É dificil o exame para entrar na OMB?

Autor Mensagem
Zedin
Veterano
# set/09
· votar


Como é o esquema de pagamento? Mensalidade, semestralidade, anuidade? E qual o valor, claro...

kellmachado
Veterano
# set/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

aa valeu! tirou uma grande duvida!

LeD_HaleN
Veterano
# set/09
· votar


eu acho a OMB uma coisa sem nexo.
tipo o cristianismo ( sem querer ofender ninguém ).

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


Mais difícil é pagar pra tirar a carterinha, dinheiro nosso que vai mas não vemos ele retornando com benefícios

a não ser o direito de continuar tocando o seu "violãonzinho" na rodinha com seus amigos sem ter quer parar por conta de alguma fiscalização

Abçs

kellmachado
Veterano
# set/09
· votar


valeu! *---*

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Gente, agora eu que tenho essa dúvida:

Pra tirar a carteira de músico profissional em teclado popular nos estado de são paulo, é muito difícil?

Menor de idade pode tirar?

LeandroP
Moderador
# out/11
· votar


and92272

Menor de idade pode tirar a carteira. Talvez precise da presença do pai, da mãe ou do responsável, não tenho certeza. Entre em contato através do site e pergunte, pra não perder tempo e se programar melhor.

O exame prático é muito fácil. Você toca o que sabe, PAGA, e sai com o formulário com o número da sua carteira, que você recebe depois por correspondência. Simples assim.

and92272
Veterano
# out/11
· votar


LeandroP

Eu não quero a de músico prático... eu quero a de profissional...

Ela é mt difícil?

LeandroP
Moderador
# out/11
· votar


and92272

Você deve ter conhecimento teorico e leitura. Aí neste caso o "fácil" e o "difícil" é relativo.

Acho relativamente fácil. São peças simples. A diferença entre uma carteira e a outra é que com uma você pode dar aula em escola e com a outra não.

Nickname_SCUM
Veterano
# out/11
· votar


eu acho a OMB uma coisa sem nexo.tipo o cristianismo ( sem querer ofender ninguém ).

¬¬

and92272
Veterano
# out/11
· votar


Leandro P:

As peças são complexas? Tipo, cheio de fusas, pausas, compassos compostos, etc? Ou não é tão complexo assim?

Se for possível, me dá um exemplo de uma obra que pedem lá...

LeandroP
Moderador
# out/11
· votar


and92272

Não me lembro bem. Eram os primeiros estudos, o que vi quando fui fazer o teste.

and92272
Veterano
# out/11
· votar


o que são estudos? São as obras?

LeandroP
Moderador
# out/11
· votar


and92272

São apenas peças para piano, de forma livre, sem introduzir outra obra maior.

and92272
Veterano
# out/11
· votar


o foda é a leitura a primeira vista que eles tem né? Se fosse só pelas outroas, eu iria até bem, mas temo a leitura a primeira vista...

and92272
Veterano
# out/11
· votar


De qualquer forma, vou arriscar! Seja o que Deus quiser!!!

and92272
Veterano
# nov/11
· votar


Só to com medo da leitura à primeira vista.. kkk

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/12 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


pá, picareta, cavucadeira e afins

eu vou reviver essa parada porque vi que pra registrar musica precisa desse raio dessa carteira.

Ja que eu vou ter que fazer essa merda, que faça decentemente, então é o seguinte:

1) Essa leitura a primeira vista é foda? Que tipo de musica eles pedem? Cite exemplos por favor. Li aí "primeiros estudos". Isso pra mim é aquelas paradas tipo "A dozen a day"

2) Eu sou pianista e guitarrista, então preciso de 2 carteiras?

3) Em termos legais, qual a diferença do musico pratico pro profissional alem dos direitros trabalhistas? Pra registro, eu preciso ser musico profissional?

4) a prova de solfejo, e de regimento de tempo, ainda existe?

5) tenho mais duvidas, mas essas são as principais no momento. me ajudem

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/12
· votar


up

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/12
· votar


up

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/12
· votar


aff... Up denovo

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


Alguém fez a prova de guitarra para tirar a carteira da OMB? pesquisei o conteúdo no site, e é exigidos os seguintes items :

1ª. PARTE
EXAME ESCRITO
Acidentes Musicais
Armações de claves com sustenidos e bemóis maiores e menores, enarmônicos e homônimas
Formulas de compassos com unidade de tempo e compasso
Formar compassos com várias formas
Separar compassos
Sincopas e contratempo regular e irregular
Andamento (os principais)
Dar nome de termos de caráter expressivo na música
Claves e vozes
Nomear a tonalidade de um trecho musical
Na tonalidade dada, formar acordes de 3 sons da Tônica, Subdominante, Dominante e Sensível
Classificar e completar intervalos
Tons vizinhos - maiores ou menores
Transportar um trecho dado - ascendente ou descendente
Obs: 20 questões
Será considerado aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 60% (sessenta porcento)
2ª. PARTE
SOLFEJO
Formulas simples e compostas
3ª. PARTE
EXAME PRÁTICO
2 Estudos de 3º ou 4º ano
2 Peças populares de 3º ou 4º ano
Escalas maiores e suas relativas menores
Ritmos diversos
Método Específico do Instrumento
Sugestões de métodos:
Abner Rossi (Método para Guitarra – Volume I)
William Leavitt (Reading Studies 02 volumes)
Carlos Almada (Arranjos para Guitarra)
Ian Guest (Arranjos para Guitarra)

Ps: por curiosidade, qual a diferença entre contrabaixo popular e contrabaixo erudito? tem dois exames diferentes para o instrumento

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


Up___^

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


Up___^

fernando tecladista
Veterano
# out/12
· votar


Luiz_RibeiroSP
contrabaixo popular e contrabaixo erudito?

vou chutar que é
1- contrabaixo popular é o "bass guitar" e o erudito o de orquestra "rabecão"

2- que é o mesmo instrumento mas o tipo de teoria e músicas diferentes, como existe violão popular e erudito
tem link disso ai?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


fernando tecladista
Tem sim
http://www.ombsp.org.br/index.php?option=com_content&view=category&lay out=blog&id=48&Itemid=113

fernando tecladista
Veterano
# out/12
· votar


Luiz_RibeiroSP
pelo livros e repertório que se pede dá a entender que é o que comentei primeiro, o erudito o baixo de orquestra e o popular o "bass guitar"

quanto a OMB em sí
certa vez precisei tirar rápido uma pra tocar no carnaval (em 199?) e acabei tirando a de "músico prático" que é chegar lá e mostrar que toca a outra tinha datas certas em SP
a profissional estava vendo pra tirar, mas como vi que não fazia diferença uma e outra acabei deixando quieto

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


fernando tecladista
Eu precisava porque o SESC e outros lugares,pede que pelo menos 2 músicos da banda tenham a dita cuja. Mas a prova e tocar algum exercício do Bona, por exemplo, ou só tocar algumas musicas que eu sei?

fernando tecladista
Veterano
# out/12
· votar


Luiz_RibeiroSP
Mas a prova e tocar algum exercício do Bona, por exemplo, ou só tocar algumas musicas que eu sei?
eu não sei se ainda é já que tirei a minha no seculo passado
mas foi tocar algumas músicas, algumas escalas, acordes

o povo aqui é meio revoltado com OMB e/ou muita gente nova que ainda nem pensou em tocar por ai, ainda não passou nenhum falando como é a prova ultimamente

na de músico pratico está escrito no site:

- Para Carteira Definitiva de Músico Prático
O exame na categoria "MÚSICO PRÁTICO", resume-se em prova de conhecimento prático (somente gênero popular).
(não é necessário o agendamento)


bona entendo que será pra carteira profissional, já que diz que são 3 fases: teoria, solfejo e pratica

caso ninguem mais comente, no site tem na área de contato tem um email e telefone da coordenadoria de exames, entendo que eles comentem pra você o que gostariam de ouvir na prova

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


fernando tecladista
Valeu, entendo a revolta pelo que li em outros tópicos. Ainda mais, que livre expressão artística eu tenho, garantido na constituição, se preciso me registrar e pagar caro para tocar em um espaço cultural?... difícil.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É dificil o exame para entrar na OMB?