Rádio Mix não toca Detonautas porque o Tico Fala D+

Autor Mensagem
knvb
Veterano
# jul/09


Não sou fã de Detonautas Roque Clube, mas olhando o caso como músico, acho uma tremenda sacanagem o que a rádio está fazendo, tentando boicotar e interferir na música dos outros.

Posicionamento pessoal do Tico Santa Cruz sobre a Radio Mix

Todos nós sabemos que há uma grande máfia composta pelas grandes rádios e emissoras de rádio, o problema é que a maioria das pessoas cruza os braços diante de tudo isso.

Diego_Serafim
Veterano
# jul/09
· votar


knvb
Não foi só a Radio Mix que boicoto ele, a MTV tbém.

Acho válida a posição dele de não abaixar as calças para esses veículos e expor o que acontece por debaixo dos panos.

André Slash
Veterano
# jul/09
· votar


Verdade!
Ele tá lutando contra as maracutaia ai!
Pena que é só ele! Se mais "famosos" fizessem isso....

Diego_Serafim
Veterano
# jul/09
· votar


É que tem interesses em jogo meus caros.
A pessoa que vive de música infelizmente tem que sujeitar a essas coisas.
Como o próprio Tico diz no seu texto, ele tem que defender os interesses da banda e da gravadora, e por isso estava tentando botar sua música na radio.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Porra de fundo preto com letras brancas, quase fiquei cego quando voltei pro FCC;

André Slash
Veterano
# jul/09
· votar


The Root Of All Evil

HAUahuHAUhA
Verdade mesmo!
Fundo ruim pra caramba!
HAUhuahUAh

Winning Eleven
Veterano
# jul/09 · Editado por: Winning Eleven
· votar


[...] não tocou na Rádio Mix, porque segundo fontes seguras "As letras eram muito complexas e profundas e não estavam combinando com o perfil da rádio no momento".

Porra, a própria rádio julga quem gosta das merdas que tocam, de burros.

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


Diego_Serafim

A pessoa que vive de música infelizmente tem que sujeitar a essas coisas.

Com certeza...
vc deve achar tb que o politico tem que submeter à corrupção, que o policial tem que se submeter à propina, etc...

Eita mentalidade porca...

Diino
Veterano
# jul/09
· votar


Brasil sil sil...

knvb
Veterano
# jul/09
· votar


Acho válida a posição dele de não abaixar as calças para esses veículos e expor o que acontece por debaixo dos panos.

Concordo plenamente, o problema é como o André Slash falou: só ele está nesta causa.

Eu também acredito que a internet tem potencial para acabar com o monopólio das gravadoras e rádios no Brasil, porém ainda falta uma legislação mais bem definida, difundida e cumprida (essa a mais dificil) na rede mundial de computadores.

TWT ICE
Veterano
# jul/09
· votar


site não abriu aqui...

q o Tico ta falando para boicotarem ele?

Clauber guns
Veterano
# jul/09
· votar


nossa nova musica "O inferno são os outros"

Essa música não é do Titãs??

Clauber guns
Veterano
# jul/09
· votar


Achei correto o posicionamento dele
\o\

Babaquice da Mix fazer isso

Fora que chamou os ouvintes de Burros na caruda

Seria interessante esse texto rodar por ai...

Clauber guns
Veterano
# jul/09
· votar


TWT ICE
Posicionamento PESSOAL sobre a RÁDIO MIX FM.
Ontem quando mandei um e-mail para a gravadora do Detonautas questionando sobre o posicionamento oficial da Rede de Rádios Mix FM queria saber se de fato eles não tocariam a nossa nova musica "O inferno são os outros" como há algum tempo estávamos especulando.
Antes de entrar no x da questão precisamos entender alguns detalhes simples. Isso serve apenas para ilustrar a quem deseja compreender como me posiciono e como o reflexo disso tem preços que custam muito caro a carreira de uma banda.

A Rádio Mix FM hoje é uma das maiores redes de rádio do país de modo que como veículo de comunicação de massa e concessão pública tem um papel fundamental na disseminação de cultura e entretenimento ao público jovem. O Detonautas antes de mais nada é uma grupo que se dedica ao rock nacional e faz parte de um cenário onde os planejamentos de lançamentos são baseados nas parcerias que existem entre Gravadoras, Rádios e artistas. Isso é um procedimento padrão levando-se em conta que a internet embora seja uma ferramenta em crescimento potencial para o futuro breve ainda não esteja completamente inserida na vida de forma democrática a população brasileira. Estamos caminhando rapidamente para cenário, mas esse é outro assunto. Voltemos ao cerne da questão.

Existem muitas emissoras espalhadas por todos os estados e na maioria delas somos bem vindos, temos nossas canções tocadas diariamente e compartilhamos nosso trabalho com um número grande de ouvintes, o que mantém o Detonautas na estrada fazendo uma média de 8 shows mensais mesmo estando ausente do que muitos entendem por "mídia", leia-se programas populares de TV e primeiro lugar nas paradas de sucesso. Todas as bandas passam por ciclos e nenhum artista se mantém eternamente sob os holofotes do público pelo simples fato de que sempre aparecem novos fenômenos, novos grupos, novos estilos e isso por sinal faz muito bem para a oxigenação do que está exposto. Ainda que eventualmente faça minhas intervenções mostrando que não gosto do que é oferecido pelas bandas que comandam a cena do pop Rock atual, isso não quer dizer que sou contra o sucesso deles ou contra vossos trabalhos, muito pelo contrário, faço minhas provocações mas tenho respeito por essas pessoas, mesmo que eventualmente alguns entendam isso como ironia. Não é. Não gostar de uma idéia não pode ser confundido com não gostar de um ser humano. Essa confusão que sempre acaba sendo levada para o lado pessoal é que alimenta conflitos completamente estúpidos.

Pois bem, assim como temos nossos altos e baixos é muito comum que uma Emissora se torne a principal líder de audiência enquanto as outras vão se adaptando as novas necessidades e infelizmente isso faz com que quem antes era parceiro e batia na porta convidando para Festivais, entrevistas e etc., acabe sob o efeito inebriante que o gosto do poder oferece e passe a fazer suas escolhas ignorando seus antigos aliados. Isso é muito comum neste mundo.
Quantas histórias não conhecemos de gente que chega ao topo, assume uma posição privilegiada e passa a ignorar aqueles que o ajudaram a chegar lá?

E é mais ou menos o que vem acontecendo há algum tempo nessa relação entre o Detonautas e a Rádio Mix.
Hei de me deter a essa exclusivamente, porque com as demais nossas relações continuam tranqüilas e igualmente importantes.

Pulando toda a parte que inclui os dois primeiros discos do DRC que tocaram exaustivamente nas programações e alçaram ao lado de outros artistas o grupo entre um dos principais da primeira geração do Rock de 2000, era muito comum receber e ATENTER ao pedido daqueles que se posicionavam como parceiros. Vale lembrar que não estou comentando apenas com relação a amizade, estamos falando de negócios, dinheiro, comércio. É assim no mundo inteiro, essa é a realidade. E o que é comercialmente importante torna-se obviamente alvo de cortejo dos interessados.

O primeiro problema com a Rádio Mix aconteceu em meados de 2004 quando o Detonautas foi chamado para se apresentar no Mix Festival em São Paulo onde uma banda chamada Simple Plan também se apresentaria. Como é de praxe no Brasil todas as bandas nacionais receberam um tratamento diferente da banda internacional que se fez sua primeira apresentação aquele mesmo ano por aqui.
Remanejamento de horários, estruturas privilegiadas para os estrangeiros e tudo mais que se faz para dar ao convidado o que ,em meu ponto de vista, todos os que se apresentaram naquele dia deveriam ter. Escrevi um post no blog do Detonautas na época questionando o porquê dessa postura por parte dos organizadores. Como também não fiz reverências a "banda principal" e meu texto gerou uma grande polêmica, recebemos nossa primeira retaliação por parte da rádio que aboliu o Detonautas de sua programação por dois anos seguidos.

Em 2006 lançamos um disco totalmente fora dos padrões EMO que começavam a dominar a cena e tivemos novos percalços. O "Psicodeliamorsexo&distorção" ( baixe quem quiser ouvir ) veio com uma pegada muito mais pesada e abordagens diferentes dos discos anteriores. Fomos mal recebidos de forma geral por conta da escolha da primeira musica de trabalho "Não reclame mais" que tem uma letra sacana e um olhar diferente das influências que nos regiam. Então veio nosso segundo problema com a Rádio Mix. Eles queriam que nós modificássemos a estrutura original da música, baixando as guitarras e refazendo os arranjos para que pudesse tocar em sua programação. Chegaram a sugerir que mandariam um produtor DELES para pegar a MASTER ABERTA de nossa gravação e colocar o padrão Mix de som. Nós batemos o pé e não aceitamos.
Faça uma pausa e imagine que você é um pintor e chega numa galeria de artes para expor sua obra e o dono da galeria diz que aceita expor seu quadro, desde que você retire aquela casa do lado direito da tela, pinte o Céu de azul e coloque umas bolinhas vermelhas para realçar e ficar "MAIS INTERESSANTE", OU SEJA, total falta de respeito a OBRA DO ARTISTA.
Isso gerou uma crise na nossa antiga gravadora e depois de muitos problemas aceitamos a proposta de fazer um especial acústico para a FM em questão de onde eles tirariam a versão que achassem melhor. Uma maneira que encontramos de equilibrar os interesses de todos os envolvidos e não modificar a obra original.
Depois disso tive uma reunião amigável com um dos diretores artístico da rádio e entre idas e vindas reatamos nossa relação de modo que "Você me faz tão bem" se tornou um grande sucesso nacional e tudo ficou "bem". Fomos definitivamente afastados do MIX Festival, segundo algumas fontes porque "O Tico Santa Cruz fala demais". Não sei se isso foi uma referência ao fato de abrir diálogo com o público ou se por conta de minhas intervenções políticas no decorrer do show. Isso será sempre um mistério pra mim.

Então muitas coisas aconteceram, amadurecemos, mudamos de gravadora, continuamos nossa rotina de produção, criação e apresentações s e em 2008 lançamos "O Retorno de Saturno" www.myspace.com/detonautas
. Um disco de canções, onde o mote era a poesia e os violões privilegiando as letras e as melodias. A Musica Homônima fez muito sucesso em várias partes do Brasil, mas não tocou na Rádio Mix, porque segundo fontes seguras "As letras eram muito complexas e profundas e não estavam combinando com o perfil da rádio no momento". Como esta emissora em questão é a líder de audiência e as demais, leia-se do SEGUIMENTO POP, inevitavelmente acabam seguindo na cola para competir acabamos tendo esse disco completamente IGNORADO em São Paulo que é um centro importante para qualquer artista. As músicas que se seguiram também não foram tocadas e isso deu a sensação a algumas pessoas que se guiam por Rádio e TV que o Detonautas até tinha ACABADO. Mediante a conflitos com a MTV que estouraram na mesma época, acabamos isolados e se não desaparecemos realmente para sempre é porque temos muitos fãs, muitos aliados e a internet.

Nosso contrato com a Gravadora Sony previa o lançamento de um DVD Acústico após o encerramento do quarto disco e a esse projeto nos dedicamos nos últimos meses. A Gravadora buscou parceiros para assinar o trabalho. Um destes parceiros seria a Mix, existiam outros tão importantes e poderosos quanto. Seria útil a nós obviamente ter um bom aliado para facilitar a disseminação do novo trabalho e entre salas e prédios, interesses de várias frentes em lançar o DVD num dado momento a reunião que estava prevista com a rádio em questão fora cancelada na véspera. Não entendemos o motivo e depois vim a saber que foi algo de fato muito relevante para BANIR da programação de uma vez por todas o Detonautas e o direito dos ouvintes de OUVIR o que eles querem.
Segundo fontes seguras, supostamente um dos poderosos homens da rádio ouviu uma FOFOCA de alguém que esteve comigo numa "reunião social" onde eu falava MAU DA RÁDIO MIX e por conta desse argumento ele ficou PUTO comigo e resolveu que não iria mais se envolver no projeto.
Muito bem....

Decidi enviar um e-mail para esse homem que me respondeu como um bom político, não do ponto de vista INSTITUCIONAL OU VULGAR como pode soar hoje a palavra, mas do âmbito do "jogo de cintura" e travamos um longo diálogo para que eu pudesse no mínimo saber QUE DIABOS EU PODERIA TER DITO DE TÃO GRAVE PARA SE BANIDO DA SUA PROGRAMAÇÃO.

Então me lembrei que a única questão que sempre me fez ser crítico deles PUBLICAMENTE, era o fato de que como expliquei no Parágrafo recente, achava UM ABSURDO uma rádio e ai qualquer que seja, invadir a obra de um artista para modificar o original em função dos seus interesses PURAMENTE COMERCIAIS.
Que outros artistas ACEITEM isso, tudo bem, cada um tem sua orientação, não os julgo, contudo existem critério que NÓS levamos em consideração por acreditarmos que nossa história tenha um pingo de coerência e dignidade quando for revista no futuro. Tirando isso e o fato de achar ridículo o argumento de que não se toca uma musica porque a "letra é profunda e complexa demais" para os ouvintes, o que configura uma maneira bem interessante de julgar seu próprio público, não me lembro nem de participar de reuniões sociais, nem de ter falado alguma outra coisa da RÁDIO MIX.

Sendo assim, realmente ainda tenho minhas desconfianças a respeito da motivação que fez com que o Diretor Geral da Rádio, decidisse que nesse MOMENTO não tocaria nossa música porque estava PUTO COMIGO, porque eu FALO DEMAIS. E Consequentemente, após a publicação desse desabafo é bem capaz de NUNCA MAIS ENTRARMOS NA RÁDIO EM QUESTÃO, tendo em vista o caráter DEMOCRÁTICO que é levado em questão para as escolhas do que toca ou não toca por lá.

Cheguei a comentar com esse diretor que era mais fácil lidar com um artista como eu que fala na cara o que pensa ao invés de bater nas costas e sorrir com falsidade para ter os benefícios que o puxasaquismo OFERECE a quem se apossa de tal postura. Em um de meus e-mails escrevi que não precisava ser meu amigo, que o nosso interesse em tocar em sua rádio também era puramente COMERCIAL, e que em negócios não precisamos envolver amizade ou afetividade. Mas de nada adiantou e a tentativa de fazer com que "O inferno são os outros" tocasse nessa que HOJE É A RÁDIO NÚMERO UM DE SÃO PAULO, segundo o IBOPE, fracassou.

Para alguns pode vir a pergunta: Mas você que brada contra o sistema, contra isso contra aquilo e blá blá blá querendo fazer acordo com rádio?

Sim, eu não sou o Detonautas sozinho e não é você quem paga minhas contas, de modo que dentro do MECANISMO atual ainda é importante TOCAR NAS RÁDIOS e sendo importante para a BANDA E PARA A GRAVADORA, estarei sempre disposto dentro do meu critério ético a levar minha música onde quer que seja.

Assim se encerra o assunto MIX para mim.
Se quiserem tocar porque a musica é boa e porque os ouvintes estão pedindo, TOQUEM. Se não quiserem, ACREDITEM, não vamos desaparecer e nem VOU morrer por causa disso!!!!

DESDE de já agradeço a todas as demais rádios que entendem que não se pode julgar ou BOICOTAR um artista por seus posicionamentos PESSOAIS e que a concessão PÚBLICA de uma emissora é dada para oferecer a população o que eles gostam e querem ouvir e não para manipulação e uso pessoal conforme o humor.

Obrigado pela atenção.

Tico Sta Cruz

André Slash
Veterano
# jul/09
· votar


Clauber guns

Boa!
Assim nao precisa mais sofrer pra ler naquele texto branco de fundo preto que deixa a gente com dor de cabeça!
HAUhuA

-Dan
Veterano
# jul/09
· votar


BaNdAiD
Com certeza...
vc deve achar tb que o politico tem que submeter à corrupção, que o policial tem que se submeter à propina, etc...

Eita mentalidade porca...


A questão não me parece tão simples assim. Politicos ganham muuuito bem e não tem que se submeter a corrupção para viver. Policiais recebem um salario, tb nao têm que se submeter à propina.

Agora, o músico, não tem tantas opções assim. Claro que pode viver de shows e Internet, mas para tal, a publicidade e divulgação de sua arte tem que existir. E essa publicidade está nas mãos de uns poucos, que a liberam mediante grana.

JC-LOVE-BASS
Veterano
# jul/09
· votar


a falta de profissionais nesse ramo é grande, enquanto não fizerem nada veremos muitas dessas historias, e infelizmente bandas boas serão vitimas!
no caso deles é...não são tão talentosos assim mas..esse é o ganha pão deles.

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


Trecho do texto dele:

O Detonautas antes de mais nada é uma grupo que se dedica ao rock nacional e faz parte de um cenário onde os planejamentos de lançamentos são baseados nas parcerias que existem entre Gravadoras, Rádios e artistas.

Ele poderia resumir tudo isso com: Detonautas paga jabá.

Engraçado.. eles sempre tiveram um som totalmente comercial... apareciam no faustão, foram trilha de novela... agora acham ruim ter que se adaptar ao estilo imposto pelos veículos de divulgação? Ele mesmo diz que se trata de um negócio... então ele quem está pulando fora da máfia que tanto fez bem a ele.

diego-santos
Veterano
# jul/09
· votar


eu axo os detonautas uma bosta
se toca ou não nas radios, pra mim não faz diferença pq eu não escuto mais radio
mas concordo com td q ele disse

Konrad
Veterano
# jul/09
· votar


Certo ou não, esse tal de Tico continua sendo um babaca pedante; cheiro auto-promoção por ai....

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


-Dan
A questão não me parece tão simples assim. Politicos ganham muuuito bem e não tem que se submeter a corrupção para viver. Policiais recebem um salario, tb nao têm que se submeter à propina.

Agora, o músico, não tem tantas opções assim. Claro que pode viver de shows e Internet, mas para tal, a publicidade e divulgação de sua arte tem que existir. E essa publicidade está nas mãos de uns poucos, que a liberam mediante grana.


A questão é relativa a princípios. Não importa que o musico tenha dificuldades, não é certo que ele tenha que se submeter a qualquer esquema imoral pra poder sobreviver, assim como nenhum outro profissional em qualquer ramo.

O "jeitinho brasileiro" ta tão enraizado que a maioria das pessoas não vê problemas em ter que pagar uma propina aki, um jabá ali...

É por isso que o Brasil é assim, uma pátria de gente burra e corrupta.

Hansen


Engraçado.. eles sempre tiveram um som totalmente comercial... apareciam no faustão, foram trilha de novela... agora acham ruim ter que se adaptar ao estilo imposto pelos veículos de divulgação? Ele mesmo diz que se trata de um negócio... então ele quem está pulando fora da máfia que tanto fez bem a ele.


Acho seu comentário muito pertinente. Mas acho que o que acontece com o DRC é que, enquanto o tipo de som que eles tocam estava na moda, eles não tinham esse tipo de problema para veicular o trabalho dele pelos meios midiáticos. Agora que eles estão "fora da moda", tão passando raiva com isso.

O cara nunca afirmou não ser comercial, ou não desejar o comercial. Ele só não quer que seu trabalho tenha que ser modificado para estar nesse meio.

Pessoalmente, eu acho a reclamação dele muito pertinente. O povo da mídia acha que sabe o que vc quer ouvir na rádio a ponto de ter certeza que tal musica deveria ser assim ou assado...É um absurdo!

Abraços!

vitaoma
Veterano
# jul/09
· votar


Eu concordo inteiramente ou quase inteiramente com a opinião dele: se a rádio está deixando de oferecer o que o povo gosta e pede por razões pessoais isso é ridículo. A cultura é de todos e cabe às emissoras transmitir a cultura, não escolher.

LeandroP
Moderador
# jul/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Rádio Mix não...

Parei aqui...

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


Deve ser o jabá que acabou, e aí qualquer desculpa é uma desculpa.

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


[...] não tocou na Rádio Mix, porque segundo fontes seguras "As letras eram muito complexas e profundas e não estavam combinando com o perfil da rádio no momento".

Deprimente...mas avião só cai onde não deve ¬¬

Julia Hardy
Veterano
# jul/09
· votar


é, manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Manubio
Veterano
# jul/09
· votar


É por isso que o Brasil é assim, uma pátria de gente burra e corrupta

Acho que é melhor generalizar isto ai, afinal, provavelmente, jabá existe em qq lugar do mundo, policial corrupto tb, politico safado tb.
Quer ver algo legal? Sabe quem criou a pirataria?
Os americanos, sim, aqueles caras lá da ponta de cima do continente, que hoje falam para você que a grana que circula na barraquinha de DvD pirata é a mesma do tráfico só para que você se sensibilize e pare de comprar. Logo que ocorre a revolução industrial e o EUA é independente, ele vira para a Inglaterra e fala, quer mandar seus produtos para cá? tudo bem, mas aqui suas patentes não valem, assim que eles chegarem nós vamos fazer igualzinho um produto nacional, quer ainda assim?

Acho mais fácil culpar a falta de humanidade, pois muitas vezes abusamos um do outro para conseguir o que queremos, seja o carro que passa no farol vermelho, o senador que rouba dinheiro, o artista que paga jabá, a pessoa que não paga impostos ou até mesmo o cara que fica bebado e dirige.

Bob Keyboard
Veterano
# jul/09
· votar


Não sei do que o tico ta reclamando e relatando suas idéias em ataques contra a rádio, pois ele sabe muito bem (aliás qualquer mortal sabe !!!) que uma rádio sobrevive de ''Artes transitórias'' , ou seja, como o próprio Tico disse, ninguém permanece eternamente no topo das paradas, e a realidade é que quase todas as musicas tocadas em rádios precisa de uma fusão(por mínima que seja) a uma ''fórmula comercial padronizada que todos já conhecem'', então não há do que reclamar, pois qualquer artista que já fez sucesso ou é consagrado na cena fonográfica pode fabricar um Hit e despertar interesse em uma rádio, basta repararem que bandas pioneiras como Skank e Jota Quest tem hits atualmente tocando nas rádios, fora mais uma porrada de artista que sempre bomba nas rádios, essa lógica é de fácil compreensão , pois o problema está em cada um defender o seu próprio lado e muitas vezes ignorando o contexto da realidade como um todo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Henry Gale
Veterano
# jul/09
· votar


Rádio Mix não toca Detonautas porque o Tico Fala D+
bença

BaNdAiD
Veterano
# jul/09
· votar


Manubio

Eu não estou dizendo que não há este tipo de coisa em outros países, e nem que os EUA são o melhor país do mundo, como vc pode ter pensado.

O que eu to dizendo é que no Brasil, tudo funciona assim. Essa é a característica desse país! Quem gosta, gosta. Quem não gosta, se fode...

e o EUA é independente, ele vira para a Inglaterra e fala, quer mandar seus produtos para cá? tudo bem, mas aqui suas patentes não valem, assim que eles chegarem nós vamos fazer igualzinho um produto nacional, quer ainda assim?

Curiosamente, esse tipo de política resultou na maior potência do mundo...É algo pra se pensar, não?

O problema que eu vejo é que as pessoas estão tão acostumadas a serem exploradas que consideram esse tipo de coisa normal e até válido. As palavras do Bob Keyboard só reforçam isso.

Uma pessoa que acha que uma rádio que trabalha com concessão pública tem o direito e até o dever de cobrar jabá, e escolher as bandas que tocam baseados em critérios tais como
"As letras eram muito complexas e profundas" honestamente não deve pensar muito por si próprio.

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rádio Mix não toca Detonautas porque o Tico Fala D+