Faculdade de Música. o que se precisa saber?

Autor Mensagem
Gianyny
Veterano
# mar/09


Criei este tópico para esclarecer as dúvidas das pessoas que não são formadas em música (como eu ), e querem saber:
Pra entrar na faculdade tem que saber partitura?
Quantos instrumentos é necesário saber?
Tem faculdade federal?
Como são os vestibulares?
A concorrência é muito grande?
Entre outras duvidas que os formados podem esclarecer.
Eu estou pensando em entrar na faculdade de musica quando eu terminar a facul de analise de sistemas que estou fazendo agora, por isso queria esclarecer bem essas duvidas.

Faop
Veterano
# mar/09
· votar


Na busca tem tudo isso...

Mas ja que a preguiça é grande:
1 - Sim, e fluentemente
2 - Apenas um ja é necessário
3 - Algumas federais, como a maioria, dispõe do curso de música e bacharelado em instrumentos
3 - F*didos, tem que ser um deus na música pra passa
4 - Tem uma concorrência até que boa, deve ser algo por 6x1

Gianyny
Veterano
# mar/09
· votar


up....

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


Gianyny

Pra entrar na faculdade tem que saber partitura?

Sim

Quantos instrumentos é necessário saber?

Apenas um. Dentro do curso vc terá que cursar também outro instrumento(complementar), mas o nível exigido no segundo instrumento não é muito alto.


Tem faculdade federal?

Claro. UFRJ, UFMG, UFRS, UNIRIO, entre outras. Há também as boas estaduais: USP, UNICAMP, entre outras. A UNICAMP é a única pública com curso de música popular(nas demais é música erudita)


Como são os vestibulares?

Varia um pouco de acordo com a instituição, mas em geral há:

Prova teórica(conhecimento de escalas, intervalos, harmonia básica, regras de escrita, transposição, etc...) Em algumas instituições há também questões de história da música

Prova prática(leitura a primeira vista, ditado rítmico e melódico, execução de peça de livre escolha e peça de confronto indicada pelo edital do vestibular).

Consulte os sites das instituições, há informações específicas sobre as provas e requesitos.


A concorrência é muito grande?

Comparado com cursos como Medicina, Publicidade, entre outras, não é muito concorrido, mas depende muito da faculdade. Além disso, as vagas são poucas e muitas vezes há concorrentes muito fortes.

Gianyny
Veterano
# mar/09
· votar


Valeu galera obrigado, desanimei não sei nem pra que rumo vai partitura, mas tipo, na faculdade não é pra aprender?? Eu tiro musica de ouvido fluentemente , já não ajuda???

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


Gianyny

Faculdade é para aprender, mas em cursos de arte, não se aceitam pessoas sem certos pré requisitos. Ao contrário das demais(uma faculdade de medicina o ensina a ser médico a partir do zero, mas em arte não é assim). A faculdade na área artística é para lapidar o estudo que já vem sendo feito, e também adicionar certos conhecimentos em áreas correlatas(estética, história da arte e da música, filosofia, etc...).

Eu tiro musica de ouvido fluentemente , já não ajuda???

Ajuda é claro. Mas a leitura é condição básica para a formação universitária de um músico. Na verdade, o ideal é ter as duas coisas: leitura fluente somado ao ouvido e mente musical aguçada. Uma coisa não invalida a outra, ao contrário, elas se completam.

Gianyny
Veterano
# mar/09
· votar


Quanto tempo vocês acham que leva pra se aprender partitura à um nivel bom??? Eu sei que depende do aluno, do tempo de estudo por dia etc. Mas faz uma base, quanto tempo???

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


Gianyny

Se o aluno ajudar(estudando sério, não desistir nas dificuldades), e tiver jeito para a coisa(bom ouvido, musicalidade, etc...). Acredito que em um ano de estudo intenso seja possível ler em um nível bom. Muita gente não sabe ler partitura, mas tem conhecimento de figuras rítmicas(não sei se é o seu caso). Esse tipo de coisa já ajuda bastante estabelecer uma leitura aceitável.

Gianyny
Veterano
# mar/09
· votar


Bom, no meu caso eu tentei aprender partitura sozinho adivinha: parei na primeira não, não por falta de interesse, mas porque eu não entendia nada do que eu tava lendo. Tudo o que eu sei aprendi sozinho, com muito esforço e dedicação, mas sozinho mesmo, hoje eu sou professor de violão e teclado.
Eu tenho um bom conhecimento de musica, mas não entendo nada de colcheia, fusa, semi-fusa, não entendo como "adivinhar" o tempo de uma musica com isso. Será que um curso por distancia vira, tipo video aula? Onde eu moro só se ensina partitura na em uma igreja (não seria o problema, pois eu sou evangélico), mais eles só ensinam pra quem é membro deles, e eu sou de outra denominação. Me deem uma solução, eu quero muito me aprofundar na musica.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Gianyny
Cara, tenta um curso técnico ou um curso livre, aprende a teoria básica e a leitura, e depois vai pra faculdade, IG&T está aí pra isso.

TG Aoshi
Veterano
# mar/09
· votar


Gianyny
Pelo seu relato, tenta fazer conservatório, acho que no seu caso seria a melhor opção.

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


Gianyny

O pior para o seu caso, é que para detalhes de ritmo,(uma vez que vc diz que não domina as figuras) um professor é bastante importante. Resolver dúvidas de rítmo a distância é complicado.

mais eles só ensinam pra quem é membro deles, e eu sou de outra denominação

bem chato isso...o professor que ensina lá para eles não daria a mesma aula particular?

Concordo com o TG Aoshi, um conservatório seria uma boa para você, desde que sua cidade tenha um, obviamente.

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Gianyny
Eu tenho um bom conhecimento de musica, mas não entendo nada de colcheia, fusa, semi-fusa, não entendo como "adivinhar" o tempo de uma musica com isso.

Voce não tem um bom conhecimento de música.(Quase nada) Isso que voce escreveu é o minimo que uma pessoa precisa saber de leitura.

eles só ensinam pra quem é membro deles, e eu sou de outra denominação.

Palhaçada. E depois reclamam.


TG Aoshi
tenta fazer conservatório, acho que no seu caso seria a melhor opção.
Conservatório em Minas Gerais tem idade maxima para ingressar, 16 anos.



makumbator
UFRJ, UFMG, UFRS, UNIRIO,

UFOP. Universidade Federal de Ouro Preto.

estúpido
Veterano
# mar/09
· votar


eu pensei fazer música,, mais por pressão dos meus pais tow fazendo ciencias contabeis (tédio), Tenho vontade de fazer música, mais sei q eh muito dificil entrar, saber partitura me desanimou muito...

Melhor fazer sucesso com a banda mesmo...

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/09
· votar


Conservatório em Minas Gerais tem idade maxima para ingressar, 16 anos.
Conservatórios estaduais. Os particulares eu não sei. Isso mudou há 3 anos atráz, antes não tinha limite de idade.


makumbator
Apenas um. Dentro do curso vc terá que cursar também outro instrumento(complementar), mas o nível exigido no segundo instrumento não é muito alto.

Eu fiz regência. E piano para complementar. Tinha feito conservatório de violão e trompete.
Lá se vão mais de 20 anos.

estúpido
saber partitura me desanimou muito...

Essa não é a parte mais dificil.

Powerslave158
Veterano
# mar/09
· votar


Gianyny
cara depende, eu faço faculdade de música na UPF - Rs ali Bacharel e licenciatura não tem teste de aptidão, mas nas federais tem sim e é fudido tem que estudar pra caralho, pq na federal é foda de entrar? como é de graça eles querem os melhores, e na particular como tu tá pagando pode entrar qualquer retardado, e aí só vai pra frente quem sabe mesmo!!!

e tem que ter leitura boaaa, percepção tbm

Gianyny
Veterano
# mar/09 · Editado por: Gianyny
· votar


TG Aoshi
Conservatório não dá pra fazer, eu moro em uma Cityzinha muito pequena (6 mil hab.) não tem conservatório, e como o Prof. Rosélio disse, a idade maxima é 16 anos, eu já estou com 19

makumbator
o professor que ensina lá para eles não daria a mesma aula particular?
Pior que não, os caras são todos fechadões, quem é evangélico deve saber da igreja que estou falando, mais aqui tem uns crentes deles que sairam da igreja, eu vou tentar conversar com o cara pra ver se ele me da umas aulas.

Prof. Rosélio Araujo
Voce não tem um bom conhecimento de música.(Quase nada) Isso que voce escreveu é o minimo que uma pessoa precisa saber de leitura.
Pois é né, é o que eu estou falando, tudo o que eu sei é de ouvido, e quero aprender partitura (to tomando raiva deste nome)
pra ingressar na faculdade daqui há uns dois anos.


O que eu tenho medo pessoal, é de passar muito tempo eu ficar parado na musica, agora estou com 19 anos, queria ingressar na facul com uns 21, ai são 4 anos de facul, quando eu sair já passou muito tempo, eu não animo de ficar 20 anos estudando como o professor Rosélio, já por outro lado, é o que eu amo fazer, o que eu tenho prazer (não que eu não goste de programação, que é o que eu vou terminar ano que vem), e tenho muita vontade de viver da musica, mais como uma vez um professor me falou:
A gente não deve fazer o que gosta, mais sim gostar do que faz.

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Gianyny

Cara se vc quiser fazer faculdade vai ter que sair da sua cidade, então porque não sair pra um lugar que tenha uma escola de musica legal, estuda 1 ano pra aprender ao menos a teoria básica e faz o vestibular pra faculdade de musica.

Em qual estado vc mora, se fosse fazer faculdade era em que lugar? Porque se tiver saco pra ir pra SP ou Rio, cursos de musica bons é o pau que rola. Alguns cursos de Percepção e Notação até tem intensivos de 2 ou 3 meses justamente para alunos de outros lugares poderem aprender o básico.

A gente não deve fazer o que gosta, mais sim gostar do que faz.
Tem um grande palestrante da Administração que diz isso de outra forma, se a gente fizesse só o que gostava, todo mundo ficava em casa comendo e dormindo, e aí ia viver do q? Mas trabalhar em algo que não se gosta é ruim, então melhor trabalhar com algo e gostar do que faz do que fazer só o que gosta.

Gianyny
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
Em qual estado vc mora, se fosse fazer faculdade era em que lugar?
Eu moro no mato grosso, na divisa do estado com Goiás, eu estava pensando de ir pra Goiania quando eu terminar a facul que estou fazendo, não sei se lá tem faculdade de musica.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Gianyny
Provavelmente tem, mas aí é pertinho de BSB, na UnB tem faculdade de musica e tem opção pra fazer popular, eles também tem o curso de verão (que é aberto a todos e não só a alunos e até onde eu saiba não exige conhecimento de partitura), que é um curso que é intensivo e dura Janeiro e parte de fevereiro, lá também tem boas escolas de musica que podem te ensinar o que vc precisa pra entrar na faculdade de musica.

Também tem SP, que tem tudo que vc imaginar.

makumbator
Moderador
# mar/09 · Editado por: makumbator
· votar


Gianyny

Como o nichendrix comentou, a UNB tem um bom curso de música e um excelente festival anual, como já citado(do qual já participei várias vezes e adorei). Esse festival aceita de alunos totalmente iniciantes até avançados. A federal de Goiás também tem curso de música.

stene
Veterano
# mar/09
· votar


pra entrar na facul de musica vc precisa saber beber como a amy wine house e andar de salto alto.

Gianyny
Veterano
# mar/09
· votar


O que seria BSB???

Gianyny
Veterano
# mar/09
· votar


O que seria BSB?

kyo_ryo
Veterano
# mar/09
· votar


Gianyny
Brasília.

makumbator
Eita, eu nem sabia que qualquer um podia participar do curso de verão. Vou ficar atento para ver se consigo.

Eu nunca tinha ido no instituto de música da Unb, mas semana passada, como não tive uma aula, fui dar uma volta por lá. Infelizmente não tinha ninguém tocando, passei apenas na frente de uma sala que pareciam estar massacrando um violino e um violoncelo... hehe

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


kyo_ryo

Não são todos os cursos que aceitam iniciantes do zero mesmo(aquele que nunca nem pegou no instrumento em questão). Mas eu sei que no violão, violino, violino para crianças e piano aceitam esses iniciantes(que funcionam como uma espécie de alunos ouvintes, que não precisam participar de orquestra, música de cãmara e recital). Mas isso também não é para todos os professores desses instrumentos, apenas para aqueles que ensinam a iniciação.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


makumbator

outra é que tem muita oficina de musica popular, já peguei algumas de hamonia e improvisação no jazz no curso que teve na época que morei em Brasília.

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


nichendrix

Exato. A parte "popular" do festival também é muito boa. Já tive a oportunidade de participar da parte de música erudita e também na popular, em anos diferentes, obviamente(contrabaixo acústico e contrabaixo elétrico, respectivamente). A big band de jazz era show de bola!

-Dan
Veterano
# mar/09
· votar


Na UFMG agora tem Bacharelado em Musica popular e Musicoterapia tb.

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


-Dan

Bom saber! Parece que as coisas estão mudando. Aqui em Juiz de Fora, na UFJF, começou esse ano o curso de música(inicialmente apenas erudita, e com poucos intrumentos, mas a tendência é a ampliação).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdade de Música. o que se precisa saber?