Entrevista de Edu Falaschi, vocalista do Almah e Angra

Autor Mensagem
KAEL METAL
Veterano
# fev/09


Entrevista interessante com principal destaque no final em negrito, o cara chutou literalmente mas acho que ele está muito certo !


A ALMAH está lançando seu segundo trabalho de estúdio, "Fragile Equality", que vem sendo muito bem recebido tanto pela crítica quanto pelo público. O grupo chegou recentemente do Nordeste onde fez a turnê de lançamento do álbum "Fragile Equality". Segundo o vocalista Edu Falaschi, eles tiveram uma excelente resposta do público e consideram o Nordeste a "fortaleza do metal nacional".

O Novo Metal conversou com ele sobre o lançamento do disco, a turnê nacional e os planos de uma tour internacional, entre outros assuntos. Confira alguns trechos abaixo:

Novo Metal: Você está cantando muito mais à vontade nesse álbum, de uma forma mais agressiva, e essa é uma das características mais comentadas em reviews e entrevistas, sempre de forma muito positiva. Como está sendo esse reconhecimento para você? Você acha que poderá manter essa linha vocal no Angra?

Edu Falaschi: "É verdade, como no Symbols, onde eu era bem mais agressivo na maneira de cantar. O Angra tem muitas características marcantes, não sei se tem muito sentido cantar muito agressivo. Eu tenho plena liberdade para cantar como eu decidir, mas eu mesmo penso que no Angra eu devo cantar mais limpo no geral".

Novo Metal: Na época do lançamento do primeiro álbum, você declarou que tinha aproveitado o material que não poderia ser usado no Angra. Como funciona o processo de escolha do material que entrará no disco e como a banda lida com isso internamente?

Edu Falaschi: "São músicas que eu compus na época de criação dos álbuns do Angra, eu componho muito e sempre. E em diversos estilos, às vezes. Então as que eu achava fora do Angra eu segurei e usei depois. Não é que os caras do Angra não quisessem, eu mesmo já as separei. Eu já compus mais de 100 músicas na minha carreira e 47 delas já foram lançadas em discos".

Novo Metal: Há alguns meses atrás, o baixista Felipe Andreoli publicou em seu blog sua indignação com relação a alguns fãs brasileiros de heavy metal que alimentam rivalidades entre bandas e fazem comentários contra o sucesso dos "concorrentes", fazendo com que o sentimento de desunião aumente. O que você tem a dizer sobre isso?

Edu Falaschi: "Isso é um lixo que praticamente só existe no Brasil. É por isso que o metal nacional está praticamente morto, quase sem lugares para tocar, quase sem contratantes profissionais do Rock, quase sem público para as grandes bandas nacionais, que são muito boas, profissionais e talentosas. A culpa, em grande parte, é dos fãs e 'orkuteiros' de plantão, a escória da humanidade. A culpa também é das bandas por serem tão individualistas, mas fazer o quê? O brasileiro é assim em sua essência".


Diego Marques
Veterano
# fev/09
· votar


Edu tem razão! Os fãs brasileiros são realmente chatos.

Em vez de dar força para bandas novas, prefere esculachar mesmo...

A culpa disso é a idade do povo... Todos muito novos, sem muito discernimento e que se acham os donos da razão... =/

Infelizmente...

KAEL METAL
Veterano
# fev/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Já vi e ainda vejo:

CARA 1: Nossa que música é essa ?
CARA 2: É de uma banda da Alemanha, excelente metal !
Depois de escutar até o final...
CARA 1: Muito bom, vale a pena comprar, vou amanhã mesmo

Outro dia

CARA 1: Nossa que música é essa ?
CARA 2: É de uma banda nacional muito boa o nome é...(interrompido pelo CARA 1 no começo da música)
CARA 1: Cara, desencana, isso é uma porcaria, escuta a banda tal...

Detalhe, banda alemã = Edguy
Detalhe, banda nacional = Glory Opera, igual ou melhor

Outro caso

Bruce Dickinson dando uns agudos
CARA 1: Caramba, o cara é muito bom que agudo !

André Matos dando uns agudos:
CARA 1: Viado do caramba, esses agudos sem sentido na música !

É deprimente mesmo a nossa cena metálica, mas não por causa dos músicos e sim por causa dos fãs ! Idolatram bandas estrangeiras a as nacionais do mesmo gênero são vaiadas, sendo que muitas naionais são extremamente iguais ou melhores que as estrangeiras.

E ainda tem aquilo

Fã de Iron Maiden: Você curte Rhapsody, sai fora meu, metal é Iron

Fão de Rhapsody: Iron é muito simples é dó ré mi !

Claro que estes exemplos não são para todos mas muitos são assim e até piores

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
País subdesenvolvido, povo ignorante, cenas musicais insignificantes e problemáticas (exceto o "mainstream")!
Abç

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Concordo

Bandas estrangeiras gostam de vir aqui porque tem recepção calorosa que em muitos lugares não tem mas essas bandas nem imaginam o que estes fãs fazem com os seus !

Isso é síndrome de "ser pequeno", inconscientemente o brasileiro se acha pequeno e não enxerga quando algo nosso é bom e as vezes, devido a ignorância por não compreender, acaba ridicularizando.


Claro que estes exemplos não são para todos

KAEL METAL
Veterano
# fev/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Resumindo, brasileiro dá valor para :

1 FUTEBOL
2 MULHER ( neste ponto tem razão hehehehehehe)
3 CARNAVAL
4 NOVELA
5 TELE JORNAL QUE MOSTRA 99% CRIMES E CORRUPÇÕES
6 MÚSICAS FÁCEIS DE ENTENDER E DANÇAR NA BOCA DA GARRAFA
7 ENCHER A CARA E FALAR MAL DOS POLÍTICOS

repetindo para não gerar polêmicas

Claro que estes exemplos não são para todos

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
Cara, não são só as bandas que tem boa recepção aqui.
Os gringos também são muito bem recebidos (exceto pelos meliantes!!), nosso povo trata muito bem que vem de fora, e isso é positivo.
Como Professor Universitário eu vivo demonstrando para meus alunos que nosso país é um dos maiores e mais ricos do mundo, só o brasileiro é que não sabe disso, e o sistema ainda promove o que não presta (culturalmente falando). De qualquer forma, tudo o que vc citou acima são coisas importantes e que, devidamente cuidadas, são um grande patrimônio.
Nosso talento no futebol é ótimo, mas os "cartolas" são incompetentes e corruptos.
Nosso carnaval é incrível, uma festa popular sem igual no mundo.
As novelas brasileiras, por incrível que pareça e mesmo com a decadência dos últimos anos, são muito boas e competentes.
Nossas mulheres, tirando a atual tendência à obesidade (o que é preocupante!), são sem comentários...
Agora, a mídia, principalmente os telejornais são parciais.
E os políticos brasileiros...Esses são os verdadeiros traidores do Brasil; corruptos, canalhas, aproveitadores, fascistas, etc (embora ainda hajam políticos bons no Brasil); assim, não há nada de mal em tomas umas e falar mal deles... Eh,eh,eh,eh.....
Abç

KAEL METAL
Veterano
# fev/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Verdade

É ótimo receber bem as visitas, mas também temos de receber bem os nossos, é como se eu cuidasse muito bem do meu escritório pra receber os clientes e deixasse minha casa uma espelunca !

O Brasil tem um potencial acima de todos os outros pra se tornar maior, econômico e culturalmente falando, porém para que isso aconteça é preciso uma verdadeira revolução cultural, ou melhor, revolução de consciência, não só dos políticos mas principalmente de todos nós. Caso contrário será o maior desperdício da história do planeta, um país que tem tudo que precisa, clima, vegetação, localização, estrutura, diversidade, etc, e não sabe aproveitar.

Está na hora do brasileiro acordar e parar de se dar por satisfeito de ganhar um salário mínimo pra não morrer de fome, percerber que educação, conhecimento e cooperação são prioridade, em vez de sobreviver está na hora de viver !

estúpido
Veterano
# fev/09
· votar


é fda cara mais é verdade... os musicos daqui são tratados como animais,, o Angra e o Glory opera são grandes bandas e aki dentro o publico naum reconhecem esse trabalho fantastico,,,

sinto vergonha de um país assim....

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


Esse tópico é da hora mesmo.
O q vcs falaram é verdade.
O Brasileiro gosta de falar mal de bandas nacionais.
O povo aqui só gosta do créu e dessas mulheres bombadas (as quais eu acho ridículas).
O q deve ser feito é uma conscientização por parte do governo e principalmente por parte da própria população. Devemos dar valor ao q é nosso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
Guitar_RdS
O nosso problema são as elites corruptas e aproveitadoras que dominam este país à séculos, e eles não vão fazer neles mesmos uma "revolução cultural", até porque são eles os beneficiados pelo sistema corrupto. Essa Revolução quem tem que fazer somos nós, se possível, até mesmo de arma na mão!
Abç

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
"Diretas já!"
kkkkkkkkkkkkkkk

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Ridículo mas...

O cantor Falcão está fazendo umas "paródias", mudando um pouco fazendo agora´"músicas engraçadas" com metal. Até aí tudo bem, cada um na sua, mas quer apostar que vai fazer muito sucesso ?!

Anos atrás o boneco do programa do ratinho, o xaropinho, gravou um cd, totalmente desafinado, arranjos simplórios e vendeu pacas, agora uma banda boa, independente de ser rock ou não acaba tendo que ir na praça da Sé e disputar espaço com os "artistas" de rua pra tentar vender seus CDs.

Conheço uma banda com muito potencial, ABSTRACT SHADOWS, progressive metal, o cd deles é excelente, não porque o vocalista é meu colega e faço aulas com o guitarrista da banda, hehehe, mas porque realmente é muito bom , qualidade, sem exageros, mesclados fugindo do óbvio, e lutam como guerreiros pra achar o seu espaço, o vocalista tem 32 anos estuda canto desde criança e é considerado mestre de canto por muitos críticos de revistas, os outros músicos não ficam atrás, até participação do ex baterista do angra teve no cd, mas eles não conseguem "patrocínio" porque não cantam " VOCÊ É MINHA CADELA, CADELINHA, VEM PRO SEU CACHORRÃO !"

O grande problema é que as gravadoras, pra ganhar dinheiro, oferecem sempre o que o público quer de acordo com o nível cultural de massa brasileira, claro muitos se salvam dessa massa porque correram atrás e hoje são cultos mas a realidade é que essa grande massa não tem nível cultural elevado, nem médio, então preferem sempre o que se asemelham as suas vidas.

Eu sei que o que disse é duro de se ouvis e garanto que é duro de se falar mas é VERDADE !

Somente uma "revolução educacional" pra alavancar a cultura, pois a cultura do povo é a identidade de um país.

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
Abaicho a inguinorãnceia!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Guitar_RdS
Eu estava lá, na campanha das diretas já. E algum tempo antes, quando no movimento secundarista, apanhei da polícia.
Espero que vcs, mais jovens, recuperem a memória deste tempo em que a gente lutava mesmo e acreditava em um país melhor.
Abç

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O nosso problema são as elites corruptas e aproveitadoras que dominam este país à séculos, e eles não vão fazer neles mesmos uma "revolução cultural", até porque são eles os beneficiados pelo sistema corrupto. Essa Revolução quem tem que fazer somos nós, se possível, até mesmo de arma na mão!

Chega ser cômico mas é verdade !

Hoje vivemos na hera da informação, quem diria que 15 anos atrás estariamos conversando normalmente "ao vivo" com qualquer pessoa do mundo ? Agora, se as pessoas reclamam que não sabem não tem desculpas, vai atrás. Tá certo que, muita gente ainda não tem acesso as fontes de informação e são a essas pessoas que os "peixes grandes" focam a sua atenção pra continuar manipulando e injetando sua "obras" e rancar dinheiro desse povo. Mas há esperança porque também vejo muita gente insatisfeita com o mundo atual e estão começando a procurar alternativas, pela dor mas estão começando a procurar, porém é algo que ainda não está forte em nossa cultura: correr atrás !

Eu lembro que a 10 anos atrás eu ia na galeria do rock comprar tablatura de guitarra pra tocar a música na banda, hoje em 5 minutos acho a tablatura que quiser e de graça.

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu suspeitei q vc tinha participado.
Infelizmente o espírito de revolta se perdeu nos jovens.
Um jovem sozinho não faz nada.
Enquanto um se preocupa, os outros só querem saber de orkut e msn.

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu estava lá, na campanha das diretas já

Apesar de apanhar da polícia aposto que era uma época boa comparada com hoje, não é ?

Naquela época o sentimento era de aventura e de descobertas lutar por ideais, hoje o sentimento é, quer dizer, não é ! Já foi !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
Cara, pódiscrê!
Nessa época (final dos 70 e início dos 80), a Polícia batia nos shows de rock e prendia todo mundo. Meu pai nunca me deu um instrumento, pois tocar era coisa de viado e de drogado, daí estudei lutiería. Ser "roqueiro" era passaporte para a delegacia (eu tinha cabelo curto pois era de escola Militar).
Haviam bandas que tinham engajamento político e social e uma postura crítica; Rock não era "mainstream".
Só depois do Rock in Rio 1 (que eu fui!), é que isso começou a mudar. Me lembro de ter ouvido no rádio do carro a Rádio Fluminense FM, A Maldita! ainda em experiência, tocou "Thick as a brick" inteira, depois Yes, e eu de bôca aberta!!! Que é isso!! Fui lá na rádio (aqui em Niterói, mas na época eu morava no Rio), e disse: "Eu quero trabalhar para vcs, mesmo que for de graça!!"
Abç

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vc podia dar uma passada lá no tópico da Squier e da Shelter, por favor?
Abç

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Guitar_RdS

Você tocou no ponto certo e esperado da questão A IGNORÂNCIA

Pra mim é o maior mal do mundo e do qual é mais difícil combater, já tentou convencer um ignorante de algo que é certo ? Lembra das historinhas de antigamente quando disseram que a Terra era redonda, quase estrucidaram o cara ! A maioria dos ignorantes não aceitam que as coisas são diferentes do que imaginam e só aprendem com o tempo depois de apanhar muito da vida.

Tenho 31 anos mas já vivi e vi muitas coisas, também sou ignorante em alguns assuntos mas busco sempre melhorar, afinal se estamos aqui nessa existência é porque temos de aprender mas sem esquecer do que já aprendemos !

Caraca ! T^virando filósofo ! hehehehehehehehehe

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É naquela época, devido as turbulências e conquistas do jovens, hoje aposto que você, e muitos que passaram por isso, valorizam e muito o que conquistaram ! Já hoje em dia, ninguém luta por nada, a não ser os sem terras, muitos "boyzinhos" tem tudo de graça, não valorizam, descartam facilmente ecompra mais, etc...

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
Vc tá certo.
Mas sob outro ponto de vista um amigo meu me disse a seguinte frase:
"A ignorância é uma virtude."
Reflita sobre ela.

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Guitar_RdS

"A ignorância é uma virtude."

Eu já ouvi dizer isso.

As vezes usam essa frase como forma de expressar que se alguém sabe pouco se livra de muitos problemas, afinal é preto e branco, se o amarelo der problema " não é da minha conta"

Mas acho que a maior virtude da ignorância é justamente mostrar que não somos mestre e temos muito a aprender, aprender porque alguém diz é uma coisa, aprender porque passamos por dificuldades é outra que em muitos casos nos torna mais fortes.

Um pequeno exemplo:

Estava andando com um amigo na rua e ele estava comendo um lanche, quando ele viu que passaríamos em frente a um mendigo ele disse vou esconder o lanche se não ele vai tomar de mim. Eu, sinceramente, na onda dele meio que concordei. Passamos e quando estávamos em frente, o mendigo estava comendo e viu que estávamos olhando e perguntou ? " Vocês estão com fome ? Toma um pedaço ! ( Tirou um pedaço e nos ofereceu)

Cara, acho que nem um choque de 100000 volts seria tão "chocante", até hoje me sinto envergonhado de mim daquele dia !

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


Edu Falaschi: "Isso é um lixo que praticamente só existe no Brasil. É por isso que o metal nacional está praticamente morto, quase sem lugares para tocar, quase sem contratantes profissionais do Rock, quase sem público para as grandes bandas nacionais, que são muito boas, profissionais e talentosas. A culpa, em grande parte, é dos fãs e 'orkuteiros' de plantão, a escória da humanidade. A culpa também é das bandas por serem tão individualistas, mas fazer o quê? O brasileiro é assim em sua essência".


Honestamente, ele misturou coisas que não tem nada a ver, o Metal nacional não está morto por causa dos fãs brasileiros, que comprar cds originais e lotam shows, e sim por causa dos músicos da cena do metal que no geral não fazem nada que não seja imitar a bandas gringas.
Não vejo culpa nenhuma nos "fãs e orkuteiros", na verdade se existe alguma cena Metal Brazuca é exatamente por causa deles.

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Atum Bluesman

Concordo que muitas bandas imitam as gringas mas existem muitas nacionais que são excelentes e com som próprio, exemplo, ABSTRACT SHADOWS, GLORY OPERA, TROPA DE SHOCK, ETC

Sobre os orkuteiros, eles falaram muito mal da forma com que ele cantou nos discos solos, porque variou o estilo e técnica, ou seja fez algo diferente e ficam comparando ele com o André Matos, entre outras coisas.

Fã brasileiro, muitos, humilham o Angra e idolatram o power metal e progressive metal gringo, o Angra fez muitas "experiências" com ritmos, ou seja, variou, mas estes mesmos fãs que hoje falam que tudo é igual foram os primeiros a ridicularizar tais músicas diferentes !

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
Estava andando com um amigo na rua e ele estava comendo um lanche, quando ele viu que passaríamos em frente a um mendigo ele disse vou esconder o lanche se não ele vai tomar de mim. Eu, sinceramente, na onda dele meio que concordei. Passamos e quando estávamos em frente, o mendigo estava comendo e viu que estávamos olhando e perguntou ? " Vocês estão com fome ? Toma um pedaço ! ( Tirou um pedaço e nos ofereceu)
Caramba.
Até eu fiquei sem graça.

Imagina agora.
As pessoas q vivem sem expectativa de vida, tipo as q moram em fazendas, cuja única preocupação é sobreviver a cada dia. Eles não tem o conhecimento q o mundo necessita. No entanto eles são felizes. Felizes por causa da sua ignorância. Eles conseguem ser felizes com pouco, enquanto muitos de nós q temos muito conhecimentos e muita expectativa quanto ao nosso futuro, na maioria das vezes somos infelizes. Pq sempre queremos mais. Aí já entra em jogo a vontade de crescer.
Abç

Atum Bluesman
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
Por isso coloquei no geral, não falava de todas as bandas. =]

Fã brasileiro, muitos, humilham o Angra e idolatram o power metal e progressive metal gringo, o Angra fez muitas "experiências" com ritmos, ou seja, variou, mas estes mesmos fãs que hoje falam que tudo é igual foram os primeiros a ridicularizar tais músicas diferentes !

90% dos fãs Brazucas curtem Angra, o fato é que inegavelmente os discos anteriores a saida do André Matos relamente são melhores, não por causa, mas do instrumental em geral.
Ele falou dos "orkuteiros" não por falarem mal do Metal Brazuca, mas por falarem mal dele.

KAEL METAL
Veterano
# fev/09
· votar


Guitar_RdS

É, ser feliz pela ignorância é uma forma de ser feliz porém não ajuda em nada no mundo. Mas cada um é cada um. Na minha forma de ver, posso estar errado, é medo do fracasso, covardia, comodismo, em muitos casos.

Quanto à nossa espectativa de sempre querermos mais é onde entra o aprendizado do equilíbrio. Quem tem pouco, não sabe o que é equilíbrio, quem quer muito tem que se equilibrar, é onde aprende muitas coisas da vida.

Como sou "espiritualista" acredito que todos temos direito de ser feliz mas também temos o dever de ajudar e só ajuda quem sabe como ajudar. Uma pessoa evolui por conta própria mas a sociedade que é onde vivemos só evolui a medida que muitas pessoas evoluem.

A ignorância é sim uma virtude, é ela que nos faz querer melhorar cada vez mais, desde que tenhamos noção que somos ignorantes em algum assunto e buscar melhorar.

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


KAEL METAL
A ignorância é sim uma virtude, é ela que nos faz querer melhorar cada vez mais, desde que tenhamos noção que somos ignorantes em algum assunto e buscar melhorar.
Vc está certo.

Mas vc concorda q os ignorantes q eu citei anteriormente são felizes?
E q nós às vezes não somos felizes?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrevista de Edu Falaschi, vocalista do Almah e Angra