Autor |
Mensagem |
Karel Noronha Veterano |
# set/09
Aonde que eu ponho o dedo na 6 corda do violão (de baixo pra cima) e então como eu faço com as outras cordas?
não posso usar afinador digital, não tenho microfone, mas teria como afinar em ré menor só por 'regras' por exemplo: põe dedo em tal casa de tal corda pra afina com a de cima ou a de baixo e assim sucessivamente
enfim, sem usar afinador digital, só com a manha de por dedo nas casas e ir afinando
alguem ai sabe?
|
jecaboy Veterano |
# set/09
· votar
Pra que diabos você quer afinar assim?
|
serjones Veterano |
# set/09
· votar
[b]Karel Noronha[/b]
Open D = D A D F# A D
Supondo que seu violão ou guitarra já esteja na afinação padrão, é muito simples:
Afine a 1ª e a 6ª cordas com base na 4ª corda. Afine a 2ª corda com base na 5ª corda. Afine a 3ª corda com base na 4ª casa da 4ª corda.
[]s!
|
ghb Veterano |
# set/09
· votar
Karel Noronha
Afinação open D = D A D F# A D
Considere que sua guitarra tá com a afinação padrão.
Toque a 7ª casa da 6ª corda e iguale o som dela com o som da quinta corda, ou toque a 6ª e a 4ª corda e iguale os sons (dá pra perceber, as frequencias "se casam")
A quinta e a quarta corda a afinção se mantém
Toque a 4ª casa da 4ª corda (F#) e iguale a 3ª corda com ela.
Toque a 3ª casa da 3ª corda (agora um A) e iguale a 2ª corda com ela.
Toque a 5ª casa da 2ª corda (agora um D) e iguale a 1ª corda com ela, ou toque as D simultaneamente pra ver se as frequencias "se casam" também.
Eu uso muito open E (leia-se viola haha).
|
jecaboy Veterano |
# set/09
· votar
Corrigindo aew....
não posso usar afinador digital, não tenho microfone, mas teria como afinar em ré menor só por 'regras'
O cara quer afinar em Dm...
Karel Noronha
Faz isso que os caras disseram só que no lugar de F# tu coloca só F, que ai tu vai ter Dm (Ré menor) agora se quiser D (Ré maior) Deixa do jeito que os caras te ensinaram!
Flwss...
|
Karel Noronha Veterano |
# set/09
· votar
ghb
LOL!!! afinei de primeira aqui VALEU !!!!!!!!!!!!! :)
|
Karel Noronha Veterano |
# set/09
· votar
mas como vocês que tem que por o dedo na setima da casa da sexta corda e combina ela com a quinta
como fazer essas 'suposições' ou usar esse trem de casa pra afina corda
|
pacman jp Veterano |
# set/09 · Editado por: pacman jp
· votar
como fazer essas 'suposições' ou usar esse trem de casa pra afina corda
como acredito que vc já tenha pelo menos uma pequena noção, cada casa é uma nota (a mesma corda vai te dar tantas notas quanto o braço tiver trastes). assim, vc usa uma corda que está na afinação que vc quer, e apartir daí, observa:
eu quero um lá! a 6ª corda, pressionada na quinta casa dá um lá... se vc quizer um F#, a 6ª corda pressionada na 2ª casa té dá esta nota... e assim por diante
(desculpe se te subestimei em qualgum momento, mas entendi que era esta a sua dúvida)
jecaboy Pra que diabos você quer afinar assim?
o Creed por exemplo, tem umas músicas assim (My Sacrifice, por exemplo)... vai ver ele quer tocar isso...
|
Karel Noronha Veterano |
# set/09 · Editado por: Karel Noronha
· votar
tranquilo então toda vez que eu for afinar diferente, nunca vou tensionar mais do que a afinação regular num é?
e vlw! :D
edit: tocando mississipi fred mcdowell :p blues \o
|
ghb Veterano |
# set/09
· votar
Karel Noronha
então toda vez que eu for afinar diferente, nunca vou tensionar mais do que a afinação regular num é?
Depende da afinação. Eu afino E B E G# b e um violão, mas coloquei cordas de viola caipira (cebolão E aberto) pra não ficar muito tensionada. Em tempo, pra você que quer usar D aberto, seria legal testar cordas de viola caipira, pois tem também a cebolão D aberto. Assim as cordas teriam uma tensão mais eficaz, creio eu.
|
Mentzer Membro Novato |
# nov/14
· votar
Olá pessoal.
Estou ressuscitando o tópico devido a uma dúvida bem boba. Os acordes mudam com a troca da afinação?
Por exemplo, a música Cartas ao Remetente do Rosa de Saron usa um violão afinado assim D. D A D F# A D . No site do CC tem duas cifras, mas acredito que seja em afinação padrão.
Valeu!
|
strinbergshredder Veterano
 |
# nov/14
· votar
Mentzer Geralmente, pode se usar o mesmo shape do acorde, usando a mesma nomenclatura como referencia do shape...
Já pela notação do acorde mesmo em si, aí ja muda, pois as notas formadoras do acorde serão outras totalmente diferentes...
|
Beto Guitar Player Veterano |
# fev/18
· votar
Desenterrando esse tópico do ostracismo e solidão do limbo infinito das profundezas do porão do fórum...
Afinei minha guitarra com afinação aberta em Dm (D A D F A D) e gostei muito da sonoridade. Mas ainda fico um pouco perdido. Alguém indica exercícios usando essa ou similar afinação com uso de slide?
|
Beto Guitar Player Veterano |
# fev/18 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar
someone? somebody? anyone? anybody?
|