Análise da Música Chega de Saudade

Autor Mensagem
ramon_cp2
Veterano
# ago/09


Eu estava tentando analisar a música Chega de Saudade do Tom Jobim...

Gm7 | A7 | Dm(add9) | Dm/C | Bdim7 | Eb7M A7 | Dm | Eb7(#11,9) | Dm | Dm/C | E7/B | % | Bbm6 | A7

Esse é o inicio da música e eu tentei análisa-la e fiquei com algumas duvidas:

Eu devo analisá-la considerando como I grau Gm ou F (a relativa maior).

Eu tentei considerando o Gm(ja que é o primeiro acorde) e nao consegui analisar os acordes : Bdim7 , Ebmaj7, Eb7(#11,9) e o E7/B.

Ajuda ae pessoal..

Aproveitando o tópico alguem pode me informar o que é, quando e como usar o subV?

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


Eu devo analisá-la considerando como I grau Gm ou F (a relativa maior).

???
A relativa de F é Dm.
A relativa de Bb é Gm.

Preste bastante atenção nos dominantes.

O subV é um acorde que substitui um dominante, por ter na sua formação o mesmo trítono do acorde a ser substituído.

Ex:
G7, é substituído por C#7

G7 = G BD F
C#7 = C# E# G# B

Como E# = F, o trítono de C#7 também é entre F e B (invertendo dá o mesmo intervalo, lembra?)

ramon_cp2
Veterano
# ago/09
· votar


Ok eu errei mesmoo..
Vou tentar analisar agora ...
Mas como vou saber se tenho que anlisar em Dm ou F?

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


Analisar para que?
Eu tenho a partitura...tu quer?

LeandroP
Moderador
# ago/09 · Editado por: LeandroP
· votar


ramon_cp2

Está em Dm.

Ela começa com uma cadência IVm7 - V7 - Im... O A7 é o dominante (V7) do Dm, que é o Im

O acorde Bbdim7 pode ser visto como um dominante disfarçado - um A7(b9).

O Eb7M substitui o Gm7. Observe a formação dos dois acordes.

O Eb7(#4/9) é o SubV7 do A7 (dominante). Ambos possuem o mesmo trítono (notas G e C#) - O Eb7(#4/9) é o bII7.

O E7/B é o dominante secundário. É o dominante do A7- V7/V7

O acorde Bbm6 também pode ser visto como um dominante disfarçado (do substituto do dominante) - SubV7 . Veja a semelhança entre os acordes Bbm6 e o Eb7(#4/9).

ramon_cp2
Veterano
# ago/09
· votar


ZXC
Eu tenho a partitura e a cifra, é porque até agora eu tenho tocado bastante só que nao tenho dado muita importancia a harmonia e toda essa teoria harmonica por tras da musica...
Eu to estudando bastante isso agora e surgiram algumas duvidas que ja foram esclarecidas pelo Leandro, eu acho.

Leandro
Valeeu, agora eu entendii..
mAS por que eu num posso dizer que a musica está em FÁ MAIOR?

james_the_bronson
Veterano
# ago/09
· votar


ZXC
Analisar para que?
Eu tenho a partitura...tu quer?


Putz. Volta para o OT para brincar de ser cult :] ...

ramon_cp2
Valeeu, agora eu entendii..
mAS por que eu num posso dizer que a musica está em FÁ MAIOR?


Porque hora nenhuma o acorde de Fá fica em evidência na harmonia. "Mas como sabe isso?": Porque ele simplesmente não aparece, ou ( principalmente ) porque você não vê o esquema de resolução V-I com o Fá sendo o I. Se tivesse um monte de C7 - F ou outras cadências ( ou suas variações como Gb7 - F, Bm7[b5], etc... ), aí sim...

Por isso é legal marcar de cara os acordes dominantes na hora de analisar. Você já vai vendo se são dominantes secundários ( que como o nome sugere não resolvem no acorde da tônica ), se são repetições do dominante primário ( no caso de Dm, o A7 ), se são repetições do Sub V ( no caso de Dm, o Eb7 ) ou se são Sub V secundários ( ou seja, um acorde dominante que resolve meio tom abaixo, mas o acorde de resolução não é o da tônica, é um "secundário" ) e por aí vai...

ramon_cp2
Veterano
# ago/09
· votar


LeandroPanucci

Ok, mas na escala de ré não seria Am7 o acorde dominante?
Já que nao há C# na escala...

Esse A7 seria da escala paralela?

_FrEd_
Veterano
# ago/09
· votar


ramon_cp2

Ok, mas na escala de ré não seria Am7 o acorde dominante?

Não. A tônica da escala menor natural não tem dominante em seu campo harmonico. O dominante é uma caracteristica do acorde e não do grau que vc seleciona do campo harmonico. A caracteristica do dominante é o tritono, geralmente em acordes maiores com sétima e diminutos.

O A7 vem da escala menor harmônica (ou da melódica). Ou seja, o A7 meio que vem de uma escala paralela sim.

ramon_cp2
Veterano
# ago/09
· votar


Como, na análise eu represento que o acorde está na primeira ou segunda ou terceira inversão, ou seja, com o baixo alterado?

Porque se eu usar a barra(/) nao siginificará a mesma coisa, por exemplo: V7/ II seria a dominante secundária so segundo grau e nao tem nada a ver com baixo..

ZXC
Veterano
# ago/09 · Editado por: ZXC
· votar


james_the_bronson

ahahahah Também não gosto de você...tu é muito mau educado. Ffalo o que quero, onde quero, a hora que quero, por aqui ou por lá. Tu não é ninguém aqui para julgar ou ordenar alguma coisa a alguém.
Tu brinca de entender de música e eu brinco de ser cult...estamos quites não? ahahaha
;)

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


ramon_cp2

Um dominante com a terça no baixo pode ser representado como V7/3a, com a 5a no baixo V7/5a

Se você escrever V7/III, a idéia fica como de um dominante secundário, ou seja, V7 do III°.

Guitarrista Sem Mão
Veterano
# ago/09
· votar


Eu não sei muito sobre o assunto , mas eu acho que não é algo nescessario escrever os movimentos do baixo. Apenas a função do acorde.

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Guitarrista Sem Mão

Em algumas passagens é interessante escrever. Eu evito se estiver com a cifra, porque fica claro que é uma inversão e não confunde a análise com um monte de número romanos e sinais.

LeandroP
Moderador
# ago/09 · Editado por: LeandroP
· votar


james_the_bronson
ZXC

The Cult... Essa banda é boa!

Jabijirous
Veterano
# ago/09
· votar


eu tb sou contra colocar a inversão na análise, afinal a cifra ja está dizendo a inversão, o que importa é qual é o grau, assim você sabe a função do acorde!!

Powerslave158
Veterano
# ago/09
· votar


ramon_cp2
um amigo meu na facul, fez a monografia em cima desta música, analisou ela de cabo a rabo, um resultado bem interessante!

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Percebe-se que esta música usa e abusa de substituições de acordes.

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


LeandroPanucci
A realidade é que....










Sem ela não há paaz, não há beleeeeeza, é só tristeza e melancolia que não sai de mim... não sai de mim, não saaaaai.

james_the_bronson
Veterano
# ago/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


ahahahah Também não gosto de você...

HAUSHAUSAHSUAHSAUHUH lembrei do velho Anão Tosco...

tu é muito mau educado. Ffalo o que quero, onde quero, a hora que quero, por aqui ou por lá. Tu não é ninguém aqui para julgar ou ordenar alguma coisa a alguém.
Tu brinca de entender de música e eu brinco de ser cult...estamos quites não? ahahaha
;)


Não estamos. Porque seu post foi mais do que inútil. Porque seu post parece que tá fazendo apologia à ignorância, como se fosse mais jogo para o cara, que tá interessado en analisar a música, largar de mão e "sentar e tocar" unicamente...

Se ao menos você deixasse claro que era uma brincadeira...

E a parte do "mau educado" é engraçadinha até...

:]

ZXC
Veterano
# ago/09 · Editado por: ZXC
· votar


james_the_bronson

Tem duas opções: reclama na central da minha ignorância ou da inutilidade da minha resposta, ou me ignora, que particularmente acho mais viável e não fará falta alguma. Posso viver bem, sem sua intervenção inteligente. ahahaha

Não fiz apologia a coisa nenhuma...somente não entendi porque analisar uma música. Não foi uma brincadeira....agora quanto ao "mau educado" esse sim...foi para fazer um contraponto ao seu adjetivo cult tão simpático e educado....ahahah

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Meo deos...

É por isso que eu digo: é melhor não dizer nada.

NoAlarms
Veterano
# ago/09
· votar


Tem gente que não recebeu atenção quando era criança e sempre precisa aparecer..

Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


acho que o povo já explicou mais que o suficiente

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Minow

hehaheuaheuahe

james_the_bronson
Veterano
# ago/09
· votar


ZXC
Tem duas opções: reclama na central da minha ignorância ou da inutilidade da minha resposta, ou me ignora, que particularmente acho mais viável e não fará falta alguma. Posso viver bem, sem sua intervenção inteligente. ahahaha

Não porque eu Ffalo o que quero, onde quero, a hora que quero, por aqui ou por lá., haha!!!

É o mesmo que eu dizer: Reclama da minha resposta lá também oras...

Não fiz apologia a coisa nenhuma...somente não entendi porque analisar uma música.

A partir do momento que você oferece a partitura, dá sinal que para você isso já basta ( e pode bastar mesmo, se quiser só tocar ). Mas a partir do momento que questiona a necessidade/motivo de analisar, soa como desencorajando o cara a isso, como se fosse inútil e tal...

Imagino que se fosse uma dúvida mesmo, eu teria lido algo como: "Ué, mas não basta ler a partitura para tocar? Por que se analisa uma música?"...

james_the_bronson
Veterano
# ago/09
· votar


LeandroPanucci
O acorde Bbdim7 pode ser visto como um dominante disfarçado - um A7(b9).

Mas ali tá Bdim7 e não Bbdim7 :\ ...

Gm7 | A7 | Dm(add9) | Dm/C | Bdim7 | Eb7M A7 | Dm | Eb7(#11,9) | Dm | Dm/C | E7/B | % | Bbm6 | A7

IVm7 | V7 | Im | Im | ...

Aí aqui pára tudo, o B° pode ser V7 ( desse tipo "disfarçado" que você falou com o b9 ) do Eb7M ( que por sua vez seria empréstimo modal de D Frígio [ ? ] )...

Ou então, aí não sei, esse Eb7 tem o "miolo" do Em7(b5), só muda a fundamental, ele soa "um pouco" ( huahuahuahua ) como um IIm7(b5), até porque prepara um A7 e faz o II-V Menor...

Pulando esse B° e esse Eb7M:

V7 | Im | SubV7 | Im | Im | bVII° ( pelo visto é uma inversão do B° que pode ser diminuto de aproximação do Bbm6 ) | bVIm6 | V7

É isso mesmo :P ?!?!

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


james_the_bronson

Matou a pau... É isso mesmo!

De onde eu tirei o Bb é que eu não sei :P

E se é Bdim7, é aproximação mesmo.

Carina K
Veterano
# ago/09
· votar


credo intendi nada
vo ali estudar teoria pra ver se entendo pelo menos um pouquinho
kkkkkkkkkk

james_the_bronson
Veterano
# ago/09
· votar


LeandroPanucci

Valeu \o/ !!!

Ou então, aí não sei, esse Eb7 tem o "miolo" do Em7(b5), só muda a fundamental, ele soa "um pouco" ( huahuahuahua ) como um IIm7(b5), até porque prepara um A7 e faz o II-V Menor...

Mas então, existe isso de um acorde de 7M ser um meio diminuto disfarçado? O Eb passaria a ser sétima maior do Em7(b5). Ou isso não importa ( por ter 3 outras notas em comum )???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Análise da Música Chega de Saudade