"Legião Urbana é atração surpresa do Porão do Rock", diz colunista da Veja.

Autor Mensagem
pacman jp
Veterano
# set/09


sem entrar no mérito da discução se a banda é boa ou não... isso seria histórico!!! (ainda mais depois do lance do Renato afirmar que nunca mais tocaria em Brasília, oque ainda vai ser verdade... hehehe)

a notícia aparece no CifraClube News.

entretanto, no site do Porão do Rock não há nenhuma referência à presença da banda nem à existência de uma possível atração surpresa.

e aew? acreditam que seja possível essa reunião?

e caso sim, qual é sua espectativa?

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


reunião do legião? pqp
tenso heim, o renato era a alma da banda, mas pode ser que surja uma banda "desalmada" hehehe
bom, reuniões são controversas, algumas saem legais, outras não, eu como fã de legião espero que façam um bom trabalho, mas tem que ter o marcelo e o dado...

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


sem o renato, axo q ficaria no minimo diferente, nao posso dizer se vai ficar bom ou ruim sem antes ver...

Julia Hardy
Veterano
# set/09 · Editado por: Julia Hardy
· votar


se eles não tivessem parado logo após a morte do Renato e continuassem com outro vocalista, seria até válido. Agora, não sei.

vamos ser sinceros: o dado e o marcelo só faziam figuração. O Renato era o centro de tudo.

pacman jp
Veterano
# set/09
· votar


Headstock invertido

quanto a uma reunião, a própria EMI já divulgou nota dizendo que a banda não retornará, por assim dizer...
o que cogita-se, principalmente depois da matéria de Lauro Jardim, colunista da Veja, é uma "aparição" de Bonfá e Dado no Porão do Rock, contando com alguns amigos...

bem, eu tava dando uma olhada na internet e uns sites de brasília já divulgam o cronograma das apresentações... e dá uma olhada no cast de domingo:

Programação Completa do Festival - Domingo, dia 20/09

Agenda de Shows no Palco Principal
16h – Cabeloduro (DF)
16h40 – Fallen Angel / Dungeon (DF)
17h20 – Detrito Federal (DF)
18h – Paralamas do Sucesso (RJ)
19h10 – Plebe Rude (DF)
20h20 – Escola de Escândalo (DF)
20h50 – Atração surpresa
21h20 – M. Roots (DF)
22h15 – Little Quail & the Mad Birds (DF)
23h10 – Raimundos (DF)
0h20 – Rafael Cury & the Booze Bros. (DF)
1h – Móveis Coloniais de Acaju (DF)


agora, cá pra nós...

consegue imaginar uma das maiores bandas do rock nacional, se reunindo depois de 14 anos de terminada, pra tocar "em casa", com grandes nomes do BRock... e tocar só meia hora?????

tá de sacanagem,. né?

pacman jp
Veterano
# set/09
· votar


de qualquer forma, espero que se acontecer, que seja bom...

mas torço para que não aconteça...

moro em Ji-Paraná - Rondônia, levaria 36 horas de ônibus até brasília, 900 reais para uma passagem DE IDA de avião, e só fiquei sabendo dessa parada agora a noite...
logo, seria impossivel, eu conseguir ver esse show...

se acontecer sem mim, vou ficar muito triste...

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


pacman jp
realmente, estranho, bom, é esperar pra ver, eu gostaria muito de ver isso, nunca mais vi o dado em ação (raramente aparece por aí) muito menos o marcelo, e se tocarem musicas lado B da banda seria mais foda ainda

Julia Hardy
eu não acho, muito pelo contrario, o renato apesar de ser o centro absoluto da banda eu sempre vi o legião como uma banda mesmo, não como um "grupo" como muitas bandas por aí
nunca foi algo do tipo renato russo e banda, como aconteceu com os engenheiros do hawaii de um tempo pra cá que virou humberto gessinger e banda, mas claro, isso é subjetivo, cada um tem sua visão

LeD_HaleN
Veterano
# set/09
· votar


23h10 – Raimundos (DF)

o Rodolfo disse que iria cantar nesse dia com os raimundos.

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


LeD_HaleN
o Rodolfo disse que iria cantar nesse dia com os raimundos.

hã? vc bebeu detergente ou isso é serio? \o/

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


e aew? acreditam que seja possível essa reunião?

Pra mim, o Legião sem Renato não é Legião.

Julia Hardy: vamos ser sinceros: o dado e o marcelo só faziam figuração. O Renato era o centro de tudo.

É, eu achava isso também mas depois eu revi meus conceitos. O Dado participou do arranjo de um monte músicas e considero o riff de "Tempo Perdido" o mais marcante da Rock Brasileiro, ao lado do riff de "Inútil".

O Bonfá, apesar de ser simples, tem uma pegada e viradas de bateria que são marcas registradas da Legião.

;-)

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


isso me lembrou uma reunião do Oingo Boingo onde o Danny Elfman, que era o vocalista não participou e foi uma merda total, tomara que não aconteça o mesmo (se isso acontecer de verdade)

Bombastik
Veterano
# set/09
· votar


não tinha um cara duma banda crente que cantava igualzinho?

ou vai ver eles chamaram a Zélia Duncan...

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


Bombastik
ou muito provavelmente o dinho do capital
ooou, o proprio dado canta

Sedank
Veterano
# set/09
· votar


Móveis Coloniais de Acaju (DF)

isso é uma banda pqp

pacman jp
Veterano
# set/09
· votar


Bombastik
Headstock invertido

na minha opinião, o cara duma banda crente Kim, canta mal pra kct (aquele estilo "ovo cozido e quente na boca", que canta falando vochê, princhesa, essas coisas).

o que a nota do cara da Veja diz é que seria com o Toni Platão no vocal e que treria participação de Philippe Seabra (Plebe Rude), Dinho Ouro Preto, Frejat e Herbert Viana.

mas to achando um tanto improvável...

mas que queria estar lá pra ver se rolava ou não, isso eu queria

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


pacman jp
tambem acho o que o Kim canta mal, além de catedral ser uma "copia" mesmo que não intensionalmente

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O Toni Platão canta muito bem Legião. Se for ele o vocal eu até acredito que possa ficar bom! O Toni é hiper sensível e, por isso, talvez chegue lá.
É, só ele mesmo pra encanar o Renato, não vejo outro.

pacman jp
Veterano
# set/09
· votar


e aew? alguém tem notícias de como foi o festival???
to curioso...

Carla Andréa
Veterano
# set/09
· votar


pacman jp

Dogs2 foi, tô ansiosa para ele contar.
=)

albertoellobo
Veterano
# set/09
· votar


Esqueçam a Legião Urbana!! Renato Russo foi o cara mais fodástico que já surgiu no Rock Brasil, a Legião foi a melhor banda de todos os tempos, e isso precisa ser respeitado. Não que o Tony Platão (até gosto do som dele) não tenha competência de segurar a onda - ou que os demais integrantes tenham desaprendido, mas... voltar com a Legião, prá quê? Melhor criar outra banda com esses mesmos personagens que seria mais interessante do que esse revival no mínimo oportunista.

Abraços!

albertoellobo
Veterano
# set/09 · Editado por: albertoellobo
· votar


MauricioBahia concordo contigo. Até hoje ouço por aí besteiras do tipo "o Dado não sabia tocar", mas ninguém, questiona a introdução de "Tempo Perdido" ou os dedilhados de "Teatro dos Vampiros" e "Índios" versão acoustic MTV. No começo da carreira da banda nem tanto, mas, após a virada dos anos 90, os caras já estavam afiados (ouçam o disco "O Descobrimento do Brasil", e o "V")... Dentro de uma simplicidade harmônica o cara criou um estilo marcante e, o que é ainda mais afirmativo: moderno e impressionantemente belo.

Já o Bonfá tinha a melhor condução do Rock Brasil, e suas viradas usando o bumbo davam a presença necessária às canções da banda (vide "Eu Sei", "Faroeste Caboclo", Conexão Amazônica" "Perfeição"). Enfim, não eram músicos excepcionais sozinho mas quando em união com as letras, vocais e marcação de violão do Renato Ruso faziam O MELHOR SOM QUE O ROCK BRASIL JÁ PRODUZIU (Não me perguntem o porquê... apenas ouçam a Legião sem se prender a conceitos de outros tipos de rock ou de música e vão saber disso).

Enfim, abraços!

Hard_Guitar
Veterano
# set/09
· votar


Ah gente... o Legião foi uma puta de uma banda sim, na minha opinião um dos maiores marcos da história do Rock no Brasil (junto com Mutantes, Raul e outros). Agora falar que os caras tocavam bem já é supervalorização. O Dado male-male explorava algumas poucas possibilidades que sua técnica limitadíssima permitia, e o Bonfá era ruim pra caralho, dá pra ouvir ele errando até nas gravações de estúdio do Legião.

O Legião sempre foi uma das minhas bandas brasileiras favoritas, mas eu não acho nem de longe que eles tocavam bem.

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


Hard_Guitar
uma coisa é o musico ser limitado, outra coisa é a banda onde esse musico atua limitar ele.
é injusto julgar o dado pelo que ele fazia no legião, que era uma banda completamente voltada para as letras das musicas.
e, mesmo nessa simplicidade toda ele conseguiu tocar pequenas coisas que todo mundo lembra até hoje, isso que é dificil.

digo o mesmo pro marcelo, não era um puta baterista na banda, mas como eu ja disse, a banda limitava muito eles , eu, pelomenos nunca vi o maximo que ele pode dar, nunca o vi tocando em casa, vai saber... mas pra mim ele desempenhou o papel dle muito bem.

mas opinião é opinião, respeito a sua :)

pacman jp
Veterano
# set/09
· votar


dado e bonfá aprenderam a tocar guitarra e abteria, respectivamente, para montarem a legião... eram fracos sim, mas isso nunca afetou a legião urbana, pois se enquadravam plenamente no conceito inicial da banda: uma banda punk.

com o tempo, desenvolveram... mas longe de serem os melhores no que fazem. Herbert viana é muito melh0or guitarrista que dado, e o barone engole bonfá com japinha e bacalhau de molho!

mas sempre adorei o que faziam... eram perfeitos juntos, e é disso que gosto!

mas este não é o assunto...


quero saber do show! alguém viu? ouviu falar? os caras foram? teve alguém? que que rolou, caceta???

Dogs2
Veterano
# set/09
· votar


Eu fui no show.

Foi massa, meio retrô e tal
O cara do Móveis, o Hebert Vianna, o Philippe Seabra e outros que eu tô esquecido "substituíram" o Renato.
O carinha do Móveis bem que tentou animar, mas ele é muito mulecão tosco sem sal, quem animou a galera mesmo foi o Philippe Seabra (Plebe Rude), o cara é um show-man. O Hebert tocou muito, o cara tem uma pegada muito boa, e não lembro de como ele cantou. Eu sinceramente NÃO gosto de Legião, mas o show foi empolgante e bem tocado. O Marcelo Bonfá fez uns back-vocals oitava abaixo que tavam até melhores que a voz principal ahuahuaha

prontofalei

manjii
Veterano
# set/09
· votar


Cara a legião não da pra substituir, não existe sem o Renato.
Ele cantava o que ele vivia e isso fazia com que todas as músicas tivessem uma verdade inesplicavel, é muito estranho vc ver alguem cantando uma musica só por cantar, uma homenagem até que vai.

pacman jp
Veterano
# set/09
· votar


Dogs2

é... eu queria ver isso... mas me diga... lembra quais músicas foram tocadas, ou quanto tempo durou o show?

Dogs2
Veterano
# set/09
· votar


pacman jp
O show foi rápido (ou então foi tão legal que eu não vi o tempo passar), eles tocaram Tempo Perdido, Que País É Esse, Será, Geração Coca-Cola e algumas que eu não conheço mas que são até mais legais do que as outras (não curto Legião, aí não sei o nome das músicas)
Teve uma música que o baixista do Paralamas tocou (na música com o Hebert Vianna). Foi legal, eu gostei mesmo do Marcelo Bonfá, que num fez nada de soberbo, mas tava tri-empolgado por voltar a tocar aqui. O público foi caloroso com eles. Foi legal que ontem tocou (tirando o Paralamas) só banda de Brasília. Faltou o Capital, mas enfim

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


albertoellobo

Eu conheço bem o que acontecia na Legião! :-) Meu primo, Mayrton Bahia produziu e foi o diretor artístico dos melhores discos do Legião na minha opinião (do II ao V, se não me engano) e foi responsável em evitar a separação da banda, em definitivo, alguma vezes. Pouca gente sabe disso. ;-)

Uma das coisas interessantes que soube é que Daniel na Cova do Leões original tinha uns 12 minutos e que Índios foi feita num atacada, no teclado pelo Renato. E se me recordo bem ele fez letra e múscia nessa tacada!!! Genial.

Imagina o quanto meu primo tem de material e história pra contar!!!!

Abs

ps. alías, eu to tentando convencer meu primo escrevr um livro ou mesmo um blog sobre os anos dourados do Riock brasileiro. ele produziu praticamente todas as bandas entre 1980 e 1995. Legião, Blitz, Paralamas, Zero, ... Era ele e o Liminha.

pacman jp
Veterano
# set/09
· votar


" Legião Urbana renasce no Porão do Rock

Estava anunciada como surpresa. A minutos de entrar, um cara falou "você está brincando comigo" quando o outro lhe disse que ia entrar a Legião Urbana. No telão apareceram imagens da banda, declarações de Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, trechos de clipes, de shows, o noticiário da morte de Renato e de sua cremação. Quando acabou, entraram Dado e Marcelo apoiados por músicos uruguaios e a introdução de "Tempo perdido" arrancou urros da multidão de mais de 35 mil pessoas que lotava a Esplanada dos Ministérios para o segundo dia do festival Porão do Rock, inteiramente dedicado ao rock de Brasília.

O vocalista da banda local Móveis Coloniais de Acaju cantou a primeira música. A seguinte foi "Quase sem querer" cantada por Sebastian, vocalista da banda uruguaia La Vela Puerca, seguido de "Eu sei" com Toni Platão. Bonfá cantou "Pais e filhos" pedindo ajuda da platéia, apelo desnecessário porque todo mundo já estava cantando. Numa rápida entrevista depois do show, Dado definiu o show de 40 minutos como uma "catarse coletiva". Os Paralamas do Sucesso entraram para cantar "Ainda é cedo", com direito a um duelo de solos entre Dado e Herbert Vianna. No final, Dado puxou "Gimme shelter," dos Rolling Stones, que Renato sempre misturava nesta canção.

O uruguaio Juan Villanova, da banda Los Traidores, cantou "Será" e Philippe Seabra, da Plebe Rude, com sua inseparável Les Paul, levou a galera ao delírio máximo com "Geração Coca Cola", hino maior da geração dos 80 contra a ditadura militar. Para fechar, "Que país é esse", com todo mundo pulando e berrando na platéia e todos os cantores no palco. Apareceu até Loro Jones, guitarrista da formação inicial do Capital Inicial, fora da banda desde 2002, o que acabou minorando a ausência do Capital (Perguntei ao empresário do Capital, Cacá Prates, por que a banda estava de fora, ele me respondeu que o Capital tinha ganho na loteria. Fontes do festival disseram que eles pediram alto demais). Dado Villa Lobos não pensa como eles. Na coletiva, ele disse que ele e Bonfá não podiam ficar de fora num dia do festival que era dedicado ao rock do Planalto, ainda mais sendo da maior banda que saiu daqui.

A presença de músicos uruguaios como vocalistas e instrumentistas de apoio foi explicada por Dado:

-Em dezembro do ano passado fomos chamados para um tributo organizado por músicos uruguaios. Eram 20 músicas, eles tocaram 10 entre eles e nós as outras. Nós, que quase não tocávamos e nunca fomos ao Uruguai, vimos que nossa música atravessara as fronteiras.

Daí quando decidiram realizar uma série de shows como Legião Urbana com convidados, eles convocaram os músicos uruguaios. Dado explicou que os shows devem rolar no ano que vem e não têm motivação especial alguma, apesar de ser o ano em que Renato completaria 50 anos:

- Trata-se apenas de reencontar o público com canções que dizem muito sobre a vida de muitas pessoas, uma catarse coletiva. E pelo simples prazer de tocar, it's only rock'n'roll but I like it - disse ele citando uma canção dos Rolling Stones.

Bonfá emendou que tocar com estes músicos jovens fez com que ele se sentisse 10 anos mais novo:

- Foi fantástico tocar com amigos que conheci há pouco. Tem uma galera aí com quem queremos tocar mais e acho que vai dar certo.

Dado disse que chegou a temer tocar em Brasília porque um show da Legião em 1989 terminou em pancadaria, mas Bonfá emendou:

- Que isso? Essas coisas não ficam na memória das pessoas. As músicas ficam, são o que importa - disse ele, que, como Dado, não aceita que os shows sejam um tributo, até porque é a própria banda tocando.

A noite brasiliense teve seus momnentos mais significativos no revival da Geração 80. A Plebe Rude fez o melhor show deles que vi em muitos anos, Philippe e Clemente afiadíssimos, uma forma explicada pelo fato de terem gravado um DVD na semana anterior, que será lançado ano que vem.

O Detrito Federal lembrou seu repertório clássico "Se o tempo voltasse" ("Se eu pai pudesse escolher/ Você acha que o filho seria você?"), "Fim de semana", "Amaldiçoado sem nenhum trocado" e a viruenta "Antraz" ("Não há ninguém pra te ajudar/ E nem um deus pra te perdoar"). A banda tocou no começo da noite e não tinha quase ninguém na Esplanada. Merecia um público bem maior.

Outro destaque da noite foi a volta para apresentação única de Little Quail and the Mad Birds, banda que durou de 1988 a 1998, com a formação original de Gabriel Thomaz na guitarra, Zé Ovo no baixo e Bacalhau na bateria. A galera curtiu o show e cantou junto com a banda, afiada como se ainda estivesse em atividade. Bacalhau homenageou Feijão, fundador da Escola de Escândalo, já falecido. O Escola também se reuniu para show único na noite de domingo com os originais Geruza (baixo) e Balé (bateria). Na guitarra Sylvio Jr, que disse que se sentiu incentivado a aprender a tocar vendo a banda original com Feijão. Foi um show rápido que incluiu os "sucessos" "Complexos e "Luzes," esta uma canção genial sobre a pŕimeira vez.

Banda ligada a Brasília, apesar de ser do Rio, os Paralamas de Sucesso incendiaram a Esplanada com uma penca de sucessos durante mais de uma hora. Com os Paralamas não tem erro."

resenha de Jamari França, em http://oglobo.globo.com/blogs/jamari/posts/2009/09/21/legiao-urbana-re nasce-no-porao-do-rock-225030.asp

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Legião Urbana é atração surpresa do Porão do Rock", diz colunista da Veja.