o violista Veterano |
# mar/09
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A alma va embaixo do pe do cavalete (corda mi) um pouco para atras (nunca embaixo mesmo), e ahi um pouco mais praquí um pouco mais pralá, vai te dar a cor do som (mais metálico, mais obscuro, melhores graves o a inversa), esa cuestão e de muita paciença...a distancia no cavalete e pestanha, teim que ser equilibrada conforme a largura do espelho, os dedos presisam ter espaço para andar e a curvatura, suficiente para o arco não tocar as cordas vecinas. No começo iso e um pouco dificil mis com ejercicios pasando o arco muito lentamente do talón para a punta e observando bem relajado e concentrado no movimento, olhando para o ponto de contato com a corda (tal veiz ayuda ir contando lenta e pausadamente 1....2....3....4..............e praticar todo tipo de "golpes de arco" que se te ocurram ej: saltando do talón para punta...a inversa, movimentos curtos de vai-vem sobre as cordas, pasar o arco em duas cordas (cordas duplas) tentando equilibrar o som (existe bastante literatura ao respeito)....mais e só colocar tua inteligenciaa funcionar que não presisaría de tantos métodos, muita e muitaprática e cuidado com profesores, geralmente vocé estuda com uno e logo cuando vai com outro, eli costuma falar que está tudo errado, porque em realidade existem varias escolas e formas de pegar no arco, particularmente não hayo que uma seja melhor que outra, oimportante e vocé se sentir cómodo e relajado e sentir que domina o arco e que o que vocé quer está acontecendo independentemente de voc é pegar no arco com os dedos, a máo, a axila o o péeee.Aproposito estou procurando um corpo de viola clásica, pode estar quebrado e sem nada (tipo clavijas, estandarte, etc) so o corpo, se alguem souber....
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