado por: LeandroP · votar
 
 leo gunner
 
 Veja o intervalo entre a tônica (primeira nota - nota fundamental) e a 3a nota (IIIº grau). Se a distância for 1,5 tom, então a terça é menor (acorde menor), e se a distância for 2,0 tons, então a terça é maior (acorde maior). Só tome cuidado com o acorde invertido, onde os graus que compõem o acorde (Iº, IIIº e Vº) mudam. Dê uma estudada em formação de acordes (tríades).
 
 
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| eduardodff Veterano
 | # out/09 · votar
 
 LeandroP
 
 Valeu, toda ajuda é bem-vinda!! Fica tranquilo!!
 
 
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| MMI Veterano
 
    | # out/09 · votar
 
 LeandroP
 A coisa esquenta pra valer quando entram as inversões de tétrades.
 
 
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| leo gunner Veterano
 | # out/09 · votar
 
 eu tenho uma outra duvida em campo harmonico...
 
 pra achar o relativo de uma escala maior eh sempre o Sexto grau certo????
 
 por exemplo....
 
 T II III IV V VI
 C D E F G A B
 
 o tom relativo  C eh Bm certo???????
 
 e pra acahr o relaivo de uma escala menor.. como fassso????
 
 
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| leo gunner Veterano
 | # out/09 · votar
 
 LeandroP
 vlwss
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/09 · votar
 
 MMI
 
 Então, confunde mesmo. Porque é normal ver a primeira nota como a fundamental, quando algumas (ou muitas) vezes não é. Pelos acidentes (# e b) dá pra matar o jogo, porque se você tira eles, você ainda enxerga os graus de forma genérica (sem classificar maior ou menor) e, trocando as cartas (graus) surge a tétrade no estado fundamental. Pelo contexto da harmonia ajuda também. Mas aí é com uns exercícios de inversão de tétrades básicas (7as, 9as, 13a) que ajuda na memorização pra fazer as assimilações.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/09 · votar
 
 leo gunner
 o tom relativo C eh Bm certo???????
 
 Tá contando errado. Partindo do Dó (incluindo o Dó) até o VI° grau, pára no Lá. A nota B corresponde ao VIIº grau de Dó, certo?!
 
 O Bm é o relativo menor do Ré maior.
 
 
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| leo gunner Veterano
 | # out/09 · votar
 
 LeandroP
 ah saquei... mas e pra achar relativo de escalas menores??? como fasso???
 
 Por exemplo
 
 o reltativo de Cm???
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # out/09 · votar
 
 leo gunner
 
 O relativo é o bIIIº grau (terceiro grau abaixado). É a nota que corresponde 3a menor do Cm --> Eb
 
 
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| eduardodff Veterano
 | # out/09 · votar
 
 A nota relativa corresponde ao VIº da escala e da menor é o bIIIº
 é só olhar na fórmula lá no começo... coo falou LeandroP
 Relativa é uma nota que soa parecido com a principal, tem uma sonoridade parecida, quem nunca ao tirar músicas de ouvido ficou em dúvida entre A e F#m, D e Bm, C e Am....
 
 C => Am
 D => Bm
 E=> C#m
 F=> Dm
 G=> Em
 A=> F#m
 B=> G#m
 
 
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| eduardodff Veterano
 | # out/09 · votar
 
 LeandroP
 
 Panucci, aproveitando o profundo conhecimento de harmonia que você tem, você bem que poderia dar uma aula aí, bem rápida, de acordes com baixo alterado, quando usá-los, onde ele entra na harmonia, etc...
 
 
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| Thiagoham Veterano
 | # out/09 · votar
 
 LeandroP
 eduardodff
 Caras, pq não tentamos fazer um tópico oficial pra vcs tipo o de perguntas para o Bertola e Seiji?
 
 
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| eduardodff Veterano
 | # out/09 · votar
 
 Legal.. boa idéia...
 
 
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| leo gunner Veterano
 | # out/09 · votar
 
 comessei a estudar arpejos hj
 
 pro exemplo.
 
 uma musica que tem esses acordes:
 
 G ,D, C
 
 pra improvisar nessa musica eu vo fz arpejos G , D, C certo???
 
 
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| eduardodff Veterano
 | # out/09 · votar
 
 Certo
 
 
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| RMafe Veterano
 | # out/09 · Editado por: RMafe · votar
 
 eduardodff
 2.3Natural: Im -IIm(7) -bIII7M(#5)- Ivm- Vm- bVI7M - bVII7
 
 o segundo grau é: IIm7(b5)
 
 
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| RMafe Veterano
 | # out/09 · votar
 
 Esse livro do Almir é muito bom.
 Mas o bom é estudar ele anotando as cadencias, e os termos q ele usa, pq senao prejudica a compreensao la na frente.
 
 
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