Review: DVD Emmerson Nogueira Ao Vivo

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: erico.ascencao


    Bem, antes de comprar um CD ou um DVD eu costumo analisar a relação custo-benefício dividindo o preço do produto pelo número de músicas legais. Por exemplo, um CD que tenha 3 músicas legais e custe R$24 tem uma relação custo benefício de R$8 por música legal. Pelos meus critérios, R$5 por música legal é um valor razoável para comprar um CD ou DVD. Pois então, este DVD teve um custo-benefício de R$2,10 por música legal, e chutando alto. Este preço se deve tanto ao preço do DVD (comprei uma versão econômica por R$25) quanto pelas músicas do set list (contei 12 como "legais"). Mas esta é uma análise feita só olhando a capinha do DVD. Vendo o show inteiro o custo benefício tende a aumentar estratosfericamente...

    Este DVD é o tipo ideal para trilha sonora: você deixa rolando de fundo para uma festinha em casa, para uma reunião com amigos, para um restaurante ou barzinho, etc. Mas também é um desperdício deixar de ver o espetáculo que é este show. E este espetáculo se deve a vários fatores: qualidade dos músicos, arranjos bem feitos e criativos, produção do show, empolgação do público do show, etc.

    Como o próprio Emmerson diz nos extras, este projeto acústico no qual ele está envolvido desde 2000 - período em que gravou quatro discos com versões acústicas de clássicos do Pop e do Rock que vão desde Rush até Simply Red, e um álbum só com músicas dos Beatles - tomou como característica ter arranjos bem criativos. Estes arranjos, além de serem "necessários" para contornar elementos da música "plugada" (como sintetizadores, guitarras distorcidas e efeitos em geral), se tornaram uma ferramenta para fugir do padrão do acústico simples tocado com os acordes básicos da música, como se fosse um luau.

    Em especial para o DVD, o acústico tomou forma de "banda". Assim como há o clássico formato de guitarra, baixo e bateria (e também teclados) no Rock, a banda formada para o show tem o formato análogo de violões (e todas as suas variações: nylon, 6 cordas, 12 cordas, viola cinturada, lap steel e bandolin), baixolão, piano e bateria. E o mais legal é que este formato de banda funciona com a mesma dinâmica que uma banda "plugada". Não tem aquele lance de baterista tocando só com vassourinha (vide o acústico do Nirvana), ou aquele ambiente intimista composto por uma orquestra gigante pra dar preenchimento ao show (vide acústicos como o do Kid Abelha, dos Titãs, entre muitos outros produzidos pela MTV). A pegada é bem parecida com a de uma banda do Rock n' Roll. Talvez o único problema da banda seja uma das backing vocals (a que divide os vocais de algumas músicas com o Emmerson) que tem uma voz significativamente forçada, tentando fazer uma mistura de cantora lírica com cantora estilo afro-americana sem ter um resultado muito agradável.

    O set list só tem clássicos do Rock, dos anos 60 aos 80 - tanto são "clássicos" que todas as músicas têm mais de 20 anos. Muitas músicas mostram influências e preferências do Emmerson, como as do Supertramp e Pink Floyd. Como disse anteriormente, os arranjos são muito criativos. Os músicos fazem paradinhas, quebradas no ritmo, improvisações; enfim, tudo o que os músicos amadores como eu adoram. Neste quesito eu destaco o baterista, que mostra muita ciratividade e até certa ousadia nas linhas de bateria - ousadia no sentido de usar padrões geralmente usados para música mais pesada que poderiam comprometer o clima de acústico, mas acabaram casando muito bem com o espírito deste acústico. O uso de diversos instrumentos de cordas também é interessante, principamente o da viola (que é um instrumento tipicamente brasileiro) aplicada à música gringa.

    Das músicas do set list, duas que merecem destaque são Wish You Were Here / Breathe e Instrumental Viola. A primeira é um medely muito bem bolado, aproveitando o final do clássico violeiro do Pink Floyd para emendar a música introdutória do clássico álbum The Dark Side of the Moon. A segunda é um instrumental de autoria da própria banda, com uma abordagem interessante misturando o solo de viola cinturada com texturas de sintetizadores ao fundo.

    As imagens do show são produto de uma super produção. O show foi gravado numa casa de eventos de São Paulo chamada Moinho, casa esta que tem um visual rústico com paredes de tijolinho muito charmosas. O conjunto da iluminação, fotografia e número de câmeras suficientes para cobrir cada detalhe da performance de cada músico fazem com que você se sinta como se estivesse lá no Moinho. Assitir com um Home Theatre deve ser melhor ainda.

    Desde que o formato de show acústico se tornou popular (por volta do incício dos anos 90), muitas bandas têm adotado o formato, porém de formas diferentes. Alguns artistas optam por shows mais minimalistas, como Eric Clapton e Paul McCartney. Outros tentam recriar os arranjos de modo a criar um ambiente intimista, geralmente com o auxílio de instrumentos de orquestra como violinos, cellos, violoncelos, etc. Poucas bandas tentam recriar a mesma pegada de quando se toca plugado - de cabeça lembro agora do Ultraje à Rigor - e o Emmerson Nogueira foi uma dessas. E este último modo de se fazer um acústico é provavelmente o jeito mais fácil de contagiar a platéia. E neste aspecto o Emmerson Nogueira dá uma aula neste DVD.

    PS.: Este review está no meu blog, o Álbuns de Cabeceira.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Cara, eu não curto nem um pouco Emerson Nogueira, mas o review está sensacional!!! A pronúncia dele é ruim e isso me irrita bastante. Parece inglês tentando cantar Bossa Nova. No resto, como está no review, é agradável para ficar lá no fundinho numa festa bem pacata ;-) Telão de restaurante também fica bom!

    Abs

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MauricioBahia
    Horrível é a tal da vocalista. Eles tiveram a coragem de coverear Tom Sawyer, mas colocaram a mulherzinha pra cantar...



    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Horrível é a tal da vocalista.
    erico.ascencao
    Caraca!!!!!!! Os arranjos dele são legais. Eu lembro que a primeira coisa dele que ouvi foi "Smoke on the Water" e fiquei impressionado. Depois fiquei saturado! Mas essa mulher, além de cantar mal, na minha opinião, tem um pronúncia ruim. Algumas pessoas não ligam pra pronúncia, mas eu fico ligado. Sou chato nisso!
    Abs

    Zuricow
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Zuricow
    · votar


    Sobe o Emmerson Nogueira, acho interessante a interpertação dele das musicas muito acustica e cantada.

    Porém acho que o mesmo so obtém o sucesso que tem por agradar um público ja conquistado pelas bandas originais. Ao meu ver, seu trabalho como intérprete soa como oportunismo, apesar de fazer o que faz muito bem. Ao contrário de outros intérpretes, Emmerson nogueira não possui um repertorio proprio (eu acho), se tem usou muito mais as musicas ja conhecidas por todos para alavancar as suas próprias.

    Mesmo assim, volto a dizer que eh um bom interprete tendo inclusive ja visto seu DVD.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Zuricow
    De fato ele é um intérprete. Mas eu desmereço o cara, pelo contrário. Muitos cantores consagrados da MPB são muito mais intérpretes do que compositores. O que eu conheço de material próprio dele são os instrumentais que ele faz no DVD (Instrumental Vocal e Instrumental Viola).

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    este DVD teve um custo-benefício de R$2,10 por música legal,

    .....
    um DVD cover de músicas famosas passa em qualquer tabela de custo x beneficio....

    quando o cantor
    não aguento ouvir mais de 3 músicas, os arranjos são bons, as músicas as manjadas de cada banda... mas a voz não gosto

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    desculpa ai pessoal que gosta, mas pra mim esse cara goza com o pau dos outros (minha opiniao)

    lula_molusco
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Arranjos de churrascaria
    Vocais ruins

    não gosto nem um pouco de Emmerson Nogueira e afins.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    lula_molusco
    Arranjos de churrascaria
    Vocais ruins

    não gosto nem um pouco de Emmerson Nogueira e afins.


    Concordo. Não sei como alguém consegue ir tão longe com isso...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Alguns arranjos eu gosto bastante outros não. Mesma coisa com a Dani Carlos.

    Arranjos de churrascaria

    heheh. Pior que é verdade. Quando não tem o que colocar, rola uma Emerson Nojeira ou Dani-se Carlos... hehe. Sem ofensas. Já fui a churrascos de amigos que a trilha era bem assim mesmo. Eu mesmo já cansei de colocar. Não me incomoda em churrascos.

    E o melhor de tudo é que a mulherada adora!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    lula_molusco
    Arranjos de churrascaria
    Hum, vou ter que discordar. É foda tocar uns Supertramp só com violão e piano. Os músicos tiveram que se virar nos 30 pra fazer os arranjos pra estas músicas, e é aí que eles mostram o talento deles.

    Aos que usam do chavão "gozar com o pau dos outros", gostaria de lembrar de um negócio. Muitos artistas da MPB que são muito elogiados pela crítica "gozam com o pau dos outros". Dei uma olhadinha básica na discografia da Marisa Monte, só pra ter um exemplo, e constatei que boa parte das músicas que ela gravou não são de composição dela. Só pegando o álbum Memórias, Crônicas e Declarações de Amor (2000), das 13 músicas, 6 não são dela. Agora imagina se um cara aparece no jornal comentando: "Marisa Monte 'goza com o pau dos outros'..."...

    Este foi só um exemplo para a minha teoria que os intérpretes (não estou dizendo covers, cover é o que nós músicos amadores fazemos quando gravamos um videozinho tocando o solo da música X) são discriminados no meio musical.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    a relação custo-benefício dividindo o preço do produto pelo número de músicas legais.

    Pô, então os cd's do Led valem uma fortuna °.°

    [brincadeira]

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Se pá sim. Eu tenho um CD do Rush que eu adoro que tem 4 músicas, e eu paguei R$30. Pelos meus critérios, não valeria à pena...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: DVD Emmerson Nogueira Ao Vivo