É dificil o exame para entrar na OMB?

Autor Mensagem
toka-baixo
Veterano
# jul/09


Eu sei que há muitos tópicos sobre isso, mas não consegui achar nada falando sobre o exame em sí para conseguir a licença de músico.

gostaria de saber a dificuldade dos exames para Carteira Definitiva Músico Profissional tanto quanto para Carteira Definitiva Músico Prático.

eu não tenho muita experiencia na verdade e não possuo muito interesse em me tornar músico, mas gostaria de tirar a carteira (muitos não vão entender, mas tenho meus motivos).

minhas dúvidas estão na dificuldade dos exames, nuna tentei fazer esse exame de solfejo, é dificil? pelo que vi é cantar os intervalos e notas certas, é isso?
minha voz não é muito boa, mas até consigo indentificar intervalos.

obrigado.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


O Prof. Rosélio Araújo é Delegado da OMB-MG e vai te responder isso com toda a clareza e propriedade. Ele é o papa nesse assunto! Daqui a pouco o mestre aparece por aqui.

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


Se for exame para prático, decore dois acordes. Na verdade vc vai precisar de um, mas decore 2 por enriquecimento próprio mesmo.


Não é piada. É só assinar o cheque.

toka-baixo
Veterano
# jul/09
· votar


Hansen

Se for exame para prático, decore dois acordes. Na verdade vc vai precisar de um, mas decore 2 por enriquecimento próprio mesmo.


Não é piada. É só assinar o cheque.


isso parece dificil ¬¬

achei isso:
contra baixo popular:
3ª. PARTE - EXAME PRÁTICO - MÉTODO ESPECÍFICO DO INSTRUMENTO
• 3 estudos
• Escalas maiores e menores pela forma melódica
• Executar 3 músicas de ritmos diferentes, trazendo acompanhante de base e fazer improvização.
• Obs.: trazer o instrumento

parece um pouco mais complicado do que 2 acordes =D
não entendi a parte dizendo 3 estudos, e o meu maior medo ai talvez seja o nivel das musicas que tenha que executar, tempo não é problema, escalas maiores e menores tambem não, apenas 1 semana de estudo e pega isso decor.

Blackus
Veterano
# jul/09
· votar


toka-baixo
Estudo é um tipo de peça que explora alguma técnica específica, ex o Étude Revolutionaire do Chopin que estuda a velocidade da mão esquerda etc

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


toka-baixo

Ensaia 3 músicas na sua casa (ou onde quizer) e vai lá e toca para a avaliação, aproveita e canta também, assim voce pode tirar sua carteira de cantor também. É fácil.
Não existe carteira provisória de músico. Todas são definitivas. Mas a de músico prático tem o mesmo valor da de músico erudíto. Tanto nos valores, quanto na sua utilidade.

trazendo acompanhante
Voce leva acompanhante só se voce for cantar e não souber tocar.

3 estudos
Pula esta parte. Isso não é cobrado mais

Escalas maiores e menores pela forma melódica

No exame de músico prático isso não é pedido. Ou raramente se pede.


Voce pode pagar de 3 vezes. O valor de agosto ainda não chegou. Deve estar em torno dos R$ 170,00.

Vá lá e faça seu exame, e que Deus te abençõe.

nunca tentei fazer esse exame de solfejo, é dificil?

Para músico prático não é exigido solfejo.



Hansen
Se for exame para prático, decore dois acordes.

Faça isso e vai lá fazer exame. Huuuuuuuummmmmmmmmmmm

Um abraço.

Blackus
Veterano
# jul/09
· votar


Vale lembrar que no estado de São Paulo não é mais necessária a carteira de músico para exercer a profissão, segundo a Lei Estadual 12.547, de 31/01/07. =)

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


Sim, é muito difícil juntar R$ 210,00 e tocar qualquer coisa lá...

Foi o que eu toquei "tem deim tem deim tem deim tem deim"

Pelo menos o atendimento é legal.

-Dan
Veterano
# jul/09
· votar


LeandroPanucci
"tem deim tem deim tem deim tem deim"

Come as you are?

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


LeandroPanucci
Pelo menos o atendimento é legal.

Nisso voce tem toda razão. Todos da OMB são gente fina demais. Pelo menos os do conselho de Minas Gerais.

Sim, é muito difícil juntar R$ 210,00 e tocar qualquer coisa lá...

Os valores são ou estão acima do desejado. Mas eu ainada acho que é válido tirar a carteira de músico.

Um abraço

LeandroP
Moderador
# jul/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Ah sim, é válido mesmo.

Até pra você comprar em lojas (financiar), quando lhe perguntam a profissão, dá mais credibilidade apresentar a carteira. Em casas noturnas (não sei se é uma regra), você pode ser dispensado do cover artístico e pagar apenas o que consumir. Enfim, tem suas vantagens. Em São Paulo mudou o presidente... Parece que é um maçom (pelos 3 pontinhos na assinatura).

Mas o teste pra músico prático é firula, já a permantente tem um teste que não considero tão difícil. Mas tem que estudar.

Em todo caso, pode migrar a carteira de prático pra permanente numa boa. E a OMB oferece curso grátis de teoria e solfejo pra encarar o teste.

Me parece que tá melhorando as coisas... Tem até um cafezinho pro músico °.°

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


-Dan

Não... Batida de boteco mesmo!

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
O Prof. Rosélio Araújo é Delegado da OMB-MG e vai te responder isso com toda a clareza e propriedade. Ele é o papa nesse assunto! Daqui a pouco o mestre aparece por aqui.

Glória a Deus nas alturas e aos homens de boa vontade. Até que enfim.

Um abraço

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

O que digo não é infundado,

Leia esta matéria.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


Hansen

Tudo bem. Ma se alguém quer fazer música e viver dela, não vai ser a carteira da OMB que fará com que este faça sucesso ou não. Na verdade eu acho que nem devería ter teste. Música é arte, e existe não sei quantas formas de espressa-la. Carteira de músico devería ser igual CPF. Voce é músico? Gosta de tocar? Então tenha uma carteira. Mas esta filiação não devería ser obrigatória e os valores menores.
Se eu pedir para voce tocar a música: Para dizer que não falei das flores, e voce tocar ou cantar bem. O que eu posso fazer? Se a música só tem 2 acordes? Voce vai passar no teste. É claro, senão vou estar sendo incoerente. Ou vou dizer: Esta música não vale, é muito fácil. Isso não existe. Mas voce não deixa de ter razão.

Um abraço

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Na verdade, quando ironizei o modo como se tira a carteira, foi com base nesta matéria do link acima, em que a mesma passa somente a ser um instrumento de arrecadação.

O interessante é que é cada vez maior o número de bares que obrigam os músicos a vender uma cota de ingressos para poder tocar, sem dar nada ao mesmo. E a OMB, que poderia dar um "pedala" nestes bares (e não são poucos), nada faz.

Gostei da sua citação sobre o CPF.

abraço.

toka-baixo
Veterano
# jul/09
· votar


uma ultima pergunta aqui.

no teste prático eu toco a música sozinho, sem acompanhamento nem nada ou eu boto um CD no fundo, algo assim?

nenhum problema em tocar sozinho, mas fica até chato e seco de ouvir um cara tocando contra baixo sozinho na frente de um fiscal.

obrigado por todas as respostas.

estou agora com a opinião formada.

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


toka-baixo

É a sua oportunidade de tocar, literalmente, um solo.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


toka-baixo
no teste prático eu toco a música sozinho, sem acompanhamento nem nada ou eu boto um CD no fundo, algo assim?

Voce toca em alguma banda? Se toca, é só levar todos da banda e tocarem juntos, como em um show, mesmo que os outros integrantes não estejão indo para prestar o exame. Se não tem uma banda, chame um guitarrista ou dois, mais um vocalista e faça o seu exame de contrabaixo. E as músicas são de sua escolha, e que pode ser 1 ou quantas o Examinador julgar necessário. (Neste caso também, só voce estará sendo analisado) Isso se voce for fazer o exame prático.
Se for o erudíto, voce terá que tocar o seu instrumento lendo a partitura que lhe derem. Lembrando que são 2 partituras, uma que voce leva, e outra que eles te dão, e a leitura é à primeira vista. Além da prova escrita. No caso de músico popular não tem prova escrita.

tocando na frente de um fiscal.

Voce terá que tocar na frente do Examinador. (Na verdade são sempre 2 examinadores) Não existe fiscal examinador. Pode ter Delegado/Examinador, mas são poucos.
Obs: Voce pode perguntar o que quizer. Se eu souber responder, farei com o maior prazer.

Um abraço

toka-baixo
Veterano
# jul/09
· votar


na verdade não estou em banda alguma no momento, e meu relacionamento com os três guitarristas que sou mais chegado não está dos melhores, mas eu entendi bem como vai ser.

vou dar uma pensada no que tocar caso não consiga um guitarrista que queira aprender as 3 músicas que penso em tocar

obrigado por tudo acho que tirei todas as minhas dúvidas!

Blackus
Veterano
# jul/09
· votar


toka-baixo
Eu vi no teu perfil que você é de SP, não há porque tirar a carteira...

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


Blackus
Eu vi no teu perfil que você é de SP, não há porque tirar a carteira...

Voce só toca se tiver uma limimar. O fiscal pode te autuar, e depois voce terá que recorrer. E a justiça decide se está certo ou errado. A OMB é uma instuição federal, e uma lei estadual não sobrepõe uma federal. Vai tocando, quando voce assustar já tem um monte de processos para voce responder. Não é bem assim. A coisa é mais complicada do que voce pensa.

Um abraço

sensei
Veterano
# jul/09 · Editado por: sensei
· votar


Gente! para que vc possa estudar uma matéria Específica , voçê
precisa antes estar preparado na matéria que quer seguir.
O mesmo acontesce que prestar vestibular.

Se a sua escolha foi opção á musica ?vc antes precisa estudar o básico e o teórico para seguir á frente.

Albersein
Veterano
# jul/09
· votar


Porra, tocar partitura a primeira vista!? Se o cara me mandar uma Suite Bergamasque eu to fudido então! Preciso de decorar a coisa primeiro para tocar na velocidade decente.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


Albersein
Se o cara me mandar uma Suite Bergamasque eu to fudido então!

Depois dizem que o teste é uma merd*, e o que vale é o dinheiro. Tire sua carteira aqui em MG.

Um abraço

sensei
Veterano
# jul/09
· votar


Albersein

Porra, tocar partitura a primeira vista!? Se o cara me mandar uma Suite Bergamasque eu to fudido então! Preciso de decorar a coisa primeiro para tocar na velocidade decente.


Claro que não! vc antes precisará estudar afundo essas matérias para que possa seguir a frente.

sensei
Veterano
# jul/09 · Editado por: sensei
· votar


Albersein
Porra, tocar partitura a primeira vista!? Se o cara me mandar uma Suite Bergamasque eu to fudido então! Preciso de decorar a coisa primeiro para tocar na velocidade decente.

Calma cara ! porque o espanto?.

kellmachado
Veterano
# set/09
· votar


vou aproveitar aqui pra perguntar, qualquer um de qualquer idade pode fazer o teste? E para realizar o teste tem que pagar? E a ultima se levar bomba tem que pagar pra fazer de novo ( se é que paga. )


valeu! *--*

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/09
· votar


Na minha cidade é só pagar, eles não mandam tocar nada. Mas mesmo assim, se eles pedirem três músicas, e você tocar "Flores", "Knoockin' on heavens doors" e "Imagine" tú tá aprovado, pagando os 300 reais, tú tira a carteira. É...lamentável .-.

Prof. Grosélio
Veterano
# set/09
· votar


kellmachado
qualquer um de qualquer idade pode fazer o teste

Menor de idade tem que levar um formulário preenchido pelos pais ou responsáveis.

se levar bomba tem que pagar pra fazer de novo

Se levar bomba paga R$30,00 para repetir o exame. Mas "ca" entre nós. Se alguém se propõe a fazer um exame para tirar carteira de músico tocando seja qual for instrumento, é porque sabe tocar. Como fazer um teste de violão se não sabe tocar violão. Eu heim.


( se é que paga. )

Paga sim. O valor do mês de setembro é: R$173,00.

Um abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É dificil o exame para entrar na OMB?